Resultados Bolsa Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
daphne
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2012 5:35 pm
University/ Institute: UMinho

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por daphne »

É também a segunda vez que me candidato, infelizmente. E é o 1º ano que acompanho este fórum. Queria, desde já, agradecer a todos os que contribuem para a partilha de informação. Sem dúvida que isso se revela uma ajuda preciosa nos momentos mais "desesperantes". Quanto à forma como o concurso decorre, resta-me dizer que, antes de mais, desconheço o motivo que leva a FCT a não comunicar, não digo a data exacta, mas algo que oriente minimamente todos os que disso dependem para determinar soluções futuras. É com muito desagrado que sinto esta situação, uma vez que a solução é simples, exequível, e pouparia toda uma sobrecarga provocada pelos telefonemas insistentes e os e-mails constantes dos concorrentes. É uma atitude pouco inteligente e totalmente desinteressada. Resta-me dizer que, além de já ter que ter pago para me inscrever no doutoramento, até já começo as aulas a 8 de Outubro! Vou continuar a aproveitar este silêncio por parte da FCT, para decidir que promoção do "início às aulas" é que vou aproveitar!

pbranco
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 04, 2012 10:14 am
University/ Institute: FMUP

Mensagem por pbranco »

O que é incrível é que, pelo menos na UP, o regulamento obriga a que a desistência do doutoramento após 60 dias uteis da inscrição implique o pagamento da propina anual. Ou seja, eu pessoalmente arrisco-me a pagar 3000€ sem proveito, caso não receba a bolsa e se passar esse prazo. Ridícula a forma como as instituições se coordenam neste país. Felizmente só começo as aulas em dezembro.

cmrp
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por cmrp »

pbranco Escreveu:O que é incrível é que, pelo menos na UP, o regulamento obriga a que a desistência do doutoramento após 60 dias uteis da inscrição implique o pagamento da propina anual. Ou seja, eu pessoalmente arrisco-me a pagar 3000€ sem proveito, caso não receba a bolsa e se passar esse prazo. Ridícula a forma como as instituições se coordenam neste país. Felizmente só começo as aulas em dezembro.
Quem faz programas doutorais em portugal tem essa "facilidade", no sentido em que a maioria das faculdades, ao saber que os alunos dependem da resposta da FCT, ajustam as aulas e as inscrições nos programas.

Ainda assim, não te preocupes :) 60 dias úteis é mais do que suficiente para os resultados sairem ;) (esperemos nós... também era o que mais faltava...)

pbranco
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por pbranco »

A minha inscrição foi feita em 25 de Julho, que era o prazo limite. Portanto, 60 dias uteis é antes do prazo máximo da FCT. Não me parece que vá ter sorte.

cmrp
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por cmrp »

pbranco Escreveu:A minha inscrição foi feita em 25 de Julho, que era o prazo limite. Portanto, 60 dias uteis é antes do prazo máximo da FCT. Não me parece que vá ter sorte.
Ah, desculpa :) como a maioria dos programas tem inscrições por esta altura (alguns da própria UP acabaram mesmo por adiar o prazo de inscrição, exactamente por causa da não saída dos resultados), pensei que estivesses nesse pé...

Sendo assim é de facto uma chatice...

Sorte!

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Mensagem por Echuu »

pbranco Escreveu:O que é incrível é que, pelo menos na UP, o regulamento obriga a que a desistência do doutoramento após 60 dias uteis da inscrição implique o pagamento da propina anual. Ou seja, eu pessoalmente arrisco-me a pagar 3000€ sem proveito, caso não receba a bolsa e se passar esse prazo. Ridícula a forma como as instituições se coordenam neste país. Felizmente só começo as aulas em dezembro.
Não percebi...
Se for para desistir, por que é que pagas? Chegas lá, dizes que queres desistir, e pronto. Se não pagares eles fazem o quê, não te dão o grau? Já estás a desistir de qualquer forma...
Como é óbvio, tenta resolver tudo pela via normal, mas em último caso, não tens de pagar nada.

pbranco
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por pbranco »

É uma medida compensatória. Obvio que não me acontece nada do ponto de vista do doutoramento, mas acontece do ponto de vista legal. Obvio que depois há todo um processo de requerimentos e pedidos de excepção para me perdoarem este pagamento, etc.

