Nova classificação para merito do candidato

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
lilica
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 16, 2012 5:11 pm
University/ Institute: port

Nova classificação para merito do candidato

Mensagem por lilica »

Olá a todos! Finalmente abriram os concursos :) mas estou um pouco confusa com a nova tabela de referencia para avaliação do merito de candidato!
Eu tenho licenciatura pré bolonha com 14 e mestrado tb pre bolonha, segundo percebi teria classificação base de 2.5+0.5=3. mas depois aparecem aquelas contas malukas com ECTS que nao percebi muito bem, mas julgo k nao se aplicam no meu caso! penso que os exemplos que eles dao no site serão para situação intermédias do genero: alguem k fez licenciatura pré bolonha mas depois fez mestrado integrado! alguem me pode esclarecer quanto a esta situação???

Obrigado e boa sorte a todos!

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Re: Nova classificação para merito do candidato

Mensagem por DC »

Olá,

Segundo, percebi as contas de ECTS não se aplicam aos mestrados pré-bolonha, pois nessa altura não havia (pelo menos, de um modo geral): 1) ECTS nem 2) uma avaliação quantitativa do mestrado (em geral, "era aprovado", "não aprovado", etc...). Daí me parece ter surgido a solução dos 0,5 de bonificação...

Agora, o meu caso de uma licenciatura pré-bolonha e um mestrado pós-bolonha é que não sei como vai ser.. Acho que vai depender dos avaliadores...

lilica
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 16, 2012 5:11 pm
University/ Institute: port

Mensagem por lilica »

DC Escreveu:Olá,

Segundo, percebi as contas de ECTS não se aplicam aos mestrados pré-bolonha, pois nessa altura não havia (pelo menos, de um modo geral): 1) ECTS nem 2) uma avaliação quantitativa do mestrado (em geral, "era aprovado", "não aprovado", etc...). Daí me parece ter surgido a solução dos 0,5 de bonificação...

Agora, o meu caso de uma licenciatura pré-bolonha e um mestrado pós-bolonha é que não sei como vai ser.. Acho que vai depender dos avaliadores...

pois eu tb percebi assim! no teu caso n sei mas acho k devem ser as tais contas malukas k eles la põe! pk se vires no caso de >300 ECTS eles dao o exemplo de Formação Bietápica Licenciatura+Mestrado. Mas nao tenho a certeza!!

zpzp
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jun 06, 2012 4:13 pm
University/ Institute: xxx

Mensagem por zpzp »

Aproveitando a boleia: tenho licenciatura e mestrado (não integrados) já posteriores a Bolonha. No meu caso a fórmula é fácil de aplicar e fico com 16,8.

Na coluna para os casos com 300 ou mais ECTS (como é o meu) há uma célula que corresponde a 16 e outra que corresponde a 17 ou superior. Só para confirmar: aqui não há arredondamentos e estou enquadrado na primeira situação (16), certo?

Rui Miranda
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta fev 22, 2012 10:49 pm
University/ Institute: The University of Edinburgh

Mensagem por Rui Miranda »

Olá. ou muito me engano ou o sinal que lá está é de igual ou superior a 17.eu não tenho a certeza, mas parece que com isto não há arredondamentos.

trma
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mar 21, 2011 2:39 pm
University/ Institute: Aveiro

Mensagem por trma »

Ora Viva,
Tal como muitos de voçês também eu tenho algumas duvidas:

Documentos de candidatura:
Não tenho suplemento ao diploma. É obrigatório? Tanto quanto sei neste documento colocam-se actividades que eu entenda como importantes certo?

Mérito do candidato
Tenho licenciatura pós-bolonha e mestrado pós-bolonha mas em àreas diferentes (gestão e sistemas de informação) e em instituições diferentes. A formula de calculo a aplicar será a da formação biétapica? Se sim o valor que resulta dessa formula será arredondado? i.e. 13.8 = 14

Condições de acolhimento
Existe algum site onde possa saber o numero de orientandos de doutoramento de um determinado Professor?

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

zpzp Escreveu:Aproveitando a boleia: tenho licenciatura e mestrado (não integrados) já posteriores a Bolonha. No meu caso a fórmula é fácil de aplicar e fico com 16,8.

