Eu cá prefiro acreditar no nosso colega pedromar, que até avança números exactos e tudo! Parece-me ser bastante credível. Que saiam os resultados!mc86 Escreveu:Uma colega ouviu um professor comentar que "lá para fins de outubro"...(infelizmente)...não sei minimamente se é credível, mas alguem em outra pagina do forum diz "que tem fonte segura" que é só no fim do proximo mes...
é esperarmos e boa sorte a todos...
Resultados Bolsa Doutoramento
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 18, 2012 10:58 am
- University/ Institute: Porto
Re: Resultados Bolsa Doutoramento
-
- cientista assíduo
- Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
- University/ Institute: Lisboa
Sim concordo, números exactos...mas realmente, como ele apenas tem conhecimento de numeros exactos? ahah
Se ele tiver razão, sai esta semana!
Se ele tiver razão, sai esta semana!
-
- recém-chegado
- Registado: sexta fev 10, 2012 3:41 pm
- University/ Institute: igc
csmcm Escreveu:Eu cá prefiro acreditar no nosso colega pedromar, que até avança números exactos e tudo! Parece-me ser bastante credível. Que saiam os resultados!mc86 Escreveu:Uma colega ouviu um professor comentar que "lá para fins de outubro"...(infelizmente)...não sei minimamente se é credível, mas alguem em outra pagina do forum diz "que tem fonte segura" que é só no fim do proximo mes...
é esperarmos e boa sorte a todos...
Estou contigo. Apesar de ele também falar de uma senhora da FCT que prevê "final de Outubro", também acho esta fonte mais credível. Afinal a informação veio de alguém que esteve na reunião da FCT com as Universidades...
Mas tudo é possível...
-
- cientista regular
- Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
Eu nem sequer sabia que a FCT reunia com as universidades --'
-
- recém-chegado
- Registado: segunda set 24, 2012 4:16 pm
- University/ Institute: UEvora
Pois, seria interessante saber que reunião foi essa... com as universidades? com todas as universidades? com o conselho de reitores? com quem?
-
- cientista regular
sim, é nisso que estava a pensar, no propósito dessa tal reunião... o que é que as universidades discutem com a FCT?atum Escreveu:Pois, seria interessante saber que reunião foi essa... com as universidades? com todas as universidades? com o conselho de reitores? com quem?
Porque se fosse por causa do número de bolsas, há bolseiros que estão a fazer o phd em empresas, noutros centros de investigação independentes ou em instituições estrangeiras...
-
- investigador em formação
- Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
- University/ Institute: ISCTE
eu cá acho que é melhor nem saber o teor dessas ditas reuniões que cheira-me a "esquemas"... ou então já é uma pessoa que anda em paranóia com isto da crise e das cunhas e dos jobs for the boys... sei lá!
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
- University/ Institute: FEUP
Vocês sabem que a FCT existe para mais coisas para além de dar bolsas não sabem?
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado set 20, 2008 12:33 am
- University/ Institute: Minho
Ola a todos.
Todos os anos a FCT reúne com representantes das Universidades mais ou menos por esta altura. Depois esses representantes reúnem com cada uma das escolas das diferentes Universidades. Pelo que sei fala-se daquilo com que as Universidades podem contar para o novo ano, principalmente no que diz respeito às contas, regras e formalismos que se tem de respeitar.
Na reunião deste ano, e como se falava muito que o Orçamento para as bolsas iria diminuir, a FCT resolveu "tranquilizar" o pessoal avançando com esse número de bolsas, comparando-as com o ano passado e dizendo que para o próximo ano os números não deveriam baixar.
Agora quando sairão os resultados, também gostaria eu de saber
A minha teoria é que provavelmente as secretárias da FCT ainda não foram informadas de quando sairiam os resultados e por isso dizem que será para final de Outubro, que coincide com o prazo legal. Pode ser que as informem durante esta semana e os resultados saiam na sexta, mas isso é só uma teoria.
Todos os anos a FCT reúne com representantes das Universidades mais ou menos por esta altura. Depois esses representantes reúnem com cada uma das escolas das diferentes Universidades. Pelo que sei fala-se daquilo com que as Universidades podem contar para o novo ano, principalmente no que diz respeito às contas, regras e formalismos que se tem de respeitar.
