Já alguém recebeu cópia do contrato assinada pela FCT?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
pbranco
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 04, 2012 10:14 am
University/ Institute: FMUP

Re: Já alguém recebeu cópia do contrato assinada pela FCT?

Mensagem por pbranco »

Liguei hoje para a FCT e disseram-me que vão nos processos de "meados" de Novembro. Portanto, presumo que ainda falte um bocado até chegarem a Dezembro (no meu caso, dia 3).

Depois dai até processarem o contracto que vou enviar, e começar a receber, ainda vão ser uns belos dias.

ruiefs
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado out 13, 2012 1:31 pm
University/ Institute: Universidad Autonoma de Madrid

Mensagem por ruiefs »

Submeti os documentos no dia 19 de Novembro e ainda nao tenho o contrato disponível para assinar. Liguei hoje e disseram-me que iam nos processos de meados de Novembro.

Outra coisa que perguntei foram que documentos seriam necessários em formato original ou como cópias autenticadas. Disseram-me que apenas o esclarecimento da situaçao profissional e os certificados de habilitaçoes, todos os outros podem ser cópias normais.

Daquelas que já enviaram os documentos como mandaram os documentos?

ACReb
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 18, 2012 10:28 am
University/ Institute: UMinho

Mensagem por ACReb »

Eu tive o contrato disponivel para assinar a 22 de Novembro. devo ter enviado tudo dia 27 ou 28 já que estava ausente do país.

Recebi o contrato em casa na semana do Natal se não estou em erro. Mas pagamento não recebi nenhum ainda.

Alguém já recebeu deste último concurso??

azcarraga
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jan 07, 2013 11:14 am
University/ Institute: FCT-UNL

Mensagem por azcarraga »

azcarraga Escreveu:
spca Escreveu:
Matrix Escreveu:Olá a todos! :)
Foi-me concedida Bolsa Pós Doc.
Submeti todos os documentos em 01/NOV, mas não obtive qualquer resposta.

Quanto tempo decorreu entre a submissão dos documentos e a emissão do contrato?
Receberam um e-mail?

Obrigado.

Abraço,
Matrix
Ola
A partida estaras na mesma situacao que aqui e discutida, e como tal, nao me parece que haja problemas por ainda nao teres recebido o contrato, estaras dentro da demora "normal".
Ola,

Estou na mesma situação (bolsa BPD) mas eu submeti os meus documentos em 16/Nov.
Ainda não recebi o email para aceder/assinar o contrato (que devia começar no 01/01/2013...)
Alguém sabe se esta demora é "normal"?
O contrato que será emitido (eventualmente) terá 01/01/2013 data do inicio?

Muito obrigado!
Finalmente o meu contrato (BPD) estive disponível para assinar em Janeiro 17 (sim, exactamente dois meses depois de ter submetido os documentos).
Mas a data do inicio dos trabalhos foi adiada (eu queria começar no 01/01/2013):

Tendo em conta a data de submissão dos documentos e de acordo com o disposto no Edital do Concurso para Atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento - 2012, segundo o qual as bolsas não poderão ter início antes da receção pela FCT de toda a documentação de suporte á candidatura, que deve ocorrer com uma antecedência mínima de 60 dias úteis em relação à data prevista para o início da Bolsa, informamo-lo que a data de início da sua bolsa foi alterada para 01/02/2013.

Boa sorte!!

georuben
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 23, 2013 8:20 am
University/ Institute: Instituto Dom Luiz

Mensagem por georuben »

Hello,

I submitted all the documents required by the end of November and I chose February 1st as the starting day of my contract. I am still waiting for the FCT to give an answer (I do not know how many email I have sent them). There are only 9 days left...
I assume I am not going to start in February but, should I do something if the day comes and I still have no answer from FCT? I mean, should I go to my host institution and start working? I have no clue if FCT does retroactive approval of contracts but it looks silly to me to go there and wait.

