BD Mista - Dúvida no pagamento das propinas

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
johnyQuest
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jun 19, 2012 7:52 pm
University/ Institute: FCDEF-UC

BD Mista - Dúvida no pagamento das propinas

Mensagem por johnyQuest »

Caros colegas,

Sou um "novice" nestas lides, precisava da vossa ajuda! Dá uns tempos para cá tenho vindo a preparar as coisas no sentido de concorrer a uma BD mista numa Univ no UK (que atribuirá o grau) e num centro de investigaçãop de um Univ de cá de Portugal, tendo as coisas mais ou menos alinhavadas em ambas as instituições.

No entanto, os tipos do UK lembraram-se de começar a levantar problemas com as "Fees" do tempo que irei passar cá em Portugal. Poderiam-me confirmar isto, durante os periodos de tempo (total 1 ano) que passarei em Portugal a propina será paga unicamente à instuição de cá, certo ou errado?

Se certo, o que é que a malta mais experiente me aconselha a fazer, optar por uma bolsa totalmente no estrangeiro?

Obrigado e um abraço,
AM

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Re: BD Mista - Dúvida no pagamento das propinas

Mensagem por mikex »

Bolsa totalmente no estrangeiro está fora de questão pois não foi aberto concurso para elas.

inutilmente
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 18, 2010 4:19 pm
University/ Institute: ...

Mensagem por inutilmente »

johnyQuest Escreveu:Caros colegas,

Sou um "novice" nestas lides, precisava da vossa ajuda! Dá uns tempos para cá tenho vindo a preparar as coisas no sentido de concorrer a uma BD mista numa Univ no UK (que atribuirá o grau) e num centro de investigaçãop de um Univ de cá de Portugal, tendo as coisas mais ou menos alinhavadas em ambas as instituições.

No entanto, os tipos do UK lembraram-se de começar a levantar problemas com as "Fees" do tempo que irei passar cá em Portugal. Poderiam-me confirmar isto, durante os periodos de tempo (total 1 ano) que passarei em Portugal a propina será paga unicamente à instuição de cá, certo ou errado?

Se certo, o que é que a malta mais experiente me aconselha a fazer, optar por uma bolsa totalmente no estrangeiro?

Obrigado e um abraço,
AM
Pelo menos ate agora nas bolsas mistas a FCT so pagava as propinas em Portugal nos meses passados em Portugal e propinas no estrangeiro nos meses passados no estrangeiro.

Se o grau é atribuido pela universidade estrangeira e nao sera necessario passar mais do que um breve periodo por ano na universidade portuguesa, eu diria que uma bolsa de doutoramento no estrangeiro seria o melhor. Podes passar o mes em Portugal como Visiting Student/Scholar ou algo do genero. Dado que nao receberas grau da universidade portuguesa isto tambem podera' querer dizer que nao tens que pagar propinas à universidade portuguesa (mas sera' melhor confirmar isto com a universidade portuguesa). Eu estou a assumir que o total de um ano que referes sera' distribuido em curtos periodos de tempo ao longo dos 4 anos de bolsa. Se passares um ano inteiro em Portugal, mesmo com bolsa no estrangeiro, nao estou certo que a FCT concorde em pagar as propinas à universidade estrangeira nesse ano.

Alem disso, nota que agora as bolsas mistas tem um periodo maximo de 2 anos no estrangeiro. Pelo que, a menos que a universidade no UK te atribua o grau tendo tu passado la' so' 2 anos, me parece complicado que a bolsa mista funcione.

BrunoCoutinho
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jan 10, 2012 1:10 am
University/ Institute: Northeastern University

Mensagem por BrunoCoutinho »

mikex Escreveu:Bolsa totalmente no estrangeiro está fora de questão pois não foi aberto concurso para elas.
?? O concurso é o mesmo que o concurso normal. O valor que pagam paras a propinas no estangeiro foi cortado consideravelmente, mas não acabaram com as bolsas no estangeiro por agora.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

BrunoCoutinho Escreveu:
mikex Escreveu:Bolsa totalmente no estrangeiro está fora de questão pois não foi aberto concurso para elas.
?? O concurso é o mesmo que o concurso normal. O valor que pagam paras a propinas no estangeiro foi cortado consideravelmente, mas não acabaram com as bolsas no estangeiro por agora.
Atencao!!!! O concurso deste ano so permite concorrer para bolsas no pais ou mistas. Deixaram de existir bolsas totalmente (100% do tempo) no estrangeiro e as mistas tem uma duracao maxima de 2 anos fora de Portugal.
Boa sorte

johnyQuest
recém-chegado
recém-chegado

Pessoal obrigado pelo vosso feedback! No entanto, afinal este ano existem ou não existem bolsas no estrangeiro? A ideia que tenho é que existem, não obstante do corte de 60% no valor para propinas.

Abraço
AM

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

johnyQuest Escreveu:Pessoal obrigado pelo vosso feedback! No entanto, afinal este ano existem ou não existem bolsas no estrangeiro? A ideia que tenho é que existem, não obstante do corte de 60% no valor para propinas.

