Dúvidas BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
carvalhido
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça ago 03, 2004 1:08 pm
University/ Institute: CGUP

Dúvidas BPD

Mensagem por carvalhido »

Viva! Algumas dúvidas relacionadas com o concurso a BPD:

1) Os painéis de avaliação são públicos? Onde consultar?

2) Há valorização da candidatura a BPD se o candidato mudar de instituição de acolhimento? (eg fez doutoramento na instituição 1 e agora concorre a BPD na instituição 2)

3) Em que circunstâncias posso definir como instituição de acolhimento a pertencente ao co-orientador (e não ao orientador)?

4) Há alguma ideia do nº de BPD a atribuir em cada domínio?

5) Na UM o doutoramento é avaliado qualitativamente (aprovado ou não aprovado). No formulário de candidatura, ponto nove, é solicitado que indique a menção qualitativa. Ainda não defendi a tese de doutoramento (só em meados de julho) mas tenho ideia que a UM só valoriza a tese em aprovado ou não aprovado e não há indicação de menção... Alguma ideia?

Acho que por agora é tudo.

Abraço!
Última edição por carvalhido em domingo jun 17, 2012 11:39 am, editado 1 vez no total.

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Dúvidas BPD

Mensagem por spca »

carvalhido Escreveu:Viva! Algumas dúvidas relacionadas com o concurso a BPD:

1) Os painéis de avaliação são públicos? Onde consultar?
Têm sido públicos, mas creio que os do concurso de 2012 ainda não são conhecidos, imagino que por ainda estarem a ser constituídos. Os dos concursos anteriores podem ser consultados na página da FCT em Avaliações -> Bolsas (link no canto superior direito), http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... s.phtml.pt
2) Há valorização da candidatura a BPD se o candidato mudar de instituição de acolhimento? (eg fez doutoramento na instituição 1 e agora concorre a BPD na instituição 2)
Em concursos anteriores, até 2008, isso aparecia explicitado no Guião de Avaliação, pela negativa (ou seja, eram desvalorizadas cumulativamente as candidaturas à mesma instituição de acolhimento, orientador ou continuação dos trabalhos do doutoramento). A partir de 2009, salvo erro, isso deixou de aparecer no Guião de Avaliação. Mas, uma vez que cada painel constrói os seus próprios critérios de avaliação, é possível que alguns painéis continuem a valorizar a mobilidade.
3) Em que circunstâncias posso definir como instituição de acolhimento a pertencente ao co-orientador (e não ao orientador)?
No meu caso (2010) pude definir mais do que uma instituição de acolhimento. O que seria natural, creio, era definir como instituições de acolhimento cada uma das de cada orientador, embora possivelmente a principal será sempre a do orientador principal. Não sei se é possível não definires como instituição de acolhimento a do orientador principal
Note-se que estou a referir-me a BPD, quanto a BD possivelmente já não será bem assim.
4) Há alguma ideia do nº de BPD a atribuir em cada domínio?
Podes tentar ver as estatísticas dos anos anteriores neste fórum. Creio que neste momento ninguém, nem o presidente da FCT, sabe essa resposta, até porque pelo que percebi dos 2 anos anteriores, a FCT deixou de ter autonomia para definir o número de bolsas e necessita da aprovação do Min. das Finanças. Por exemplo, o ano passado as avaliações, tanto quanto sei, ficaram concluídas em final de Julho, mas os resultados só foram conhecidos em meados de Outubro por causa da necessidade do aval do Min das Finanças, que imagino que tenha incluído o número de bolsas. Em 2010, 2ª fase (Setembro), houve vários rumores neste fórum de em Outubro já se saberem os resultados, mas só saíram em Janeiro, quase no fim do prazo de 90 dias úteis. O próprio atraso deste concurso provavelmente deveu-se à necessidade de aprovação pelo Ministério das Finanças.
5) Na UM o doutoramento é avaliado qualitativamente (aprovado ou não aprovado). No formulário de candidatura, ponto nove, é solicitado que indique a menção qualitativa. Ainda não defendi a tese de doutoramento (só em meados de julho) mas tenho ideia que a UM só valoriza a tese em aprovado ou não aprovado e não há indicação de menção... Alguma ideia?
Colocas Aprovado como classificação. Algumas universidades, incluindo a onde fiz o doutoramento, apenas colocam Aprovado - a que poderás acrescentar se foi por unanimidade ou maioria depois de concluídas as provas. Logo a classificação Aprovado não será estranha e provavelmente não será tida em conta.

