Erro no calculo do mérito do candidato - Audiencia prévia

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
opereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado out 13, 2012 9:18 pm
University/ Institute: Universidade da Beira Interior

Erro no calculo do mérito do candidato - Audiencia prévia

Mensagem por opereira »

Ola,

No calculo do mérito pessoal é usado as notas dos graus académicos (licenciatura e mestrado) e o mérito científico.

Acontece que o meu calculo da classificação base está errado e o mesmo proporcionou o não acesso à BD.

Acredito que ao fazer reclamação, a FCT corrija o erro e me atribua a bolsa.

No entanto, pergunto se é possível expor este problema já na audiência prévia. Aparentemente sim, pois segundo a FCT "Essas observações, que devem apenas incidir sobre aspectos processuais e eventuais erros de natureza administrativa.."

Se alguém tem / teve algum problema semelhante agradecia o seu feedback.

Cumprimentos,
Orlando

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Erro no calculo do mérito do candidato - Audiencia prév

Mensagem por spca »

Olá

Se existem erros de cálculos errados, acho que deves apresentar reclamação na AP.

Boa sorte

opereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado out 13, 2012 9:18 pm
University/ Institute: Universidade da Beira Interior

Mensagem por opereira »

Olá,

Sim, o erro está mesmo no cálculo, tudo o resto está correcto.

O valor do mérito pessoal difere 1 valor do qual deveria ter.

Ou seja, em vez de 4.5, tenho apenas 3.5.

Obrigado.

Queentrix
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta fev 11, 2011 4:52 pm
University/ Institute: UTAD

Mensagem por Queentrix »

Em 2009 aconteceu-me isso a mim. E foi resolvido em audiência previa. Sendo que os resultados (2ª fase) tinham saído no inicio de outubro (como agora) e o resultado da audiência previa saiu a 15 de Dezembro.

Boa sorte!

Rotiv
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
University/ Institute: Paris

Mensagem por Rotiv »

Mas no cálculo do mérito científico entram também os graus académicos obtidos e as respectivas classificações ? a minha avaliação apenas foi justificada por artigos e conferências, e nos comentários não referiram os graus académicos. Como sei se contaram os graus académicos, e como os contaram ?

Queentrix
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta fev 11, 2011 4:52 pm
University/ Institute: UTAD

Mensagem por Queentrix »

Na loja do cientista, podes pedir para consultar a ata da tua avaliação. E ter aceso a essa informação.
Rotiv Escreveu:Mas no cálculo do mérito científico entram também os graus académicos obtidos e as respectivas classificações ? a minha avaliação apenas foi justificada por artigos e conferências, e nos comentários não referiram os graus académicos. Como sei se contaram os graus académicos, e como os contaram ?

Rotiv
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Rotiv »

Nesse caso pode ter havido erro ou omissão na consideração a ter face aos graus académicos e respectivas classificações ?
Mas porque não vêm estes dados na ficha de avaliação disponibilizada on-line ?
Se a solução é ir pessoalmente à loja do cientista em Lisboa, e dado que muita gente mora longe de Lisboa, fica sem se poder verificar essa avaliação...

spca

Mensagem por spca »

Rotiv Escreveu:Nesse caso pode ter havido erro ou omissão na consideração a ter face aos graus académicos e respectivas classificações ?
Se a solução é ir pessoalmente à loja do cientista em Lisboa, e dado que muita gente mora longe de Lisboa, fica sem se poder verificar essa avaliação...
Olá.
O mais normal é que apenas contem com o trabalho científico para as BPD. Os graus de uma forma geral apenas dão acesso ao concurso (se não tivesse doutoramento não podia concorrer a BPD), ainda que numa área ou outra possam ser tidos em conta para a classificação.
Pode pedir para marcar um dia para consultar as actas para id.bolsas@fct.pt Mas no presente possivelmente demorará a lhe responderem, imagino que não faltem mails das pessoas que querem reclamar do concurso.
Cumprimentos

