Resultados Bolsa Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Cristie
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 10, 2011 10:14 am
University/ Institute: FCSH-UNL

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Cristie »

Bitter Sweet Girl Escreveu: Na minha opinião, devia ser assim no caso da FCT, ou dar bolsas a portugueses apenas ou a dar àqueles que ja cá estão há varios anos e não a quem vive cá há 6 meses ou que vem de fora no mes anterior à abertura do concurso... No ano passado para BPD em Física 2/3 das bolsas atribuídas foram a estrangeiros.
Desculpa, mas acho que não li mal, pois não? O bold é meu. E já agora, e desculpa a insistência mas esta questão dos "nacionais vs. estrangeiros" faz-me muita confusão: como é que o critério de tempo de permanência em Pt pode equivaler a critério de qualidade ou importância do projecto em termos de atribuição de bolsa? e o facto de um "estrangeiro" viver em Portugal há vários anos releva-lhe essa "categoria de estrangeiro" porquê? ... (na tua perspectiva, claro- editado)

Cristie
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 10, 2011 10:14 am
University/ Institute: FCSH-UNL

Mensagem por Cristie »

Anacoreta blu Escreveu:Hello everyone!
I think we may be able to make some sort of prediction basing our analysis
on the 2011 data.
In 2011 FCT had to deal with a total of 3750 (BPD) + 1500 (BD) = around 5250 applications. The deadline for the submission was the 27/06/2011 an results were published
on the 16/09/2011, i.e. after around 55 work days.
Naively, we may assert that the efficiency was 5250/55 = 95,4 application per day.
This year the number of BPD applications rose by 40% and by 15% in case of BD.
If we assume the efficiency hasn't changed, then the results will be published x days after the deadline, x = (3750*1,4 + 1500*1,15)/95,4 = 73 days, i.e. around the

18th of October 2012!

Hehe don't take this seriously, just for fun ;)

Boa sorte companheiro/a!
Muito bom! :lol:

HBCardoso
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 21, 2012 2:06 pm
University/ Institute: Aveiro

Mensagem por HBCardoso »

liliana fernandes Escreveu:
mikex Escreveu:
Rotiv Escreveu:SENDO ASSIM, É CASO PARA DIZER QUE OS ESTRANGEIROS NOS ESTÃO A TIRAR AS VAGAS A NÓS. EU ACHO BEM QUE VENHAM PARA CÁ ESTRANGEIROS, ASSIM COMO ACHO BEM QUE NÓS POSSAMOS ÍR PARA O ESTRANGEIRO, MAS ACHO QUE EM PRIMEIRO LUGAR DEVIAM ESTAR OS CANDIDATOS DO PAÍS QUE ATRIBUI AS BOLSAS.
Está estava em maiúsculas para se ver bem e tudo. O negrito é meu.

Compreendo que a ansiedade face aos resultados seja grande e que todas as notícias sejam entendidas com receio, sobretudo nesta fase em que há poucas alternativas. Mas tudo isto não justifica a xenofobia/a ideia de que pelo facto de sermos portugueses outros candidatos estrangeiros não possam ter a mesma possibilidade. Sinceramente não sei se noutros países da UE há números de vagas para estrangeiros, mas se houver parece-me que o erro estará nos países onde existem essas regras e não cá. Apesar de ser portuguesa e me ter candidatado a este concurso, penso que as normas da UE são claras quanto à mobilidade de pessoas, etc. Sobretudo acho que tudo isto não faz sentido porque o critério deverá ser a qualidade do projeto, candidato, etc, e não a sua nacionalidade...

Não é uma questão de xenofobia. Há varios sistemas para mobilidade, como marie curie entre outros (e deviam haver muito mais e mais divulga inconsistencia entre países da UE. Por exemplo se forem ao findaphd.com vão ver inúmeras bolsas de doutoramento pro UK em que grande maioria pede que tenha vivido lá um X período de tempo (3 anos??).

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por ricardo.figueiredo »

HBCardoso Escreveu:Não é uma questão de xenofobia.
Das duas uma, ou é xenofobia ou é mesquinhez de quem, sabendo-se manifestamente inferior a candidatos estrangeiros, os quer desqualificar com um golpe de secretaria. Em ambos os casos, uma atitude miserável, repugnante até.

