Sub-áreas cientificas:BD 2012

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
AR29
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 14, 2012 2:01 pm
University/ Institute: FCTUC

Sub-áreas cientificas:BD 2012

Mensagem por AR29 »

Boa tarde a todos,

Alguém sabe dizer-me onde posso aceder às sub- áreas cientificas pedidas no processo (formulário) de candidatura à BD ?
Eu sei que elas variam consoante a área principal indicada, a questão é que ainda não tenho a certeza de qual a área principal onde vou submeter a minha candidatura e por isso não consigo aceder através do formulário a esta informação. Há algum local onde elas estejam? Mesmo que seja de outros anos eu agradeço a informação.

Desde já muito obrigado

Cumprimentos

MITM
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 14, 2012 2:16 pm
University/ Institute: IEE/USP

Re: Sub-áreas cientificas:BD 2012

Mensagem por MITM »

Boa tarde,

Relativamente ao Dominio Científico Principal também estou com dúvidas.

Pretendo candidatar-me ao Doutoramente em Energia da Universidade de São Paulo com foco em Eficiência Energética em Edificações. A área de energia tem afinidades com os domínios científicos "Engenharia Eletrotécnica e Informática" e com "Ciências Ambientais".

Qual devo escolher?

Obrigada pela ajuda,

MITM

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

AR29 Escreveu:Boa tarde a todos,

Alguém sabe dizer-me onde posso aceder às sub- áreas cientificas pedidas no processo (formulário) de candidatura à BD ?
Eu sei que elas variam consoante a área principal indicada, a questão é que ainda não tenho a certeza de qual a área principal onde vou submeter a minha candidatura e por isso não consigo aceder através do formulário a esta informação. Há algum local onde elas estejam? Mesmo que seja de outros anos eu agradeço a informação.

Desde já muito obrigado

Cumprimentos
Acho que quando concorri (2008, 2010) elas não estavam especificadas em lado nenhum e coloquei de acordo com a sub-áreas do projecto / orientador. A menos que as coisas tenham mudado, acho que isso não é relevante.

spca

Mensagem por spca »

MITM Escreveu:Boa tarde,

Relativamente ao Dominio Científico Principal também estou com dúvidas.

Pretendo candidatar-me ao Doutoramente em Energia da Universidade de São Paulo com foco em Eficiência Energética em Edificações. A área de energia tem afinidades com os domínios científicos "Engenharia Eletrotécnica e Informática" e com "Ciências Ambientais".

Qual devo escolher?

Obrigada pela ajuda,

MITM
Em minha OPINIÃO:
0) A que o teu orientador achar melhor
1) A que melhor se enquadre com a tua formação de base (lic+mestrado) / currículo (pois se acharem que tens currículo fraco nessa área podem descontar por isso)
2) A que melhor se enquadre com o projecto que apresentas (pois se acharem que o projecto não se enquadra nessa área podem descontar por isso - mas o projecto pode sempre ser escrito para dar mais relevância a essa área)
3) A que melhor se enquadre com o CV do teu orientador (pois se acharem que tem currículo fraco nessa área podem descontar por isso - mas o orientador é o que conta menos, é melhor descontarem aí que em ti ou no projecto)
4) A que tiver tido linha de corte mais baixa

Rui Miranda
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta fev 22, 2012 10:49 pm
University/ Institute: The University of Edinburgh

Mensagem por Rui Miranda »

Olá.
Eu também tenho uma dúvida nesta matéria.
No ponto 4.1, onde nos pedem para especificar a área cientifica, devemos dizer em que área nos vamos especializar? e se o projecto implicar uma iteração entre duas destas sub áreas. No meu caso, a área cientifica é Filosofia, mas a sub área é Epistemologia e Filosofia Clássica. Devo por as duas?

Desde já muito obrigado.

spca

Mensagem por spca »

Rui Miranda Escreveu:Olá.
Eu também tenho uma dúvida nesta matéria.
No ponto 4.1, onde nos pedem para especificar a área cientifica, devemos dizer em que área nos vamos especializar? e se o projecto implicar uma iteração entre duas destas sub áreas. No meu caso, a área cientifica é Filosofia, mas a sub área é Epistemologia e Filosofia Clássica. Devo por as duas?

Desde já muito obrigado.
Aquilo que colocarem aqui (de uma forma geral, em área ou subdomínio) é para CONCURSO DE BOLSAS. Assim, devem colocar aquilo em que acham que favorece mais a vossa candidatura. A vossa área e subárea de doutoramento é aquela em que se inscreverem na vossa universidade, e pode ser diferente daquilo que indiquem no concurso da FCT.
Acho melhor colocar apenas uma subárea, uma vez que é isso que eles pedem.

Responder