Renovação de bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
João Filipe
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça out 11, 2011 2:56 am
University/ Institute: IST

Re: Renovação de bolsa

Mensagem por João Filipe »

Ok
Muito Obrigado pelas informações, SPCA.
Cumprimentos,
João

Vera85
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda out 18, 2010 5:12 pm
University/ Institute: U.A

Mensagem por Vera85 »

Olá Pessoal!

O meu segundo ano de bolsa começou em Abril! Ainda não tinha recebido qualquer notificação se a renovação da bolsa tinha sido aceite ou não! Recebi hoje um email da FCT a dizer que tinha sido aceite.
No entanto, dizem que os Subsídios de Manutenção Mensal de abril e maio de 2012, bem como o subsídio anual para a participação em reuniões científicas, no valor de 750,00€, serão pagos apenas em junho de 2012.

Porquê??? Não há dinheiro??? e em Junho vai haver?? ou será que isto é adiar o problema!!!

Mais alguém nesta situação??

Vera

race
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 05, 2011 10:01 am
University/ Institute: CISUC (FCTUC)

Mensagem por race »

A minha bolsa também terminava a 31 de Março. Enviei o pedido de renovação no meio de Fevereiro. Ainda não recebi nenhuma resposta mas a bolsa de Abril foi-me paga no dia habitual e acompanhada do subsídio anual de 750€, o que me leva a concluir que a renovação foi aceite.
No entanto é lamentável que a FCT persista nesta atitude autista de fazer o que muito bem entende, não respeitar prazos, não responder a tentativas de contactos e tratar os bolseiros como mendigos que têm de esperar pacientemente que os seus funcionários se dignem responder aos pedidos que recebem.

Rui

Rutegard
cientista sempre presente
Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Mensagem por Rutegard »

tenho uma dúvida

esse parecer do orientador deve ser também feito pelo co-orientador? Alguém sabe?

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Rutegard Escreveu:esse parecer do orientador deve ser também feito pelo co-orientador?
Na minha bolsa atual, o parecer é único, assinado pelo orientador e co-orientador.
Mas na altura do doutoramento (há uns anos... ainda faziamos relatórios de atividades), cheguei a enviar pareceres só do orientador.
No entanto, atendendo a que é esse parecer que atesta a evolução dos trabalhos, parece-me melhor opção que vá assinado pelos dois ou que sejam dois pareceres, no caso de orientadores de instituições diferentes. Convém é que sejam coerentes 8)

Bom trabalho,
Tiago

Rutegard

Mensagem por Rutegard »

Tiago H. Silva Escreveu:
Rutegard Escreveu:esse parecer do orientador deve ser também feito pelo co-orientador?
Na minha bolsa atual, o parecer é único, assinado pelo orientador e co-orientador.
Mas na altura do doutoramento (há uns anos... ainda faziamos relatórios de atividades), cheguei a enviar pareceres só do orientador.
No entanto, atendendo a que é esse parecer que atesta a evolução dos trabalhos, parece-me melhor opção que vá assinado pelos dois ou que sejam dois pareceres, no caso de orientadores de instituições diferentes. Convém é que sejam coerentes 8)

Bom trabalho,
Tiago

:) Obrigada Tiago!!

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

Rutegard Escreveu:tenho uma dúvida

esse parecer do orientador deve ser também feito pelo co-orientador? Alguém sabe?
Tanto quanto eu sei, basta o parecer do orientador. E «sei» isto por dois motivos:
1. O ano passado quando renovei bolsa telefonei para a FCT a perguntar (estou a fazer o doutoramento no estrangeiro e o co-orientador é de uma universidade em Portugal e ia-me dar uma trabalheira dos diabos pedir o seu parecer) e disseram-me que não era preciso.
2. Enviei o pedido de renovação o ano passado e este ano apenas com o parecer do orientador, e em ambos os casos a bolsa foi renovada e nunca me disseram que precisariam de um parecer do co-orientador.