Este tipo de mentalidade foi aliás levado a cabo pela FCT no ano passado, que excluiu à partida vários candidatos estrangeiros com melhor classificação que a linha de corte. Apesar de esta situação ter sido posteriormente corrigida (ver aqui), não deixa de ilustrar bem a tacanhez do sistema e dos que nele tentam fazer valer a voz da mediocridade.

simotulu
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça mai 29, 2012 11:22 pm
University/ Institute: Instituto de Ciencias Sociais, UL

Mensagem por simotulu »

Obrigado pelas respostas e comentarios.
Sei là, enfim, o problema Portugues é o problema Italiano: nao ter investimentos adequados em investigaçao. Em Portugal, pra caso, a cota do PIB investido em investigaçao è superior que na Italia, mas nos dois paises é bem inferior em comparaçao com os paises do centro e norte da Europa. O "nosso" problema, senhores, é ter poucas bolsas e poucas oportunidades, para "nacionales" e para "estrangeiros" (e, de consequencia, somos poucos competitivos com projectos como Marie Curie, ERC, FP7...).
Era para fazer luta comum!
Pronto, talvez estou a sair off-topic, mas é forma para baixar a pressao sanguinea na espera dos resultados...

HBCardoso
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por HBCardoso »

ricardo.figueiredo Escreveu:
HBCardoso Escreveu:Não é uma questão de xenofobia.
Das duas uma, ou é xenofobia ou é mesquinhez de quem, sabendo-se manifestamente inferior a candidatos estrangeiros, os quer desqualificar com um golpe de secretaria. Em ambos os casos, uma atitude miserável, repugnante até.

Sem dúvida, mas há que tentar perceber o porquê de agirem assim. Muito provavelmente porque deverá haver varios casos de pessoas que não conseguem ir lá pra fora trabalhar\fazer investigação e que depois em Portugal para muitos, a FCT é a única "possível" fonte de rendimento. (isto é capaz de se dever em parte à falta de "indústria" R&D que limita as carreiras de Investigação à academia).

offtopic:
Qual é a nossa % do PIB investido na investigação?? Eu recordo-me de ler coisas como na Suiça ser cerca de 3% do PIB e agora na noticia da região italiana de Veneto que era uns 0,5% (estes afirmavam que seriam mais prosperos independentes).

simotulu
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça mai 29, 2012 11:22 pm
University/ Institute: Instituto de Ciencias Sociais, UL

Mensagem por simotulu »

offtopic:
Qual é a nossa % do PIB investido na investigação?? Eu recordo-me de ler coisas como na Suiça ser cerca de 3% do PIB e agora na noticia da região italiana de Veneto que era uns 0,5% (estes afirmavam que seriam mais prosperos independentes).[/quote]

aqui, no site Eurostat http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal ... troduction

Portugal està pouco sobre 1,5%, Italia a beira de 1,2%.

HBCardoso
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por HBCardoso »

simotulu Escreveu:aqui, no site Eurostat http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal ... troduction

Portugal està pouco sobre 1,5%, Italia a beira de 1,2%.

Nice. Só é pena esse GDP não ser per capita. Daria talvez outra perspectiva sobre o assunto.

Aposto que se fosse um gráfico sobre gastos com estradas por GDP Portugal tava perto do topo!!
Fim do off-topic :oops:

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular

[offtopic]
HBCardoso Escreveu:Nice. Só é pena esse GDP não ser per capita. Daria talvez outra perspectiva sobre o assunto.
Como é uma percentagem, não faria qualquer diferença...
HBCardoso Escreveu:Aposto que se fosse um gráfico sobre gastos com estradas por GDP Portugal tava perto do topo!!
Estamos nos lugares cimeiros em termos de densidade de autoestradas, por isso é quase certo que estamos no grupo da frente nessa estatística. Não a consegui encontrar, contudo.

[/offtopic]

roiubu
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta out 04, 2012 11:22 pm
University/ Institute: HSH

Mensagem por roiubu »

Um dos grandes problemas dos sistema universitário português (e italiano e espanhol) prende-se com o seu elevado carácter endogâmico. O enraizamento deste forma de corrupção (digna da canalha que nos governa) é altamente prejudicial para a qualidade da investigação cientifica em Portugal. Começa-se por achar bem que as bolsas só devem ser cá para o tugas e depois acaba-se a achar perfeitamente natural que quem fez licenciatura+phd+postdoc na Univ x acabe contratado no mesmo sítio. Enfim, por muita boa vontade que se tenha é impossível não pensar que este tipo de situações são altamente propícias a fenómenos de compadrio.

