Resultados audiência prévia

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
blanca
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo out 14, 2012 1:30 am
University/ Institute: Universidade Técnica de Lisboa

Re: Resultados audiência prévia

Mensagem por blanca »

lsilva Escreveu:
blanca Escreveu: Olá! Escrevi uma mensagem ao moderador Tiago H. Silva (que até pode responder aqui nesta discussão se quiser) para sugerir como podemos fazer. Acho fundamental sermos um número consistente a pedir apoio e se calhar, por enquanto, somos pouquinhos.
Mas alinho claro. Embora, eu, sinceramente, quando penso a come resolver esta questão, lembro-me logo de fazer uma bela irrupção na loja do cientista, um sit-in pacífico até que alguém não nós da uma resposta... ;)
Obrigado blanca! acho que toda a ajuda nesse sentido é bemvinda.

Compreendo que a situação já chegou a um ponto em que apetece chegar lá e fazer um sit-in (como sugeres) e não sair de lá enquanto não houver solução :( mas receio que essa não seja a melhor atitude neste momento.

Como disse, se formos bastantes a manifestar o nosso descontentamento com esta situação e ao mesmo tempo disponíveis dialogar para encontrar solução junto da FCT seria o melhor.

Obrigado e boa sorte :smt006
Olá, desculpem pelo atraso, só agora pude escrever. O nosso moderador disse que a ABIC, dentro dos vários assuntos que está a tratar com a FCT, como a questão da docência recentemente resolvida, deve estar também em contacto por causa da demora na divulgação dos resultados da AP. Mesmo assim nos aconselha para o contacto email para o apoio ou para geral@abic-online.org.
Cada um manda uma mensagem?
Eu teria gostado que aparecessem mais pessoas aqui nesta discussão para fazer uma mensagem de conjunto mas se calhar é melhor escrever um post claro que cada um tem que mandar uma mensagem, talvez se mobilizem mais pessoas no anonimato..
Quanto a dia 9 de Março... enfim. Temos absolutamente que juntar as forças e fazer a máxima pressão! Bora pessoal!! ;)

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

blanca Escreveu:(...)

Olá, desculpem pelo atraso, só agora pude escrever. O nosso moderador disse que a ABIC, dentro dos vários assuntos que está a tratar com a FCT, como a questão da docência recentemente resolvida, deve estar também em contacto por causa da demora na divulgação dos resultados da AP. Mesmo assim nos aconselha para o contacto email para o apoio ou para geral@abic-online.org.
Eu teria gostado que aparecessem mais pessoas aqui nesta discussão para fazer uma mensagem de conjunto mas se calhar é melhor escrever um post claro que cada um tem que mandar uma mensagem, talvez se mobilizem mais pessoas no anonimato..
Quanto a dia 9 de Março... enfim. Temos absolutamente que juntar as forças e fazer a máxima pressão! Bora pessoal!! ;)
Ola.
Entendo a vossa ansiedade, tambem ja' estive à espera algumas vezes (embora nao exactamente da AP). No entanto, pelo que o Tiago disse, a ABIC esta consciente do problema. E ate' agora, sempre mostraram estar do lado dos bolseiros e tem feito o que podem para nos ajudar. Tenham tambem em conta que a ABIC é constituida por voluntarios que dao o pouco tempo que lhes resta para ajudar a generalidade dos bolseiros, sejam ou nao socios da ABIC - la ninguem é pago pelo que faz, tanto quanto sei, e o (provavelmente pouco) dinheiro que conseguem das quotas apenas serve para as despesas, se calhar nem isso. Por isso, parece-me um mau principio agora ir cada um de voces mandar um email para a ABIC a fazer pressao...

Boa sorte para que os resultados saiam tao cedo quanto possivel.

anidras
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo jun 18, 2006 3:41 pm
University/ Institute: ----

Mensagem por anidras »

spca Escreveu:
blanca Escreveu:(...)

Ola.
Entendo a vossa ansiedade, tambem ja' estive à espera algumas vezes (embora nao exactamente da AP). No entanto, pelo que o Tiago disse, a ABIC esta consciente do problema. E ate' agora, sempre mostraram estar do lado dos bolseiros e tem feito o que podem para nos ajudar. Tenham tambem em conta que a ABIC é constituida por voluntarios que dao o pouco tempo que lhes resta para ajudar a generalidade dos bolseiros, sejam ou nao socios da ABIC - la ninguem é pago pelo que faz, tanto quanto sei, e o (provavelmente pouco) dinheiro que conseguem das quotas apenas serve para as despesas, se calhar nem isso. Por isso, parece-me um mau principio agora ir cada um de voces mandar um email para a ABIC a fazer pressao...
Pois, mas como mínimo responder ao mail que já lhes foi enviado. Podiam dizer nem que fosse "obrigado pelo contacto. Estamos conscientes do problema e tentaremos solucionar".