Na reunião deste ano, e como se falava muito que o Orçamento para as bolsas iria diminuir, a FCT resolveu "tranquilizar" o pessoal avançando com esse número de bolsas, comparando-as com o ano passado e dizendo que para o próximo ano os números não deveriam baixar.
Agora quando sairão os resultados, também gostaria eu de saber
A minha teoria é que provavelmente as secretárias da FCT ainda não foram informadas de quando sairiam os resultados e por isso dizem que será para final de Outubro, que coincide com o prazo legal. Pode ser que as informem durante esta semana e os resultados saiam na sexta, mas isso é só uma teoria.
-
- cientista regular
- Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
- University/ Institute: ISA
Não imaginam que quem ia ter um ataque cardíaco era eu, mas pelo motivo inverso. Fiquei sem acesso ao fórum durante todo o final da semana. Achei até que tinham me bloqueado. Foi então que desliguei o router e liguei novamente que consegui entrar no site.
Mas não consigo entrar no formulário de candidatura.
prefiro as noticias duvidosas que nada durante 3 dias.
Mas não consigo entrar no formulário de candidatura.
prefiro as noticias duvidosas que nada durante 3 dias.
-
- cientista regular
Isso nem sequer esteve em questão, é claro que a FCT não dá só bolsas nem projectos nem contratos. O único que se falou foi do facto de a FCT (segundo consta) ter informado as universidades sobre o número de bolsas de doutoramento, só isso.mikex Escreveu:Vocês sabem que a FCT existe para mais coisas para além de dar bolsas não sabem?
-
- cientista regular
cmrp Escreveu:Isso nem sequer esteve em questão, é claro que a FCT não dá só bolsas nem projectos nem contratos. O único que se falou foi do facto de a FCT (segundo consta) ter informado as universidades sobre o número de bolsas de doutoramento, só isso.mikex Escreveu:Vocês sabem que a FCT existe para mais coisas para além de dar bolsas não sabem?
...e tendo em conta que o número (bem como a data de publicação) diz respeito à maioria dos que aqui estão neste fórum, é bom saber (tal como disse não sabia) que há reuniões entre a FCT e as univ e que discutem entre outras coisas os phd's.
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 04, 2012 10:14 am
- University/ Institute: FMUP
No outro dia fui ao centro de investigação da minha faculdade tratar de uns documentos de uma bolsa passada e aproveitei para perguntar se sabiam algo. Disseram-me a mesma coisa: que numa reunião com a FCT foi falado que os resultados deviam sair até ao fim de setembro, mas o funcionário disse-me que "foi uma data apenas falada, não escrita", mesmo a dar a entender que foi um numero atirado um bocado ao ar.
-
- cientista assíduo
- Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
- University/ Institute: Universidade de Algures
Da experiência que tenho, os resultados só saem após a aprovação do Orçamento de Estado...
-
- cientista regular
Esperemos que não... Nos anos anteriores, o orçamento de estado tem sido discutido apenas em novembro (o ano passado por exemplo foi a 10 e 11) e sempre saíram os resultados antes, por isso não creio... até porque o OE em vigor até ao final do ano continua a ser o de 2012, digo euEchuu Escreveu:Da experiência que tenho, os resultados só saem após a aprovação do Orçamento de Estado...
-
- Sócios
- Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
- University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa
Olá a todos,
Nesta mensagem transmito alguma informação que será de interesse aos candidatos a bolsa de doutoramento da FCT, em especial ao colega "pbranco" da Universidade do Porto (ver cópia de mensagens em baixo) que mostrou preocupação com os prazos de pagamentos de propinas na sua universidade.
Chamo a atenção para o facto de que o Regulamento de Propinas da Universidade do Porto - assim como os de outras universidades portuguesas - incluem excepções aos prazos de pagamento de propinas e desistência da inscrição aos candidatos a bolsas de doutoramento (BD) da FCT.
O que o colega "pbranco" refere no seu comentário de Set. 20 - 5:15 pm (em baixo) não corresponde às regras que actualmente se aplicam aos candidatos a bolsa da FCT. Vejam, por favor, a informação que segue:
Regulamento de Propinas da Universidade do Porto - Regulamento n.º 219/2012
(ver nesta página: http://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_ ... o?p_nr=102
"Artigo 13.º
Pagamento das propinas
[...]
