Seguro Social Voluntário - pagamento 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Diogo74
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 04, 2013 3:31 pm
University/ Institute: Universidade de Évora

Seguro Social Voluntário - pagamento 2013

Mensagem por Diogo74 »

Até ao mês de Dezembro paguei sem quaisquer problemas o SSV através de multibanco. Por vezes fazia mesmo pagamentos antecipados.
No entanto, desde há 1 semana atrás que tento fazer o pagamento do SSV respeitante ao mês de Janeiro 2013 no multibanco sem sucesso. O que ocorre é que após colocar os dados pessoais e a data respectiva (2013-01) o sistema indica (Data de referência incorrecta).
Saber-me-ão se houve alguma alteração ao pagamento do SSV?
Alguém me poderá dizer se já foi capaz de efectuar o pagamento por esta via?

Votos de um Feliz Ano Novo,
Os meus cumprimentos,
Diogo André Alagador

schutz
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta set 01, 2010 4:22 pm
University/ Institute: ___

Re: Seguro Social Voluntário - pagamento 2013

Mensagem por schutz »

O SSV é sempre o do mês anterior, por isso é que te dá erro. Só podes pagar o mês de Dezembro de 2012.

Diogo74
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Diogo74 »

Obrigado pela resposta pronta.
Penso que essa regra já existe há algum tempo, mas ainda assim até este mês sempre consegui fazer os pagamentos referentes ao próprio mês ou mesmo antecipados.
Fica no ar se este ano essa regra é para valer.

Cumprimentos,
Diogo André Alagador

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Diogo74 Escreveu:Obrigado pela resposta pronta.
Penso que essa regra já existe há algum tempo, mas ainda assim até este mês sempre consegui fazer os pagamentos referentes ao próprio mês ou mesmo antecipados.
Fica no ar se este ano essa regra é para valer.

Cumprimentos,
Diogo André Alagador
Ola
Eu nunca tentei pagamentos antecipados, mas sempre consegui fazer os pagamentos no proprio mes (ainda que pagamentos no proprio mes sao no fundo pagamentos antecipados), incluindo no mes de Dezembro de 2012. So se for algo que mudou em 2013.

Matrix
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 15, 2012 6:09 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por Matrix »

Boa noite a todos. :)
Fui bolseiro BD da FCT e efectuei até 2011 os pagamentos do SSV.
No final da BD, deixei de pagar, tendo ido cancelar este seguro à SS; estive a fazer descontos por outra via.
Agora, vou voltar a ser bolseiro de Pós-Doutoramento e gostaria de saber se para pedir SSV tenho que entregar novamente todos os documentos na Segurança Social. Se sim, podem relembrar quais?
Obrigado e Bom ano.
Abraço para todos.

spca

Mensagem por spca »

Matrix Escreveu:Boa noite a todos. :)
Fui bolseiro BD da FCT e efectuei até 2011 os pagamentos do SSV.
No final da BD, deixei de pagar, tendo ido cancelar este seguro à SS; estive a fazer descontos por outra via.
Agora, vou voltar a ser bolseiro de Pós-Doutoramento e gostaria de saber se para pedir SSV tenho que entregar novamente todos os documentos na Segurança Social. Se sim, podem relembrar quais?
Obrigado e Bom ano.
Abraço para todos.
Ola
Teras de fazer tudo outra vez

Para alem da fotocopia de BI, etc, teras, segundo o site da Seg Social, de entregar:
6) Bolseiros de investigação
Declaração comprovativa do estatuto de bolseiro de investigação, emitida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia; [enviam quando te devolvem o contrato a dizer que vao pagar X de bolsa durante o periodo de um ano]
Atestado médico passado pelo Serviço Nacional de Saúde (Centros de Saúde e Hospitais).
Fonte: http://www4.seg-social.pt/documents/101 ... ssacao_ssv

Boa sorte

Blue_Angel
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 19, 2008 6:40 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por Blue_Angel »

Diogo74 Escreveu:Até ao mês de Dezembro paguei sem quaisquer problemas o SSV através de multibanco. Por vezes fazia mesmo pagamentos antecipados.
No entanto, desde há 1 semana atrás que tento fazer o pagamento do SSV respeitante ao mês de Janeiro 2013 no multibanco sem sucesso. O que ocorre é que após colocar os dados pessoais e a data respectiva (2013-01) o sistema indica (Data de referência incorrecta).
Saber-me-ão se houve alguma alteração ao pagamento do SSV?
Alguém me poderá dizer se já foi capaz de efectuar o pagamento por esta via?

