Resultados Bolsa Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
blanca
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo out 14, 2012 1:30 am
University/ Institute: Universidade Técnica de Lisboa

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por blanca »

csmcm Escreveu:
florinda Escreveu:Bom dia colegas

Preciso de que alguém me esclareça, por favor:
Candidatei-me a uma BPD.
1. Alguém me sabe disser se a nota de licenciatura conta para a BPD como para a BD?
2. Qual é a classificação do mestrado? E do doutoramento?
3. Como é que avaliam os artigos, conferencias, é por percentagem?
Se me puderem ajudar, agradeço imenso, porque penso que o mérito do candidato na BPD é avaliada de forma ambígua.
Felicidades aos bolseiros.
Tenho exactamente a mesma dúvida. Aliás, há três anos, quando concorri à minha actual BPD, tive 5 no "mérito do candidato" e agora só tive 4.5! Alguém nos pode ajudar a entender a avaliação do mérito do candidato em BPD?
Olá a todos,
candidatei-me a uma BPD e também gostaria de saber como é feita a avaliação do mérito do candidato. Fiquei a 0,02 da linha de corte... No meu caso, comprometi-me a defender até 31/12 mas à data da candidatura nem sequer tinha entregue a tese. Assim, gostaria de saber o que foi considerado na avaliação para chegar a 4,3 de mérito que tive... E se mudará alguma coisa se declarar que aguardo defesa em AP.
Alguém que saiba mais sobre este assunto?

José M.
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 01, 2011 1:44 pm
University/ Institute: FC UL

Mensagem por José M. »

Carlos Ferreira Escreveu: 4º -> Não funcionam... na nossa área, desemprego só existe para quem não quer trabalhar ou é picuinhas ao ponto de só querer trabalhar numa área muito especifica (ex: querer ser programador de javascript e não querer fazer mais nada a não ser isso).
Nas outras áreas, é uma questão também de casmurrice... não faz sentido alguém ir fazer um doutoramento em história, só porque não tem emprego nessa área... é chutar a lata dos problemas pr'á frente...

Espero ter respondido as perguntas!
Mas então é porque pagam mal na industria, as tarefas são completamente aborrecidas e portanto as pessoas encontram mais recompensa em continuar a "estudar".

Mas acho que a questão é também perguntar qual é o objetivo a médio e longo prazo das pessoas que fazem doutoramento/posdoc.

Qual o objetivo médio e longo prazo da FCT ao atribuir este número de bolsas. Até que ponto isto é dar o peixe, ou é ensinar a pescar.

Porque é muito mais díficil voltar à industria em Portugal com 30 e com PhD.

Como infelizmente também não há uma cultura de "startups"... infelizmente...

Rotiv
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
University/ Institute: Paris

Mensagem por Rotiv »

blanca Escreveu:
csmcm Escreveu:

Candidatei-me a uma BPD.
1. Alguém me sabe disser se a nota de licenciatura conta para a BPD como para a BD?
Se me puderem ajudar, agradeço imenso, porque penso que o mérito do candidato na BPD é avaliada de forma ambígua.
TENHO UMA DÚVIDA SEMELHANTE, POIS NOS COMENTÁRIOS À MINHA CANDIDATURA APENAS REFERIRAM ARTIGOS E CONFERÊNCIAS. NÃO SE AVALIA TAMBÉM OS GRAUS ACADÉMICOS E AS RESPECTIVAS CLASSIFICAÇÕES ? SE SIM, COMO É QUE EU SEI QUE ISSO FOI TAMBÉM TIDO EM CONTA (E DE QUE FORMA) NA MINHA AVALIAÇÃO?

Tenho exactamente a mesma dúvida. Aliás, há três anos, quando concorri à minha actual BPD, tive 5 no "mérito do candidato" e agora só tive 4.5! Alguém nos pode ajudar a entender a avaliação do mérito do candidato em BPD?
Olá a todos,
candidatei-me a uma BPD e também gostaria de saber como é feita a avaliação do mérito do candidato. Fiquei a 0,02 da linha de corte... No meu caso, comprometi-me a defender até 31/12 mas à data da candidatura nem sequer tinha entregue a tese. Assim, gostaria de saber o que foi considerado na avaliação para chegar a 4,3 de mérito que tive... E se mudará alguma coisa se declarar que aguardo defesa em AP.