Na coluna para os casos com 300 ou mais ECTS (como é o meu) há uma célula que corresponde a 16 e outra que corresponde a 17 ou superior. Só para confirmar: aqui não há arredondamentos e estou enquadrado na primeira situação (16), certo?
Não sei, e não me admiraria que painéis diferentes possam ter entendimentos diferentes.
Creio ser possível que considerem 16 (onde terias 4,0), 17 arredondado por ser >16.5 (4.5) ou que considerem entre o 16 e o 17 (por ex 4.25)

Investigadora
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 30, 2011 10:47 pm
University/ Institute: Lx1

Mensagem por Investigadora »

spca Escreveu:
zpzp Escreveu:Aproveitando a boleia: tenho licenciatura e mestrado (não integrados) já posteriores a Bolonha. No meu caso a fórmula é fácil de aplicar e fico com 16,8.

Não sei, e não me admiraria que painéis diferentes possam ter entendimentos diferentes.
Creio ser possível que considerem 16 (onde terias 4,0), 17 arredondado por ser >16.5 (4.5) ou que considerem entre o 16 e o 17 (por ex 4.25)
Na minha opinião o que faz sentido é arredondar a média (à semelhança do que acontece nos certificados, em que 16,8 é 17), por uma questão de igualdade com as pessoas que concorrem com média arrendondada (por exemplo 5 anos pré-bolonha), pelo que considero que o mesmo dever ser feito para as outras situações. Esta fórmula de cálculo só apareceu porque com bolonha muitas pessoas não têm um certificado com média de 5 anos.

Ao não se proceder ao arrendondamento, vão-se criar desiguldades entre candidatos com licenciatura de 5 anos (pre-bolonha) e candidatos por exemplo com mestrado integrado (5 anos, pós bolonha), que foi exactamente o que tencionaram reduzir.

Esta é apenas a minha opinião.

zpzp
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jun 06, 2012 4:13 pm
University/ Institute: xxx

Mensagem por zpzp »

Obrigado pelas vossas respostas. A minha intuição é que não haverá arredondamentos, embora não tivesse pensado na solução intermédia avançada pela/pelo spca: darem 4.25 ou coisa do género. Nada a apontar desde que, no quadro do painel de avaliação em que estou inserido, o procedimento seja homogéneo.

pedrc
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado mai 26, 2012 3:14 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Mensagem por pedrc »

Tenho um problema muito parecido com o do zpzp já que a minha média também acaba em ".8" segundo a fórmula da FCT, isto com as médias do 1º e 2º ciclos inseridas na fórmula dos Mestrados Integrados com os correspondentes ECTS.

O facto da universidade não me passar um diploma dos 5 anos do Mestrado Integrado, dá muitos graus de liberdade aos avaliadores de decidirem o que querem fazer:

-> arredondar essa "nota FCT" que é obtida segundo essa fórmula,
-> ignorar essas médias separadas e calcular uma média total dos 5 anos e arredondar no fim (não me parece que façam isto já que dá muito trabalho),
-> não arredondar essa "nota FCT" (acho esta uma opção demasiado grosseira mas enfim),
-> também há uma hipótese de achar um valor intermédio, ou seja, no caso do zpzp que tem uma média de 16.8 resultante da fórmula da FCT, em vez de 4.0 ou 4.5 obtinha 4.4 que correspondia a 16.8 sem arredondamentos e considerando a casa decimal.

Vamos ver no que isto dá :|

BrunoCoutinho
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jan 10, 2012 1:10 am
University/ Institute: Northeastern University

Mensagem por BrunoCoutinho »

O ano passado na maioria das vezes já usavam uma fórumla parecida apesar de não ser oficial para não desfavorecer os alunos sem mestrado integrado.

Os casos que conheço arredondaram sempre cada uma das notas, o que é bastante injusto.

Visto que este ano tornaram isto oficial, e bem, não sei se vão corregir isso ou não, mas dúvido.

Apesar de pedirem as notas das cadeiras todas, acho que só olham mesmo para o certificado e não se dão ão trabalho de fazer as contas, mas eu não ando muito satisfeito com a forma deles trabalharem, e posso estar a ser injusto.

marianacm
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jun 11, 2012 12:27 pm
University/ Institute: ~UP

Mensagem por marianacm »

Alguém tem a confirmação que vão tratar o mestrado integrado como dois graus independentes, ou seja, arredondar cada média?
Faz sentido que assim seja, mas :roll:

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

marianacm Escreveu:Alguém tem a confirmação que vão tratar o mestrado integrado como dois graus independentes, ou seja, arredondar cada média?
Creio que alguns painéis de algumas áreas arredondarão e outros não, uma vez que isso não é claro a partir do guião.

