Olá a todos,
Tenho uma dúvida que gostaria que ficasse esclarecida. Terminei a minha licenciatura e consegui uma bolsa num projecto financiado pela FCT, recebendo assim 745€ mensais. No momento em que consegui a bolsa, os meus pais foram a Segurança Social regularizar a situação deles e "excluiram-me" do agregado familiar. Agora queria candidatar-me a bolsa de estudo para poder prosseguir para mestrado. Tendo em conta que tenho um ano de rendimentos e constituindo o único elemento do agregado familiar, acho que não consigo mais usufruir de uma bolsa de estudo
Estou certa, não estou?
Bolsa FCT vs Bolsas SAS
-
- recém-chegado
- Registado: sexta ago 03, 2012 3:54 pm
- University/ Institute: Universidade de Coimbra
Re: Bolsa FCT vs Bolsas SAS
OláHelenaTeixeira Escreveu:Olá a todos,
Tenho uma dúvida que gostaria que ficasse esclarecida. Terminei a minha licenciatura e consegui uma bolsa num projecto financiado pela FCT, recebendo assim 745€ mensais. No momento em que consegui a bolsa, os meus pais foram a Segurança Social regularizar a situação deles e "excluiram-me" do agregado familiar. Agora queria candidatar-me a bolsa de estudo para poder prosseguir para mestrado. Tendo em conta que tenho um ano de rendimentos e constituindo o único elemento do agregado familiar, acho que não consigo mais usufruir de uma bolsa de estudo
Estou certa, não estou?
As bolsas da FCT têm a particularidade de serem isentas de IRS. Não sei se o SAS apenas tem em conta os rendimentos tributáveis (ou seja, que "entram" no IRS), ou se tem em conta qualquer rendimento, tributável ou não. Se apenas calcularem os rendimentos com base na declaração de IRS, como há uns anos atrás, a bolsa não contará.
De qualquer modo, o teres tido bolsa ou emprego ou qualquer outro rendimento no passado não te exclui automaticamente das bolsas do SAS, creio. Terás de cumprir os critérios que eles te apresentarem - e se tiveste bolsa até há pouco tempo poderás não cumprir, mas por teres tido rendimentos recentemente.