Resultados Bolsa Doutoramento
Re: Resultados Bolsa Doutoramento
Olá,
Sei que este tópico diz respeito aos resultados de BD, mas um detalhe que nunca percebi muito bem, já que se está a falar de mérito do candidato.... talvez alguém possa me esclarecer... essa tabela de referência para avaliação do mérito do candidato vale para BPD?? Obrigado.
E concordo que deveriam existir critérios ainda mais específicos para avaliação do candidato.... e mesmo do plano de trabalhos é mto subjectivo... conheço um caso, já lá vão uns 6 anos de um plano de trabalhos que foi avaliado em 2.5 (era um trabalho um tanto inovador)... o rapaz que até tinha uma pontuação boa no mérito do candidato não conseguiu a bolsa pela FCT... mas conseguiu posteriormente por outra fonte... o trabalho foi simplesmente um sucesso (recebeu prémios, resultou em publicações importantes...) então... é sempre difícil.
Sei que este tópico diz respeito aos resultados de BD, mas um detalhe que nunca percebi muito bem, já que se está a falar de mérito do candidato.... talvez alguém possa me esclarecer... essa tabela de referência para avaliação do mérito do candidato vale para BPD?? Obrigado.
E concordo que deveriam existir critérios ainda mais específicos para avaliação do candidato.... e mesmo do plano de trabalhos é mto subjectivo... conheço um caso, já lá vão uns 6 anos de um plano de trabalhos que foi avaliado em 2.5 (era um trabalho um tanto inovador)... o rapaz que até tinha uma pontuação boa no mérito do candidato não conseguiu a bolsa pela FCT... mas conseguiu posteriormente por outra fonte... o trabalho foi simplesmente um sucesso (recebeu prémios, resultou em publicações importantes...) então... é sempre difícil.
-
- cientista regular
- Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
- University/ Institute: ISA
Obrigadíssimo!cmrp Escreveu:http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 5es#p25108
este tópico pode dar uma ideia...
ver-se mesmo que é uma roleta russa!
-
- cientista regular
- Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
- University/ Institute: ISA
Nota-se então a grande insensatez que é esta avaliação. Ou seja, é mesmo sorte de pegarmos avaliadores coerentes e justosbvel Escreveu:Olá,
-
- cientista regular
- Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
- University/ Institute: Porto
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... ado#p24634Jucilene Escreveu:
Nota-se então a grande insensatez que é esta avaliação. Ou seja, é mesmo sorte de pegarmos avaliadores coerentes e justos
aqui estão mais testemunhos... é deprimente ver tamanhas injustiças... de nada vale o mérito nem um bom programa nem nada. Eles fazem o que querem.
-
- cientista regular
Não tenho ideia e o pior é que o guião está tão subtil que nem sequer consigo perceber se a tabela é ou não válida para as duas categorias de bolsas :\ tenta procurar aqui pelo fórum (faz uma pesquisa) e pode ser que encontres algo boa sorte!bvel Escreveu:Olá,
-
- investigador em formação
- Registado: segunda jun 27, 2011 2:54 pm
- University/ Institute: FCUP
Boas!
Vamos lá a acalmar com os "refresh", porque não vale a pena tanto stress... Ninguém sabe quando saem os resultados, nem sequer a FCT. É algo que eles não controlam, por isso não vale a pena especular com as respostas que dão. Julgo que é mesmo algo que ninguém sabe ao certo. Temos de aguardar tão pacientemente quanto possível. Sei o quanto é dificíl... acreditem!
Não vos desejo boa sorte, porque de facto o que precisamos é que seja feita uma avaliação o mais justa possível de todos os candidatos. Coisa que em anos anteriores não se verificou. É ter esperança que este ano seja melhor, apesar de os paineis quase não terem sido alterados....
Vamos lá a acalmar com os "refresh", porque não vale a pena tanto stress... Ninguém sabe quando saem os resultados, nem sequer a FCT. É algo que eles não controlam, por isso não vale a pena especular com as respostas que dão. Julgo que é mesmo algo que ninguém sabe ao certo. Temos de aguardar tão pacientemente quanto possível. Sei o quanto é dificíl... acreditem!
Não vos desejo boa sorte, porque de facto o que precisamos é que seja feita uma avaliação o mais justa possível de todos os candidatos. Coisa que em anos anteriores não se verificou. É ter esperança que este ano seja melhor, apesar de os paineis quase não terem sido alterados....
