SSV - transição entre bolsas

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
cmce
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda out 15, 2012 3:17 pm
University/ Institute: ISCTE

SSV - transição entre bolsas

Mensagem por cmce »

Boa tarde.

Transitei directamente de um projecto no qual era bolseira, fazendo o desconto mensal para a Segurança Social, para uma bolsa de doutoramento. A minha questão é: tenho de apresentar o comprovativo que a FCT me enviou à SS, ou posso continuar a pagar como tenho feito até aqui, sendo a única diferença a entidade à qual apresento o comprovativo para ser reembolsada?

Obrigada

araquelgs
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta dez 07, 2012 3:36 pm
University/ Institute: UC / INESCC

Re: SSV - transição entre bolsas

Mensagem por araquelgs »

Olá!
Aconteceu-me precisamente o mesmo. Recebi bolsa do projecto até Dezembro 2012 e em Janeiro 2013 comecei a BD.
Tive de entregar na SS o comprovativo que a FCT mandou E novamente atestado médico, cópia do cartão de cidadão, declaração sob compromisso de honra em como não exercia profissão remunerada e o formulário DE NOVO preenchido..
Acrescento o E porque pensei que bastava o comprovativo que a FCT mandou e foi isso que entreguei da primeira vez que me desloquei à SS. Depois recebi carta em casa a dizer que o processo estava incompleto porque não entreguei atestado médico, cópia do cartão de cidadão, declaração sob compromisso de honra em como não exercia profissão remunerada e o formulário preenchido.

ssneves
Sócios
Sócios
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por ssneves »

Olá a todos,

Quando as bolsas de investigação são consecutivas (como o exemplo descrito pela colega "cmce"), não há necessidade de interromper ou fazer nova inscrição no Seguro Social Voluntário (SSV). Uma nova inscrição no SSV só trás demoras e complicações na Segurança Social -- como, infelizmente, a experiência descrita pela colega "araquelgs" comprova.

Assim, no caso de bolsas consecutivas, o melhor é manter o pagamento das contribuições do SSV sem alteração, sendo que o único que muda é a instituição à qual depois se entrega os comprovativos do pagamento do SSV para solicitar reembolso.

Com os melhores cumprimentos,
Susana

--------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC

Associação dos Bolseiros de Investigação Científica
http://www.abic-online.org/

cmce Escreveu:Boa tarde.

Transitei directamente de um projecto no qual era bolseira, fazendo o desconto mensal para a Segurança Social, para uma bolsa de doutoramento. A minha questão é: tenho de apresentar o comprovativo que a FCT me enviou à SS, ou posso continuar a pagar como tenho feito até aqui, sendo a única diferença a entidade à qual apresento o comprovativo para ser reembolsada?

Obrigada

cmce
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda out 15, 2012 3:17 pm
University/ Institute: ISCTE

Mensagem por cmce »

Obrigada! Era precisamente esse tipo de chatices que queria evitar. Mas se alguém tiver tido problemas por causa disso (não declarar a mudança de estatuto), agradeço que partilhe a situação para ficar mais informada.

Cumprimentos

Responder