Dúvida sobre plano de trabalhos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
costanza
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado abr 06, 2013 2:46 pm
University/ Institute: University of Oxford

Dúvida sobre plano de trabalhos

Mensagem por costanza »

Olá,

Descobri o fórum há pouco tempo (não fazia ideia que havia um fórum sobre bolsas!) e gostava de colocar uma dúvida a membros mais experientes. :)

A minha situação é a seguinte. Estou no primeiro ano de um MPhil em Oxford e no próximo ano, para além de algumas cadeiras, tenho de escrever uma tese. Sei de alguns casos de alunos na minha área (Economia) que conseguiram bolsa em situações semelhantes (segundo ano de um mestrado de investigação) e por isso queria candidatar-me a uma BD (penso que seja esta a bolsa que se aplica, uma vez que a tese de mestrado pode ser incluída como um terço da de doutoramento e que as oportunidades de entrar directamente para o doutoramento aqui são muito muito limitadas, mas se estiver enganado corrijam-me, pf).

A primeira dúvida prende-se com o plano de trabalhos. Primeiro, não consigo encontrar no site da FCT (e não consigo que me atendam o telefone) o que é que eles querem que seja incluído no plano. Alguém sabe se há alguma estrutura recomendada, ou um sample?

A segunda dúvida tem a ver com o meu mestrado em particular. Aqui no departamento não pedem uma research proposal, pedem apenas que lhes comunique qual será o tópico e quem será o orientador agora no próximo mês. Será que seria possível apresentar só isto como plano de trabalhos, juntamente com uma justificação que é só isto que é pedido aqui? Tenho uma área de interesse relativamente específica, mas não tenho ainda um tema e vai ser difícil pensar em data e na metodologia antes dos exames, que são mais ou menos na altura em que o concurso costuma decorrer.

Ouvi dizer que há alguns anos era possível apresentar este tipo de justificações quando as coisas não estavam ainda muito definidas. Acham que isto ainda será possível? Ou será que posso ser prejudicado e mais vale tentar fazer um plano detalhado mesmo que depois o tenha de alterar um pouco?

Muito obrigado desde já. :wink:

Edit: fiz alguma pesquisa no fórum mas não consegui encontrar nenhum tópico com uma dúvida semelhante.

hjssp
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 06, 2012 3:22 pm
University/ Institute: Nenhum

Re: Dúvida sobre plano de trabalhos

Mensagem por hjssp »

A não ser que mudem muito o regulamento, acho difícil darem-te uma bolsa de doutoramento se não estás inscrito num curso para obtenção do grau de doutor.

O regulamento de 2012 diz no seu artigo 5º (sobre bolsas de doutoramento): "As bolsas de doutoramento (BD) destinam-se a quem satisfaça as condições previstas no nº 1 do Artigo 30º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, alterado pelos Decretos-Leis nº 107/2008, de 25 de junho, e 230/2009, de 14 de setembro, e que pretenda desenvolver trabalhos de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor."

No entanto, a FCT não concede apenas bolsas de doutoramento. Vê no regulamento (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) se à tua situação se pode aplicar alguma das outras modalidades de bolsa. Mas tem atenção que o regulamento pode ser mudado entretanto.

costanza
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por costanza »

Obrigado pela resposta. :wink:

O regulamento mudou muito nos últimos? Sei de um aluno que teve bolsa exactamente no mesmo mestrado que estou a fazer. Terminou no ano passado, portanto ter-se-à candidatado há dois anos. E de outro que teve bolsa num mestrado de investigação em Portugal há três anos. Olhando para a lista de bolsas não me parece que haja outra que se aplique. Não poderá o facto de este grau ser necessário e parte do percurso para o grau de doutor ser suficiente?

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Olá
Creio que a FCT não apoia MPhil's em si, apenas doutoramentos. Mas segundo outras intervenções, talvez possa apoiar MPhil's como parte integrante de um doutoramento.
Podes ver: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 986#p25986

Boa sorte

costanza
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por costanza »

A minha situação é a mesma do autor desse post. Estou a fazer MPhil, que é praticamente a única forma de se aceder ao doutoramento aqui. Vou continuar a tentar ligar para lá para esclarecer estas dúvidas.

Se alguém souber alguma coisa sobre o plano de trabalhos e puder ajudar fico muito agradecido. :)

spca

Mensagem por spca »

costanza Escreveu:Obrigado pela resposta. :wink:

A minha situação é a mesma do autor desse post. Estou a fazer MPhil, que é praticamente a única forma de se aceder ao doutoramento aqui. Vou continuar a tentar ligar para lá para esclarecer estas dúvidas.