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 18, 2012 10:58 am
Vejo que toda a gente está muito ansiosa para conhecer os resultados das bolsas BD e BPD 2012. No ano passado, o período de candidaturas terminou a 27 de junho e, pelo que li aqui no fórum, os resultados saíram a 16 de setembro. Este ano, o período de candidaturas terminou a 3 de julho e, por isso, todos esperam que os resultados sejam publicados em "vintes" de setembro. As especulações sobre a possível data são mais que muitas!
Também já li aqui que o anúncio dos resultados surge primeiramente na nossa página pessoal e só mais tarde (relatos dividem-se entre umas horas e dois ou três dias) é que a FCT nos envia um email com o resultado.
Posto isto, e para não andar sempre a ver a minha página pessoal na FCT, pergunto aos administradores deste fórum se o anúncio da publicação destes resultados será publicitado DE IMEDIATO neste ou em qualquer outro site (tipo ABIC ou FCT).
(Bom mesmo seria se os administradores pudessem enviar um email para os utilizadores informando sobre a saída destes resultados, o que seguramente acalmaria o estado de ansiedade que vai aumentando de dia para dia. Mas também não sei se os administradores terão conhecimento imediato sobre o anúncio dos resultados em causa.)
Também já li aqui que o anúncio dos resultados surge primeiramente na nossa página pessoal e só mais tarde (relatos dividem-se entre umas horas e dois ou três dias) é que a FCT nos envia um email com o resultado.
Posto isto, e para não andar sempre a ver a minha página pessoal na FCT, pergunto aos administradores deste fórum se o anúncio da publicação destes resultados será publicitado DE IMEDIATO neste ou em qualquer outro site (tipo ABIC ou FCT).
(Bom mesmo seria se os administradores pudessem enviar um email para os utilizadores informando sobre a saída destes resultados, o que seguramente acalmaria o estado de ansiedade que vai aumentando de dia para dia. Mas também não sei se os administradores terão conhecimento imediato sobre o anúncio dos resultados em causa.)
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
- University/ Institute: FCUL
Não se esqueçam que os administradores do forum não têm qualquer obrigação sobre os utilizadores e não são obrigados a prestar-nos qualquer serviço, até porque o fórum é mais um fórum de entre-ajuda entre bolseiros que outra coisa.csmcm Escreveu: (...)
As pessoas da direcção da ABIC trabalham como voluntárias, tanto quanto sei, e muito provavelmente nós saberemos antes deles que sairam os resultados, não só por irmos à nossa página pessoal, como por virmos aqui ao fórum saber se alguém tem notícias...
-
- cientista regular
Concordo, os administradores já fazem (e muito bem) o trabalho deles, não lhes compete andarem a avisar o pessoal que sairam resultados - seja de bolsas, de projectos, de prémios, o que for.Bitter Sweet Girl Escreveu:Não se esqueçam que os administradores do forum não têm qualquer obrigação sobre os utilizadores e não são obrigados a prestar-nos qualquer serviço, até porque o fórum é mais um fórum de entre-ajuda entre bolseiros que outra coisa.csmcm Escreveu: (...)
As pessoas da direcção da ABIC trabalham como voluntárias, tanto quanto sei, e muito provavelmente nós saberemos antes deles que sairam os resultados, não só por irmos à nossa página pessoal, como por virmos aqui ao fórum saber se alguém tem notícias...
E sim, este fórum, na minha opinião, é mesmo de entreajuda, do saber que há mais gente na mesma situação e sobretudo para discutir problemas e soluções.
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 18, 2012 10:28 am
- University/ Institute: UMinho
Obrigado pelo esclarecimento.
Já agora outra questão que não sei se há alguém que passou pelo mesmo.
Eu sou doutorada numa determinada área e tenho artigos publicados (cerca de 20). Candidatei-me a pos-doc mas numa área completamente diferente da do Doutoramento (qualidade), já que sempre foi uma área do meu interesse e entretanto comecei a trabalhar numa empresa nessa área.
A minha questão é se, apesar do meu curriculo como investigadora ser bom num determinado assunto que não o que concorri agora, valorizam ou não os artigos publicados, e todo o percurso realizado no doutoramento...
Alguém já esteve numa situação dessas?
Obrigado!
Eu sou doutorada numa determinada área e tenho artigos publicados (cerca de 20). Candidatei-me a pos-doc mas numa área completamente diferente da do Doutoramento (qualidade), já que sempre foi uma área do meu interesse e entretanto comecei a trabalhar numa empresa nessa área.