Já se tentou contactar a FCT, já se tentou contactar a ABIC, que sugeres fazer?

spca

Mensagem por spca »

anidras Escreveu:(...)

Pois, mas como mínimo responder ao mail que já lhes foi enviado. Podiam dizer nem que fosse "obrigado pelo contacto. Estamos conscientes do problema e tentaremos solucionar".

Acho que o Tiago ja te disse que estao conscientes do problema.
Mais uma vez, a ABIC é apenas um grupo de voluntarios. Nao tem la ninguem a trabalhar. Se calhar ainda te vao responder, mas levam algum tempo a ver o email.
Em minha opiniao, resta-vos esperar. Se quiserem fazer alguma pressao sobre os funcionarios da FCT, como disse acho inutil, mas ainda acho compreensivel. A meu ver, encher a ABIC de mails em jeito de protesto nao so é inutil (pois eles estao conscientes do problema, que nao é novo, e certamente estao a fazer o que podem) como desmotiva quem la estiver - pelo menos eu acho que me sentiria enxovalhado se fosse comigo, o que certamente nao motiva.

Tambem poderas sempre juntar-te de futuro à ABIC e procurar ajudar a que as coisas corram melhor...

spca

Mensagem por spca »

spca Escreveu:

Mais uma vez, a ABIC é apenas um grupo de voluntarios. Nao tem la ninguem a trabalhar. Se calhar ainda te vao responder, mas levam algum tempo a ver o email.
Em minha opiniao, resta-vos esperar. Se quiserem fazer alguma pressao sobre os funcionarios da FCT, como disse acho inutil, mas ainda acho compreensivel. A meu ver, encher a ABIC de mails em jeito de protesto nao so é inutil (pois eles estao conscientes do problema, que nao é novo, e certamente estao a fazer o que podem) como desmotiva quem la estiver - pelo menos eu acho que me sentiria enxovalhado se fosse comigo, o que certamente nao motiva.

Tambem poderas sempre juntar-te de futuro à ABIC e procurar ajudar a que as coisas corram melhor...
Uma vez que o Tiago TE disse para lhes mandares outro mail, penso que nao se perde nada em fazeres isso. Agora, nao concordo com o apelo a enviar mails em massa, pelas razoes acima expostas.

Boa sorte para uma rapida saida dos resultados.

anidras
cientista regular
cientista regular

Mensagem por anidras »

Eu tb n sou a favor do envio massivo de e-mails. Acho que já deixei isso claro aqui
Disseram para mandar mail para o apoio ou o geral. Certamente porque pensam que ainda n se enviou nenhum e-mail.

O grande problema já não é tanto a demora mas sim as razões que levam à demora. Se as razões que levam à demora são razões orçamentais pode estar a ser posta em causa a verdade porque, como disse anteriormente, ter ou não ter razão nesta situação de AP deve ser independente do orçamento. Acho que de aqui advém a gravidade do assunto

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

É engraçado como algumas pessoas falam da ABIC como se fossem os seus mordomos que têm que tratar da sua vidinha toda.

blanca
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo out 14, 2012 1:30 am
University/ Institute: Universidade Técnica de Lisboa

Mensagem por blanca »

spca Escreveu:
spca Escreveu:

Uma vez que o Tiago TE disse para lhes mandares outro mail, penso que nao se perde nada em fazeres isso. Agora, nao concordo com o apelo a enviar mails em massa, pelas razoes acima expostas.

Boa sorte para uma rapida saida dos resultados.
Olá, vamos lá ver uma coisa, achas verdadeiramente que iria haver um envio de massa de emails? Aqui estamos uns 3-4 a debater sobre a questão, se calhar há mais uns outros que não intervêm mas duvido que iriam chegar dezenas de mensagens. Mesmo assim, eu também sou para enviar um email colectivo, e não é para fazer pressão à ABIC (essa deve-se fazer com a FCT), trata-se de dar conhecimento. É importante que nós bolseiros exprimamos o nosso ponto de vista, a própria ABIC impulsionou as reuniões de bolseiros nas várias instituições para estar a par das condições em que trabalham.

E desculpa spca, eu acho que aqui não è apenas uma questão de ansiedade. A minha pessoal é uma questão de revolta perante um sistema de atribuição de bolsas que não funciona, onde a AP é mais uma parvoíce quando poderia ser a FCT desde logo a atribuir o mérito do candidato e da instituição evitando os "erros" dos paneis. Entre os que remeteram comentários na AP há de certeza muitos injustiçados que deveriam já estar a receber a bolsa. A vida do bolseiro é precária, todos sabemos, mas assim é demais.

