Boas,
A minha BD no estrangeiro foi renovada, mas sem comparticipacao para propinas, nem sequer os 5000€!!
"O montante total a pagar será de 20520 Euros referentes a:
viagem: 0 €
reuniões científicas: 0 €
inscrição, matrícula ou propinas: 0 €
subsídio de instalação: 0 €
subsídio de manutenção mensal: 1710 € (12 meses)"
Mais alguem nesta situacao?
BD Estrangeiro
-
- recém-chegado
- Registado: sábado fev 27, 2010 2:11 pm
- University/ Institute: UCP
-
- cientista assíduo
- Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
- University/ Institute: FCUL
Re: BD Estrangeiro
springsteen Escreveu:Boas,
A minha BD no estrangeiro foi renovada, mas sem comparticipacao para propinas, nem sequer os 5000€!!
Não sei como era com as BDs no estrangeiro, mas nas bolsas no País a componente de propinas sempre veio a 0€ (por ser um montante pago directamente à instituição que confere o grau, e não ao bolseiro).
J
-
- cientista regular
- Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
- University/ Institute: Porto
Wow, sou bolseira mas não de PhD.... será custa-me a crer que levassem ao extremo a parte do artigo 24º do regulamento que diz:
"A bolsa pode ainda incluir:
Custos de inscrição, matrícula ou propina relativa a bolsas do tipo BD mistas ou no estrangeiro, a pagar à instituição estrangeira que conferirá o grau até um valor preestabelecido, e/ou reembolso de seguro de saúde obrigatório em instituições de acolhimento estrangeiras; "
Esperemos que não.
-
- investigador em formação
- Registado: sexta set 16, 2011 3:27 pm
- University/ Institute: Estrangeiro
Olá,
Pelo menos no primeiro ano tive que requerer as propinas, nao veio logo com a bolsa e retroactivos.
Por isso imagino que seja a mesma coisa, pelo menos o 5000 euros tens direito.. depois para o resto, aconselho-te a fazeres o pedido tal como a ABIC recomendou, vê aqui:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... &start=120
Boa sorte, e mantem-nos informados com o processo por favor, também vou renovar brevemente e estou com receio que só paguei os 5000 euros! :X
Boa sorte!
Pelo menos no primeiro ano tive que requerer as propinas, nao veio logo com a bolsa e retroactivos.
Por isso imagino que seja a mesma coisa, pelo menos o 5000 euros tens direito.. depois para o resto, aconselho-te a fazeres o pedido tal como a ABIC recomendou, vê aqui:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... &start=120
Boa sorte, e mantem-nos informados com o processo por favor, também vou renovar brevemente e estou com receio que só paguei os 5000 euros! :X
Boa sorte!
-
- Registado: terça jan 04, 2011 12:17 pm
- University/ Institute: ___
quando fizeste o pedido de renovacao, efectuaste o pedido de financiamento para a componente de inscricao/matricula/propinas?
esta componente nao é automaticamente atribuida. o que a fct quer é uma prova de que pagaste as propinas no ano anterior e qual a estimativa de propinas para o ano seguinte.
de acordo com as FAQ no site da FCT:
"Quais são os documentos adicionais a incluir num pedido de renovação de bolsas de doutoramento no estrangeiro?
Sempre que se justifique, deve ainda enviar o documento, original e devidamente autenticado, comprovativo do pagamento das propinas/bench fees, já que em sede de auditoria só serão aceites os documentos originais.
Deve ainda indicar o montante de propinas/bench fees a pagar no ano de bolsa seguinte, se for caso disso."
so' para que nao haja confusao, as propinas no estrangeiro NAO sao pagas directamente 'as universidades, por razoes obvias como pagamento de cambio ou de transferencias para o estrangeiro.D_Little_B Escreveu:Não sei como era com as BDs no estrangeiro[/u], mas nas bolsas no País a componente de propinas sempre veio a 0€ (por ser um montante pago directamente à instituição que confere o grau, e não ao bolseiro).
a FCT paga ao bolseiro, que tem q pagar à universidade onde esta'. é por isso que é necessario fazer prova desse pagamento no ano seguinte.
-
- recém-chegado
- Registado: sábado fev 27, 2010 2:11 pm
- University/ Institute: UCP
Boas,
Obrigado pelas respostas!