A minha questão é se, apesar do meu curriculo como investigadora ser bom num determinado assunto que não o que concorri agora, valorizam ou não os artigos publicados, e todo o percurso realizado no doutoramento...
Obrigado!
-
- Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
- University/ Institute: ISCTE
Só uma questao que não tem nada a ver com os resultados. Alguém por acaso sabe, no caso de bolsas mistas, se é obrigatório que exista um co-orientador em todas as instituições de acolhimento estrangeiras onde se irá passar um periodo qualquer? Ou pode-se estar sei lá, 6 meses num sitio onde exista alguém responsavel por nós, mas que não seja formalmente co-orientador?
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 18, 2012 10:58 am
cmrp Escreveu:Concordo, os administradores já fazem (e muito bem) o trabalho deles, não lhes compete andarem a avisar o pessoal que sairam resultados - seja de bolsas, de projectos, de prémios, o que for.Bitter Sweet Girl Escreveu:Não se esqueçam que os administradores do forum não têm qualquer obrigação sobre os utilizadores e não são obrigados a prestar-nos qualquer serviço, até porque o fórum é mais um fórum de entre-ajuda entre bolseiros que outra coisa.csmcm Escreveu: (...)
E sim, este fórum, na minha opinião, é mesmo de entreajuda, do saber que há mais gente na mesma situação e sobretudo para discutir problemas e soluções.
Bem... A questão que coloquei é se o anúncio sobre os resultados das bolsas irá ser feito DE IMEDIATO em algum site (FCT, ABIC ou aqui). Falei nos administradores porque eles, pela experiência que têm, são as pessoas mais indicadas para me responderem. Claro que se alguém souber, melhor (por exemplo, nos dois anteriores concursos a estas bolsas a que concorri (BD-2005 e BPD-2009), nem sequer sabia que os resultados saíam primeiro na página pessoal e só soube do resultado por email). Já se sabe que nós todos aqui somos gratos aos administradores pelo trabalho que fazem! Que fique claro que a questão que coloco é: ALGUÉM SABE SE OS RESULTADOS SERÃO ANUNCIADOS EM ALGUM SITE, ASSIM QUE ELES FOREM LANÇADOS NAS PÁGINAS PESSOAIS?
-
- Registado: segunda jun 27, 2011 10:30 pm
- University/ Institute: UMINHO
Boa tarde a todos
Tenho uma questão que talvez alguns de vocês me possam ajudar. Já procurei respostas no regulamento da FCT e aqui no fórum mas não entendi bem. Sabem se é possível ser aluno de doutoramento e ter uma empresa em meu nome? É que concorria a BD mas entretanto gostava de iniciar um projecto meu. Este iria ocupar apenas algumas horas livres mas tenho receio que haja implicações por causa disso!
Obrigado
Tenho uma questão que talvez alguns de vocês me possam ajudar. Já procurei respostas no regulamento da FCT e aqui no fórum mas não entendi bem. Sabem se é possível ser aluno de doutoramento e ter uma empresa em meu nome? É que concorria a BD mas entretanto gostava de iniciar um projecto meu. Este iria ocupar apenas algumas horas livres mas tenho receio que haja implicações por causa disso!
Obrigado
-
- recém-chegado
- Registado: quarta set 17, 2008 10:48 am
Olá.
Acredita que quando os resultados sairem vais ter aqui imensos post de todos nós =) Sabes logo...
Acredita que quando os resultados sairem vais ter aqui imensos post de todos nós =) Sabes logo...
-
- recém-chegado
- Registado: quinta set 20, 2012 8:13 am
- University/ Institute: UCoimbra
Olá
Em resposta a mensagem " Já agora outra questão que não sei se há alguém que passou pelo mesmo. Eu sou doutorada numa determinada área e tenho artigos publicados (cerca de 20). Candidatei-me a pos-doc mas numa área completamente diferente da do Doutoramento (qualidade), já que sempre foi uma área do meu interesse e entretanto comecei a trabalhar numa empresa nessa área. A minha questão é se, apesar do meu curriculo como investigadora ser bom num determinado assunto que não o que concorri agora, valorizam ou não os artigos publicados, e todo o percurso realizado no doutoramento..."
