Olá a todos,
No que diz respeito a ter filhos os bolseiros são completamente desprezados a nível social como financeiro. Mas esta doença afeta principalmente as mulheres. Vejamos:
És mulher:sim
Bolseira: sim
Desconto voluntario segurança social: sim.
Então recebes o rendimento minimo social durante a maternidade.
Desconto voluntario segurança social: não.
Não esperes receber algo durante a maternidade.
És Homem: sim
Bolseiro: sim
Se não tens quem te sustente, esquece a paternidade.
Pois isto até parece mau e eu até posso estar errado. Mas o pior é que em ambos os casos o mais provável é não renovarem a bolsa, uma vez que o mais habitual são as bolsas de 6 meses e 1 ano e assim também não recebes nada.
Isto é triste, mas é verdade.
Se tens alguma experiencia sobre o tema, deixa o teu comentário.
Cmps
M
Os bolseiros não podem ter filhos?!?!?
Re: Os bolseiros não podem ter filhos?!?!?
Olá.
Tanto quanto sei, a prática tem sido que as bolseiras, e creio que também os bolseiros (homens), têm suspendido os trabalhos (parando a contagem do tempo de bolsa) por períodos equivalentes aos da licença de maternidade / paternidade, ficando a receber a totalidade da bolsa durante esse período, e depois retomam os seus trabalhos, em condições mais ou menos equivalentes ao dos trabalhadores por conta de outrém de regime geral. Creio que a única coisa que deixou de ser possível foi acumular a bolsa com o pagamento do SSV (Indexante dos Apoios Sociais = 420 euros???). Desconheço que tenham ocorrido alterações a isto.
Tanto quanto sei, a prática tem sido que as bolseiras, e creio que também os bolseiros (homens), têm suspendido os trabalhos (parando a contagem do tempo de bolsa) por períodos equivalentes aos da licença de maternidade / paternidade, ficando a receber a totalidade da bolsa durante esse período, e depois retomam os seus trabalhos, em condições mais ou menos equivalentes ao dos trabalhadores por conta de outrém de regime geral. Creio que a única coisa que deixou de ser possível foi acumular a bolsa com o pagamento do SSV (Indexante dos Apoios Sociais = 420 euros???). Desconheço que tenham ocorrido alterações a isto.
-
- recém-chegado
- Registado: quarta set 05, 2012 5:41 pm
- University/ Institute: Uminho
Olá,
Sim isso é verdade no caso de bolsas FCT, bolsas de outras origens só recebes os 420€?? se pagares o seguro social voluntário, caso contrario acho que não recebes nada.
Cmps
M
Sim isso é verdade no caso de bolsas FCT, bolsas de outras origens só recebes os 420€?? se pagares o seguro social voluntário, caso contrario acho que não recebes nada.
Cmps
M
-
- cientista regular
- Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
- University/ Institute: ***
4 anos de SSV + comparticipações regulares à SS durante 7 anos antes da bolsa da FCT.
A bolsa terminou em Setembro, o bebé nasceu em Novembro. Quanto recebi? 0.
Em Agosto informaram-me que tinha direito, porque tinha pago os 8-6 meses anteriores, quando chegou a altura informaram-me que a lei tinha mudado.
A bolsa terminou em Setembro, o bebé nasceu em Novembro. Quanto recebi? 0.
Em Agosto informaram-me que tinha direito, porque tinha pago os 8-6 meses anteriores, quando chegou a altura informaram-me que a lei tinha mudado.