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Candidatei-me a uma BPD.
Olá.
Tal como dizes, os critérios das BPD não estão definidos e dependem do painel de cada área. Em princípio apenas têm em conta o trabalho científico produzido, não os graus, como acontece nas BD (ainda que algumas áreas os possam ter em conta, mas não com o mesmo peso que nas BD). Podem apenas ter em conta o número de artigos, ou também outros factores como o factor de impacto das revistas ou a posição na lista de autores. Creio que na maior parte dos casos não avaliam comunicações, salvo nas áreas em que as pessoas publicam por "procceedings" de conferências.
Boa sorte.

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

blanca Escreveu: Olá a todos,
Em muitos casos as teses por defender não têm sido consideradas no mérito do candidato. De qualquer modo, como eles dizem que as pessoas podem apresentar candidatura sendo avaliadas como se tivessem o grau, e estás muito próxima da linha de corte, acho que não perdes nada (além da angústia da espera) de apresentar uma reclamação nessa base a "ver se pega". Se não "pegar", a seguir podes tentar o recurso, e talvez aí já tenhas o grau.

Boa sorte.

Rotiv
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Rotiv »

spca Escreveu:

Candidatei-me a uma BPD.
Olá.
Tal como dizes, os critérios das BPD não estão definidos e dependem do painel de cada área. Em princípio apenas têm em conta o trabalho científico produzido, não os graus, como acontece nas BD (ainda que algumas áreas os possam ter em conta, mas não com o mesmo peso que nas BD). Podem apenas ter em conta o número de artigos, ou também outros factores como o factor de impacto das revistas ou a posição na lista de autores. Creio que na maior parte dos casos não avaliam comunicações, salvo nas áreas em que as pessoas publicam por "procceedings" de conferências.
Boa sorte.
MAS QUANDO SE PARTE PARA UM PÓS-DOUTORAMENTO NÃO SE TEM AINDA TRABALHO CIENTÍFICO PRODUZIDO, POIS A PESSOA ANDOU A FAZER O DOUTORAMENTO, ISSO É DEPOIS. SENDO ASSIM, COMO PODEM EXIGIR ISSO ?

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

Não tem, quem não tem. Até há gente com artigos publicados durante a licenciatura.
Eu vou a meio do doutoramento (um bocadinho mais de meio para ser preciso) e tenho 2 artigos submetidos e para o ano devo submeter mais 3. Se tudo correr bem devo acabar o doutoramento com pelo menos 2 ou 3 artigos publicados (o meu orientador acha que devo chegar aos 5, mas eu acho que isso é otimismo a mais).

Eu até tinha um professor que me dizia que o ideal era chegar à defesa da tese com todos os capítulos já publicados exceto a conclusão, pois desta forma a vida do júri ficava muito complicada, pois era difícil justificarem a rejeição de uma tese que já foi peer-reviewed em múltiplas instâncias.

Rotiv
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Rotiv »

É injusto que seja esse o critério único para avaliar o mérito do candidato.
- Então e as boas classificações obtidas na licenciatura, no Mestrado, e no Doutoramento ?
- Então e os cursos feitos antes do processo de Bolonha (que tinham mais anos) ?
- Então e uma pessoa que já deu aulas durante vários anos ?
Nada disso foi tido em conta na minha avaliação !...

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mikex »

Tiveste zero no mérito do candidato?!

Rotiv
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Rotiv »

3 e tal...

HBCardoso
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 21, 2012 2:06 pm
University/ Institute: Aveiro

Mensagem por HBCardoso »

Rotiv Escreveu:É injusto que seja esse o critério único para avaliar o mérito do candidato.
- Então e as boas classificações obtidas na licenciatura, no Mestrado, e no Doutoramento ?
- Então e os cursos feitos antes do processo de Bolonha (que tinham mais anos) ?