Se alguém souber alguma coisa sobre o plano de trabalhos e puder ajudar fico muito agradecido. :)
Olá
Ninguém sabe como vai ser o concurso neste ano, uma vez que ainda não saiu qualquer informação sobre isso.
Podes ver na página da FCT a informação referente ao concurso de 2012 e anteriores.

Acho que o melhor é fazeres um plano como para um doutoramento, supondo que a investigação é para 3 ou 4 anos, mesmo que venha depois a ser alterado (o que é muito fácil e se não mudares demasiado nem precisas de fazer, o difícil é conseguir a bolsa e possivelmente será aquilo que terás de ter mais cuidado, uma vez que o teu mérito pessoal ou do teu orientador em princípio não mudarão muito).

A classificação em 2012 foi 40% mérito do candidato (vê o guião de 2012 para mais informações), 40% mérito do programa de trabalhos, 20% condições de acolhimento (dos quais 70% diziam respeito ao orientador e 30% à(s) instituição de acolhimento).

A estrutura de quando concorri a BPD em 2010, que creio ser idêntica à das BD e que eu saiba não mudou até ao ano passado, foi:
Abstract (150 words)
State of the art (500 words)
Objectives (300 words)
Detailed description (1000 words)
Attachments (figuras, ...)
References (máx 20)

Minha opinião: Podes ir pensando no assunto mas creio que é melhor esperares para ver como vai ser o concurso, atendendo à situação de crise e em particular a irem haver cortes suplementares para compensar o chumbo dos artigos do Orçamento de Estado de 2013 pelo Tribunal Constitucional. Não me admiraria que viessem a cortar nas bolsas apenas no estrangeiro. Se te surgir alguma oportunidade de bolsa por aí, penso que o melhor será que na medida do possível e do que desejas a aproveites.

Boa sorte.

costanza
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por costanza »

Muito obrigado pela ajuda. :wink:

Consegui finalmente ligar e disseram-me que em principio poderia candidatar-me mas que devo esperar pelo edital para ter a confirmacao. Vou tentar planear as coisas o melhor possivel ate ter a confirmacao, e se de facto puder candidatar-me depois terei apenas de escrever o plano de trabalhos o melhor que conseguir. Espero que nao hajam cortes! :)

Quanto ao plano de trabalhos, e normal chegar-se proximo do limite de palavras, ou eles tambem apreciam o ser conciso?

Por ultimo, no caso de eu nao proseguir depois para o DPhil, e tendo em conta que vou sempre ter de submeter a tese do MPhil separadamente mesmo que a inclua na do doutoramento, posso ter algum problema (pedirem-me o dinheiro de volta por ter feito apenas o MPhil)?

Obrigado. :)

spca

Mensagem por spca »

costanza Escreveu:(...)
Quanto ao plano de trabalhos, e normal chegar-se proximo do limite de palavras, ou eles tambem apreciam o ser conciso?
Cada júri é um caso, pode ser que alguns apreciem. Mas estes limites não são assim tão avantajados... O formulário não deixa ultrapassar aqueles limites.
costanza Escreveu:Por ultimo, no caso de eu nao proseguir depois para o DPhil, e tendo em conta que vou sempre ter de submeter a tese do MPhil separadamente mesmo que a inclua na do doutoramento, posso ter algum problema (pedirem-me o dinheiro de volta por ter feito apenas o MPhil)?

Obrigado. :)
Creio que ficarás na situação de quem desiste... Se concorreres a outra BD o tempo desta continuará a contar (ou seja, se por ex. usares 2 anos de bolsa esses serão descontados em alguma BD que venhas a ter no futuro), e no final convirá que o teu orientador justifique que fizeste um bom trabalho e te passe um parecer positivo. Se ultrapassares metade do tempo previsto de bolsa de doutoramento (o que interpreto como sendo metade de 4 anos, ou seja, 2 anos) e desistires, aí pelo presente estatuto do bolseiro podes ser obrigado a devolver dinheiro. - Art 18º do Estatuto do Bolseiro, http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatut ... o.phtml.pt
Nota que para todos os efeitos a bolsa é para PhD, não para MPhil. Tudo o que escrevas à FCT convém que seja escrito nesses termos.

Boa sorte.

costanza
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por costanza »

No meu caso a decisão de continuar ou não para o DPhil é feita daqui a um ano, uma vez que estou agora a fazer o primeiro ano do MPhil. Nesse caso seria antes dos 4/5 anos necessários para completar MPhil+DPhil, e por isso se percebi bem o artigo não teria de devolver o dinheiro.

Responder