Questão pré-candidatura a BD 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
mariap
cientista regular
cientista regular
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por mariap »

Já agora, em que secção do CV se colocam as organizações de encontros científicos? Não encontro nenhuma específica... apenas para as comunicações.

N_C_P_de_Gloucester
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta out 19, 2011 1:24 pm
University/ Institute: Coimbra University
Localização: Departamento de Física, Universidade de Coimbra,, Rua Larga, 3004-516 Coimbra.
Contacto:

Mensagem por N_C_P_de_Gloucester »

Maria P Escreveu:"[. . .]

Ainda relativamente ao Guião de Avaliação (onde se diz que só serão admitidos no CV publicações que estejam no prelo, se se indicar o respetivo DOI)... Alguma alma caridosa me pode explicar onde e como vê o DOI de uma publicação? Isso existe, no caso das publicações em papel?
O mesmo se aplica ao tal artigo que é pedido no ponto 1 da candidatura como "Indicador"... queria indicar um artigo numa revista em papel, mas só tem ISSN / ISBN. Não é nada disso, pois não?

Muito obrigada!"
A publication on paper can have a DOI.

If the publisher has a webpage for the publication, then the DOI is probably mentioned on that webpage. For example, on the webpage HTTP://WWW.TandFonline.com/doi/abs/10.1 ... 013.788379 a DOI is mentioned:
"[. . .]

DOI:10.1080/08989621.2013.788379
[. . .]"
If you fail to find the DOI on the website of the publisher, you could try searching for it on HTTP://ISIKnowledge.com/?DestApp=WOS

Not every new publication has a DOI. Do not worry if it does not have a DOI: the purpose of the DOI is merely to make it quicker (easier) for the evaluation panel to verify the existence of the publication and perhaps to obtain a copy of the publication to assess your merit of the candidate.

Is it possible to enter the DOI (which is requested on one of the first screens of the application website) after filling in a subsequent screen of the application website?

N_C_P_de_Gloucester
investigador em formação
investigador em formação
Localização: Departamento de Física, Universidade de Coimbra,, Rua Larga, 3004-516 Coimbra.
Contacto:

Ainda relativamente ao Guião de Avaliação (onde se diz que só serão admitidos no CV publicações que estejam no prelo, se se indicar o respetivo DOI)... Alguma alma caridosa me pode explicar onde e como vê o DOI de uma publicação? Isso existe, no caso das publicações em papel?
O mesmo se aplica ao tal artigo que é pedido no ponto 1 da candidatura como "Indicador"... queria indicar um artigo numa revista em papel, mas só tem ISSN / ISBN. Não é nada disso, pois não?

Muito obrigada!"
A paper publication can have a DOI.

If the publisher has a webpage for the publication, then the DOI is probably mentioned on that webpage. For example, a DOI is shown on the webpage HTTP://WWW.TandFonline.com/doi/abs/10.1 ... 013.788379 -
"[. . .]

[. . .]"
If you do not find a DOI on the website of the publisher, then you could try the website
HTTP://ISIKnowledge.com/?DestApp=WOS
instead.

Not every new publication has a DOI. Do not worry if there is no DOI. The purpose of the DOI is to make it easier (quicker) for the evaluation panel to verify the existence of the publication and maybe to obtain a copy to assess your merit of the candidate.

The DOI is requested by one of the first screens of the application website (at least for a BPD). Is it possible to insert the DOI after filling in a subsequent screen of the application website?

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por sandra.r.santos »

spca Escreveu:Olá.
Que eu saiba, continua a não se saber datas para o concurso deste ano.
Nota que além do concurso de bolsas "geral" passou a haver distribuição de algumas bolsas por alguns programas doutorais - http://www.fct.pt/apoios/programasdouto ... s.phtml.pt

Creio que não haverá problema em iniciares a BD em Agosto de 2014.
Nota, no entanto, que poderás ter de pagar algumas propinas do teu bolso à tua universidade, dependendo de quando começa o programa doutoral e do entendimento desta.
A BD é apenas uma bolsa. O regulamento e forma de fazer as coisas da tua universidade / faculdade é outra.