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Olá

Tenho bolsa de pós-doc mista, e pela mesma razão do Mikex, ia dar-me uma trabalheira pedir parecer do co-orientador estrangeiro, com quem ainda não tinha começado a trabalhar. A bolsa foi renovada com o parecer apenas do orientador e co-orientador nacionais (cada um assinou um parecer, mas ambos tinham exactamente o mesmo texto).
Creio que a FCT tem uma certa flexibilidade quanto a isto. Penso que será de bom senso que, se não der demasiado trabalho, entregues o parecer de todos, mas se for complicado, apresentes pelo menos do orientador principal.
mikex Escreveu:
Rutegard Escreveu:tenho uma dúvida

Tanto quanto eu sei, basta o parecer do orientador. E «sei» isto por dois motivos:
1. O ano passado quando renovei bolsa telefonei para a FCT a perguntar (estou a fazer o doutoramento no estrangeiro e o co-orientador é de uma universidade em Portugal e ia-me dar uma trabalheira dos diabos pedir o seu parecer) e disseram-me que não era preciso.
2. Enviei o pedido de renovação o ano passado e este ano apenas com o parecer do orientador, e em ambos os casos a bolsa foi renovada e nunca me disseram que precisariam de um parecer do co-orientador.

Rutegard

Mensagem por Rutegard »

sim, obrigada a todos!

Creio que não irá dar muito trabalho uma vez que os meus orientadores se encontram na mesma instituição e trabalham juntos. Ao menos, sempre evito que a FCT possa ver aí uma "falha" :P

Rutegard

Mensagem por Rutegard »

já agora,

a minah bolsa é de Janeiro, haverá problem em enviar o pedido de renovação inicios de Agosto? Acham muito cedo?

Bitter Sweet Girl
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

Rutegard Escreveu:já agora,

a minah bolsa é de Janeiro, haverá problem em enviar o pedido de renovação inicios de Agosto? Acham muito cedo?
5 meses antes é capaz de ser um pouco cedo, mas por exemplo 3 já acho que é bastante sensato, porque eles dizem um mínimo de dois meses e no ano passado eu pedi com dois meses de antecedência e só olharam para o meu processo um mes e meio depois de lhes enviar as coisas que normalmente eram precisas, resolveram pedir um papel novo e acabei por ficar um mes sem receber...

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação

Tiago H. Silva Escreveu:

Obrigado

Bom trabalho,
Tiago
Olá a Todos,
Caro Tiago,

Já tive oportunidade de perguntar no forum, mas, e a próposito deste tópico, relembro a questão da renovação quanto ao "acompanhamento dos trabalhos e avaliação das actividades",
Há várias formas de dizer do orientador emitir um parecer falando sobre isso:

Querendo fazê lo de forma completa, embora sendo desnecessário um relatório extenso das actividades, pelo que tenho lido aqui no forum, o que seria útil mencionar? Que o bolseiro tem cumprido com os trabalhos que se propôs, com rigor etc........

E será necessário também referir o que se prevê para o ano seguinte de bolsa e que consta do plano de trabalhos?

Caso tenha realizado congressos/formações ou cursos de pós graduação na área de tese, será importante referi-los?

spca

Mensagem por spca »

Olá

Necessário, necessário, apenas é o orientador dizer que ele dá um parecer positivo aos trabalhos deste ano de bolsa e que apoia a renovação.
De resto, para ir mais completo, é acrescentar o que dizes: se tiver havido comunicações ou publicações, será certamente bom declará-las, e pode fazer um brevíssimo resumo (uma frase ou duas) do trabalho que realizaste e do que está previsto realizar no próximo ano.

Bom trabalho.
João Filipe Escreveu:(...)

Olá a Todos,
Caro Tiago,

Já tive oportunidade de perguntar no forum, mas, e a próposito deste tópico, relembro a questão da renovação quanto ao "acompanhamento dos trabalhos e avaliação das actividades",

Querendo fazê lo de forma completa, embora sendo desnecessário um relatório extenso das actividades, pelo que tenho lido aqui no forum, o que seria útil mencionar? Que o bolseiro tem cumprido com os trabalhos que se propôs, com rigor etc........

