Por favor alguém dá feedback: fim da tese e resposta da FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
vera.ff
cientista regular
cientista regular
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht

Por favor alguém dá feedback: fim da tese e resposta da FCT

Mensagem por vera.ff »

Alguém me sabe dizer o que fazer? Com a data da minha defesa de doutoramento marcado para o final de Agosto, e porque na Universidade onde estou para poder defender nesta data tive de enviar a tese quatro meses antes ao comité, enviei à FCT o pedido para me atribuírem o valor para execução gráfica da tese e agora recebo um email da FCT a ameaçarem que me deixam de pagar porque já acabei a tese! Então e preparar a defesa? E se o comité diz que tenho de mudar alguma coisa? Na fase crucial a FCT adopta esta postura? E, já agora, as férias a que tenho direito? É incrível, eu acabo a tese dentro do prazo da bolsa, aliás coincidem: a defesa e o fim do contrato!

Isto foi o que me disseram:

"Na sequência da documentação recebida no nosso departamento a 09/05/12, serve o presente para solicitar esclarecimento se durante o período compreendido entre a conclusão da tese de doutoramento e a defesa da mesma (31/08/12) continua a desenvolver trabalhos de investigação no âmbito do seu doutoramento. Deverá para o efeito remeter parecer do orientador em conformidade.

Informamo-la, na sequência do art 35 do Regulamento, que quando os objectivos da bolsa são atingidos antes do prazo inicialmente previsto, o pagamento deixa de ser devido no prazo máximo de 30 dias a contar do termo dos trabalhos e as importâncias posteriormente recebidas pelo bolseiro devem ser restituídas".

Sinceramente cansa bastante levar com estas coisas volta e meia. Pedem-me um parecer do meu orientador, o qual eu já pedi. Alguém passou por isto?

Muito obrigada,
Vera

Juana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mai 21, 2012 9:50 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Por favor alguém dá feedback: fim da tese e resposta da

Mensagem por Juana »

Olá Vera,
Não estou, nem estive, na tua situação mas, de facto, é isso que está previsto no regulamento das bolsas. Quando a execução da tese é concluída antes do previsto, o pagamento deixa de ser devido no mês seguinte. Claro que há quem termine a tese e não informe a FCT e por isso continue a receber, que seria o que poderias ter feito. Até porque o pedido que lhes fizeste do apoio à execução gráfica da tese em princípio só te será atribuído quando, para além da versão final da tese, lhes entregares uma cópia do certificado de obtenção do grau, ou seja, só depois da defesa. Espero ter ajudado!

ruiner
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça dez 23, 2008 6:48 pm
University/ Institute: LMU Munich

Mensagem por ruiner »

Se ainda não respondeste, o que tens que dizer em resposta é bastante óbvio: "Sim, continuarei a desenvolver trabalhos relacionados com o doutoramento. Parte do trabalho será submetido para um journal / a versão final da tese a ser entregue ao juri só será feita antes da defesa / outra desculpa qualquer." E é claro, pede ao teu orientador para escrever um e-mail de duas linhas a dizer que continuas a trabalhar entretanto.

vera.ff
cientista regular
cientista regular

Mensagem por vera.ff »

Obrigada pela resposta. O que acontece é que eu não tenho o grau obtido, tive de entregar sim a tese ao comité de avaliação para poder defender na data limite do final do meu contrato com a FCT (esta data é estipulada oficialmente e calculada em função da data de defesa pretendida- a Universidade é muito rigorosa em relação a isto: ter adiado a data de entrega ao comité significava não poder defender a tese ainda neste ano lectivo). E, entre uma conferência em que participei e trabalhar para a defesa da tese coisas que fazer não têm faltado. Eu fiz este pedido à FCT porque na data da defesa da tese, antes mesmo, tenho de disponibilizar cópias da tese, daí necessitar da verba. Então na fase final em que tenho de trabalhar para defender um projecto de quatro anos é que deixava de receber? Tudo isto me parece um tanto ou quanto absurdo. Parece que acabar a tempo, fazer um trabalho que seja válido cientificamente é o que menos importa...Sinceramente é com cada coisa que vai acontecendo e que vou vendo que uma pessoa já nem sabe bem o que pensar.
Vou falar com o meu orientador obviamente. Obrigada e um abraço, Vera

vera.ff
cientista regular
cientista regular

Mensagem por vera.ff »

Uma outra coisa: eu enviei o pedido à FCT porque me foi dito que para receber esta verba tinha de enviar a tese em formato digital (não me falaram em ter o grau obtido).