Votos de um Feliz Ano Novo,
Os meus cumprimentos,
Diogo André Alagador
Se calhar tem a ver com a atualização dos valores. No início de cada ano o valor é atualizado e provavelmente têm de atualizar o sistema, o que pode ainda não ter sido feito... Não sei, é apenas uma possibilidade. No mês de dezembro também paguei o próprio mês sem qualquer problema. Este mês ainda não tentei.

Diogo74
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Diogo74 »

Blue_Angel Escreveu: Se calhar tem a ver com a atualização dos valores. No início de cada ano o valor é atualizado e provavelmente têm de atualizar o sistema, o que pode ainda não ter sido feito... Não sei, é apenas uma possibilidade. No mês de dezembro também paguei o próprio mês sem qualquer problema. Este mês ainda não tentei.
Obrigado pela informação.
Na 6ª feira liguei para a Segurança Social Directa e não me souberam responder à questão.

Cumprimentos,
Diogo André Alagador

RuiPedroRocha
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jan 07, 2013 4:55 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por RuiPedroRocha »

Boas!

Há já 3 anos e meio que pago o SSV da minha BD do próprio mês em que estou (e muitas vezes até um mês antes) e nunca tive problemas. Comecei por fazer o pagamento no multibanco e depois passei para a caixadirecta.

Desde finais de dezembro de 2012 que estou a tentar pagar janeiro de 2013 sem qualquer sucesso. No multibanco dá-me o erro já referido antes e na caixadirecta dá-me "Natureza de pagamento incorrecta", e recebo este erro mal escolho na droplist o mês de janeiro.

Já entrei em contacto via telefone com a caixadirecta e eles não fazem ideia do que se passa e não queria nada perder meio ano da minha vida a ir à loja da segurança social...

Quanto aos novos valores a pagar como já foi dito, eu pessoalmente já passei por 4 aumentos do SSV e nunca tive problemas do que quer que fosse ao pagar no inicio de cada ano já que é um processo automático.

Sinceramente não faço a mais pequena ideia do que se passa.

Rui

Blue_Angel
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 19, 2008 6:40 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por Blue_Angel »

RuiPedroRocha Escreveu:Boas!
Quanto aos novos valores a pagar como já foi dito, eu pessoalmente já passei por 4 aumentos do SSV e nunca tive problemas do que quer que fosse ao pagar no inicio de cada ano já que é um processo automático.

Rui
Já eu, que pago sempre no primeiro dia útil de cada mês o SSV relativo ao mês anterior, já me aconteceu no dia 1 de fevereiro ter pago o mês de janeiro e como os valores ainda não estavam atualizados, ainda paguei o valor equivalente ao ano anterior. Tive colegas que pagaram uns dias mais tarde e já lhes apareceu o valor correto. Fui à segurança social com medo de ter ficado com a diferença em dívida e que me viessem a cobrar juros, e de facto o valor da diferença lá estava am dívida. Paguei então a diferença. Por isso me lembrei que pudesse ser isso...

Diogo74
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Diogo74 »

RuiPedroRocha Escreveu:Boas!

Há já 3 anos e meio que pago o SSV da minha BD do próprio mês em que estou (e muitas vezes até um mês antes) e nunca tive problemas. Comecei por fazer o pagamento no multibanco e depois passei para a caixadirecta.

Desde finais de dezembro de 2012 que estou a tentar pagar janeiro de 2013 sem qualquer sucesso. No multibanco dá-me o erro já referido antes e na caixadirecta dá-me "Natureza de pagamento incorrecta", e recebo este erro mal escolho na droplist o mês de janeiro.

Já entrei em contacto via telefone com a caixadirecta e eles não fazem ideia do que se passa e não queria nada perder meio ano da minha vida a ir à loja da segurança social...

Rui

Caro Rui,

Obrigado pela mensagem que retrata uma situação equivalente à minha.
Sem mais do que tem sido expresso nesta lista, conjecturo que a regra do pagamento do SSV relativo ao mês anterior tenha sido posta em prática este ano.
Esperarei até início de Fevereiro para pagamento do mês de Janeiro. Penso que até dia 20 se possa fazer o pagamento sem multa.