E será necessário também referir o que se prevê para o ano seguinte de bolsa e que consta do plano de trabalhos?

Caso tenha realizado congressos/formações ou cursos de pós graduação na área de tese, será importante referi-los?

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação

Boas Spca, como estás?

De facto, pelo que tenho visto, o parecer é sucinto.
E relativamente aos cursos e congressos que possam ter sido feitos, admitindo que é uma lista (mais ou menos extensa), estou a ver que só de forma abreviada ou de passagem, caso contrário entramos no campo do "relatório anual de actividades" que não se exige.
O orientador é que tem que acompanhar os trabalhos, pelo que o seu detalhe mais completo fica remetido para o momento da entrega da tese, pelo que vejo.

Bom Trabalho
João

spca Escreveu:Olá

Necessário, necessário, apenas é o orientador dizer que ele dá um parecer positivo aos trabalhos deste ano de bolsa e que apoia a renovação.
De resto, para ir mais completo, é acrescentar o que dizes: se tiver havido comunicações ou publicações, será certamente bom declará-las, e pode fazer um brevíssimo resumo (uma frase ou duas) do trabalho que realizaste e do que está previsto realizar no próximo ano.

Bom trabalho.
João Filipe Escreveu:(...)

Olá a Todos,
Caro Tiago,

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação

[quote="spca"]Olá

Bom trabalho.

Já agora,
Spca,

Quanto o regulamento se refere a "previsão de cumprimento, pelo bolseiro, do plano de trabalhos" é necessário o pareceer do orientador indicar uma data de terminus dos trabalhos?
Admitindo que no plano de trabalhos colocaste 3 anos, portanto 36 meses deverá ser colocada essa data de referência?

Abraço

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação

Por outro lado, no pedido de renovação de bolsa feito pelo bolseiro, é necessário discriminar o período (12 meses - ou por mais um ano) ou basta indicar "renovação da bolsa".

João

spca

Mensagem por spca »

Olá.
João Filipe Escreveu: Já agora,
Spca,

Quanto o regulamento se refere a "previsão de cumprimento, pelo bolseiro, do plano de trabalhos" é necessário o pareceer do orientador indicar uma data de terminus dos trabalhos?
Admitindo que no plano de trabalhos colocaste 3 anos, portanto 36 meses deverá ser colocada essa data de referência?

Abraço
Não vejo necessidade de especificar isso. Nem te favorece, porque te pode convir prolongar além de 36 meses.
João Filipe Escreveu:Por outro lado, no pedido de renovação de bolsa feito pelo bolseiro, é necessário discriminar o período (12 meses - ou por mais um ano) ou basta indicar "renovação da bolsa".

João
Creio que é um preciosismo, e que eles pressupõem sempre períodos de 12 meses salvo indicação em contrário, mas não perdes nada em indicar que queres renovar por mais um período de 12 meses.

Não esquecer o parecer da instituição e a declaração de actividade profissional (ex. a dizer que não tens, como no início da bolsa)

Bom trabalho

phdwannabe
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
University/ Institute: Warwick

Mensagem por phdwannabe »

Falei há pouco ao telefone com um funcionário da FCT a propósito dos procedimentos necessários para renovar a bolsa.

Fiquei a saber que os 60 dias que demoram a processar as renovações são "uma indicação", pelo que é possível "que demore mais tempo". Não é que isto seja propriamente novo, mas o facto de o funcionário mo ter dito deste modo deixou-me algo apreensivo.

Contudo, ao fim de 15 minutos ao telefone, continuo sem perceber o que é que deve conter a declaração da instituição de acolhimento. Quando disse ao telefone que um certificado de matrícula no segundo ano de doutoramento seria suficiente, dado que ausência de aproveitamento ditaria o meu afastamento do programa de forma administrativa, o funcionário da FCT bradou (sim, literalmente, tive mesmo de afastar o auscultador da orelha), que "não é isso!, e isso não basta!".