Na minha opinião seria desejável que associações como a ABIC propusessem soluções que, por exemplo, penalizem as candidaturas a phd, postdoc o Inv. FCT de elevado carácter endogâmico. Mas isto é outra discussão

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=2760&op=all

http://elpais.com/diario/2011/10/17/opi ... 50215.html

Beijinhos e boa sorte para todos.

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm

Mensagem por D_Little_B »

roiubu Escreveu:Na minha opinião seria desejável que associações como a ABIC propusessem soluções que, por exemplo, penalizem as candidaturas a phd, postdoc o Inv. FCT de elevado carácter endogâmico. Mas isto é outra discussão
Já assim foi - pela última vez no concurso de 2008:

http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/guiao2008.pdf
Recomenda-se que a classificação dos candidatos seja feita, numa primeira aproximação,
sem ter em conta qualquer consideração relativa à mobilidade do candidato. Seguidamente deverá ser averiguado pelo Painel de Avaliação se os candidatos:

I - se propõem permanecer na instituição onde realizaram o Doutoramento;

II - mantêm como responsável pelo Pós-Doutoramento o supervisor de Doutoramento;

III - apresentam um plano de trabalhos que é uma continuidade óbvia do plano de trabalhos de Doutoramento.

Aos candidatos que se apresentem cumulativamente nestas três situações, recomenda-se que seja descontado 0,75 valores na classificação do PLANO DE TRABALHOS.
Aos candidatos que apresentem duas das três situações descritas, recomenda-se que seja
descontado 0,5 valores na classificação do PLANO DE TRABALHOS.
Aos candidatos que apresentem uma das três situações descritas, recomenda-se que seja
descontado 0,25 valores na classificação do PLANO DE TRABALHOS.
J

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Acho que o problema de fundo não haver bolsas para estrangeiros e para "nacionais" mas sim misturar todos mesmo concurso. Acho que se anda a tentar comparar coisas sem comparação possível... Colocar pessoas do sistema superior nacional, de outros países europeus e até de países fora UE, todos no mesmo concurso, parece-me demasiada mistura....

Por outro lado não devemos ser demasiado idílicos em certas coisas... Se o dinheiro é do Estado Português, é normal que este defenda os interesses do Estado Português em termos de I&D (a FCT não é a fundação Gulbenkian ou Champalimaud). O mesmo fazem outros países... Exemplos: há uns anos as bolsas Nuffic atribuídas pelo Estado Holandês, só podiam ser atribuídas a estudantes estrangeiros se estes estivessem nos 10% melhores do seu país de origem; no Brasil, para um trabalhador estrangeiro obter um visto precisa de provar que é altamente qualificado e que dificilmente um cidadão Brasileiro conseguia exercer as mesmas funções; quantos concursos são ditos "internacionais" mas depois exigem que se saiba falar o idioma oficial no país para onde vai trabalhar, etc...

Acho que é positivo financiar cidadãos estrangeiros mas é preciso escolher bem quem se financia...

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular

DC Escreveu:Por outro lado não devemos ser demasiado idílicos em certas coisas... Se o dinheiro é do Estado Português, é normal que este defenda os interesses do Estado Português em termos de I&D
1) A esmagadora maioria do dinheiro sob alçada à FCT não é (unicamente) do Estado Português. São verbas europeias integradas no QREN.
2) Atribuir as posições de investigação científica em Portugal apenas a portugueses não defende os interesses do Estado Português. A menos que pensem ser boa ideia dar bolsas de doutoramento a toda a gente em Portugal, como forma de reduzir a taxa de desemprego nas camadas jovens...
DC Escreveu:Acho que é positivo financiar cidadãos estrangeiros mas é preciso escolher bem quem se financia...
Claro, sempre. E se o domínio da língua local for importante para a investigação (ou papel docente) em causa, que seja colocado no regulamento para consideração dos avaliadores. O que não pode ser factor de desqualificação é a origem do passaporte, porque isso não indica nada sobre as competências e cariz intelectual do candidato.

Saudações académicas.
Última edição por ricardo.figueiredo em quarta out 10, 2012 8:59 am, editado 1 vez no total.