Rotiv
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Rotiv »

Mas a classificação obtida na formação académica também devia ser tida em conta para avaliar o mérito do candidato (Suficiente, Bom, e Muito Bom).Se não, colocam-se toidos os candidatos ao mesmo nivel (todas as licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos). Uma pessoa com nota baixa e uma pessoa com nota alta no Mestrado ou no Doutoramento devem ficar em igualdade de circunstâncias ? de acordo com o que me disse, sim, e isso é injusto.

ciencia
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta mai 03, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por ciencia »

spca Escreveu:
Rotiv Escreveu:Nesse caso pode ter havido erro ou omissão na consideração a ter face aos graus académicos e respectivas classificações ?
Olá.
O mais normal é que apenas contem com o trabalho científico para as BPD. Os graus de uma forma geral apenas dão acesso ao concurso (se não tivesse doutoramento não podia concorrer a BPD), ainda que numa área ou outra possam ser tidos em conta para a classificação.
Pode pedir para marcar um dia para consultar as actas para id.bolsas@fct.pt Mas no presente possivelmente demorará a lhe responderem, imagino que não faltem mails das pessoas que querem reclamar do concurso.
Cumprimentos
Olá colegas!
Tenho o mesmo problema mas com o pos-doutoramento. Atribuiram-me um mérito do candidato que não faço a mínima ideia como foi calculado, pois não dão qualquer explicação concreta e no guião a que todos nós temos acesso isso não está explicitado. acontece que as contas que faço não dão esse valor. Supostamente nas observações não deveria ser explicado detalhadamente como foi feito o cálculo, como obriga o guião "Cabe aos coordenadores dos painéis garantir que, no preenchimento das fichas de avaliação, os avaliadores justificam as suas classificações com argumentos substantivos que permitam compreender o julgamento feito e ajudem o candidato a melhorar uma futura candidatura, se for esse o caso. Os candidatos têm acesso às transcrições das fichas de avaliação, pelo que as classificações e justificações devem ser claras e coerentes. Pede-se aos coordenadores dos painéis uma especial atenção a esta questão."
Têm informações sobre a cotação de cada paper usado no cálculo do mérito?
Muito obrigados!

blanca
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo out 14, 2012 1:30 am
University/ Institute: Universidade Técnica de Lisboa

Mensagem por blanca »

Olá, também concorri a BPD e fiquei a 0,02 da linha de corte...
Acho absolutamente necessário saber como foi calculado o mérito, pois é a única maneira de perceber o que contestar na AP.
Agora não sei se é melhor enviar um email e esperar uma resposta ou ir a loja do cientista.

cmrp
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por cmrp »

blanca Escreveu:Olá, também concorri a BPD e fiquei a 0,02 da linha de corte...
Acho absolutamente necessário saber como foi calculado o mérito, pois é a única maneira de perceber o que contestar na AP.
Agora não sei se é melhor enviar um email e esperar uma resposta ou ir a loja do cientista.
Eu estou na mesma, mas para BD. Não me disseram o que tiveram em conta - aliás o avaliador não gastou mais de 10 palavras em nenhuma das 3 secções - mas sei que aquela classificação era impossível. E agora escrevo o quê para a AP? Não sei o que fazer, mas vivo longe de lisboa e não me apetecia muito ter de ir lá por um erro que não é meu...

P.S. - tendo em conta o enorme número de erros que por aqui se vê, ainda alguém acredita que as candidaturas são vistas por 2 membros do painel? Bullshit I say!

spca

Mensagem por spca »

blanca Escreveu:Olá, também concorri a BPD e fiquei a 0,02 da linha de corte...
Se fores à loja do cientista sem marcação prévia, em princípio não te deixam ver as actas, é preciso marcação, mas deves poder fazer essa marcação lá de imediato.
Podes tratar de marcar por mail (id.bolsas@fct.pt com a referência da candidatura no subject) mas devem demorar a responder.
Boa sorte.

Responder