Feel free to answer in Portuguese. I can read it but I am not good at writing it, sorry.

Rubén

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

georuben Escreveu:Hello,

I submitted all the documents required by the end of November and I chose February 1st as the starting day of my contract. I am still waiting for the FCT to give an answer (I do not know how many email I have sent them). There are only 9 days left...
I assume I am not going to start in February but, should I do something if the day comes and I still have no answer from FCT? I mean, should I go to my host institution and start working? I have no clue if FCT does retroactive approval of contracts but it looks silly to me to go there and wait.

Feel free to answer in Portuguese. I can read it but I am not good at writing it, sorry.

Rubén
Hi.
FCT used to do retroactive paying, but since this year the rules changed, I don't know if they will.
I think the best is that you contact your supervisor about what to do.
I don't know if you want to start working in February without being sure you will get paid in February. If you want to start working anyway, perhaps you can tell your supervisor that. If you only want to start working when you are sure of the starting date of your payment, perhaps you should tell your supervisor that (eventually stressing that you are not getting paid and need to find some temporary work until you start to get paid, for example). He/she also might prefer that you only start when your fellowship is OK. Anyway, I think that the best is that you talk to your supervisor, it's a bad start that you don't tell him/her anything and you don't show up in the supposed starting date.

Good luck.

georuben
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 23, 2013 8:20 am
University/ Institute: Instituto Dom Luiz

Mensagem por georuben »

spca Escreveu:
georuben Escreveu:Hello,

Rubén
Hi.
FCT used to do retroactive paying, but since this year the rules changed, I don't know if they will.
I think the best is that you contact your supervisor about what to do.
I don't know if you want to start working in February without being sure you will get paid in February. If you want to start working anyway, perhaps you can tell your supervisor that. If you only want to start working when you are sure of the starting date of your payment, perhaps you should tell your supervisor that (eventually stressing that you are not getting paid and need to find some temporary work until you start to get paid, for example). He/she also might prefer that you only start when your fellowship is OK. Anyway, I think that the best is that you talk to your supervisor, it's a bad start that you don't tell him/her anything and you don't show up in the supposed starting date.

Good luck.
Thanks for your quick response.
My supervisor knows about my situation (we have talked about it a lot) and he is not getting answers from FCT either. I am not eager to go there and start working without being covered but I do not know if the FCT may assume I will be there on February 1st, regardless I have signed the contract or not. This would not be the first time I face very weird situations with administration, and I basically have no idea how things work in Portugal. That is why I am asking for advice.

I guess the only thing I can do is wait for the ¨FCT email¨ and relax!!

spca

Mensagem por spca »

georuben Escreveu:(...)
Thanks for your quick response.
My supervisor knows about my situation (we have talked about it a lot) and he is not getting answers from FCT either. I am not eager to go there and start working without being covered but I do not know if the FCT may assume I will be there on February 1st, regardless I have signed the contract or not. This would not be the first time I face very weird situations with administration, and I basically have no idea how things work in Portugal. That is why I am asking for advice.

I guess the only thing I can do is wait for the ¨FCT email¨ and relax!!
Hi again.
Basically the only control that FCT has over you is what your supervisor and host institution tells them (and the host institution in most cases says things according to the information they get from your supervisor), usually only at the time of the fellowship renewal (around 2-3 months before the end of each year of grant). Therefore, if your supervisor agrees that you should not go to work, it's OK.
If by any chance there is some extra control by the host institution, your supervisor should tell you.

Good luck.

MRJJ
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 23, 2013 10:05 pm
University/ Institute: UTL

Mensagem por MRJJ »

Alguém de psicologia (BD 2012) já recebeu e assinou o contrato com a FCT? Começou logo a receber?

Obrigada

Mismis
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça out 23, 2012 4:37 pm
University/ Institute: Universidade do Algarve

Mensagem por Mismis »

MRJJ Escreveu:Alguém de psicologia (BD 2012) já recebeu e assinou o contrato com a FCT? Começou logo a receber?

