Parecer sobre exquibilidade de bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Pedro Castelo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 05, 2012 6:04 pm
University/ Institute: London Consortium

Parecer sobre exquibilidade de bolsa

Mensagem por Pedro Castelo »

Eu ainda estou a espera de receber o parecer da FCT sobre a exquibilidade da bolsa que me foi atribuida para o ano 2011/2012, apos pedido de recurso. Ainda nao assinei o contracto que esta dependente desse parecer. Durante o ano passado, juntamente com o meu Doutoramento, leccionei 6 horas semanais por me ter sido informado ser esse o limite de horas possiveis para bolsas no estrangeiro.
Para alem de ter muita pena de a FCT estar-nos a fechar portas no mercado de trabalho, e achando que esta nao olha para esta questao caso a caso e com a seriedade devida, fico preocupado com o aparecimento deste novo regulamento. De qualquer modo eu estou disposto a deixar de leccionar no futuro caso isso ponha em causa a minha bolsa, mas estou ainda sem saber se neste caso a minha actividade profissional que foi exercida numa altura em que ela era ainda permitida nao vai agora por em causa a atribuicao da bolsa na sua totalidade. Agora como especulacao acho que nao faz sentido se eventualmente propuserem um desconto monetario do salario das aulas, visto o assunto nao visar remuneracoes, mas sim horas de actividade...
Acho tambem que este processo esta a ser incrivelmente lento!
Este e o meu primeiro contacto com este Forum e a Associacao de bolseiros. Gostaria de saber se caso seja necessario se a ABIC fornece algum tipo de apoio logistico aos bolseiros?

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Parecer sobre exquibilidade de bolsa

Mensagem por spca »

Olá
Quanto ao dar aulas, se já tinhas autorização prévia, aparentemente ela manter-se-á e não será renovada quando renovares a bolsa - vê http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 407#p28407
Com o novo estatuto, creio que não te será autorizado dares aulas. Mas imagino que não te impedirá de receber bolsa quando essa actividade cessar.
Quanto a este fórum, ele foi criado pela ABIC e é mantido e moderado por eles, e respondem a algumas questões na medida do possível atendendo a que todas as pessoas da ABIC fazem-no a título de voluntariado (tanto quanto sei), mas destina-se sobretudo a interajuda entre bolseiros. Para contactares a ABIC em busca de apoio, creio que o melhor será escreveres para apoio@abic-online.org

Boa sorte.
Pedro Castelo Escreveu:Eu ainda estou a espera de receber o parecer da FCT sobre a exquibilidade da bolsa que me foi atribuida para o ano 2011/2012, apos pedido de recurso. Ainda nao assinei o contracto que esta dependente desse parecer. Durante o ano passado, juntamente com o meu Doutoramento, leccionei 6 horas semanais por me ter sido informado ser esse o limite de horas possiveis para bolsas no estrangeiro.
Para alem de ter muita pena de a FCT estar-nos a fechar portas no mercado de trabalho, e achando que esta nao olha para esta questao caso a caso e com a seriedade devida, fico preocupado com o aparecimento deste novo regulamento. De qualquer modo eu estou disposto a deixar de leccionar no futuro caso isso ponha em causa a minha bolsa, mas estou ainda sem saber se neste caso a minha actividade profissional que foi exercida numa altura em que ela era ainda permitida nao vai agora por em causa a atribuicao da bolsa na sua totalidade. Agora como especulacao acho que nao faz sentido se eventualmente propuserem um desconto monetario do salario das aulas, visto o assunto nao visar remuneracoes, mas sim horas de actividade...
Este e o meu primeiro contacto com este Forum e a Associacao de bolseiros. Gostaria de saber se caso seja necessario se a ABIC fornece algum tipo de apoio logistico aos bolseiros?

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Parecer sobre exquibilidade de bolsa

Mensagem por spca »

Quanto à seriedade com que a FCT olha para os nossos casos, francamente acredito que fazem o que podem no meio desta crise, em que a FCT deixou de ser um organismo autónomo e passou a estar dependente das autorizações do Ministério das Finanças, está sujeita a cortes orçamentais, políticas de austeridade como a Lei dos Compromissos, e quando perdeu uma grande parte dos seus funcionários que eram pagos através de bolsas e entretanto foi impedida de recorrer a bolseiros para funções administrativas (que acredito que seja a principal causa da enorme lentidão na análise aos processos individuais, como no teu caso da exequibilidade da bolsa).
Pedro Castelo Escreveu:Eu ainda estou a espera de receber o parecer da FCT sobre a exquibilidade da bolsa que me foi atribuida para o ano 2011/2012, apos pedido de recurso. Ainda nao assinei o contracto que esta dependente desse parecer. Durante o ano passado, juntamente com o meu Doutoramento, leccionei 6 horas semanais por me ter sido informado ser esse o limite de horas possiveis para bolsas no estrangeiro.

Responder