4 — No caso de estudantes de doutoramento que se tenham candidatado a bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que se tenham matriculado e inscrito num programa doutoral e que venham a obter a bolsa, é devido o pagamento de 25 % do valor da propina relativa ao primeiro ano de inscrição se a bolsa da FCT for atribuída depois de passados três meses sobre o inicio do programa doutoral, devendo o diretor da unidade orgânica autorizar o seu pagamento em prestações a liquidar nos doze meses subsequentes à comunicação da atribuição da bolsa;
5 — Os estudantes de doutoramento que se tenham candidatado a bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a não tenham obtido, mas estejam e pretendam manter -se matriculados e inscritos num programa doutoral com componente curricular até à conclusão desta, deverão pagar os valores da propina correspondentes à duração do “Curso de doutoramento”.
6 — Se a decisão da Fundação para a Ciência e a Tecnologia for negativa e o estudante pretender anular a sua matrícula em consequência dessa decisão, deve formular pedido de anulação num prazo não superior a quinze dias úteis sobre a data de comunicação da decisão final, por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, perdendo assim direito a qualquer certificação da eventual formação realizada.
[...]"
Portanto, na Universidade do Porto, os candidatos a BD da FCT que não forem contemplados com bolsa, pode simplesmente anular a sua matrícula nesta universidade dentro do prazo de 15 dias úteis (c. 3 semanas) após tomarem conhecimento do resultado da candidatura a bolsa. Logo, se a matrícula for anulada dentro do prazo, nada acontece do ponto de vista legal. Também não há necessidade de qualquer pedido de perdão de dívida, pois não chega a existir dívida se a matrícula for anulada dentro do prazo definido no regulamento.
Sugiro aos colegas de outras universidades, que tenham questões semelhantes, que consultem os regulamentos de propinas em vigor (e os serviços académicos) nas suas universidades para esclarecerem dúvidas sobre os prazos de pagamentos de propinas para candidatos a BD da FCT. Não confiem naquilo que outros colegas vos digam sobre o que aconteceu em anos anteriores, pois os regulamentos de propinas podem mudar de ano para ano.
Boa sorte para todos!
Susana
---------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC
http://www.abic-online.org/
Quinta Set 20, 2012 5:15 pm
Nesta mensagem transmito alguma informação que será de interesse aos candidatos a bolsa de doutoramento da FCT, em especial ao colega "pbranco" da Universidade do Porto (ver cópia de mensagens em baixo) que mostrou preocupação com os prazos de pagamentos de propinas na sua universidade.
Chamo a atenção para o facto de que o Regulamento de Propinas da Universidade do Porto - assim como os de outras universidades portuguesas - incluem excepções aos prazos de pagamento de propinas e desistência da inscrição aos candidatos a bolsas de doutoramento (BD) da FCT.
O que o colega "pbranco" refere no seu comentário de Set. 20 - 5:15 pm (em baixo) não corresponde às regras que actualmente se aplicam aos candidatos a bolsa da FCT. Vejam, por favor, a informação que segue:
Regulamento de Propinas da Universidade do Porto - Regulamento n.º 219/2012
(ver nesta página: http://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_ ... o?p_nr=102
"Artigo 13.º
Pagamento das propinas
[...]
4 — No caso de estudantes de doutoramento que se tenham candidatado a bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que se tenham matriculado e inscrito num programa doutoral e que venham a obter a bolsa, é devido o pagamento de 25 % do valor da propina relativa ao primeiro ano de inscrição se a bolsa da FCT for atribuída depois de passados três meses sobre o inicio do programa doutoral, devendo o diretor da unidade orgânica autorizar o seu pagamento em prestações a liquidar nos doze meses subsequentes à comunicação da atribuição da bolsa;
5 — Os estudantes de doutoramento que se tenham candidatado a bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a não tenham obtido, mas estejam e pretendam manter -se matriculados e inscritos num programa doutoral com componente curricular até à conclusão desta, deverão pagar os valores da propina correspondentes à duração do “Curso de doutoramento”.
6 — Se a decisão da Fundação para a Ciência e a Tecnologia for negativa e o estudante pretender anular a sua matrícula em consequência dessa decisão, deve formular pedido de anulação num prazo não superior a quinze dias úteis sobre a data de comunicação da decisão final, por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, perdendo assim direito a qualquer certificação da eventual formação realizada.