Eu vou enviar um email à ABIC a comunicar que há uma discussão aberta sobre a vidinha dos nossos resultadinhos da AP...

ssneves
Sócios
Sócios
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por ssneves »

Caros colegas,

Gostava apenas de avisar que a ABIC, e o seu Grupo de Apoio ao Bolseiro, estão informados sobre a demora inexplicável na divulgação dos resultados da Audiência Prévia do último concurso de bolsas, e que já estamos a tentar obter uma resposta da FCT.

Aproveito para esclarecer que na ABIC somos todos voluntários e bolseiros de investigação a tempo inteiro - e somos também muito poucos para o muito trabalho e problemas que existem. Em virtude do grande nº de pedidos e mensagens que recebemos, damos prioridade de resposta aos sócios da ABIC - Mas mesmo os sócios têm que esperar, porque, desde há mais de 3 anos, que somos apenas duas pessoas, e muitas vezes apenas uma, a responder a todas as mensagens e pedidos de ajuda que recebemos no Apoio ao Bolseiro, que são centenas...

Em 2012, a conta do Apoio ao Bolseiro da ABIC recebeu mais de 500 pedidos de ajuda e de esclarecimentos, alguns dos quais ainda estamos a tentar responder - O problema é que as mesmas (poucas) pessoas da ABIC que estão a ler e a responder a emails, são também aquelas que estão a contactar a FCT e juristas dos sindicatos para obter esclarecimentos jurídicos (que não podemos obter para tudo, pois não temos apoio jurídico próprio!), ou a participar em reuniões na FCT ou no Ministério, ou na Assembleia da República, tudo para procurar soluções para os muitos problemas que existem.

Sim, a ABIC podia fazer muito mais do que faz - Mas para isso são precisos muitos mais voluntários (e sócios!), que levem a sério os compromissos que voluntariamente assumem, dentro das suas possibilidades, para ajudar no trabalho da associação.

Cumprimentos,
Susana

----------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC

Associação dos Bolseiros de Investigação Científica
http://www.abic-online.org/

idro
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta dez 10, 2008 4:36 pm
University/ Institute: IST

Mensagem por idro »

Muito obrigado Susana, e obrigado a toda a (pouca) gente que colabora com a ABIC. É muito bom saber que há alguém (de nós) a lutar por nós. Acho que neste agradecimento falo em nome de muitas pessoas anónimas que se beneficiam do vosso trabalho. Obrigado!

Há mais alguém a quem lhe tenha sido dada a data de 9 de Março quando perguntou à FCT?
Eu não vejo a necessidade de tantos meses pela AP... precisava mesmo de ter uma resposta o antes possível.

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Mensagem por mc86 »

Não estou confiante nessa data...
Por um lado, se houvesse data não diriam oficialmente ? para que todos soubessem?
Por outro lado, se realmente te disseram 9 de Março e não é verdade, parece-me falta de respeito para contigo, pelo que também não acredito que descessem tão baixo...

Obrigada de qq forma a ABIC pelo apoio aos bolseiros

Maria F
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta nov 15, 2012 3:07 pm
University/ Institute: FCUP

Mensagem por Maria F »

Olá a todos!!

Eu acho muito estranho a FCT avançar com uma data (9 de Março) se ao email no qual fiz a mesma pergunta a FCT respondeu-me que não tinham data prevista. E quando passei na loja do Cientista, na semana passada, a resposta foi a mesma, aliás que tencionavam ainda publicar esses resultados em Janeiro.

Cumprimentos,

Maria

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Pois...janeiro parece me mais coerente esta resposta..

lsilva
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jan 07, 2013 12:26 pm
University/ Institute: LIP

Mensagem por lsilva »

mc86 Escreveu:Pois...janeiro parece me mais coerente esta resposta..
Com todo respeito ... não sei como te pode parecer Janeiro mais (ou menos) coerente que Março ... :shock:

Ainda para mais, por que Janeiro está a acabar ...e ainda não há resultados da AP :(

Acho que nem as pessoas da FCT que lidam connosco sabem quando irá ser :roll:

Boa sorte e continuamos à espera ...

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Parece-me coerente na medida em que nos outros anos os prazos (em meses) têm sido semelhantes, e não quase em cima do anúncio do proximo concurso, bem como conheço varias pessoas que lhes foi dito propavelmente Janeiro ou pouco depois...

De qualquer forma, acho que é indiferente qualquer tipo de adivinha relativa a datas.
Como não há prazo, legalmente não ha erro, e só temos de esperar.

lsilva
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jan 07, 2013 12:26 pm
University/ Institute: LIP

Mensagem por lsilva »

mc86 Escreveu:Parece-me coerente na medida em que nos outros anos os prazos (em meses) têm sido semelhantes, e não quase em cima do anúncio do proximo concurso, bem como conheço varias pessoas que lhes foi dito propavelmente Janeiro ou pouco depois...