Obrigada
Boas

Eu recebi o contrato no início desta semana, penso (e espero) que começarei a receber dia 1 de Fevereiro com retroactivos do mês de Janeiro, uma vez que a FCT paga sempre no dia 1 de cada mês.

Saudações académicas.

sofiab.
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta nov 18, 2009 3:31 pm
University/ Institute: FCSH

Mensagem por sofiab. »

Mismis Escreveu:
MRJJ Escreveu:Alguém de psicologia (BD 2012) já recebeu e assinou o contrato com a FCT? Começou logo a receber?

Obrigada
Boas

Eu recebi o contrato no início desta semana, penso (e espero) que começarei a receber dia 1 de Fevereiro com retroactivos do mês de Janeiro, uma vez que a FCT paga sempre no dia 1 de cada mês.

Saudações académicas.
Olá! Já agora deixa-me fazer-te uma pergunta: Quando é que enviaste os documentos oficiais/originais à FCT? Pergunto porque entreguei em mão no dia 21 de Dezembro e nessa altura me disseram que receberia no dia 1 de Fevereiro com retroactivos de Janeiro. No dia 10 de Janeiro recebi um email a dizer que me iam enviar o contracto assinado, mas até agora ainda não o recebi!

Muito Obrigada!

Mismis
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça out 23, 2012 4:37 pm
University/ Institute: Universidade do Algarve

Mensagem por Mismis »

sofiab. Escreveu:
Mismis Escreveu:

Obrigada
Boas

Saudações académicas.
Olá! Já agora deixa-me fazer-te uma pergunta: Quando é que enviaste os documentos oficiais/originais à FCT? Pergunto porque entreguei em mão no dia 21 de Dezembro e nessa altura me disseram que receberia no dia 1 de Fevereiro com retroactivos de Janeiro. No dia 10 de Janeiro recebi um email a dizer que me iam enviar o contracto assinado, mas até agora ainda não o recebi!

Muito Obrigada!

Bom dia,

O meu caso é um pouco particular, uma vez que lacrei o processo a 23-10-2012, e no dia 7 de Novembro foi-me disponibilizado o contrato em PDF mas ao mesmo tempo informaram-me que iriam alterar a minha bolsa de estrangeira para mista. Como recorri da decisão, não pude enviar o contrato assinado com os documentos até resolver a situação, aproximadamente três semanas depois. Ou seja, enviei os documentos originais por volta de dia 3 de Dezembro.
O funcionário da FCT encarregue do meu processo disse-me que o mais provável era que recebesse em Fevereiro com retroactivos do mês de Janeiro, e como te disse o contrato chegou no início desta semana, por isso espero começar a receber para o mês que vem. É possível que recebas o contrato daqui a uns dias, mas também é possível que se tenha extraviado nos correios, pois a FCT não envia a carta por correio registado. Se não começares a receber no dia 1 de Fevereiro, o melhor será ligares para lá.
Espero ter ajudado com a resposta.

sofiab.
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por sofiab. »

Ok, de qualquer das maneiras enviaste os documentos finais umas semanas antes de mim portanto é provável que o teu processo se faça antes do meu... Vamos ver como corre! Eu estava com esperança de receber no mês de Fevereiro porque foi o que me disseram, mas assim não sei! Vou ver se recebo o contracto entretanto!
Muito Obrigada e Sorte

abpl
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 06, 2011 5:30 pm
University/ Institute: Lisboa

Mensagem por abpl »

Olá a todos,

Recebi o primeiro pagamento da bolsa no dia 1 de janeiro 2013. Alguém me pode informar a que data fazem a transferência ou enviam o aviso por mail? Este mês já receberam o vosso? É que eu ainda não recebi nenhum aviso...
Obrigada.

