BPD - Critérios mérito do candidato e do programa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
jcabral
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 13, 2012 7:48 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

BPD - Critérios mérito do candidato e do programa

Mensagem por jcabral »

Olá a todos!

À semelhança do que aconteceu no ano passado não foram divulgados os critérios para avaliação do mérito do candidato. Já ouvi falar na importância das publicações em revistas indexadas, da nota de final de licenciatura e da avaliação do doutoramento... Mas para mim isto não é de todo claro. Alguém tem noção dos elementos que são considerados e qual a sua importância relativa?

Eu por exemplo: tenho 17 de nota de licenciatura e uma aprovação por unanimidade e com distinção no doutoramento. Mas "só" tenho 4 artigos em revistas indexadas, 1 numa não indexada portuguesa, mas com revisão de pares e 2 actas científicas. Não faço ideia do que significa isto em termos de mérito do candidato, na área da psicologia.

Em relação ao programa de trabalhos, também já ouvi imensas informações divergentes. Há quem diga que o cronograma é valorizado, quem diga que não. A verdade é q estou preocupada com a avaliação do meu projecto, porque dada a natureza multi-nível e interdisciplinar do projecto, que exige metodologias diversas e variadas (em número) tenho noção que as 1000 palavras me podem penalizar. Não consegui mais que referir que se enquadra no projecto I&D financiado, referir resumidamente a constituição da amostra e apresentar de forma também muito sucinta os instrumentos e procedimentos de avaliação.

Já agora, alguém tem alguma informação sobre quando divulgará a FCT o painel de avaliação?

Desde já obrigada a todos!

Joana Cabral

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: BPD - Critérios mérito do candidato e do programa

Mensagem por spca »

Olá
Quanto ao mérito de candidato, suponho que estejas a falar de BPD, pois apesar de tudo, a BD tem os critérios de mérito do candidato razoavelmente definidos.
De facto é assim, há um grande desconhecimento sobre os critérios utilizados, que têm sido definidos por cada painel de avaliação e têm variado de painel para painel. O único critério que tem sido mais ou menos comum é as revistas indexadas. De resto - se se conta com factores de impacto, posição na lista de autores, pontuação por artigo, se se conta com revistas não indexadas, ou se conta a média de licenciatura, mestrado ou doutoramento (muitos doutoramentos, como o teu ou o meu, não têm classificação), comunicações, resto do currículo... Cada painel tem feito mais ou menos à sua maneira.
Idem para a avaliação do projecto - cada painel tem feito mais ou menos à sua maneira.
Esperemos que dentro de cada painel todos os avaliadores usem de facto os mesmos critérios.
Acredito que os painéis de avaliação devem estar prestes a ser conhecidos.

Boa sorte

jcabral Escreveu:Olá a todos!

À semelhança do que aconteceu no ano passado não foram divulgados os critérios para avaliação do mérito do candidato. Já ouvi falar na importância das publicações em revistas indexadas, da nota de final de licenciatura e da avaliação do doutoramento... Mas para mim isto não é de todo claro. Alguém tem noção dos elementos que são considerados e qual a sua importância relativa?

Eu por exemplo: tenho 17 de nota de licenciatura e uma aprovação por unanimidade e com distinção no doutoramento. Mas "só" tenho 4 artigos em revistas indexadas, 1 numa não indexada portuguesa, mas com revisão de pares e 2 actas científicas. Não faço ideia do que significa isto em termos de mérito do candidato, na área da psicologia.

Em relação ao programa de trabalhos, também já ouvi imensas informações divergentes. Há quem diga que o cronograma é valorizado, quem diga que não. A verdade é q estou preocupada com a avaliação do meu projecto, porque dada a natureza multi-nível e interdisciplinar do projecto, que exige metodologias diversas e variadas (em número) tenho noção que as 1000 palavras me podem penalizar. Não consegui mais que referir que se enquadra no projecto I&D financiado, referir resumidamente a constituição da amostra e apresentar de forma também muito sucinta os instrumentos e procedimentos de avaliação.

Já agora, alguém tem alguma informação sobre quando divulgará a FCT o painel de avaliação?

Desde já obrigada a todos!

Joana Cabral
Última edição por spca em sexta jul 13, 2012 1:00 pm, editado 1 vez no total.

jcabral
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 13, 2012 7:48 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: BPD - Critérios mérito do candidato e do programa

Mensagem por jcabral »

Olá novamente!

Obrigada spca! Sim estava a referir-me a BDP. Os critérios deveriam ser minimamente definidos, estabilizados e homogéneos, com critérios transversais a todas as áreas e com outros específicos por área. Pessoalmente não me agrada esta abordagem post hoc... é arbitrária e muito pouco (in)formativa.

Entretanto os painéis já foram divulgados: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 29&idav=39.

No caso da Psicologia: não há alterações muito significativas. Pelo menos no que ao meu projecto diz respeito.

Cumprimentos e boa sorte para todos!

J Cabral

Responder