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular

roiubu Escreveu:Um dos grandes problemas dos sistema universitário português (e italiano e espanhol) prende-se com o seu elevado carácter endogâmico. O enraizamento deste forma de corrupção (digna da canalha que nos governa) é altamente prejudicial para a qualidade da investigação cientifica em Portugal.
Ora nem mais.
roiubu Escreveu:Começa-se por achar bem que as bolsas só devem ser cá para o tugas e depois acaba-se a achar perfeitamente natural que quem fez licenciatura+phd+postdoc na Univ x acabe contratado no mesmo sítio.
Exacto. O sentimento que (auto-)legitima um pensamento aplica-se facilmente ao outro. Quanto ao compadrio constante e descarado, acho que já não há boa vontade que resista a uma análise fria do que se passa nas nossas universidades e centros de investigação.
D_Little_B Escreveu: Já assim foi - pela última vez no concurso de 2008:

Fiquei agradavelmente surpreendido ao saber que isto já esteve, em tempos, nos regulamentos da FCT. Houve alguma explicação oficial sobre o que levou à sua queda do regulamento em 2009?

Editado: Typo.
Última edição por ricardo.figueiredo em quarta out 10, 2012 11:01 am, editado 1 vez no total.

mais_um
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 25, 2012 2:37 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por mais_um »

roiubu Escreveu:Um dos grandes problemas dos sistema universitário português (e italiano e espanhol) prende-se com o seu elevado carácter endogâmico. O enraizamento deste forma de corrupção (digna da canalha que nos governa) é altamente prejudicial para a qualidade da investigação cientifica em Portugal.
Ora nem mais.
roiubu Escreveu:Começa-se por achar bem que as bolsas só devem ser cá para o tugas e depois acaba-se a achar perfeitamente natural que quem fez licenciatura+phd+postdoc na Univ x acabe contratado no mesmo sítio.
Exacto. O sentimento que (auto-legitima) um pensamento aplica-se facilmente ao outro. Quanto ao compadrio constante e descarado, acho que já não há boa vontade que resista a uma análise fria do que se passa nas nossas universidades e centros de investigação.
D_Little_B Escreveu: Já assim foi - pela última vez no concurso de 2008:

Fiquei agradavelmente surpreendido ao saber que isto já esteve, em tempos, nos regulamentos da FCT. Houve alguma explicação oficial sobre o que levou à sua queda do regulamento em 2009?
Olhem que as palavras são muito importantes: "elevado carácter endogâmico." ou será a criação de uma linha de pensamento e de "escola"?

Se um professor ensina os seus alunos, porque tem de contratar outros alunos que terá de formar (ou não) sobre os objectivos do seu projecto? Porque não pode ficar com os melhores estudantes que perceberam os assuntos e foram avaliados pelo próprio?

Quanto ao compadrio "constante e descarado", tem algum exemplo? Ou é apenas mais um frase feita que se ouve e se repete? Tem exemplos de compadrio internacional? O que garante a ausência de "compadrio" entre as famílias Europeias na selecção internacional?

Cordiais saudações,

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular

mais_um Escreveu: Olhem que as palavras são muito importantes: "elevado carácter endogâmico." ou será a criação de uma linha de pensamento e de "escola"?
Uma linha de pensamento que não é comunicada aos outros morre depressa. Portanto, se o objectivo, como disse, é criar algo desse género, há todo o interesse em admitir novos membros e incentivar os actuais a ganhar rodagem noutras paragens, de forma a dar projecção internacional a essa nova "escola".
Naturalmente, os novos membros devem ser tão bons ou melhores do que os actuais. Não defendo que se conceda vantagem a quem vem de fora, apenas paridade.
mais_um Escreveu:Quanto ao compadrio "constante e descarado", tem algum exemplo? Ou é apenas mais um frase feita que se ouve e se repete?
Sei de vários casos concretos na UC e na UL, por onde já passei como aluno e como membro de grupos de investigação.
mais_um Escreveu:Tem exemplos de compadrio internacional? O que garante a ausência de "compadrio" entre as famílias Europeias na selecção internacional?
Não percebi bem este parágrafo. Contudo, se a pergunta é sobre uma hipotética incorruptibilidade dos processos de selecção de candidatos a nível europeu, por instituições estrangeiras ou mesmo supranacionais, a resposta é que isso não existe em lado nenhum. Em todo o caso, o facto de o problema existir nuns sítios não o desculpa nos restantes, e manter a nossa casa arrumada não é mais do que o nosso dever. Repetir um erro não o anula: multiplica-o.