[...]"
Portanto, na Universidade do Porto, os candidatos a BD da FCT que não forem contemplados com bolsa, pode simplesmente anular a sua matrícula nesta universidade dentro do prazo de 15 dias úteis (c. 3 semanas) após tomarem conhecimento do resultado da candidatura a bolsa. Logo, se a matrícula for anulada dentro do prazo, nada acontece do ponto de vista legal. Também não há necessidade de qualquer pedido de perdão de dívida, pois não chega a existir dívida se a matrícula for anulada dentro do prazo definido no regulamento.
Sugiro aos colegas de outras universidades, que tenham questões semelhantes, que consultem os regulamentos de propinas em vigor (e os serviços académicos) nas suas universidades para esclarecerem dúvidas sobre os prazos de pagamentos de propinas para candidatos a BD da FCT. Não confiem naquilo que outros colegas vos digam sobre o que aconteceu em anos anteriores, pois os regulamentos de propinas podem mudar de ano para ano.
Boa sorte para todos!
Susana
---------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC
http://www.abic-online.org/
Quinta Set 20, 2012 5:15 pm
Quinta Set 20, 2012 5:34 pmpbranco Escreveu:O que é incrível é que, pelo menos na UP, o regulamento obriga a que a desistência do doutoramento após 60 dias uteis da inscrição implique o pagamento da propina anual. Ou seja, eu pessoalmente arrisco-me a pagar 3000€ sem proveito, caso não receba a bolsa e se passar esse prazo. Ridícula a forma como as instituições se coordenam neste país. Felizmente só começo as aulas em dezembro.
Quinta Set 20, 2012 6:57 pmpbranco Escreveu:A minha inscrição foi feita em 25 de Julho, que era o prazo limite. Portanto, 60 dias uteis é antes do prazo máximo da FCT. Não me parece que vá ter sorte.
pbranco Escreveu:É uma medida compensatória. Obvio que não me acontece nada do ponto de vista do doutoramento, mas acontece do ponto de vista legal. Obvio que depois há todo um processo de requerimentos e pedidos de excepção para me perdoarem este pagamento, etc.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta fev 24, 2012 5:02 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Boa noite a todos,
Também estou à espera dos resultados da FCT sobre a atribuição das bolsas de doutoramento. Entretanto, tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida, se alguém me puder ajudar.
O que acontece a quem colocou o dia 1 de Janeiro de 2013 como data de início pretendida para a bolsa uma vez que, com estes atrasos, os tais 60 dias úteis para a entrega da restante documentação passam a data referida?
Desde já obrigado.
Também estou à espera dos resultados da FCT sobre a atribuição das bolsas de doutoramento. Entretanto, tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida, se alguém me puder ajudar.
O que acontece a quem colocou o dia 1 de Janeiro de 2013 como data de início pretendida para a bolsa uma vez que, com estes atrasos, os tais 60 dias úteis para a entrega da restante documentação passam a data referida?
Desde já obrigado.
-
- cientista assíduo
- Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
- University/ Institute: FCUL
Bem, se quiserem muito muito começar no dia 1 de Janeiro, a única coisa que têm a fazer é não deixarem para o 59.º dia útil... Depois disso está nas mãos da FCT, sendo que podem acontecer os já muito relatados atrasos sem prejuízo da data de início de bolsa (que é então paga atrasada com retroactivos).Plancus Escreveu:O que acontece a quem colocou o dia 1 de Janeiro de 2013 como data de início pretendida para a bolsa uma vez que, com estes atrasos, os tais 60 dias úteis para a entrega da restante documentação passam a data referida?
Nesta fase é também, se bem me lembro, possível adiar a data de início da bolsa em relação à indicada na candidatura. Pode ser útil para quem veja que realmente não vai receber a tempo da data inicialmente prevista, tenha uma possibilidade de financiamento alternativo atempado, e não queira ficar refém da exclusividade sem receber.
J
-
- investigador em formação
- Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
- University/ Institute: ISCTE
Mais um dia sem notícias... ou menos um dia de espera, conforme a perspectiva!! !;)
-
- cientista regular
- Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
- University/ Institute: ISA
parece que somente para finais de Outubro. Vê lá no outro forum.