MMoreno Escreveu:Olá a todos. Parabéns pelo fórum.
Eu sou mais uma bolseira com muitas dúvidas por esclarecer...
Foi-me atribuída a 1 de abril de 2012 uma BGCT (Bolsa de Gestao em Ciência e Tecnologia).
Contudo, existe a possibilidade de dar aulas numa instituiçao externa de ensino superior (média anual 4h semanais) fora do meu horário de trabalho.
Gostaria de saber se me é permitido exercer essa atividade docente de forma remunerada. E de forma nao remunerada?
Obrigada,
MMoreno
De acordo com o EBI alterado, acho que tal não é permitido. Só seria se tivesses BPD e se as aulas fossem de programa doutoral.
A forma não remunerada parece-me uma situação indefinida, ou melhor, oficialmente não existente. Ou estou a perceber mal? É que a única hipótese é se dar aulas fizesse parte do programa de bolsa e aí acabavam por ser remuneradas, porque correspondiam precisamente a parte das atividades da bolsa.
De outra forma, só se forem dadas sem contrato (oficialmente não existem). E aqui parece-me equivalente a serem remuneradas "por baixo da mesa", com a vantagem para o bolseiro que sempre recebe algum
Eu penso que a preocupação do Ministério (ou de quem elaborou as alterações ao estatuto) tem mais a ver com a atividade adicional e com o tempo que possa ocupar, ou seja, com o impacto que possa ter na execução das atividades da bolsa, do que com o dinheiro que se ganha ou não. Parece-me que a ideia deles é que a bolsa é atribuída para que a pessoa só faça investigação (exclusividade). Se faz outras coisas, vai-se dispersar e a investigação sai prejudicada...
Não estou a dizer que concorde, mas parece-me ser esta a lógica da parte deles...
Tiago