Boa Sorte.
Olá, com imenso atraso, muito obrigada pela resposta!
Tudo de bom para ti! e para todos!
:)

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

spca Escreveu:
RTTR Escreveu:(...)
Outra questão, as limitações de orientandos e as respetivas avaliações baixas para orientadores com + de 5 orientandos já entraram em funcionamento noutros anos ou apenas neste? É que eu, para juntar à festa, nem sequer estou a conseguir orientador, supostamente por causa deste problema... Pelo 2º ano consecutivo!!! No ano passado, assinaram a minha candidatura 1hora antes do fecho do concurso, só para não ficar impossibilitada de apresentar candidatura. Mas volto a ter o mm problema este ano, não aceitam orientar a minha tese pq já todos os professores que me interessam têm imensos orientandos... Mais uma vez, fico sem apoio para a realização da candidatura. Acho q apesar de compreender esta norma das limitações, na prática nem sempre beneficia os orientandos.
Cumprimentos
Olá.

Esta regra da limitação de orientandos apenas entrou em vigor no concurso de 2012. Só quando sair o Guião de Avaliação deste ano se saberá se também se aplicará em 2013.

Boa sorte.
Olá :)
Já consideraste a hipótese de procurares um orientador entre os investigadores de Pós-doc? No meu caso, foi o que fiz, na minha Universidade (e não sei se em geral) o orientador tem obrigatoriamente que ser da faculdade mas não tem que ser professor pode ser investigador.

Boa sorte! :)

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

spca Escreveu:
RTTR Escreveu:(...)
Outra questão, as limitações de orientandos e as respetivas avaliações baixas para orientadores com + de 5 orientandos já entraram em funcionamento noutros anos ou apenas neste? É que eu, para juntar à festa, nem sequer estou a conseguir orientador, supostamente por causa deste problema... Pelo 2º ano consecutivo!!! No ano passado, assinaram a minha candidatura 1hora antes do fecho do concurso, só para não ficar impossibilitada de apresentar candidatura. Mas volto a ter o mm problema este ano, não aceitam orientar a minha tese pq já todos os professores que me interessam têm imensos orientandos... Mais uma vez, fico sem apoio para a realização da candidatura. Acho q apesar de compreender esta norma das limitações, na prática nem sempre beneficia os orientandos.
Cumprimentos
Olá.

Esta regra da limitação de orientandos apenas entrou em vigor no concurso de 2012. Só quando sair o Guião de Avaliação deste ano se saberá se também se aplicará em 2013.

Boa sorte.
Olá :)
Já consideraste a hipótese de procurares um orientador entre os investigadores de Pós-doc? No meu caso, foi o que fiz, na minha Universidade (e não sei se em geral) o orientador tem obrigatoriamente que ser da faculdade mas não tem que ser professor pode ser investigador.

Boa sorte! :)

mariap
cientista regular
cientista regular

Mensagem por mariap »

N_C_P_de_Gloucester Escreveu: A publication on paper can have a DOI.

If the publisher has a webpage for the publication, then the DOI is probably mentioned on that webpage. For example, on the webpage HTTP://WWW.TandFonline.com/doi/abs/10.1 ... 013.788379 a DOI is mentioned:
"[. . .]

[. . .]"
If you fail to find the DOI on the website of the publisher, you could try searching for it on HTTP://ISIKnowledge.com/?DestApp=WOS

Not every new publication has a DOI. Do not worry if it does not have a DOI: the purpose of the DOI is merely to make it quicker (easier) for the evaluation panel to verify the existence of the publication and perhaps to obtain a copy of the publication to assess your merit of the candidate.

Is it possible to enter the DOI (which is requested on one of the first screens of the application website) after filling in a subsequent screen of the application website?
Thank you very much for the explanation! I had no idea it even existed... The webpage of the publisher only refers the ISBN/ISSN and I just confirmed with the editor in chief of the journal that it doesn't have a DOI.

Regarding your question: yes, you can return to screen 1, after filling in the subsequent parts. That's what I did too...
Thank you! Good luck!
Última edição por mariap em segunda ago 05, 2013 11:11 am, editado 1 vez no total.

fefo
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jul 06, 2009 10:22 pm
University/ Institute: CEB-UM

Mensagem por fefo »

Boa noite!

Alguém aqui me saberá responder se existe alguma obrigatoriedade de estar inscrito em algum programa doutoral à data de encerramento do concurso das bolsas?

Obrigado.

FDFS
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 31, 2013 5:19 pm
University/ Institute: EUI

Mensagem por FDFS »

fefo Escreveu:Boa noite!

Alguém aqui me saberá responder se existe alguma obrigatoriedade de estar inscrito em algum programa doutoral à data de encerramento do concurso das bolsas?

