Resultados Bolsa Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por ricardo.figueiredo »

nuclear Escreveu:E tens razão, não somos todos iguais... e por isso mesmo não acho que se deva criticar os outros. Cada um lida com a ansiedade à sua maneira.
Mas que belo precedente, como não somos iguais, não se critica. Pensaste bem nas consequências que isto, a ser aplicado de forma generalizada, teria?

Lamento, mas deixar os serviços de atendimento sem capacidade de resposta a questões válidas é irresponsável, inconsequente e estúpido. E não são as diferenças entre as pessoas que devem fazer com que não se ponham as palavras preto no branco e se chamem os bois pelos nomes.

fcit
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça dez 07, 2010 3:28 pm
University/ Institute: ualg

Mensagem por fcit »

Diz a FCT:
"As bolsas aprovadas poderão ter inicio em data a definir pelo candidato desde que observados cumulativamente os seguintes requisitos:

a) As bolsas não poderão ter início antes do dia 1 de janeiro de 2013, nem depois do dia 31 de dezembro de 2013;
b) As bolsas não poderão ter início antes da receção pela FCT de toda a documentação de suporte á candidatura que deve ocorrer com uma antecedência mínima de 60 dias úteis em relação à data prevista para o início da Bolsa; (...)"

Se, no limite, a FCT divulgar os resultados a 9 de nov (data limite segundo as minhas contas), a bolsa só pode iniciar a 5 de Fevereiro... O que nos deixa 2 alternativas: A FCT anda a enganar-nos a dizer q as bolsas podem começar a 1 de jan OU os resultados saem antes de 4 de Outubro!!! :) Era bom...

Agora para desanimar, diz ainda a FCT:
"As bolsas aprovadas poderão ter inicio em data a definir pelo candidato desde que observados cumulativamente os seguintes requisitos:
d) A emissão, pelos serviços da FCT, do respetivo contrato de bolsa fica dependente da verificação da respetiva disponibilidade orçamental."

Ou eu estou com um problema de interpretação ou isto quer dizer que podemos ter bolsa, mas afinal não podemos pq não há dinheiro...

Alguém me ajuda??? Estou a perceber tudo mal ou este paragrafo contêm 2 maneiras diferentes de nos sodomizar?

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Mensagem por Jucilene »

Quando está escrito:

b) As bolsas não poderão ter início antes da receção pela FCT de toda a documentação de suporte á candidatura que deve ocorrer com uma antecedência mínima de 60 dias úteis em relação à data prevista para o início da Bolsa; (...)"

Embora seja nova por aqui, pela lógica, para as pessoas que pretendem começar sua bolsa 1 /01/13, os resultados deveriam sair até dia 10/10/13 para que de imediato enviar os documentos pendentes. Entretanto, penso que isto não é assim tão linear , mesmo por que a FCT está em seus momentos de mudanças organizacionais. É de se esperar por medidas alternativas frente a situação.
Quanto a :

d) A emissão, pelos serviços da FCT, do respetivo contrato de bolsa fica dependente da verificação da respetiva disponibilidade orçamental."

Isto diz respeito a linha de corte. Dependendo do orçamento , a linha de corte sobe ou desce. Não sei se estou certa , mas é assim que entendo a situação.

fcit
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça dez 07, 2010 3:28 pm
University/ Institute: ualg

Mensagem por fcit »

Jucilene Escreveu:

Isto diz respeito a linha de corte. Dependendo do orçamento , a linha de corte sobe ou desce. Não sei se estou certa , mas é assim que entendo a situação.
espero que sim, mas não me parece. eles falam de 'bolsas aprovadas', 'emissão de contrato' e no início das mesmas e não de candidaturas...

daphne
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2012 5:35 pm
University/ Institute: UMinho

Mensagem por daphne »

Obviamente que a mensagem foi interpretada "como deu jeito". Obviamente que a FCT deu um prazo, teria de o fazer obrigatoriamente. Agora, tendo em conta que esse período, por ser bastante alargado, pode e colide com os planos de muita gente (tendo em conta que as obriga a tomar decisões relacionadas com a bolsa, ANTES de saber os resultados), não custava à FCT dar um feedback. Até porque bastava uma simples linha na página deles para tranquilizar muita gente. Mas isso já tem a ver com a minha perspectiva muito pessoal de como algumas coisas deveriam funcionar, entre entidades e público. E uma vez que eles não impedem as pessoas de ligar e mandar e-mails, saíamos todos a ganhar. E parece-me uma visão muito pouco empática a de se atirar as culpas apenas para as pessoas que ligam e mandam e-mails. Acredito que grande parte sejam escusados, eu mesma nunca liguei, mas já se sabe que as pessoas fazem isso. Não é só com a FCT. E se lhes atrapalhasse de tal forma o atendimento, com certeza já teriam arranjado uma solução melhor....ou não! :)

Quanto ao "não se devem fazer planos antes de se saberem os resultados da bolsa", parabéns a quem se pode dar a esse luxo. Não é o meu caso, como acredito que não seja o da maioria.

