Boa noite a todos,
Eu estou a pensar em concorrer a uma BD pela FCT, e, como já tenho trabalhos científicos publicados e um currículo até bem composto, gostaria de saber qual é a bonificação do mérito do candidato. Ora, olhando para os editais das BD de 2007 a 2011, posso constatar que poderá ser atribuída uma bonificação adicional até +2,5. No entanto, no concurso de 2012, já diz que é +1,5. Haverá engano? Alguém recebeu uma pontuação superior a 1,5 no mérito do candidato no concurso de 2012? Dava-me mesmo jeito saber desta informação.
cumprimentos,
Hugo
bonificação do mérito do candidato
Re: bonificação do mérito do candidato
Olá.HMAS Escreveu:Boa noite a todos,
Eu estou a pensar em concorrer a uma BD pela FCT, e, como já tenho trabalhos científicos publicados e um currículo até bem composto, gostaria de saber qual é a bonificação do mérito do candidato. Ora, olhando para os editais das BD de 2007 a 2011, posso constatar que poderá ser atribuída uma bonificação adicional até +2,5. No entanto, no concurso de 2012, já diz que é +1,5. Haverá engano? Alguém recebeu uma pontuação superior a 1,5 no mérito do candidato no concurso de 2012? Dava-me mesmo jeito saber desta informação.
cumprimentos,
Hugo
Os limites que referes são limites máximos, que dificilmente serão atingidos (ou seja, realisticamente é melhor esperares uma bonificação inferior a essa). Não tem estado definido quanto é a bonificação por artigo ou se há diferenças, por exemplo, sobre qual a posição na lista de autores ou a qualidade da revista científica em que o trabalho foi publicado. Logo isso tem sido definido por cada painel de avaliação e painéis diferentes poderão ter critérios diferentes.
Só quando sair o Guião de Avaliação deste ano poderás saber o que se aplicará neste concurso.
Suponho que saibas que o critério mais importante do mérito do candidato é a média de licenciatura e mestrado, e que a "bonificação" de que estás a falar soma à classificação das médias. E que o mérito do candidato tem sido apenas um dos factores, que em 2012 contou 40% (peso 4 em 10) do resultado final.
Boa sorte.
-
- investigador em formação
- Registado: terça jul 02, 2013 11:59 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Olá,
Obrigado pela resposta.
Já li o guião do concurso BD deste ano. Liguei para a FCT e disseram-me que o mérito a atribuir ao canditato depende da nota de conclusão do curso, que é MI no meu caso. Quanto á bonificação, segundo o guião, pode ser até +2 a somar ao mérito do candidado. Disseram-me ao telefone que o CV será analisado e que a bonificação a atribuir não é limitativa, ou seja, será considerado tudo o que o painel achar relevante como constituindo competências adicionais para o doutoramento. No entanto, disseram-me na universidade que só serão aceites artigos em revistas ISI. Já alguém teve bonificação em algum artigo em revista não ISI? E em pós-graduações? E apresentações orais em conferências? E publicações em livros de abstracts de conferências? Se sim, que bonificação obtiveram?
Obrigado a todos,
cumprimentos,
Hugo
Obrigado pela resposta.
Já li o guião do concurso BD deste ano. Liguei para a FCT e disseram-me que o mérito a atribuir ao canditato depende da nota de conclusão do curso, que é MI no meu caso. Quanto á bonificação, segundo o guião, pode ser até +2 a somar ao mérito do candidado. Disseram-me ao telefone que o CV será analisado e que a bonificação a atribuir não é limitativa, ou seja, será considerado tudo o que o painel achar relevante como constituindo competências adicionais para o doutoramento. No entanto, disseram-me na universidade que só serão aceites artigos em revistas ISI. Já alguém teve bonificação em algum artigo em revista não ISI? E em pós-graduações? E apresentações orais em conferências? E publicações em livros de abstracts de conferências? Se sim, que bonificação obtiveram?
Obrigado a todos,
cumprimentos,
Hugo
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
- University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa
Também tenho essa dúvida, tenho 3 publicações em livro (duas das quais em actas de conferências) com ISBN. Quer isto dizer que se não tiver revista, não têm bonificação?... Não há nada que especifique, pelo menos que eu tenha visto... talvez dependa do critério dos avaliadores...HMAS Escreveu:Olá,
Obrigado pela resposta.
Obrigado a todos,
cumprimentos,
Hugo
Boa sorte!
Olá.sandra.r.santos Escreveu:Também tenho essa dúvida, tenho 3 publicações em livro (duas das quais em actas de conferências) com ISBN. Quer isto dizer que se não tiver revista, não têm bonificação?... Não há nada que especifique, pelo menos que eu tenha visto... talvez dependa do critério dos avaliadores...HMAS Escreveu:Olá,
Obrigado pela resposta.
Obrigado a todos,
cumprimentos,
Hugo
Boa sorte!
Pós-graduações talvez dê alguma bonificação no mérito do candidato, como não está definido ficará em princípio ao critério do painel.
Apresentações, orais ou em poster, e publicação de abstracts/resumos em conferências, creio que não têm contado. Publicação de artigos em conferências (que acontece nalgumas áreas) em princípio conta como um artigo.
Publicações em livro (científico) creio que serão tão ou quem sabe até mais valorizadas como os artigos. O mesmo para patentes.
Mas, mais uma vez, como estamos a falar de coisas que não estão definidas no Guião de Avaliação, ficarão sempre ao critério do Painel, e paineis de áreas diferentes poderão avaliar de forma diferente.
Independentemente da sua valorização ou não em termos de concurso de bolsas, as apresentações em conferências, cursos, pós-graduações, etc. são parte importante do vosso currículo e serão valorizados na vossa vida profissional.
Boa sorte.