Obrigado.
É uma óptima pergunta.
Muitos doutoramentos exigem o pagamento de propinas logo em setembro e/ou em dezembro. Visto que a bolsa só poderá ser atribuída entre 1/1/2014 e 1/12/2014 esses alunos ver-se-iam obrigados a adiantar o dinheiro das propinas do próprio bolso...(?) Dado que a margem para início da bolsa é tão larga e que a sua decisão fica ao critério do bolseiro estava a pensar concorrer agora a bolsa mas só iniciar o plano de trabalhos e inscrever-me no doutoramento em setembro de 2014. Assim garantia que tinha o pagamento atempado e evitava ter que ser eu a adiantar o dinheiro das propinas do meu bolso. Acham viável?

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

FDFS Escreveu:
fefo Escreveu:Boa noite!

Obrigado.
É uma óptima pergunta.
Muitos doutoramentos exigem o pagamento de propinas logo em setembro e/ou em dezembro. Visto que a bolsa só poderá ser atribuída entre 1/1/2014 e 1/12/2014 esses alunos ver-se-iam obrigados a adiantar o dinheiro das propinas do próprio bolso...(?) Dado que a margem para início da bolsa é tão larga e que a sua decisão fica ao critério do bolseiro estava a pensar concorrer agora a bolsa mas só iniciar o plano de trabalhos e inscrever-me no doutoramento em setembro de 2014. Assim garantia que tinha o pagamento atempado e evitava ter que ser eu a adiantar o dinheiro das propinas do meu bolso. Acham viável?
Olá,
Para o concurso à bolsa penso que terás que ter sido aceite num programa de doutoramento (é melhor confirmares, mas penso que caso não estejas ainda oficialmente aceite, se conseguires uma declaração do responsável pelo doutoramento em como reunes as condições necessárias para tal, mas como te disse, é melhor confirmares) de qualquer forma para a candidatura terás que ter o orientador, instituição de acolhimento e o plano de trabalhos definidos, mesmo que apenas o inicies a bolsa mais tarde.

No meu caso, estou a terminar o primeiro ano, como me candidatei a doutoramento apenas na segunda fase (Setembro de 2012) não pude pedir bolsa na altura. Suportei as propinas este ano e agora é que vou candidatar-me... mas talvez haja uma maior facilidade se já tiveres um plano de trabalhos, orientador e instituição que aprovem... isso já não sei...
PS. acho que não ajudei grande coisa... :s

Boa sorte!

FDFS
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por FDFS »

Obrigado pela resposta!
Pois, eu não vi em nenhum lado escrita a obrigatoriedade de ter sido aceite no doutoramento, por isso é que fico na dúvida. Aliás, o doutoramento em que pretendo inscrever-me até só fecha as candidaturas a 15 de Setembro. Provavelmente os resultados só sairão depois de as candidtauras à bolsa da FCT já terem encerrado.
Quanto ao orientador, instituição e plano de trabalhos isso não seria problema uma vez que actualmente trabalho com a pessoa que me orientaria e na instituição em que frequentaria o doutoramento.

Vou tentar descobrir se isso é possível. Obrigado!

fefo
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por fefo »

sandra.r.santos: obrigado pela tua resposta. De facto este é um aspecto que não está de todo esclarecido.

À semelhança do colega FDFS, as candidaturas para o doutoramento em que estou interessado terminam apenas a 27 de setembro (1ª fase), pelo que seria impossível estar inscrito antes da data de encerramento. Como tal, e tendo em contas estes casos, não faria sentido aplicar esse tipo de obrigatoriedade. Ainda assim, com a FCT fica-se sempre na dúvida...

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

fefo Escreveu:sandra.r.santos: obrigado pela tua resposta. De facto este é um aspecto que não está de todo esclarecido.

À semelhança do colega FDFS, as candidaturas para o doutoramento em que estou interessado terminam apenas a 27 de setembro (1ª fase), pelo que seria impossível estar inscrito antes da data de encerramento. Como tal, e tendo em contas estes casos, não faria sentido aplicar esse tipo de obrigatoriedade. Ainda assim, com a FCT fica-se sempre na dúvida...
Olá.
A minha sensação do que tenho visto no fórum é que não é necessário que estejas inscrito quando do concurso. Contudo, quando saírem os resultados, tens 6 meses para enviar todos os documentos, onde se inclui a aceitação do candidato por parte da universidade (regulamento - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt, art 16.3.h). Por isso, verifica os prazos de inscrições, e se são compatíveis com possíveis 6 meses de prazo máximo de entrega dos papéis (ex. se os resultados saírem em Outubro terás de entregar as coisas no máximo até ao dia correspondente de Abril).

