Bolsa Integração na Investigação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Tiaguh24
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jul 30, 2012 4:07 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Bolsa Integração na Investigação

Mensagem por Tiaguh24 »

Olá,

Concorri a uma bolsa de integração na investigação! Por isso queria perguntar se alguém aqui já teve tal bolsa e como se sentiu durante a duração da mesma. Se achou que exigiam demasiado? Se exigia muito tempo ou conciliava-se bem? Se os orientadores ajudavam ou não queriam saber? Essas dúvidas existenciais iniciais do costume :wink:

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsa Integração na Investigação

Mensagem por spca »

Tiaguh24 Escreveu:Olá,

Concorri a uma bolsa de integração na investigação! Por isso queria perguntar se alguém aqui já teve tal bolsa e como se sentiu durante a duração da mesma. Se achou que exigiam demasiado? Se exigia muito tempo ou conciliava-se bem? Se os orientadores ajudavam ou não queriam saber? Essas dúvidas existenciais iniciais do costume :wink:
Nunca fiz esse tipo de bolsa. Mas como em todas as bolsas, creio que isso dependerá muito dos orientadores. Há pessoas compreensíveis, acessíveis e sensatas e outras que são muito pouco estas coisas.

fefo
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jul 06, 2009 10:22 pm
University/ Institute: CEB-UM

Mensagem por fefo »

Já tive uma BII, foi a minha primeira experiência no mundo da investigação e posso dizer que foi uma experiência bastante enriquecedora. Ao nível do trabalho propriamente dito, nem tudo correu como desejado, mas a Ciência é isso mesmo, cheia de fracassos e de grandes descobertas:)

Claro que a bolsa exige um pouco mais de nós, mas se te organizares muito bem vais ver que consegues conciliar muito bem o trabalho e os estudos sem baixar o teu rendimento escolar... Obviamente, e como o colega já disse, vai depender sempre de quem encontras pela tua frente...

Qualquer dúvida é só dizer! Boa sorte ;)

Tiaguh24
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Tiaguh24 »

Obrigado aos dois pelas respostas! Isto agora estou curioso, apesar de ainda não estar garantido :wink:

Já agora fefo, se nem tudo correr como desejado é provável que eles tenham isso em consideração no futuro caso me candidate a outra coisa qualquer? é que queria tentar que tudo corresse bem, mas também tenho receio! Mas a ver vamos!

Já agora a tua BII foi em que área? Eletrónica ou Programação ou algo assim?

E consistia mais em trabalho em casa ou mesmo presencial?

Obrigado! :D

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por ricardo.figueiredo »

Tiaguh24 Escreveu:Olá,
Como já foi dito, depende muito do plano de trabalhos e do orientador. Contudo, as BII, por experiência própria e partilha de informação com amigos e colegas, são, regra geral, muito facilmente conciliáveis com o plano de estudos do aluno, dado não exigirem dispêndio de muito tempo (excepto quando se está na iminência de publicar os resultados em revista).

Em todo o caso, se detectares problemas no decorrer do plano de trabalhos da bolsa, uma conversa franca com o orientador será provavelmente suficiente para sanar o problema.

fefo
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jul 06, 2009 10:22 pm
University/ Institute: CEB-UM

Mensagem por fefo »

Tiaguh24 Escreveu:Obrigado aos dois pelas respostas! Isto agora estou curioso, apesar de ainda não estar garantido :wink:

Já agora fefo, se nem tudo correr como desejado é provável que eles tenham isso em consideração no futuro caso me candidate a outra coisa qualquer? é que queria tentar que tudo corresse bem, mas também tenho receio! Mas a ver vamos!

Já agora a tua BII foi em que área? Eletrónica ou Programação ou algo assim?

E consistia mais em trabalho em casa ou mesmo presencial?

Obrigado! :D
Eu sou da área das Ciências Biológicas, logo grande parte do meu trabalho foi mesmo no laboratório... Mas fica descansado, tudo vai correr bem... O que se pretende acima de tudo com estas bolsas é introduzir os alunos na investigação científica, por isso não te sintas pressionado em obter resultados...

Tiaguh24
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Tiaguh24 »

Ok, obrigado! :D

Então agora é esperar para ver o que acontece...

Tiaguh24
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Tiaguh24 »

Uma curiosidade (pelo menos por enquanto): Isso do seguro social voluntário também se aplica às BII? E se sim a FCT reembolsa?

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Tiaguh24 Escreveu:Uma curiosidade (pelo menos por enquanto): Isso do seguro social voluntário também se aplica às BII? E se sim a FCT reembolsa?
Olá

Segundo o Estatuto do Bolseiro
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatut ... o.phtml.pt
Artigo 10º
Segurança social
(...)
4. Os beneficiários do Estatuto previsto na presente lei têm direito à assunção, por parte da instituição financiadora, dos encargos resultantes das contribuições que incidem sobre o primeiro dos escalões referidos no artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 40/89, de 1 de Fevereiro, correndo por conta própria o acréscimo de encargos decorrente da opção por uma base de incidência superior.
5. O disposto nos números anteriores é aplicável às bolsas com duração igual ou superior a seis meses, reportando-se o enquadramento no regime do seguro social voluntário à data de início da bolsa, desde que o requerimento seja efectuado no período mínimo de duração da mesma.
Ou seja, à partida, desde que seja uma bolsa de duração igual ou superior a seis meses, podes ter direito a SSV e o mesmo deve ser reembolsado pelo escalão mínimo.
No entanto, creio que quem reembolsa o SSV é, no caso de bolsas de projectos como a BII, o projecto. Pelo que creio que será algo que, caso queiras, terás de falar com o teu orientador, que poderá não gostar muito da ideia.

Tiaguh24
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Tiaguh24 »

É possível ser pelo projecto. E algo me diz que não vão gostar! Mas já me tiraste a dúvida. Obrigado :D

Responder