De resto, boa sorte para todos. A verdade é que já faltou mais! ;)

bolsfct_i
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 17, 2012 12:57 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por bolsfct_i »

Será que é hoje que temos os resultados?
O ano passado sairam tb a uma sexta feira (16 de Set), ao meio da tarde...
Vamos fazer figas para que sim...

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

não custava à FCT dar um feedback.
Mas dar um «feedback» de quê?! O prazo já EXISTE.
Ou preferias que dessem uma data à toa para depois não a cumprirem?!

A FCT pode ser acusada de muita muita coisa. Mas nisto não há nenhuma razão de queixa deles. Os prazos estão lá. E até ver estão a ser cumpridos.

Quanto ao "não se devem fazer planos antes de se saberem os resultados da bolsa", parabéns a quem se pode dar a esse luxo. Não é o meu caso, como acredito que não seja o da maioria.
A FCT tem culpa de muitos problemas na vida financeira dos seus bolseiros (incluindo este ano ter começado a pagar já vários meses depois do início da bolsa). Mas daí até a FCT ter culpa dos problemas pessoais dos candidatos a bolseiros já é abusar um bocadinho. O regulamento está bem visível no site, com todos os prazos bem explícitos. Só se candidata quem quer. Quem não tinha condições para esperar pelos prazos a culpa não é da FCT certamente. A FCT não é uma IPSS.
Última edição por mikex em sexta set 21, 2012 2:43 pm, editado 1 vez no total.

cmrp
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por cmrp »

Off topic:

enquanto não faço mais nada da vida por estar dependente do resultado da bolsa, andava aqui a deambular na net e fui ler o orçamento de estado para 2012 (o que está em vigor actualmente e que abrange este concurso, tanto quanto sei), para a ciência.

E se é verdade que já tinha conhecimento que o dinheiro que ia para a FCT este ano era bastante mais baixo (2011: 469.043.200€ - 2012: 394.565.754€), o que não sabia era que a FCT NÃO O GASTA TODO!!!!! http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/oe- ... os-1517507

Dizem que se a FCT não o gastar, vai ter de o devolver outra vez, mas se assim for (e não ficar nos cofres da FCT) o que é que a FCT tem a ganhar com o negócio?!

daphne
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2012 5:35 pm
University/ Institute: UMinho

Mensagem por daphne »

Enquanto continuares a atribuir um sentido extremista ao que digo, então não vale a pena :)

cmrp
cientista regular
cientista regular

Mensagem por cmrp »

Mikex,

não me interpretes mal, mas é normal que o pessoal venha para aqui falar sobre o que acha que está mal e do que acha que deveria ser melhor...

Tomando a tua lógica, então ninguem teria vindo aqui para o fórum dizer mal do sistema e do facto de este ano a FCT só financiar 5000€ de propinas no estrangeiro e de não se poderem dar aulas a não ser a 2º e 3º ciclos e por aí adiante... até porque isso também vem contemplado no contrato, que é regido pelo "regulamento em vigor". E no entanto os colegas afectados vêm e compartem a experiência.

E no meu ver não há nada de mal. Mas isto é só a minha opinião... :)

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

daphne, eu só respondi ao que tu disseste.
Tu falaste em dar feedback, eu disse que o prazo já existia.
Tu falaste em candidatos a bolsa que não podem esperar (PELOS PRAZOS QUE ATÉ VER ESTÃO A SER CUMPRIDOS), eu disse que a FCT não tem culpa disso e que só se candidata quem quer.
Onde está exatamente o extremismo?

cmrp, onde é que eu disse que o contrário?
Eu só disse que prazos já existiam (e que acho uma falta de respeito estar a fazer perder tempo às pessoas da FCT a perguntar coisas que estão no regulamento de forma bastante explícita), e que a FCT não é responsável pela vida de candidatos a bolsas.
As pessoas podem-se queixar à vontade. Mas eu também tenho o direito de achar que há queixas e queixas.

Volto a repetir: sou o primeiro a apontar as falhas da FCT (e só neste fórum já o fiz várias vezes, então quando o novo regulamento entrou em vigor foi um festival - e nem queiram ouvir as cobras e lagartos que já disse deles aos meus amigos :twisted: ), mas há limites. A FCT não tem que ser responsável por pessoas que não souberam programar a sua vida em função de uma coisa para o qual se candidataram voluntariamente.

Jucilene
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Jucilene »

bolsfct_i Escreveu:Será que é hoje que temos os resultados?
Olá bolsfct_i,

Não acredito que saia hoje, ( e eu que defendia que sairia) pelo simples facto de um comentário em outro forum, onde um colega disse que tinha falado com alguém do FCT e que este disse que sairia somente no final de Outubro. Quando alguém do FCT afirma isto, penso que é que está sabendo das decisões que alguém tem que tomar depois de outro alguém ter que se reunir, depois de outro alguém disse que tem que se reunir ..... e assim vai....