scientia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta dez 05, 2008 8:26 pm
University/ Institute: orbi

Mensagem por scientia »

mais_um Escreveu:
mais_um Escreveu:Quanto ao compadrio "constante e descarado", tem algum exemplo? Ou é apenas mais um frase feita que se ouve e se repete?
Sei de vários casos concretos na UC e na UL, por onde já passei como aluno e como membro de grupos de investigação.
Na verdade também conheço de casos concretos na UL e UA... Casos de estrangeiros que chegam a ganhar as bolsas de pós-doc mas que continuam a manter a sua posição e ordenado nos países de origem....

Por isso não sejamos anjinhos...livre circulação de cidadãos europeus tudo bem.... Mas pelo menos controlem essas bolsas ou criem mecanismos para tal... Da maneira como esta o sistema agora na FCT é muito fácil de os enganar....

roiubu
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta out 04, 2012 11:22 pm
University/ Institute: HSH

Mensagem por roiubu »

Quanto ao compadrio "constante e descarado", tem algum exemplo? Ou é apenas mais um frase feita que se ouve e se repete? Tem exemplos de compadrio internacional? O que garante a ausência de "compadrio" entre as famílias Europeias na selecção internacional?
Acho que todos os que convivemos neste meio já nos demos conta de situações mais ou menos óbvias de compadrio. Em alguns casos este tipo de situações pode nem ser ilegal desde um ponto de vista jurídico mas em termos éticos é altamente reprovável. Acho que também, na maioria dos casos, é penalizador para o sistema. Podia dar alguns exemplos concretos dos quais tenho conhecimento mas obviamente não irei fazê-lo. No entanto posso dar um exemplo ilustrativo que é público e que já tinha referido no post anterior:

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=2760&op=all

Obviamente que nada garante a ausência de compadrio internacional. A questão aqui é criar mecanismos que evitem o mais possível este tipo de situações.

Será existem casos onde é desejável que a mesma pessoa continue eternamente no mesmo grupo? Se calhar até existem e podem funcionar mas penso que na maioria das situações é muito mais benéfico que os investigadores expandam a sua formação não só para absorver outras "linhas de pensamento" e mas também para espalhar os seus conhecimentos.

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular

scientia Escreveu:Na verdade também conheço de casos concretos na UL e UA... Casos de estrangeiros que chegam a ganhar as bolsas de pós-doc mas que continuam a manter a sua posição e ordenado nos países de origem....
Quem fizer isso sem o conhecimento da FCT - que em certos casos permite acumular a bolsa com outra posição, pagando menos de mensalidade ao bolseiro - está a violar o contrato que assinou, que pode (e deve) assim ser denunciado pela FCT com possível devolução dos montantes recebidos.
scientia Escreveu:Por isso não sejamos anjinhos...livre circulação de cidadãos europeus tudo bem.... Mas pelo menos controlem essas bolsas ou criem mecanismos para tal... Da maneira como esta o sistema agora na FCT é muito fácil de os enganar....
Claro, em altura alguma coloquei isso em causa. Todas as regras e condições estipuladas no regulamento ou no estatuto, sejam elas consensuais ou não, devem ser cumpridas por todos os bolseiros. E a FCT deve dispôr dos mecanismos necessários para se assegurar de que tal acontece, tanto relativamente aos bolseiros nacionais como aos estrangeiros.

De qualquer maneira, mais uma vez, friso que isto não é um problema exclusivo de quem vem de fora. De facto, tenho vários colegas que passam um número significativo de horas por semana a dar explicações; um em particular decidiu arriscar e manter uma ligação informal (mas remunerada) numa empresa. Tudo actividades fora do radar da DGCI, quanto mais da FCT.

pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado set 20, 2008 12:33 am
University/ Institute: Minho

Mensagem por pedromar »

Jucilene Escreveu:Onde anda Pedromar? Para que ele telefone para seu contato na FCT e pergunta se tem alguma notícia, já que o orçamento do estado sai hoje!
Pedromar................. help us! :cry:
Ola.

Voltei a ligar ontem mas não tive tempo de vir aqui. A senhora voltou a dizer o mesmo, que está tudo pronto, mas que por questões burocráticas não podia sair antes do final de Outubro. Já faltou mais...

Responder