O meu programa de trabalhos (e respectiva bolsa) tem lugar no estrangeiro, pelo que ninguém aqui está habituado a fazer declarações para a FCT. Mais: não posso chegar aos serviços académicos com um parecer escrito por mim e pedir que assinem e carimbem, porque não o vão fazer.

Portanto, antes que todo este enredo acabe por atrasar as coisas e fazer-me sofrer em Janeiro e Fevereiro (ou mesmo Março e Abril, tendo em conta a desgraça do ano passado), gostava de saber exactamente o que deve constar nessa declaração da instuição de acolhimento, para poder encontrar a melhor forma de levar a água ao meu moínho. Também agradeço que partilhem o que deve constar na declaração do orientador (esta aqui eu escrevo e ele assina, penso que será assim com quase toda a gente que está fora de Portugal).

O funcionário acabou por me dizer que lesse o artigo 21 do regulamento da FCT se ainda houvesse assuntos por clarificar. Quando respondi que tinha lido, ainda tinha dúvidas, e que por isso é que tinha telefonado, respondeu-me "leia de novo" e eu desliguei.

Desde já muito obrigado pela vossa ajuda.

ascosta
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta ago 26, 2009 9:21 pm
University/ Institute: Universitätsklinikum RWTH Aachen

Mensagem por ascosta »

Quando disse ao telefone que um certificado de matrícula no segundo ano de doutoramento seria suficiente, dado que ausência de aproveitamento ditaria o meu afastamento do programa de forma administrativa, o funcionário da FCT bradou (sim, literalmente, tive mesmo de afastar o auscultador da orelha), que "não é isso!, e isso não basta!".
O que eles pedem é um comprovativo da instituição de acolhimento a comprovar o acompanhamento dos trabalhos do bolseiro e a avaliação das suas atividades. Ou seja, na prática um certificado de matricula não é suficiente, porque nada diz acerca disso (uma pessoa pode teoricamente continuar inscrita sem qualquer tipo de aproveitamento/progresso). No meu caso o responsável pela instituição de acolhimento é um dos meus orientadores, o que leva a que ele tenha de emitir dois pareceres (um como orientador e outro como responsável da instituição). A Universidade, ou melhor os serviços administrativos, como bem dizes, nem chegam a ter nada com o assunto. Pode depender como estiver definida a "entidade acolhedora" no contrato, mas à partida é um departamento especifico e não a universidade (pelo menos no meu é assim), logo uma declaração do responsável é aceite pela FCT.

Cumprimentos
Ana Costa

researcher
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jan 04, 2011 12:17 pm
University/ Institute: ___

Mensagem por researcher »

o departamento onde o meu programa doutoral decorre tem um academic services coordinator. ela é que me escreveu a declaracao a dizer que eu estava em good academic standing e q os meus records indicavam que a minha investigacao decorria de acordo com o planeado.
como o meu programa faz uma "avaliacao" aos alunos no final de cada semestre da qual resulta um relatorio de uma pagina, ela tb anexou isso.

o teu programa tem um director of graduate studies ou algo do estilo? basicamente, alguem no departamento ou no programa a quem pudesses pedir que assinasse o relatorio?
a sensacao que me da' é que desde que a pessoa que assina tenha um titulo que pareca apropriado a fazer este tipo de avaliacao de progresso, a fct nao tera' problemas...

quanto à declaracao do orientador, eu tenho incluido o tipico paragrafo a dizer que estou a desenvolver o que estava previsto no plano de trabalhos para aquele ano. publicacoes, apresentacoes, qualquer outra coisa relevante. se o teu programa tem uma componente lectiva forte nos primeiros anos, acho q tb faz sentido incluir a dizer q estas a sair-te bem nas cadeiras. basicamente, queres encher uma pagina a dizer q tudo esta' a correr de acordo com o planeado -- e que deve terminar com algo do estilo "I strongly recommend his/her fellowship to be renewed for the next 12-months period"

boa sorte.

Responder