ClaudiaG
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mai 31, 2012 6:14 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por ClaudiaG »

Boa tarde,

Tenho lido praticamente todos os comentários e confesso a minha inexperiência, já que é o primeiro ano que me candidato. Referem algumas vezes "área pessoal" na página da FCT onde deverão sair os resultados. Pergunto, esse local é onde diz "FCT-SIG login", correcto? Neste momento, entrando, visualiza-se uma mensagem de boas-vindas, do lado esquerdo o CurriculumVitae, etc... é aqui poderemos ter acesso aos resultados?

Agradeço a ajuda,
Cláudia

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Echuu »

pbranco Escreveu:É uma medida compensatória. Obvio que não me acontece nada do ponto de vista do doutoramento, mas acontece do ponto de vista legal. Obvio que depois há todo um processo de requerimentos e pedidos de excepção para me perdoarem este pagamento, etc.
Ok, não percebeste o que eu não percebi, e acho que também não percebeste o que eu disse. Fui eu que me expliquei mal.
O que eu queria dizer era: vais lá, dizes que queres desistir. Se te levantarem problemas, o que duvido que aconteça se disseres que esperavas uma bolsa da FCT, simplesmente viras costas e nunca pagas. ;)
Boa sorte para a bolsa!

bolsfct_i
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 17, 2012 12:57 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por bolsfct_i »

Claudia,

Assim que sairem os resultados irá aparecer um novo item a dizer "resultado concurso das bolsas". Aí, na "ficha de avaliação" poderás ver se tiveste bolsa ou nao.

Boa sorte para todos!
ClaudiaG Escreveu:Boa tarde,

Tenho lido praticamente todos os comentários e confesso a minha inexperiência, já que é o primeiro ano que me candidato. Referem algumas vezes "área pessoal" na página da FCT onde deverão sair os resultados. Pergunto, esse local é onde diz "FCT-SIG login", correcto? Neste momento, entrando, visualiza-se uma mensagem de boas-vindas, do lado esquerdo o CurriculumVitae, etc... é aqui poderemos ter acesso aos resultados?

Agradeço a ajuda,
Cláudia

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

daphne Escreveu: Quanto à forma como o concurso decorre, resta-me dizer que, antes de mais, desconheço o motivo que leva a FCT a não comunicar, não digo a data exacta, mas algo que oriente minimamente todos os que disso dependem para determinar soluções futuras. É com muito desagrado que sinto esta situação, uma vez que a solução é simples, exequível, e pouparia toda uma sobrecarga provocada pelos telefonemas insistentes e os e-mails constantes dos concorrentes.
A data existe: 90 dias úteis a partir do fim da limite para submissão de candidaturas.
E sinceramente não percebo muito bem porque é que alguém há-de telefonar e mandar e-mails antes do prazo ainda não ter acabado (se o prazo já tivesse passado tinha todos os motivos para o fazer).
Quando houver resultados estes saem, andar a fazer o pessoal da FCT perder tempo a dizer o óbvio acho uma falta de consideração quer pelo pessoal da FCT, quer pelas restantes pessoas que precisam de contactar a FCT por qualquer motivo e são impedidas porque há alguém que lhes liga a perguntar quando saem os resultados (entre fazer isso e telefonar a perguntar se está a chover na Av. D. Carlos I vai dar ao mesmo).

nuclear
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2012 2:26 pm
University/ Institute: U L

Mensagem por nuclear »

Das 3 uma:
1)Não leste os testemunhos anteriores e desconheces o porquê da ansiedade das pessoas cuja vida está dependente destes resultados,
2) és insensível,
3) trabalhas na FCT e andas por aqui undercover.... (se for esse o caso sabes quando saem os resultados????)

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Echuu »

nuclear Escreveu:Das 3 uma:
1)Não leste os testemunhos anteriores e desconheces o porquê da ansiedade das pessoas cuja vida está dependente destes resultados,
2) és insensível,
3) trabalhas na FCT e andas por aqui undercover.... (se for esse o caso sabes quando saem os resultados????)
Das 3 nenhuma.
Já passei pelo mesmo, 3 vezes (só tive bolsa na terceira tentativa), e em nenhuma delas liguei uma única vez ou mandei mails a perguntar pelos resultados, independentemente da minha ansiedade.
Não somos todos iguais... Isso não faz de nós insensíveis ou "infiltrados", se calhar até somos é mais sensatos.

nuclear
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2012 2:26 pm
University/ Institute: U L

Mensagem por nuclear »

Eu concorri a bolsas duas vezes (doc e pos-doc) e felizmente consegui ambas à primeira. Também nunca liguei para lá nessas alturas... desta vez a bolsa por que espero ansiosamente o resultado não é para mim.
E tens razão, não somos todos iguais... e por isso mesmo não acho que se deva criticar os outros. Cada um lida com a ansiedade à sua maneira.

