Resultados Bolsa Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por ricardo.figueiredo »

Carlos Ferreira Escreveu:É bastante comum, aparecerem alunos provenientes de universidades pouco conhecidas com notas finais de curso altas, o que lhes dá uma enorme vantagem relativamente aos alunos das nossas universidades!
Isto revela-se um problema, pois um aluno nacional fica sempre em xeque relativamente a alunos estrangeiros.
Concordava perfeitamente, até à parte do "fica sempre em xeque". Isso implicaria que tivéssemos o sistema de ensino superior mais exigente no que a avaliações diz respeito. Tendo em conta, por exemplo, o mar de politétnicos que por aí há, parece-me pouco plausível. Aliás, basta procurar um pouco neste fórum e encontram-se várias descrições de colegas portugueses, que, tendo feito o mestrado em Inglaterra, acabaram injustiçados relativamente aos que haviam ficado por cá.

De qualquer modo, estou inteiramente de acordo de que é necessário implementar uma nova forma de conversão de classificações, mais justa e actualizada. Não só para as bolsas da FCT mas também para equivalências no âmbito dos programas Erasmus, em que as situações caricatas que se observam são mais que muitas.
Carlos Ferreira Escreveu:Outra questão, é o facto de existirem alunos de países não aderentes à União Europeia, estarem a ter acesso a fundos comunitários para os quais os seus países de origem não contribuem! Isto é importante! Isto significa que temos alunos de países externos à região comunitária, a literalmente gastar recursos da UE para melhorar a sua formação académica onde depois, voltam para os seus países de origem para exercer a sua profissão. Está-se a formar a mão-de-obra que irá depois fazer concorrência com a UE e mais concretamente, com Portugal.
Este é, a meu ver, um tema mais delicado. No que a bolsas de doutoramento diz respeito, concordo que é um assunto que se deve discutir, uma vez que a componente de formação para o aluno é muito relevante. Quanto às de pós-doutoramento, não me parece que isso se aplique, porque o que conta é o que a pessoa produz cientificamente enquanto está associada à instituição em questão.
Carlos Ferreira Escreveu:Bolsas de doutoramento cujos fundos são provenientes de fundos comunitários, deverão estar acessíveis a qualquer aluno proveniente de países aderentes à UE, sob um regulamento de concurso comum e justo.
Se a memória não me falha, os fundos nacionais limitam-se a cerca de 30% do bolo total. Estou a falar de cor e não tenho comigo as referências que suportam este número, por isso fico grato a quem a possa disponibilizar.

Em todo o caso, suponho que uma das condições para o acesso à verba europeia é que os fundos totais estejam disponíveis para todos os membros da UE, mas estou a especular. Uma vez mais, agradeço informações a quem saiba mais do que eu.
Última edição por ricardo.figueiredo em quarta out 10, 2012 12:07 pm, editado 1 vez no total.

Catarina Grilo
Sócios
Sócios
Registado: sexta jun 17, 2005 6:01 pm
University/ Institute: Dalhousie University
Contacto:

Mensagem por Catarina Grilo »

ó pá, por amor da santa, parem de chatear as pessoas na FCT...

se já vos deram a mesma resposta várias vezes, e as respostas diferentes que vos deram não se confirmaram, só temos é que esperar. no final de outubro logo ligam outra vez. não é por ligarem mais vezes que a FCT divulga os resultados mais depressa.

e não, não trabalho na FCT, não conheço ninguém que trabalhe na FCT, e também eu estou à espera dos resultados do concurso.
Catarina Grilo

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Mensagem por Jucilene »

pedromar Escreveu:
Jucilene Escreveu:Onde anda Pedromar? Para que ele telefone para seu contato na FCT e pergunta se tem alguma notícia, já que o orçamento do estado sai hoje!
Pedromar................. help us! :cry:
Ola.

Voltei a ligar ontem mas não tive tempo de vir aqui. A senhora voltou a dizer o mesmo, que está tudo pronto, mas que por questões burocráticas não podia sair antes do final de Outubro. Já faltou mais...
Muito obrigada , Pedro mar,

aguardamos então para o final de Outubro

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por ricardo.figueiredo »

Catarina Grilo Escreveu:se já vos deram a mesma resposta várias vezes, e as respostas diferentes que vos deram não se confirmaram, só temos é que esperar. no final de outubro logo ligam outra vez. não é por ligarem mais vezes que a FCT divulga os resultados mais depressa.
Pois, e entretanto eu já tentei ligar 3 vezes esta manhã para esclarecer uma dúvida relativa ao meu processo de renovação (que ainda não submeti), e o número está sempre impedido...

caraujo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 18, 2012 3:50 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por caraujo »

http://greensavers.sapo.pt/2012/10/10/g ... ecnologia/

Será que isto quer dizer que o governo está decidido a investir na Ciência e Tecnologia no meio da crise?