spca

Mensagem por spca »

abpl Escreveu:Olá a todos,

Recebi o primeiro pagamento da bolsa no dia 1 de janeiro 2013. Alguém me pode informar a que data fazem a transferência ou enviam o aviso por mail? Este mês já receberam o vosso? É que eu ainda não recebi nenhum aviso...
Obrigada.
Ola.
Normalmente é no primeiro dia util do mes ou o ultimo dia util do mes anterior - portanto devia neste caso ser entre amanha, 31 Jan, ou depois, 1 Fev. Normalmente o mail é mandado mais ou menos quando é feito o pagamento mas por vezes pode haver um dia ou 2 de diferenca (ou mesmo nem ser mandado por lapso, mas isso é muito raro) - portanto convem verificar a conta bancaria antes de tirar conclusoes precipitadas que a FCT nao pagou por nao receberem o mail...

Boa sorte.

abpl
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 06, 2011 5:30 pm
University/ Institute: Lisboa

Mensagem por abpl »

spca Escreveu:

Obrigada.
Ola.
Normalmente é no primeiro dia util do mes ou o ultimo dia util do mes anterior - portanto devia neste caso ser entre amanha, 31 Jan, ou depois, 1 Fev. Normalmente o mail é mandado mais ou menos quando é feito o pagamento mas por vezes pode haver um dia ou 2 de diferenca - portanto convem verificar a conta bancaria antes de tirar conclusoes precipitadas que a FCT nao pagou por nao receberem o mail...

Boa sorte.
Olá,
Vou então aguardar mais uns dias...
Obrigada!

ACReb
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por ACReb »

abpl Escreveu:
spca Escreveu:

Obrigada.
Ola.
Normalmente é no primeiro dia util do mes ou o ultimo dia util do mes anterior - portanto devia neste caso ser entre amanha, 31 Jan, ou depois, 1 Fev. Normalmente o mail é mandado mais ou menos quando é feito o pagamento mas por vezes pode haver um dia ou 2 de diferenca - portanto convem verificar a conta bancaria antes de tirar conclusoes precipitadas que a FCT nao pagou por nao receberem o mail...

Boa sorte.
Olá,
Vou então aguardar mais uns dias...
Obrigada!
Pelo que sei pelo menos quando tinha bolsa de Doutoramento desde que iniciavam os pagamentos, recebia-se sempre certinho! Por isso não me parece motivo de preocupação! Acho que quem ainda não recebeu é que ainda está na expectativa se será agora em Fevereiro ou não...espero que sim!

Boa sorte!

sofiab.
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por sofiab. »

Olá!

Recebi agora um email a dizer que o meu contrato foi-me hoje enviado pelo correio assinado. Tenho data de inicio de pagamento da bolsa para dia 1 de Janeiro mas esse pagamento não foi ainda efectuado. Quando entreguei os papeis originais disseram-me que receberia dia 1 de Fevereiro.

Gostava de perguntar se o contrato assinado tem de ser mesmo enviado algum tempo antes do pagamento da bolsa ou que é possível que eu receba agora no dia 1 de Fevereiro?

Muito Obrigada!

ACReb
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por ACReb »

Olá Sofia,
EU não te sei responder. O que posso dizer é que recebi o meu contrato assinado em Dezembro,na semana do Natal, e ainda não efetuaram nenhum pagamento.

Boa sorte.

sofiab.
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por sofiab. »

ACReb Escreveu:Olá Sofia,
EU não te sei responder. O que posso dizer é que recebi o meu contrato assinado em Dezembro,na semana do Natal, e ainda não efetuaram nenhum pagamento.

Boa sorte.

Ok, que pena! Enfim amanhã saberei!
Quanto a ti boa sorte mas julgo que entre hoje e amanhã deves ter uma boa noticia (no email e na conta bancária).

Boa sorte com isso. Se entretanto alguém tiver uma experiencia diferente gostava que partilhassem!

Responder