Abraço
AM
Peco desculpa, ou li mal ou mudaram o regulamento outra vez desde a ultima vez que o li, aqui esta:

ARTIGO 5º – BOLSAS DE DOUTORAMENTO

As bolsas de doutoramento (BD) destinam-se a quem satisfaça as condições previstas no nº 1 do Artigo 30º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, alterado pelos Decretos-Leis nº 107/2008, de 25 de junho, e 230/2009, de 14 de setembro, e que pretenda desenvolver trabalhos de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor.
A duração da bolsa é, em regra, anual, prorrogável até ao máximo de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a seis meses consecutivos.
As BD podem ser no país, mistas ou no estrangeiro, consoante o plano de trabalhos decorra integralmente, parcialmente ou não decorra em instituições nacionais.
No caso de BD mistas, o período do plano de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira está dependente de disponibilidade orçamental da entidade financiadora, não podendo em caso algum, ser superior a dois anos.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

johnyQuest Escreveu:Pessoal obrigado pelo vosso feedback! No entanto, afinal este ano existem ou não existem bolsas no estrangeiro? A ideia que tenho é que existem, não obstante do corte de 60% no valor para propinas.

Abraço
AM
Creio que as BD apenas no estrangeiro existem (com o tal tecto das propinas que passou a 5000 euros no máximo). As que deixaram de existir foram as BPD apenas no estrangeiro.

Acho que o regulamento pode ser enganador, pois pode haver bolsas previstas que não abrem (caso das bolsas de Mestrado que estavam previstas no regulamento até o ano passado mas cujo concurso não abria). O Regulamento é apenas isso, regulamento, ou seja, serve para indicar regras, independentemente de serem usadas ou não na prática.
O que terão de ver é se essa situação, ex. bolsas no estrangeiro, aparece no formulário de candidatura.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

O que tens que ver é se no formulário de candidatura te aparece a opção para bolsa no estrangeiro ou não. Do que fui lendo aqui no fórum já várias pessoas disseram que este ano só há concursos para bolsas nacionais ou mistas, daí ter dito o que disse, mas como não me vou candidatar (vou agora para o 3.º ano de bolsa), não fui ver ao sistema de candidaturas se isso é verdade ou não (simplesmente assumi que ninguém ia inventar uma coisa dessas).

johnyQuest
recém-chegado
recém-chegado

mikex Escreveu:
O que tens que ver é se no formulário de candidatura te aparece a opção para bolsa no estrangeiro ou não. Do que fui lendo aqui no fórum já várias pessoas disseram que este ano só há concursos para bolsas nacionais ou mistas, daí ter dito o que disse, mas como não me vou candidatar (vou agora para o 3.º ano de bolsa), não fui ver ao sistema de candidaturas se isso é verdade ou não (simplesmente assumi que ninguém ia inventar uma coisa dessas).
No formulário (inicial do registo de candidatura) aparecem às 3 opções, só nas BPD é que as únicas opções são duas (No país ou mistas)

Abr,
AM

BrunoCoutinho
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jan 10, 2012 1:10 am
University/ Institute: Northeastern University

Mensagem por BrunoCoutinho »

mikex Escreveu:
Derveriam estar a referir as BPD.

manethiernofaty
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jun 13, 2012 10:21 pm
University/ Institute: EPHE

Mensagem por manethiernofaty »

AM, também me vou candidatar a uma bolsa mista e estava com a mesma dúvida. entretanto recebi a resposta da FCT que me disse que as propinas só são pagas à instituição que te confere o grau. Se no teu caso é só a universidade inglesa, então só tens que pagar lá as propinas, enquanto que se forem as duas, tens que pagar tanto em Portugal como na Inglaterra.

johnyQuest
recém-chegado
recém-chegado

manethiernofaty Escreveu:AM, também me vou candidatar a uma bolsa mista e estava com a mesma dúvida. entretanto recebi a resposta da FCT que me disse que as propinas só são pagas à instituição que te confere o grau. Se no teu caso é só a universidade inglesa, então só tens que pagar lá as propinas, enquanto que se forem as duas, tens que pagar tanto em Portugal como na Inglaterra.
Muito Obrigado pelo feedback Manethiernofaty! Seria possível reencaminhares-me o email com a resposta da FCT? É que eles ainda não me responderam. e gostava de mostrar ao meu orientador para acabar com as dúvidas dos "dinheiros".

Abraço,
AM

manethiernofaty
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jun 13, 2012 10:21 pm
University/ Institute: EPHE

Mensagem por manethiernofaty »

a minha pergunta:
candidatando-me a uma bolsa mista, sendo que a universidade onde me inscreverei é estrangeira, sabem-me informar se tenho que pagar propinas na universidade portuguesa onde se encontra a co-orientadora? ou tal facto depende se escolher as duas universidades para a atribuição do grau?
resposta da FCT
As propinas so serão pagas a Instituição que confere o grau.
boa sorte AM!

Responder