Boa sorte.

fefo
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por fefo »

spca Escreveu: Olá.
A minha sensação do que tenho visto no fórum é que não é necessário que estejas inscrito quando do concurso. Contudo, quando saírem os resultados, tens 6 meses para enviar todos os documentos, onde se inclui a aceitação do candidato por parte da universidade (regulamento - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt, art 16.3.h). Por isso, verifica os prazos de inscrições, e se são compatíveis com possíveis 6 meses de prazo máximo de entrega dos papéis (ex. se os resultados saírem em Outubro terás de entregar as coisas no máximo até ao dia correspondente de Abril).

Boa sorte.
Obrigado spca! Parece-me muito mais lógico que assim seja. Nessas condições teria tempo mais que suficiente uma vez que as matrículas são logo em Outubro.

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

fefo Escreveu:(...)
Obrigado spca! Parece-me muito mais lógico que assim seja. Nessas condições teria tempo mais que suficiente uma vez que as matrículas são logo em Outubro.
Olá.
Nota bem que os resultados podem sair até 90 dias úteis (aprox. 4 meses e meio) depois do concurso. Ou seja, desde Outubro até meados de Janeiro.

Boa sorte, mais uma vez.

N_C_P_de_Gloucester
investigador em formação
investigador em formação
Contacto:

Regarding your question: yes, you can return to screen 1, after filling in the subsequent parts. That's what I did too...
Thank you! Good luck!"
Thank you. However you are using the BD website and I am using the BPD website therefore I hope that someone else who is using the BPD website will confirm that it is possible to return to the screen for inserting a DOI.

fefo
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por fefo »

Nota bem que os resultados podem sair até 90 dias úteis (aprox. 4 meses e meio) depois do concurso. Ou seja, desde Outubro até meados de Janeiro.

Boa sorte, mais uma vez.
Pois, isso também é outro problema uma vez que, enquanto os resultados não saem, teremos de pagar as propinas do nosso bolso, certo?

Uma vez mais obrigado!

mariap
cientista regular
cientista regular

Mensagem por mariap »

N_C_P_de_Gloucester Escreveu:
Maria P Escreveu:"[. . .] Regarding your question: yes, you can return to screen 1, after filling in the subsequent parts. That's what I did too...
Thank you! Good luck!"
Thank you. However you are using the BD website and I am using the BPD website therefore I hope that someone else who is using the BPD website will confirm that it is possible to return to the screen for inserting a DOI.
I'm applying for BPD... I had no problem with returning to screen 1 (or any other screen). The article, link and DOI don't seem to appear on the overview though... don't now if that is how it is supposed to be.
Última edição por mariap em quarta ago 07, 2013 11:39 am, editado 1 vez no total.

FDFS
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por FDFS »

fefo Escreveu:

Boa sorte, mais uma vez.
Pois, isso também é outro problema uma vez que, enquanto os resultados não saem, teremos de pagar as propinas do nosso bolso, certo?

Uma vez mais obrigado!
Pagar as primeiras prestações para depois eventualmente desistir em Janeiro se não tiver conseguido a bolsa. É uma situação muito complicada.

Há doutoramentos com muito poucos alunos. Pergunto-me o que lhes acontecerá se a maioria decidir desistir em Janeiro por não ter conseguido bolsa. Encerram os programas? Ficam a dar aulas a 2 ou 3?

eze83
cientista regular
cientista regular
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por eze83 »

Boa tarde,

Usei a ajuda online da página de candidatura ao concurso tendo escrito o seguinte:

"No ano passado, tendo apenas sido aceite para o programa de doutoramento quando as candidaturas às bolsas de doutoramento FCT já haviam fechado, optei por frequentar (e concluir) a componente curricular do mesmo.
Estou com dúvidas sobre como fazer referência a essa situação na candidatura. De momento coloquei a informação na secção "3. Actividades anteriores e situação actual" do CV na plataforma FCT SIG, mas não sei se será o mais adequado. Outra questão: onde poderei mencionar as disciplinas frequentadas e classificações obtidas?"

Estou parto com a inutilidade da resposta recebida:

"Informamos que o preenchimento da candidatura é da responsabilidade do candidato.

Cumprimentos
Carla Moreira"

Alguém sabe responder a estas questões?

Obrigado!

Ezequiel

Bloqueado