Cumprimentos

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por D_Little_B »

marianacm Escreveu:Alguém tem a confirmação que vão tratar o mestrado integrado como dois graus independentes, ou seja, arredondar cada média?
Não é preciso arrendondar média nenhuma. As "médias" (classificações finais) dos graus, que vêm nos respectivos diplomas/cartas de cursos/certificados/... são números inteiros.
J

Vieira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça out 25, 2011 12:39 pm
University/ Institute: Avieiro

Mensagem por Vieira »

Olá

Vão fazer as médias com as unidades de crédito, por isso pode haver diferenças entre essa média e a média do mestrado integrado, por haver algum factor de ponderação de anos, e também entre a média ponderada de licenciatura com mestrado para os que os têm separado.

Acho que assim fica mais justo, ficando eu pessoalmente penalizado com esse facto.

marianacm
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por marianacm »

mensagem repetida
Última edição por marianacm em terça jun 26, 2012 6:49 pm, editado 1 vez no total.

marianacm
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por marianacm »

D_Little_B Escreveu:
Não é preciso arrendondar média nenhuma. As "médias" (classificações finais) dos graus, que vêm nos respectivos diplomas/cartas de cursos/certificados/... são números inteiros.
(já tinha respondido e a mensagem não aparece)

O número de diplomas difere de curso para curso.
No meu caso, com o mestrado integrado, tenho dois diplomas: um da licenciatura (3 anos) e outro do mestrado integrado (5 anos). A minha faculdade não emite um diploma do segundo ciclo porque "é um ciclo que depende do primeiro". Daí que, no meu caso, seja o painel a calcular na altura a minha média pela certidão das disciplinas realizadas. Por isso é que não sei se neste caso arredondam ou não. Teria lógica que sim, até para uniformizar as situações, mas já estou por tudo. :?

Enviei email sobre este assunto à FCT. Se responderem comunico.

bmscmoreira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 05, 2011 2:34 pm
University/ Institute: U. Porto

Mensagem por bmscmoreira »

Olá a todos. Bem, isto vai dar cálculos interessantes, sem dúvida. No meu caso não sei como ficará também: tenho licenciatura pré-bolonha (6 anos) com nota final de 16. Depois fiz Mestrado Integrado pós-bolonha, que acabei também com 16, mas só fiz o último ano - da dissertação, na qual tive 17 – dado que obtive equivalência a todas as outras cadeiras (mas não é possível fazer "correspodências" porque as cadeiras mudaram de nomes, umas desapareceram, etc...)
Como é que isto irá ser resolvido?
Cumprimentos.

marianacm
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por marianacm »

marianacm Escreveu:
D_Little_B Escreveu:
(já tinha respondido e a mensagem não aparece)

O número de diplomas difere de curso para curso.
No meu caso, com o mestrado integrado, tenho dois diplomas: um da licenciatura (3 anos) e outro do mestrado integrado (5 anos). A minha faculdade não emite um diploma do segundo ciclo porque "é um ciclo que depende do primeiro". Daí que, no meu caso, seja o painel a calcular na altura a minha média pela certidão das disciplinas realizadas. Por isso é que não sei se neste caso arredondam ou não. Teria lógica que sim, até para uniformizar as situações, mas já estou por tudo. :?

Enviei email sobre este assunto à FCT. Se responderem comunico.
A resposta da FCT foi muito esclarecedora (not).
Situações que não estão definidas pelo guia de avaliação serão aplicadas pelo painel a todos os candidatos na mesma situação.
Ou seja, um painel vai avaliar todos os candidatos da mesma forma, mas não se sabe qual e não há certezas que entre os painéis haja coerência.
:roll:

HBCardoso
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 21, 2012 2:06 pm
University/ Institute: Aveiro

Mensagem por HBCardoso »

Não é por nada, mas não se dá demasiada valorização à licenciatura?

Isto é, quem tenha desenvolvido trabalhos em empresas, bolsas (mesmo que ainda sem publicação) ou simplesmente no mestrado, terá menos mérito do que aqueles que tiveram melhor nota em licenciatura?

Responder