Bom trabalho.

carvalhido
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça ago 03, 2004 1:08 pm
University/ Institute: CGUP

Mensagem por carvalhido »

Muito obrigado SPCA!

Quanto à avaliação da tese, de facto, mesmo indicando "qualitativa" requer indicação da menção. Não há volta a dar, que eu esteja a ver... (ver o ficheiro anexo).

Não sei mesmo como resolver a questão.

Já agora, a quem souber responder: depois de entregar a tese e estando a aguardar defesa é necessário remeter à FCT algum relatório? E devo enviar uma cópia da tese e o CD respetivo já? Ou aguardo a defesa e entrego depois a tese, cd e relatório?

Abraço!
Anexos
dout.jpg
dout.jpg (90.62 KiB) Visto 1871 vezes

Juana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mai 21, 2012 9:50 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por Juana »

carvalhido Escreveu:
Já agora, a quem souber responder: depois de entregar a tese e estando a aguardar defesa é necessário remeter à FCT algum relatório? E devo enviar uma cópia da tese e o CD respetivo já? Ou aguardo a defesa e entrego depois a tese, cd e relatório?

Abraço!
Envias a tese (só em cd, não é necessária cópia em papel) juntamente com o comprovativo da obtenção do grau só quando a defenderes, de forma a fechares o processo de BD. Não creio que seja necessário nenhum relatório.

Se te for concedida BPD envias novamente o comprovativo da obtenção do grau, juntamente com a outra documentação que peçam.

spca

Mensagem por spca »

carvalhido Escreveu:Muito obrigado SPCA!

Quanto à avaliação da tese, de facto, mesmo indicando "qualitativa" requer indicação da menção. Não há volta a dar, que eu esteja a ver... (ver o ficheiro anexo).
(...)
Pois, não me lembro de nada equivalente "no meu tempo" (concurso de 2010).
Caso essa imagem venha da plataforma FCT-SIG e te queiras chatear com isso e tenhas tempo para o fazer (demora muito mais que o FCT-SIG), podes colocar o CV na DeGois. Lá tem uma caixa de texto para escreveres a classificação (verifiquei no meu).
Em alternativa, como pedem ficheiro, podes anexar uma declaração tua que diga que apenas atribuem menção "aprovado" na tua universidade.
Creio que aquilo para que eles olham é, em geral, aos artigos científicos, pelo que na maior parte dos casos a classificação prevista do doutoramento será pouco relevante.

spca

Mensagem por spca »

Mesmo no FCT-SIG (que também tinha preenchido) tenho "aprovado por unanimidade".
Deve ter sido alguma modificação posterior que fizeram que obriga a escolher entre essas menções.
Desculpa a confusão.
spca Escreveu:
carvalhido Escreveu:Muito obrigado SPCA!

(...)
Pois, não me lembro de nada equivalente "no meu tempo" (concurso de 2010).
Caso essa imagem venha da plataforma FCT-SIG e te queiras chatear com isso e tenhas tempo para o fazer (demora muito mais que o FCT-SIG), podes colocar o CV na DeGois. Lá tem uma caixa de texto para escreveres a classificação (verifiquei no meu).
Em alternativa, como pedem ficheiro, podes anexar uma declaração tua que diga que apenas atribuem menção "aprovado" na tua universidade.
Creio que aquilo para que eles olham é, em geral, aos artigos científicos, pelo que na maior parte dos casos a classificação prevista do doutoramento será pouco relevante.

Responder