Aproveito para contar tudo o que aconteceu:
- No primeiro ano que tive a bolsa (em 2010), recebia as propinas depois de as pagar e enviar o recibo. No final do ano, ao todo recebi os tais 12.500 euros
- No final do ano, enviei o pedido de renovacao, o qual incluia o montante a pagar no segundo ano. O valor ultrapassava os 12.500 euros
- No inicio do segundo ano, em Outubro de 2011, recebi logo os 12.500 euros (bem como os 1710 do mes e os 600+750 de subsidios). O valor de 12.500 euros era avaliado na carta da FCT em 17321.25$ (USD)
- No final do segundo ano (ou seja, ha uns meses), enviei o comprovativo de pagamento das propinas. No entanto, como as propinas foram inferiores ao inicialmente previsto, o recibo foi de apenas 14.176$ (USD). Enviei tambem um documento oficial da universidade com a estimativa das propinas para o terceiro ano.
Agora recebi um mail com aquilo que ja escrevi no post e ainda o seguinte:
"P.S.- Deverá enviar-nos, o mais brevemente possível, uma declaração emitida pela Nome_da_Universidade com a indicação do valor das propinas que terá de pagar durante o ano letivo 2012/2013 (montante exclusivamente a seu cargo).
Fazemos notar que após a receção deste documento serão efetuados os acertos de contas relativos aos $3145,25 de propinas financiados em excesso no 2º ano de bolsa, tendo em conta que foram financiados $17321,25 (±12500,00€) e que apenas apresentou prova de pagamento de $14176,00."
O que me preocupa eh a parte que diz "montante exclusivamente a seu cargo"
Obrigado pelas respostas!
Aproveito para contar tudo o que aconteceu:
- No primeiro ano que tive a bolsa (em 2010), recebia as propinas depois de as pagar e enviar o recibo. No final do ano, ao todo recebi os tais 12.500 euros
- No final do ano, enviei o pedido de renovacao, o qual incluia o montante a pagar no segundo ano. O valor ultrapassava os 12.500 euros
- No inicio do segundo ano, em Outubro de 2011, recebi logo os 12.500 euros (bem como os 1710 do mes e os 600+750 de subsidios). O valor de 12.500 euros era avaliado na carta da FCT em 17321.25$ (USD)
- No final do segundo ano (ou seja, ha uns meses), enviei o comprovativo de pagamento das propinas. No entanto, como as propinas foram inferiores ao inicialmente previsto, o recibo foi de apenas 14.176$ (USD). Enviei tambem um documento oficial da universidade com a estimativa das propinas para o terceiro ano.
Agora recebi um mail com aquilo que ja escrevi no post e ainda o seguinte:
"P.S.- Deverá enviar-nos, o mais brevemente possível, uma declaração emitida pela Nome_da_Universidade com a indicação do valor das propinas que terá de pagar durante o ano letivo 2012/2013 (montante exclusivamente a seu cargo).
Fazemos notar que após a receção deste documento serão efetuados os acertos de contas relativos aos $3145,25 de propinas financiados em excesso no 2º ano de bolsa, tendo em conta que foram financiados $17321,25 (±12500,00€) e que apenas apresentou prova de pagamento de $14176,00."
O que me preocupa eh a parte que diz "montante exclusivamente a seu cargo"
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
- University/ Institute: FCUL
era isto que eu ia dizer, nunca apareceu o montante das propinas nas minhas cartas de renovação, mas eu também era bolsa no país.D_Little_B Escreveu: Não sei como era com as BDs no estrangeiro, mas nas bolsas no País a componente de propinas sempre veio a 0€ (por ser um montante pago directamente à instituição que confere o grau, e não ao bolseiro).
-
- Registado: terça mai 31, 2011 9:56 pm
- University/ Institute: Czech Technical University
Não sei como era nos anos passados, mas eu tive de enviar um documento devidamente autenticado a referir o montante a pagar. E terei de fazer o mesmo nos anos seguintes, nada é automático.
Aliás, o meu montante também é um pouco acima dos 5000€ e este ano ainda recebi acima disso. Penso que só para o ano é que entra em vigor a redução.
Relativamente a este caso específico, parece-me que o que a FCT quer dizer é que deves indicar o montante que tens de pagar, e a FCT irá enviar o montante menos os tais $3145,25 que foram enviados em excesso no ano passado. O "montante exclusivamente a seu cargo" será talvez a referência ao montante total e não já com as contas todas feitas.
Aliás, o meu montante também é um pouco acima dos 5000€ e este ano ainda recebi acima disso. Penso que só para o ano é que entra em vigor a redução.
Relativamente a este caso específico, parece-me que o que a FCT quer dizer é que deves indicar o montante que tens de pagar, e a FCT irá enviar o montante menos os tais $3145,25 que foram enviados em excesso no ano passado. O "montante exclusivamente a seu cargo" será talvez a referência ao montante total e não já com as contas todas feitas.