Eu sou uma pessoa optimista por natureza...

pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado set 20, 2008 12:33 am
University/ Institute: Minho

Mensagem por pedromar »

ricardo.figueiredo Escreveu:
Catarina Grilo Escreveu:se já vos deram a mesma resposta várias vezes, e as respostas diferentes que vos deram não se confirmaram, só temos é que esperar. no final de outubro logo ligam outra vez. não é por ligarem mais vezes que a FCT divulga os resultados mais depressa.
Pois, e entretanto eu já tentei ligar 3 vezes esta manhã para esclarecer uma dúvida relativa ao meu processo de renovação (que ainda não submeti), e o número está sempre impedido...
O número para qual ligo é directo para uma pessoa, e desta forma não é o que fica interrompido...

Bolseira2012
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta ago 19, 2011 11:36 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por Bolseira2012 »

pedromar Escreveu:
ricardo.figueiredo Escreveu:
O número para qual ligo é directo para uma pessoa, e desta forma não é o que fica interrompido...
Se não têm meios para responder a toda a gente então que contratem mais gente... Agora não digam que culpa é nossa!! Era o que faltava...lol

bpfalcao
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda out 08, 2012 1:08 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro & i3N

Mensagem por bpfalcao »

caraujo Escreveu:http://greensavers.sapo.pt/2012/10/10/g ... ecnologia/

Será que isto quer dizer que o governo está decidido a investir na Ciência e Tecnologia no meio da crise?

Eu sou uma pessoa optimista por natureza...
Se a memória não me falha, o que o Miguel Seabra disse envolvia a contratação de 500 investigadores (não os 400 como cita essa notícia) num período de 5 anos (2013-2018). Ou seja, a FCT perspectiva contratar 100 investigadores/ano, aumentando assim o número de contratados em anos anteriores. Dada a grande dificuldade actual da FCT em ter de gerir orçamentos anuais para projectos e financiamentos plurianuais, provavelmente estes números são tudo menos definitivos. De qualquer forma, é sempre uma iniciativa com nota positiva! Agora resta ver o que acontece...

Jucilene
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Jucilene »

Catarina Grilo Escreveu:ó pá, por amor da santa, parem de chatear as pessoas na FCT...

se já vos deram a mesma resposta várias vezes, e as respostas diferentes que vos deram não se confirmaram, só temos é que esperar. no final de outubro logo ligam outra vez. não é por ligarem mais vezes que a FCT divulga os resultados mais depressa.

e não, não trabalho na FCT, não conheço ninguém que trabalhe na FCT, e também eu estou à espera dos resultados do concurso.
Se eu pedi a Pedromar para ligar, é pq eu acredito que ele tem acesso não perturbador para com esta pessoa. E mais, estas repreensões que se coloca aqui no fórum sobre quem liga para lá, só vai inibir que estas pessoas coloquem seu feedback aqui, mas com certeza, não deixarão de ligar. Se eu conhecesse alguém do FCT que pudesse contar, eu ligaria quantas vezes me apetecesse e mandaria um email em privado para as pessoas como eu , querem saber de alguma notícia. Não seria melhor assim, Catarina e todos que não estão de acordo destes telefonemas?

pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por pedromar »

O pessoal está mas é todo stressado com os resultados e depois começa a fazer filmes com tudo, com os telefonemas, com os estrangeiros, com teorias da conspiração, com o número de bolsas, etc... Tenham calma, já se sabe o número de bolsas e a linha de corte, agora é só esperar mais um pouco.

raquelr
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta fev 10, 2012 3:41 pm
University/ Institute: igc

Mensagem por raquelr »

Jucilene Escreveu: E mais, estas repreensões que se coloca aqui no fórum sobre quem liga para lá, só vai inibir que estas pessoas coloquem seu feedback aqui, mas com certeza, não deixarão de ligar.
Concordo contigo Jucilene. Mais do que reclamar de tudo e de nada, o "objectivo" desta discussão, como próprio nome indica, é tentar saber quando sairão os resultdos das bolsas. Já se percebeu que ninguém tem a certeza, mas é sempre bom ir ouvindo o que os outros têm a dizer. Além disso a partilha de informação, se calhar impede a redundância de telefonemas. Se o pedromar soube ontem que em princípio saem mesmo no final de Outubro, hoje pessoas que podiam estar tentadas a ligar, já têm esta informação e não ligam.

Jucilene
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Jucilene »

Muito sinseramente? Eu estou é farto de, sempre que venho aqui ver há alguma novidade relevante, me deparar com imensos posts teus e de mais um ou dois como tu que não se calam o dia todo, 7 dias por semana, e que ainda incentivam a telefonemas consecutivos à FCT. Até bombardeamento de telefonemas ao ministério já sugeriram!
Estás farto? que peninha! não vem para este fórum.
Quanto a criar outro fórum, este fórum é para isto mesmo! Cria tu, um fórum intitulado: Não venham aqui quem não quiser saber dos telefonemas á FCT.
E que eu saiba, ninguém é obrigado a ler meus posts.

açorita
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado jan 28, 2012 3:55 pm
University/ Institute: universidade de coimbra

Mensagem por açorita »

Viva!
Mas quem é que sabe o nº de bolsas que vão ser atribuídas e qual a linha de corte? Que me conste não há ainda informação oficial. Ou há?