Eu já me conformei que somente sai lá para finais de Outubro.
No entanto vamos falando aqui no Fórum , pois é bem verdade que distrai, e quando começa o bate boca, aí sim é que é uma graça!

cmrp
cientista regular
cientista regular

Mensagem por cmrp »

Jucilene Escreveu:
Olá bolsfct_i,

Não acredito que saia hoje, ( e eu que defendia que sairia) pelo simples facto de um comentário em outro forum, onde um colega disse que tinha falado com alguém do FCT e que este disse que sairia somente no final de Outubro. Quando alguém do FCT afirma isto, penso que é que está sabendo das decisões que alguém tem que tomar depois de outro alguém ter que se reunir, depois de outro alguém disse que tem que se reunir ..... e assim vai....

No entanto vamos falando aqui no Fórum , pois é bem verdade que distrai, e quando começa o bate boca, aí sim é que é uma graça!
Esse "sai para finais de outubro" tem tanta validade como o "sai esta semana", o "sai no final de setembro"... Já várias pessoas ligaram para a FCT e cada uma diz datas diferentes, por isso... :\

Jucilene
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Jucilene »

cmrp Escreveu:
Jucilene Escreveu:
Olá bolsfct_i,

Esse "sai para finais de outubro" tem tanta validade como o "sai esta semana", o "sai no final de setembro"... Já várias pessoas ligaram para a FCT e cada uma diz datas diferentes, por isso... :\
Sinceramente , desejo que eu esteja completamente errada e vc completamente certo, juro! Eu adoraria que saísse hoje, mas nãio sei pq, mas acreditei naquela informação.

pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado set 20, 2008 12:33 am
University/ Institute: Minho

Mensagem por pedromar »

Ola.

Voltei a telefonar para a senhora da FCT e ela voltou-me a informar que as previsões eram para final de Outubro. No entanto, em reunião com as Universidades, a FCT informou que as bolsas sairiam até ao final de Setembro. Qual das informações é a mais correcta não sei. Nessa reunião a FCT informou também que o número de bolsas de doutoramento desceria para 1234 (no ano passado foram de 1327) e que as bolsas de PostDoc subiriam para 665 (no ano passado foram de 612).

Também é certo que os resultados costumam sair a uma sexta, agora é esperar...

raquelr
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta fev 10, 2012 3:41 pm
University/ Institute: igc

Mensagem por raquelr »

pedromar, espero não ofender com a pergunta... Obtiveste essa informação da reunião da FCT com as universidades de uma fonte credível? Se sim, parece mesmo que está para breve...

pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado set 20, 2008 12:33 am
University/ Institute: Minho

Mensagem por pedromar »

raquelr Escreveu:pedromar, espero não ofender com a pergunta... Obtiveste essa informação da reunião da FCT com as universidades de uma fonte credível? Se sim, parece mesmo que está para breve...
Ola raquelr, na boa, com tanta informação é normal que surjam essas duvidas.
Sim, a informação é de alguém que esteve presente nessa reunião.
Pois, só acho estranho que a senhora da FCT que normalmente costuma avisar com antecedência dizer que é só para final de Outubro.

raquelr
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta fev 10, 2012 3:41 pm
University/ Institute: igc

Mensagem por raquelr »

pedromar Escreveu:
raquelr Escreveu:pedromar, espero não ofender com a pergunta... Obtiveste essa informação da reunião da FCT com as universidades de uma fonte credível? Se sim, parece mesmo que está para breve...
Ola raquelr, na boa, com tanta informação é normal que surjam essas duvidas.
Sim, a informação é de alguém que esteve presente nessa reunião.
Pois, só acho estranho que a senhora da FCT que normalmente costuma avisar com antecedência dizer que é só para final de Outubro.
Hoje o pessoal anda todo com os ânimos exaltados, pareceu-me bem perguntar se não ofendia... :lol:

Acho que dentro da FCT também anda uma grande onda de desinformação, uma vez que cada pessoa diz uma coisa. Mas que foi a essa reunião fazer essa comunicação concerteza sabe melhor que ninguém!! Vamos torcer...

Obrigada por partilhares connosco.

slimvitex
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
University/ Institute: ISCTE

Mensagem por slimvitex »

Olá a todos! Como é altamente unlikely que os resultados saiam a uma segunda feira... votos de muita paciência para (mais) uma semana que se avizinha!

cmrp
cientista regular
cientista regular

Mensagem por cmrp »

slimvitex Escreveu:Olá a todos! Como é altamente unlikely que os resultados saiam a uma segunda feira... votos de muita paciência para (mais) uma semana que se avizinha!
LOL, bem... acho que há 2 anos (2010) sairam dia 6, que calhou a uma segunda, por isso... resta esperar para ver... ;)

Responder