E então os que foram apanhados pelo processo de bolonha? Muitos apanharam o primeiro ano de engenharias (nas ciencias biologicas, tipico do curso de 5 anos), um segundo misturado e um terceiro que foi a tentativa de Bolonhizar. No meu caso em Aveiro tivemos no terceiro ano primeiro as cadeiras mais avançadas, e no 2º semestre, as cadeiras que as antecediam e davam as bases :roll:

HBCardoso
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por HBCardoso »

Rotiv Escreveu: MAS QUANDO SE PARTE PARA UM PÓS-DOUTORAMENTO NÃO SE TEM AINDA TRABALHO CIENTÍFICO PRODUZIDO, POIS A PESSOA ANDOU A FAZER O DOUTORAMENTO, ISSO É DEPOIS. SENDO ASSIM, COMO PODEM EXIGIR ISSO ?
Isso depende muito das areas. Actualmente vejo alunos no projecto de 3º ano a publicar artigos cientificos, ou mesmo alunos no 2º ano de licenciatura com as bolsas BIIC

Rotiv
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Rotiv »

Pois sim, mas é injusto avaliarem o mérito do candidato através disso. Então e as classificações obtidas na licenciatura, no metrado, e no doutoramento ? e os anos a mais de estudo para quem fez antes do processo de Bolonha ? e quem já tem experiência profissional ? !
Vou contestar, e argumentar nesse sentido
Vou também escrever aos avaliadores !

anidras
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo jun 18, 2006 3:41 pm
University/ Institute: ----

Mensagem por anidras »

Rotiv Escreveu:É injusto que seja esse o critério único para avaliar o mérito do candidato.
Em que area é que concorreste?

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mikex »

Rotiv Escreveu:3 e tal...
Então é porque os artigos não são o único critério...

Rotiv
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Rotiv »

anidras Escreveu:
Em que area é que concorreste?
EM CIÊNCIA SOCIAIS E HUMANAS (LETRAS), MUITO SUBJECTIVO DE AVALIAR, POR ISSO ELES PODEM FAZER E DIZER O QUE QUISEREM !...

florinda
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado out 13, 2012 11:42 am
University/ Institute: coimbra

Mensagem por florinda »

mikex Escreveu:Não tem, quem não tem. Até há gente com artigos publicados durante a licenciatura.
Eu vou a meio do doutoramento (um bocadinho mais de meio para ser preciso) e tenho 2 artigos submetidos e para o ano devo submeter mais 3. Se tudo correr bem devo acabar o doutoramento com pelo menos 2 ou 3 artigos publicados (o meu orientador acha que devo chegar aos 5, mas eu acho que isso é otimismo a mais).

Eu até tinha um professor que me dizia que o ideal era chegar à defesa da tese com todos os capítulos já publicados exceto a conclusão, pois desta forma a vida do júri ficava muito complicada, pois era difícil justificarem a rejeição de uma tese que já foi peer-reviewed em múltiplas instâncias.

Olá
No meu caso tenho 3 publicações, 2 delas internacionais e fiz parte de um projeto da FCT durante 3 anos, nas observaçoes apenas me colocam que tenho 3 publicações.

blanca
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo out 14, 2012 1:30 am
University/ Institute: Universidade Técnica de Lisboa

Mensagem por blanca »

spca Escreveu:
blanca Escreveu: Olá a todos,
Em muitos casos as teses por defender não têm sido consideradas no mérito do candidato. De qualquer modo, como eles dizem que as pessoas podem apresentar candidatura sendo avaliadas como se tivessem o grau, e estás muito próxima da linha de corte, acho que não perdes nada (além da angústia da espera) de apresentar uma reclamação nessa base a "ver se pega". Se não "pegar", a seguir podes tentar o recurso, e talvez aí já tenhas o grau.

Boa sorte.
Olá,
penso que vou tentar ter acesso à acta da avaliação, é a única maneira de perceber claramente se há qualquer coisa que não me foi atribuído.
A ideia com que fiquei é que cada painel decidiu regras próprias e estas podem variar em cada área disciplinar...
Pois disseste bem...é uma angústia esta situação mas como se diz na minha terra, "quando il gioco si fa duro, i duri cominciano a giocare!"

HBCardoso
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por HBCardoso »

Carlos Ferreira Escreveu:
Tirar um doutoramento para ir ganhar mais dinheiro é pura estupidez... está mais que estudado e referido em diversos artigos de jornais, que ter um PhD não trás mais fortuna até pelo contrário, pode ser um empecilho se o aluno andar a "sonhar". Procurem no Google por "PhD does it worth it".
Depende muito da área. O que não falta na net por exemplo na industria farmaceutica, são posições de topo (Directores etc) que pedem PhD + MBA

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mikex »

Há lugares de investigação numa série de indústrias e think thanks que também sem doutoramento não se faz nada (e ao fim de um anos se não o fores tirar vais para o olho da rua).

Responder