Bolseira2012
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta ago 19, 2011 11:36 am

Mensagem por Bolseira2012 »

Acho que já somos todos crescidinhos.. ou pelo menos deviamos! Não acho normal andar a stressar, ainda por cima porque quando concorremos já sabiamos que os resultados iam demorar a sair. Por isso, tiveram tempo para se consciencializar que as vossas vidas não devem nem podem depender das bolsas....

Bolseira2012
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta ago 19, 2011 11:36 am

Mensagem por Bolseira2012 »

nuclear Escreveu:Eu concorri a bolsas duas vezes (doc e pos-doc) e felizmente consegui ambas à primeira. Também nunca liguei para lá nessas alturas... desta vez a bolsa por que espero ansiosamente o resultado não é para mim.
E tens razão, não somos todos iguais... e por isso mesmo não acho que se deva criticar os outros. Cada um lida com a ansiedade à sua maneira.
Sim, cada um lida com ansiedade à sua maneira.. No entanto, andar a ligar constantemente para a FCT e a mandar e-mails para saber dos resultados não é de todo normal.. ainda por cima porque ainda não acabou o prazo!! Devemos ter alguma consideração por quem tem assuntos por resolver na FCT e não consegue tratá-los com rapidez devido à ansiedade dos outros...

Volto a repetir quando concorremos sabiamos que não deviamos fazer planos a contar com os resultados das bolsas...

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Muito provavelmente ninguem dentro da FCT sabe quando sairao os resultados das bolsas, porque a parte da FCT (avaliacoes) ja esta pronta desde finais de Julho, e agora depende de decisoes/autorizacoes de pessoas externas a FCT, em particular do Ministerio das Financas. Tal como aconteceu com a abertura do concurso, preparada e anunciada para acontecer muito antes do que aconteceu mas que so teve luz verde em meados de Junho, como bem sabem e sentiram "na pele".
Por isso nao vale a pena telefonarem para a FCT, que sabem tanto como todos por aqui - que ha um prazo de 90 dias uteis para os resultados sairem, que acaba em meados de Novembro, e atendendo ao que tem acontecido, e melhor nao esperar que essa decisao seja tomada muito antes do fim desse prazo.
Última edição por spca em sexta set 21, 2012 10:53 am, editado 1 vez no total.

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Echuu »

nuclear Escreveu: E tens razão, não somos todos iguais... e por isso mesmo não acho que se deva criticar os outros. Cada um lida com a ansiedade à sua maneira.
LOL!
Se calhar devias ter pensado isso antes de escreveres isto:
nuclear Escreveu: Das 3 uma:
2) és insensível,

fcit
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça dez 07, 2010 3:28 pm
University/ Institute: ualg

Mensagem por fcit »

Echuu Escreveu:
Não percebi...
Se for para desistir, por que é que pagas? Chegas lá, dizes que queres desistir, e pronto. Se não pagares eles fazem o quê, não te dão o grau? Já estás a desistir de qualquer forma...
Como é óbvio, tenta resolver tudo pela via normal, mas em último caso, não tens de pagar nada.

Eu tive de pedir perdão ao reitor, por 2 vezes e quase tive de me ajoelhar :) , por causa de uma situação semelhante. Mas entretanto criei tal barulheira que alteraram o regulamento para contemplar desistências de pessoas que concorrem a bolsa da FCT, sem pagar nada.

O problema de desistir e virar costas sem pagar é que no ano seguinte não te deixam voltar a inscrever...

fcit
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça dez 07, 2010 3:28 pm
University/ Institute: ualg

Mensagem por fcit »

spca Escreveu:Muito provavelmente ninguem dentro da FCT sabe quando sairao os resultados das bolsas, porque a parte da FCT (avaliacoes) ja esta pronta desde finais de Julho, e agora depende de decisoes/autorizacoes de pessoas externas a FCT, em particular do Ministerio das Financas. Tal como aconteceu com a abertura do concurso, preparada e anunciada para acontecer muito antes do que aconteceu mas que so teve luz verde em meados de Junho, como bem sabem e sentiram "na pele".
Por isso nao vale a pena telefonarem para a FCT, que sabem tanto como todos por aqui - que ha um prazo de 90 dias uteis para os resultados sairem, que acaba em meados de Novembro, e atendendo ao que tem acontecido, e melhor nao esperar que essa decisao seja tomada muito antes do fim desse prazo.
meados de novembro????? nas minhas contas era início, 9!

Responder