De qualquer forma, acho que é indiferente qualquer tipo de adivinha relativa a datas.
Como não há prazo, legalmente não ha erro, e só temos de esperar.
Só para te relembrar a ti e aos restantes membros deste forum que no concurso do ano passado os resultados da AP foi algures nos dias 20 de Dezembro.

E já ouvi de casos em que o resultado da AP veio no mês de Maio ...

Portanto, avançar com datas é qualquer um pode ... é nesta incerteza que estamos.

spca

Mensagem por spca »

lsilva Escreveu:(...)
Só para te relembrar a ti e aos restantes membros deste forum que no concurso do ano passado os resultados da AP foi algures nos dias 20 de Dezembro.
(...)
Ola
Conforme http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=5091
Sairam (AP) em 29 de Dezembro, tendo os resultados do concurso saido a 16 de Setembro.
Este ano os resultados sairam mais ou menos um mes depois (salvo erro, 12 de Outubro). Portanto, fazendo o paralelo, agora esta-se a chegar mais ou menos ao mesmo numero de dias em que sairam o ano passado.

Boa sorte para uma rapida saida.

ssneves
Sócios
Sócios
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por ssneves »

Caros colegas,

A ABIC já questionou a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) sobre a grande demora na saída dos resultados da Audiência Prévia e sobre a falta de previsão de uma data para a divulgação destes resultados.

A FCT respondeu rapidamente ao nosso contacto, mas, infelizmente, as notícias não são boas.
Fomos informados que houve neste concurso (2012) um nº muito elevado de pedidos de Audiência Prévia (AP) - 1591 pedidos para ser precisos.
Para além do nº extraordinário de pedidos, o Departamento de Formação de Recursos Humanos (DFRH) da FCT está com um nº muito reduzido de funcionários (menos de 10, tanto quanto sabemos) para tratar de todos os processos de bolsa e de candidaturas. Por estes motivos, existe este ano uma demora muito superior na resposta à AP, quando comparada a anos anteriores.

A FCT informou que, lamentavelmente, a previsão para a divulgação de resultados da Audiência Prévia é apenas para 8 de Março (2013).

Confesso que eu própria fiquei muito surpreendida com esta previsão, pois nunca antes a saída de resultados da AP tinha demorado tanto tempo (as grandes demoras costumavam ser apenas na saída dos resultados dos recursos, o que já era bastante negativo...). Por isso, a ABIC pediu a confirmação da informação para garantir que não havia engano no mês indicado (o contacto e resposta foram feitos por escrito). E, infelizmente, a informação foi confirmada, com a justificação do nº muito elevado de pedidos e as limitações no nº de funcionários que estão a analisar (e responder) individualmente todos os casos.

Para quem não saiba, esclareço que a FCT tem actualmente cerca de 10.000 processos de bolsa activos, que são tratados pelos mesmos (poucos) funcionários do DFRH da FCT que tratam dos milhares de candidaturas a bolsas todos os anos.

A situação é muito lamentável, e só poderá ser resolvida com o aumento do nº de funcionários na FCT. Uma situação que só os reponsáveis máximos na tutela (Ministério da Educação e Ciência) e no Governo, podem resolver.

A ABIC irá reclamar, mais uma vez, junto do Ministério sobre a situação de grandes demoras nas respostas a pedidos relativos a processos de bolsa e de candidaturas, uma situação que prejudica os bolseiros e candidatos a bolsa que não conseguem receber da FCT atendimento atempado, como é o dever de uma instituição pública.

Infelizmente, a lei não nos ajuda nesta reclamação, pois não existem prazos legais para resposta à Audiência Prévia (ou ao Recurso). A lei (Código do Procedimento Administrativo) refere apenas que "a audiência prévia suspende a contagem dos prazos em todos os procedimentos administrativos".

Sugerimos aos colegas afectados que apresentem também as suas reclamações junto ao Ministério da Educação e Ciência, para que garanta a contratação de mais funcionários na FCT, assim como a desburocratização na análise de processos de bolsa ou de candidaturas. Podem encontrar os contactos do Ministério nesta página:
http://www.portugal.gov.pt/pt/os-minist ... encia.aspx

Os colegas podem também enviar as suas reclamações para os Grupos Parlamentares (http://www.parlamento.pt/Paginas/Contactos.aspx).

Com os melhores cumprimentos,

Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC

Associação dos Bolseiros de Investigação Científica
http://www.abic-online.org/

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Obrigadissima. Sempre é aquela data. Assim há uma confirmação mais viável.

anidras
cientista regular
cientista regular

Mensagem por anidras »

O problema não é o nº reduzido de funcionários da FCT
O problema são os mais de 1500 processos de AP que se devem não ao reduzido nº de funcionários mas à falta de transparencia da FCT nos regulamentos, nas fichas de avaliação e, em geral, em todo o processo de avaliação e atribuição das bolsas.

Responder