Cumprimentos,
Diogo André Alagador

N_C_P_de_Gloucester
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta out 19, 2011 1:24 pm
University/ Institute: Coimbra University
Localização: Departamento de Física, Universidade de Coimbra,, Rua Larga, 3004-516 Coimbra.
Contacto:

Mensagem por N_C_P_de_Gloucester »

I have tried to pay Social Security relative to January 2013 today via Multibanco. Multibanco has complained today with an error message which I had not seen before.

I visited Social Security today to solve this problem. It seems that a different rule of timing is valid for 2013 ( HTTP://193.137.99.16/~gloster/Evil_whic ... y_2013.jpg ). I had paid relative to eleven months of social security. On many occasions I had paid relative to a month during the same month. Instead, it seems that to pay relative to January 2013, it is impossible to pay during January 2013. It seems that it shall be possible to pay relative to January 2013 only from 1st February 2013 to 20th February 2013.

You may wish to verify this with Social Security.

I did not pay during January 2012 because I was being illegally deprived of a bolsa. Thank you ABIC for eventually getting me a bolsa! I unsuccessfully tried many times to retroactively pay relative to January 2012. As it is unpaid because of illegal action by FCT (which FCT was forced to stop perpetrating), how can I force Social Security to accept a payment relative to January 2012?

dmontesi
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado jan 26, 2013 4:25 pm
University/ Institute: Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra

Mensagem por dmontesi »

Escreví a minha "assistente pessoal" na CGD e esta é a resposta que recebí:

-------------------------------------------------------------------
Assunto RE: Pagamento Seguro Social Voluntario Tipo Assistente Comercial Data de recepção 25-01-2013 16:39 Mensagem
Boa Tarde,

Após contacto para a nossa linha de apoio ao Caixadirecta, foi-nos infomado de que este pagamento ainda não se encontra disponivel por falha de informação do Instituto de Segurança Social. Aconcelho-o a efectuar o pagamento deste mês junto da S.social, ou tentar efectuar o pagamento via telefone para o 707242424.

Cumprimentos,

----- Mensagem Original -----
De:
Para:
Enviada: 24-01-2013 13:35
Assunto: Pagamento Seguro Social Voluntario

Boa tarde,

Quando tento pagar o SSV de 2013 o sistema da a mensagem "Natureza do pagamento incorreta"

Nunca teve este problema, mais este ano já tentei pagar varias vezes e não consigo. Dado que devo pagar antes do final do mês, solicito que solucionem o problema com a maior brevidade.

Cumprimentos, Daniel.
-----------------------------------------------------------------------
Daniel

PD: Eu sempre paguei o SSV durante o mês, e não ao final do mês.

spca

Mensagem por spca »

dmontesi Escreveu:Escreví a minha "assistente pessoal" na CGD e esta é a resposta que recebí:

-------------------------------------------------------------------
Assunto RE: Pagamento Seguro Social Voluntario Tipo Assistente Comercial Data de recepção 25-01-2013 16:39 Mensagem
Boa Tarde,

Após contacto para a nossa linha de apoio ao Caixadirecta, foi-nos infomado de que este pagamento ainda não se encontra disponivel por falha de informação do Instituto de Segurança Social. Aconcelho-o a efectuar o pagamento deste mês junto da S.social, ou tentar efectuar o pagamento via telefone para o 707242424.

Cumprimentos,

----- Mensagem Original -----
De:
Para:
Enviada: 24-01-2013 13:35
Assunto: Pagamento Seguro Social Voluntario

Boa tarde,

Quando tento pagar o SSV de 2013 o sistema da a mensagem "Natureza do pagamento incorreta"

Nunca teve este problema, mais este ano já tentei pagar varias vezes e não consigo. Dado que devo pagar antes do final do mês, solicito que solucionem o problema com a maior brevidade.

