Há novidades?Queentrix Escreveu:Depois de receber resposta, escrita, logo vejo o que fazer. Dado que à partida, pelo menos este ano teria acesso novamente a essa verba.
Novas renovações de bolsa (após regulamento de 2012)
-
- investigador em formação
- Registado: segunda mar 05, 2012 3:18 pm
- University/ Institute: UNL
Re: Novas renovações de bolsa (após regulamento de 2012)
-
- recém-chegado
- Registado: quarta out 10, 2012 11:44 am
- University/ Institute: UL / UBP
Boa tarde!
Eu sou novo nestas andanças da renovação da bolsa (mista) e espero que alguém aqui me consiga ajudar.
Segundo o regulamento deste ano, para a renovação de uma BD (artigo 21, pag 7) não é necessário um relatório do trabalho realizado (digo isto porque o relatório é apenas mencionado para bolsas pós-doc no regulamento, ponto 7). No entanto, nas FAQs da FCT (http://www.fct.mces.pt/pt/apoios/bolsas/faq) esta distinção não é feita e o site não tem data da última actualização. Por outro lado, neste site das FAQs (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/FAQ.phtml.pt) é feito o aviso de que a informação aqui presente pode estar desactualizada uma vez que que a última actualização foi em 2011.
A minha dúvida é: é necessário relatório ou não? A resposta por email da parte da FCT não chega e o tempo começa a apertar. Supostamente deveria seguir o que o regulamento diz certo?
Obrigado.
Eu sou novo nestas andanças da renovação da bolsa (mista) e espero que alguém aqui me consiga ajudar.
Segundo o regulamento deste ano, para a renovação de uma BD (artigo 21, pag 7) não é necessário um relatório do trabalho realizado (digo isto porque o relatório é apenas mencionado para bolsas pós-doc no regulamento, ponto 7). No entanto, nas FAQs da FCT (http://www.fct.mces.pt/pt/apoios/bolsas/faq) esta distinção não é feita e o site não tem data da última actualização. Por outro lado, neste site das FAQs (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/FAQ.phtml.pt) é feito o aviso de que a informação aqui presente pode estar desactualizada uma vez que que a última actualização foi em 2011.
A minha dúvida é: é necessário relatório ou não? A resposta por email da parte da FCT não chega e o tempo começa a apertar. Supostamente deveria seguir o que o regulamento diz certo?
Obrigado.
Olajoaofr Escreveu:Boa tarde!
Obrigado.
Essa FAQ e desactualizadissima e esse relatorio deve referir-se aos tempos de antigamente (quando eu era BD, 2000-2003, era necessario entregar relatorio anual na BD, e nao sei a partir de quando deixou de ser). Actualmente so e preciso entregar relatorio final nas BI, BPD (ou na renovacao para 2o trienio) (e BD se nao se entregar a tese nos meses proximos ao termino da bolsa)
Repara que o endereco refere-se a http://www.fct.mces.pt, que ja nao existe. E se fores ao actual site da FCT, http://www.fct.pt, e procurares FAQs relativamente a bolsas, nao te aparece nada disso. - ex http://www.fct.pt/apoios/bolsas/FAQ.phtml.pt
-
- recém-chegado
- Registado: quarta out 10, 2012 11:44 am
- University/ Institute: UL / UBP
Pois, o meu receio era o aviso de desactualização na pagina actual da FCT. Vou assumir que se não diz nada no regulamento é porque não é necessário. Obrigado pela ajuda
Pois, nem tinha visto esse aviso...joaofr Escreveu:Pois, o meu receio era o aviso de desactualização na pagina actual da FCT. Vou assumir que se não diz nada no regulamento é porque não é necessário. Obrigado pela ajuda
Mas se esta FAQ esta desactualizada, muito mais desactualizada esta a que mostraste.
Em principio o que sera preciso sera parecer favoravel do(s) orientador(es), instituicao de acolhimento, e declaracao em como nao teras actividade profissional ou que teras actividade profissional nos moldes Y. Convem fazer o pedido de renovacao com mais antecedencia que o indicado na pagina (2 meses), diria eu por 3 meses e picos, para evitar surpresas
-
- recém-chegado
- Registado: quarta out 10, 2012 9:48 pm
- University/ Institute: Universidade de Lisboa
Boa noite,
queria colocar a seguinte questão: se uma pessoa pede a renovação em atraso respeito aos 6o dias previstos no regulamento 2012, será que corre o risco de perder a bolsa e não obter a renovação? ou o risco é receber em atraso a bolsa (renovada)?
Obrigada e cumprimentos,
Miriam
queria colocar a seguinte questão: se uma pessoa pede a renovação em atraso respeito aos 6o dias previstos no regulamento 2012, será que corre o risco de perder a bolsa e não obter a renovação? ou o risco é receber em atraso a bolsa (renovada)?
Obrigada e cumprimentos,
Miriam
Em principio o risco e apenas de estares um ou mais meses sem receber enquanto o processo e tratado (a menos que te atrases varios meses ou haja mudancas inesperadas nos procedimentos da FCT). No entanto, costumavam pagar com retroactivos desde a interrupcao.miriam Escreveu:Boa noite,
Obrigada e cumprimentos,
Miriam
E nota que, pelo que se tem visto, as coisas estao a demorar mais tempo do que ha uns anos, pelo que (em minha opiniao) se puderes pedir a renovacao com 3 meses e picos de antecedencia, mais seguro e para ti.