Eu estou na mesma situação e de acordo com o que me informaram, os meus orientadores e colegas meus que estiveram na mesma situação em anos anteriores, eles valorizam os artigos e o teu percurso, mesmo que numa área diferente. Inclusivamente também me disseram que valorizavam o facto de no Pos-Doc mudares para uma área diferente da do Doutoramento.
Boa Sorte
Em resposta a mensagem " Já agora outra questão que não sei se há alguém que passou pelo mesmo. Eu sou doutorada numa determinada área e tenho artigos publicados (cerca de 20). Candidatei-me a pos-doc mas numa área completamente diferente da do Doutoramento (qualidade), já que sempre foi uma área do meu interesse e entretanto comecei a trabalhar numa empresa nessa área. A minha questão é se, apesar do meu curriculo como investigadora ser bom num determinado assunto que não o que concorri agora, valorizam ou não os artigos publicados, e todo o percurso realizado no doutoramento..."
Eu estou na mesma situação e de acordo com o que me informaram, os meus orientadores e colegas meus que estiveram na mesma situação em anos anteriores, eles valorizam os artigos e o teu percurso, mesmo que numa área diferente. Inclusivamente também me disseram que valorizavam o facto de no Pos-Doc mudares para uma área diferente da do Doutoramento.
Boa Sorte
Ola.slimvitex Escreveu:Só uma questao que não tem nada a ver com os resultados. Alguém por acaso sabe, no caso de bolsas mistas, se é obrigatório que exista um co-orientador em todas as instituições de acolhimento estrangeiras onde se irá passar um periodo qualquer? Ou pode-se estar sei lá, 6 meses num sitio onde exista alguém responsavel por nós, mas que não seja formalmente co-orientador?
No caso de um pos-doc, e possivel, ou pelo menos era quando concorri (2010). Presentemente encontro-me numa instituicao estrangeira no ambito de uma bolsa mista e nao tenho co-orientador formal nesta instituicao.
No caso de uma bolsa de doutoramento, ja nao sei se sera assim.
OlaACReb Escreveu:Obrigado pelo esclarecimento.
Obrigado!
No caso de concorreres a uma empresa, sim, diria que possivelmente isso sera valorizado. Mas ja no caso do concurso de bolsas, ja pode nao ser assim. Se forem areas completamente diferentes (ex. teres um doutoramento em Quimica e concorreres a pos-doc para Informatica) pode ser considerado que nao tens bom curriculo na area a que concorres. Ja se ex. for apenas mudar de ramo dentro da tua area ou para uma area afim, ex. te doutoraste em Quimica Analitica e concorres a pos-doc em Quimica Organica ou Bioquimica, o teu curriculo anterior nao devera prejudicar-te. Isso dependera do entendimento do painel da area a que concorreste.
De qualquer forma, nao deve haver muita gente a concorrer a pos-doc com 20 artigos (pressupondo artigos em revistas cientificas com revisores e com um minimo de qualidade), pelo que creio que no que diz respeito ao merito do candidato, deves ficar bem classificada, e a nao ter a bolsa, sera pelo projecto ou condicoes de acolhimento.
Ja foi respondido no forum recentemente uma questao semelhante.pimpas Escreveu:Boa tarde a todos
Obrigado
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=4962
Nao sei se a tua questao ja foi respondida (olhando rapidamente nao encontrei resposta). Nao, a "tabela de referência para avaliação do mérito do candidato" vale apenas para BD. Para BPD cada painel de avaliacao de cada area cientifica propoe os seus criterios (que poderao eventualmente ser parcialmente baseados nessa tabela, mas nada assim o obriga e nao tem acontecido na maior parte dos casos).bvel Escreveu:Olá,
Da mesma forma, como referiste, e possivel ter uma boa classificacao no merito de candidato e nao ter bolsa, pois essa e apenas parte da classificacao (actualmente, peso 4 em 10, ou seja, 40% da classificacao final).
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 18, 2012 10:28 am
- University/ Institute: UMinho
Obrigada pelas vossas respostas!
A verdade é que as áreas não têm nada a ver de facto (o meu doutoramento foi no ramo de materiais e agora concorri a Economia e gestão para qualidade). A experiência na nova área é o que tenho adquirido na empresa e algumas formações que fiz.
Bem, seja o que Deus quiser!
A verdade é que as áreas não têm nada a ver de facto (o meu doutoramento foi no ramo de materiais e agora concorri a Economia e gestão para qualidade). A experiência na nova área é o que tenho adquirido na empresa e algumas formações que fiz.
Bem, seja o que Deus quiser!