Quem souber pff partilhe!!!

pbranco
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 04, 2012 10:14 am
University/ Institute: FMUP

Mensagem por pbranco »

Está tudo demasiado nervoso. Easy. Isto não é fácil para ninguém, não há necessidade de arranjar bodes expiatórios nem de partir para o insulto fácil. Ou estamos a concorrer para o ensino superior pela primeira vez? Os resultados estão quase a sair, quem já esperou e desesperou durante este tempo todo, consegue facilmente esperar mais uns dias :)
Última edição por pbranco em quarta out 10, 2012 2:38 pm, editado 1 vez no total.

pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por pedromar »

açorita Escreveu:Viva!
Mas quem é que sabe o nº de bolsas que vão ser atribuídas e qual a linha de corte? Que me conste não há ainda informação oficial. Ou há?

Já coloquei num post anterior o número de bolsas (doutoramento e PostDoc) e a comparação com o ano de 20122. A linha de corte para cada área também já está decidida, mas não mas disseram.

pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por pedromar »

JNuno Escreveu:
Jucilene Escreveu:
Catarina Grilo Escreveu:ó pá, por amor da santa, parem de chatear as pessoas na FCT...

Se eu pedi a Pedromar para ligar, é pq eu acredito que ele tem acesso não perturbador para com esta pessoa. E mais, estas repreensões que se coloca aqui no fórum sobre quem liga para lá, só vai inibir que estas pessoas coloquem seu feedback aqui, mas com certeza, não deixarão de ligar. Se eu conhecesse alguém do FCT que pudesse contar, eu ligaria quantas vezes me apetecesse e mandaria um email em privado para as pessoas como eu , querem saber de alguma notícia. Não seria melhor assim, Catarina e todos que não estão de acordo destes telefonemas?
Muito sinseramente? Eu estou é farto de, sempre que venho aqui ver há alguma novidade relevante, me deparar com imensos posts teus e de mais um ou dois como tu que não se calam o dia todo, 7 dias por semana, e que ainda incentivam a telefonemas consecutivos à FCT. Até bombardeamento de telefonemas ao ministério já sugeriram!

Metam na cabeça que o prazo é até 9 Nov. e até lá não adianta ligar todos os dias para FCTs nem a primos do Seabra porque eles mesmo que saibam a verdade nunca vos vão dizer a data precisa da saída dos resultados.

Este tópico devia ser para se colocarem questões sobre os resultados e colocar novidades relevantes.

Porque é que não criam de uma vez um tópico chamado "Report dos telefonemas feitos à FCT" e assim lá conversam sobre os telefonemas e especulação.
Lol, apesar de não ser um dos que" não se calam o dia todo, 7 dias por semana, e que ainda incentivam a telefonemas consecutivos à FCT" acho piada ao teu post.

Vivemos numa democracia e cada um faz/comenta o que lhe apetecer desde que não falte ao respeito a ninguém. Se não queres ler todos os posts ... não os leias, penso que ninguém te está a apontar uma arma à cabeça e a obrigar-te a ler, mas se estiver podes contar connosco para te ir aí salvar contra essa terrível ameaça. Pedimos ajuda aos bombeiros, protecção civil, policia de intervenção, marines e o chefe de segurança do Passos Coelho :-P

Jucilene
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Jucilene »

Bem, pessoal que anda muito apreensivo a espera dos resultados.
Para não deixar JNuno farto e todos os outros que estão fartos com meus posts. Vou agora em privado colher as informações de pedromar , que tanto me fazem bem. Ele enviará para mim em privado, inclusive se souber algo ou de alguém que ligou para o Ministério, como antes citado,.., sugerido por mim. Se alguém quiser também saber das novidades que causam aos outros aborrecimentos , por favor mandem um e-mail em privado que eu, com o maior prazer reenvio o que for enviado para mim.
Que seja feito a democracia!

fcit
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça dez 07, 2010 3:28 pm
University/ Institute: ualg

Mensagem por fcit »

pedromar Escreveu:

Já coloquei num post anterior o número de bolsas (doutoramento e PostDoc) e a comparação com o ano de 20122. A linha de corte para cada área também já está decidida, mas não mas disseram.
desculpa mas não consigo encontrar... o nº de bolsas é total ou por área? e podes repetir a informação sff? Obrigada!!

pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por pedromar »

fcit Escreveu:
pedromar Escreveu:

desculpa mas não consigo encontrar... o nº de bolsas é total ou por área? e podes repetir a informação sff? Obrigada!!
Como o risco do JNuno me lançar algum feitiço vou voltar a colocar o número de bolsas .-P

Só sei o total, para doutoramento o número de bolsas será 1234 (no ano passado foi de 1327) e Postdoc será de 665 (no ano passado foi de 612).

Jucilene
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Jucilene »

JNuno Escreveu:Finalmente!
You are wellcome!

Responder