-
- Registado: sexta jan 08, 2010 6:04 pm
- University/ Institute: portugal
Olá,
Eu vou ter o meu grau de uma universidade estrangeira e nao tenho qualquer ligaçao a Portugal, mas como fiz um ano pré-doutoral em Portugal cortaram-me as verbas de 1710 para 980€ para o último ano de doutoramento. Fiz uma reclamaçao logo que tive conhecimento mas ainda nao ouvi qualquer resposta... Eu nem sequer peço os subsídios de viagem/conferencias de volta, apenas queria ter dinheiro suficiente para viver e o meu orientador nao tem verbas para me ajudar...
Vejo que várias pessoas fizeram outro tipo de reclamaçoes à FCT mas alguém já teve respostas? Eu já liguei para lá, já enviei emails, já enviei cartas até ao presidente da FCT... nao tive qualquer resposta...
Se alguém tiver novidades que avise aqui no fórum...
Sofia
Eu vou ter o meu grau de uma universidade estrangeira e nao tenho qualquer ligaçao a Portugal, mas como fiz um ano pré-doutoral em Portugal cortaram-me as verbas de 1710 para 980€ para o último ano de doutoramento. Fiz uma reclamaçao logo que tive conhecimento mas ainda nao ouvi qualquer resposta... Eu nem sequer peço os subsídios de viagem/conferencias de volta, apenas queria ter dinheiro suficiente para viver e o meu orientador nao tem verbas para me ajudar...
Vejo que várias pessoas fizeram outro tipo de reclamaçoes à FCT mas alguém já teve respostas? Eu já liguei para lá, já enviei emails, já enviei cartas até ao presidente da FCT... nao tive qualquer resposta...
Se alguém tiver novidades que avise aqui no fórum...
Sofia
-
- Registado: segunda mar 05, 2012 3:18 pm
- University/ Institute: UNL
Bom dia,
Está na altura e pedir a renovação da BD, mas não percebo o que é que eles pretendem quando dizem:
"competindo ao orientador e à instituição de acolhimento o acompanhamento dos trabalhos do bolseiro e a avaliação anual das suas actividades, a qual deve estruturar o pedido anual de renovação da bolsa."
O que pretende a FCT da Instituição? Esta instituição é o centro de investigação ou a faculdade?
Obrgada.
Está na altura e pedir a renovação da BD, mas não percebo o que é que eles pretendem quando dizem:
"competindo ao orientador e à instituição de acolhimento o acompanhamento dos trabalhos do bolseiro e a avaliação anual das suas actividades, a qual deve estruturar o pedido anual de renovação da bolsa."
O que pretende a FCT da Instituição? Esta instituição é o centro de investigação ou a faculdade?
Obrgada.
-
- Registado: sexta fev 11, 2011 4:52 pm
- University/ Institute: UTAD
Resumidamente querem uma declaração dos orientadores + uma declaração da instituição (pode ser o coordenador do curso de Doutoramento ou coordenador do centro de investigação) a dizer que está tudo OK e que tens cumprido com o programa de trabalhos estabelecido.
boa sorte.
boa sorte.
Xana Who Escreveu:Bom dia,
Obrgada.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta abr 29, 2011 9:57 am
- University/ Institute: Uévora
Boa tarde
Qual é o endereço de e-mail para o qual devemos enviar o pedido de renovação da bolsa? è o id.bolsas@fct.pt ou há outro especifico para pedidos de renovação?
Obrigado
Sérgio Godinho
Qual é o endereço de e-mail para o qual devemos enviar o pedido de renovação da bolsa? è o id.bolsas@fct.pt ou há outro especifico para pedidos de renovação?
Obrigado
Sérgio Godinho
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
- University/ Institute: FEUP
Sim Sérgio, envia-se para esse e-mail.
-
- recém-chegado
- Registado: quarta fev 29, 2012 8:07 pm
- University/ Institute: FCTUC / UAB
Uma pequenina questão relativamente às renovações... (visto que escrevi para a FCT e ainda aguardo resposta...)
- sou BD mista, e vou pedir agr a primeira renovação, é só necessário uma avaliação dos orientadores e centros de acolhimento?
- é também no pedido de renovação que devemos pedir as verbas relativas às propinas no estrangeiro?
- agora o valor pago no estrangeiro é só mesmo relativo às propinas/matricula? não podem ser contabilizados os gastos do centro de acolhimento pela minha investigação (como compra de reagentes/equipamento especifico)?
Obrigado
Cristina
- sou BD mista, e vou pedir agr a primeira renovação, é só necessário uma avaliação dos orientadores e centros de acolhimento?
- é também no pedido de renovação que devemos pedir as verbas relativas às propinas no estrangeiro?
- agora o valor pago no estrangeiro é só mesmo relativo às propinas/matricula? não podem ser contabilizados os gastos do centro de acolhimento pela minha investigação (como compra de reagentes/equipamento especifico)?
Obrigado
Cristina