Finalização Processo de Doutoramento - FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
João
cientista sempre presente
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Finalização Processo de Doutoramento - FCT

Mensagem por João »

Boa tarde,

Alguém que tenha terminado recentemente BD pode esclarecer-me se os documentos necessários para finalizar a BD são a tese e o certificado de obtenção do grau?
Estes documentos podem ser enviados por email ou tem de ser via correio?

Agradeço desde já.

Cumprimentos,
João
PhD

anidras
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo jun 18, 2006 3:41 pm
University/ Institute: ----

Re: Finalização Processo de Doutoramento - FCT

Mensagem por anidras »

João Escreveu:Boa tarde,

Alguém que tenha terminado recentemente BD pode esclarecer-me se os documentos necessários para finalizar a BD são a tese e o certificado de obtenção do grau?

Agradeço desde já.

Cumprimentos,
certificado de obtenção do grau (acho que tem que ser original ou cópia certificada)
A tese acho que (já) não é preciso

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

anidras Escreveu:

Agradeço desde já.

Cumprimentos,
certificado de obtenção do grau (acho que tem que ser original ou cópia certificada)
Olá

Acho isto estranho, pois no final das bolsas tem-se de apresentar um relatório (Art 29 do Regulamento de Bolsas - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt), que no caso das BD pode ser substituído pela tese.
Em minha opinião, o melhor seria que pelo menos enviasses um PDF da tese (ou link se for muito grande) por email.

Boa sorte.

anidras
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo jun 18, 2006 3:41 pm
University/ Institute: ----

Mensagem por anidras »

spca Escreveu:
anidras Escreveu:

Agradeço desde já.

Cumprimentos,
Olá

Acho isto estranho, pois no final das bolsas tem-se de apresentar um relatório (Art 29 do Regulamento de Bolsas - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt), que no caso das BD pode ser substituído pela tese.
Em minha opinião, o melhor seria que pelo menos enviasses um PDF da tese (ou link se for muito grande) por email.

Boa sorte.
A mim disseram-me que, como já não pagam os custos de impressão, não era preciso entregar a tese.
No meu caso, apenas foi necessário entregar cópia do comprovativo de obtenção do grau (com original p comprovar)
De qualquer forma, pode depender do funcionário...

João
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Mensagem por João »

Olá,

Obrigado pelas respostas. Julgo ser melhor enviar por email um PDF com a tese e certificado de obtenção do grau. Terei posteriormente de enviar o certificado original ou cópia certificada por correio?

Cumprimentos,
João
PhD

hjssp
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 06, 2012 3:22 pm
University/ Institute: Nenhum

Mensagem por hjssp »

Segundo o regulamento (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt):

"Secção III · Termo e cancelamento de bolsas

ARTIGO 29º – RELATÓRIO FINAL DE BOLSA
1. O bolseiro deve apresentar, preferencialmente em formato eletrónico, um relatório final das suas atividades onde constem os endereços URL das comunicações e publicações resultantes da atividade desenvolvida.
2. O relatório previsto no número anterior deve ser entregue na instituição que concedeu a bolsa até sessenta dias após o seu termo, e deve ser ainda acompanhado pelo parecer do orientador científico ou do responsável pela atividade do candidato ou pelo seu enquadramento.
3. No caso de bolsas de doutoramento, deverá ainda ser entregue logo que possível o certificado da obtenção do grau respetivo.
4. No prazo máximo de dois anos após o termo da respetiva bolsa de doutoramento, cabe à instituição que confere o grau (ou, caso esta seja uma instituição estrangeira, ao bolseiro) fazer prova da entrega da respetiva tese para submissão a provas, sob pena de devolução integral à entidade financiadora dos custos de formação."

Em suma: relatório final de actividades, parecer do orientador científico e certidão de doutoramento (e, no caso de doutoramentos no estrangeiro, prova da entrega da respectiva tese para submissão a provas). No meu caso, eu enviei aqueles três primeiros items por mail e recebi, também por mail, umas semanas depois a confirmação de que o meu processo estava fechado.

Responder