Cumprimentos, Daniel.
-----------------------------------------------------------------------
Daniel

PD: Eu sempre paguei o SSV durante o mês, e não ao final do mês.
Ola

A regra sempre foi que se deve pagar, ate dia 20 de um dado mes, o SSV do mes anterior.
Mas basicamente o sistema nao tinha controlo nenhum e podias pagar no proprio mes, ou se calhar ate do mes seguinte ou de ha alguns meses atras - de proposito ou por engano.
Ao que tudo indica, o que pode ter acontecido é que resolveram implementar um controlo quanto a isso, e provavelmente a partir de agora so' podes pagar o SSV do mes anterior ate' ao dia 20 de cada mes. Portanto acho que nao vale a pena, para ja', entrar em panico. Se a partir de 1 de Fevereiro nao der para pagar o SSV do mes de Janeiro, ai ja' se calhar convem perceber o que se passa.
Se este "update" do sistema de facto tiver acontecido e ainda nao foi implementado em banca online, ai é outra questao.

Xana Who
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 05, 2012 3:18 pm
University/ Institute: UNL

Mensagem por Xana Who »

Caros,

Tentei hoje, dia 1 Fevereiro, como sempre faço, fazer o pagamento relativo ao mês anterior (Janeiro) e deu-me exactamente o mesmo erro que vocês falam.

O problema é que não posso ir à Seg Social uma vez que estou no estrangeiro!

Será que se pedir a alguém para ir pagar directamente à Seg Social, eles aceitam?

Obrigada.

nuclear
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2012 2:26 pm
University/ Institute: U L

Mensagem por nuclear »

Estava com o mesmo problema e acabei de ligar para a segurança social.
As taxas vão ser actualizadas e daí não ter sido possível ainda pagar, mas afiançaram-me que até dia 20 estaria tudo normalizado. Aconselharam-me a tentar pagar amanhã ou depois...

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

nuclear Escreveu:Estava com o mesmo problema e acabei de ligar para a segurança social.
As taxas vão ser actualizadas e daí não ter sido possível ainda pagar, mas afiançaram-me que até dia 20 estaria tudo normalizado. Aconselharam-me a tentar pagar amanhã ou depois...
Tb tive o mesmo problema ...ocorreu que seria essa a razão.
Obrigada por partilhares aqui essa info.

JimmyT
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado fev 02, 2013 8:10 pm
University/ Institute: Erasmus University Rotterdam

Mensagem por JimmyT »

Tal como o Diogo e pelos vistos outras pessoas estou na mesma situação. Telefonei para a Segurança Social e não me souberam esclarecer (nem indicar o contacto de quem o fizesse!). Aparentemente dever-se-à tratar de um problema no sistema informático da SS, uma vez que são aceites pagamentos referentes a 2012 e a impossibilidade só toca aos pagamentos de 2013. Uma vez que não posso ir aos balcões da SS, uma vez que estou no estrangeiro, queria perguntar se alguém que esteja em Portugal já o tentou fazer e/ou tentou pagar directamente através duma caixa multibanco (por netbanking não dá)?

Abraço a todos/as

JT

r_howie
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta nov 11, 2011 2:44 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico
Contacto:

Mensagem por r_howie »

JimmyT Escreveu:Uma vez que não posso ir aos balcões da SS, uma vez que estou no estrangeiro, queria perguntar se alguém que esteja em Portugal já o tentou fazer e/ou tentou pagar directamente através duma caixa multibanco (por netbanking não dá)?
Sim, tentei esta manhã pagar o SSV de janeiro numa caixa multibanco e deu erro (o erro dizia que ano e mês estavam errados, apesar de eu ter digitado "201301" corretamente - até tentei duas vezes para ter a certeza).

Penso que dentro de poucos dias será corrigido.
Travel is the cure for racism, bigotry and prejudice. Ciao,
-Giovanni

Diogo74
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Diogo74 »

Obrigado a todos pela actualização da informação.
Hoje fui tentar e continua a dar erro!
Tudo isto é risível, já que representa um retrocesso burocrático. Nos anos passados souberam (a SS) actualizar os valores sem que houvesse suspensão dos serviços. Enfim, a ver se tudo se corrige nos próximos dias!
Se tal não ocorrer, lá teremos de ir para as filas da SS fazer um pagamento como há 30 anos atrás. E ainda assim, só quem pode, porque (como vemos acima) temos colegas no estrangeiro com esta dificuldade também!

Abraço a todos,
(excepto à SS),
Diogo André Alagador

Responder