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Uma outra coisa: eu enviei o pedido à FCT porque me foi dito que para receber esta verba tinha de enviar a tese em formato digital (não me falaram em ter o grau obtido).
Conforme o/a Ruiner disse, creio que é melhor tentares dizer que estás ainda a finalizar a versão definitiva da tese, preparar artigos, etc. com uma declaração do orientador a apoiar, se não queres perder o direito ao subsídio principal. E como tal, deixar o subsídio de apoio à impressão para depois, logo entregar a versão da tese para finalizar a bolsa e pedir o subsídio mais tarde.
Era bom que não fosse assim. Infelizmente as coisas são o que são, a começar por o país estar no estado em que está.

vera.ff
cientista regular
cientista regular

Mensagem por vera.ff »

Obrigada, é mesmo isso que tenho de fazer. Vera

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

vera.ff Escreveu:Uma outra coisa: eu enviei o pedido à FCT porque me foi dito que para receber esta verba tinha de enviar a tese em formato digital (não me falaram em ter o grau obtido).
A cláusula do regulamento para pedir o subsídio diz:
fonte: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Artigo 27º
Componentes das bolsas

2. A bolsa pode ainda incluir as componentes seguintes, eventualmente cumulativas entre si:
c. Subsídio de apoio aos custos envolvidos na execução gráfica da tese e na obtenção do certificado do grau obtido. Este subsídio só é atribuído depois de recebida na Fundação para a Ciência e a Tecnologia uma cópia autenticada daquele certificado.
Não falam em grau, mas para obteres o certificado tens de ter o grau...

Além disto, há outra cláusula:
Artigo 33º
Relatório final de bolsa

1. O bolseiro deve apresentar em formato electrónico, de preferência, até 60 dias após o termo da bolsa, um relatório final das suas actividades, onde constem os endereços URL das comunicações e publicações resultantes da actividade desenvolvida, acompanhado pelo parecer do orientador ou do responsável pela actividade do candidato ou pelo seu enquadramento. No caso de bolsas de mestrado ou doutoramento, deverá ainda ser entregue logo que possível o certificado da obtenção do grau respectivo.
O exemplar da tese substitui, na prática das BD, a entrega deste relatório final.

vera.ff
cientista regular
cientista regular

Mensagem por vera.ff »

Ok, isto eu não sabia e a FCT também não me disse isto via email (ter obtido o grau- porque efectivamente não o tenho). Então, basicamente o bolseiro deve suportar os custos da execução gráfica e só depois no final, com a tese e grau obtido pedir a verba.

Dentro da i-lógica deste processo, estou esclarecida, creio. Obrigada:)

CristinaC
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
University/ Institute: ***

Mensagem por CristinaC »

Pelo que vejo no site da FCT, já não estão a conceder o apoio à execução gráfica da tese:

"Informação 01/03/2012
Informamos que, por motivos de restrições orçamentais, os apoios no âmbito do PAEGTD-Programa de Apoio à Execução Gráfica de Teses de Doutoramento cessam a partir desta data, não sendo aceites novas candidaturas."

in: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/paegtd

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

Cristina, essa notícia é relativa a não-bolseiros que podiam pedir à FCT apoio para a execução das teses. Para os bolseiros, até ver, nada mudou.

CristinaC
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
University/ Institute: ***

Mensagem por CristinaC »

mikex Escreveu:Cristina, essa notícia é relativa a não-bolseiros que podiam pedir à FCT apoio para a execução das teses. Para os bolseiros, até ver, nada mudou.
Boa notícia! Pensei que este apoio era apenas para bolseiros e não estranhei que tivessem suspendido. Obrigada pelo esclarecimento.

Juana
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Juana »

CristinaC Escreveu:
mikex Escreveu:Cristina, essa notícia é relativa a não-bolseiros que podiam pedir à FCT apoio para a execução das teses. Para os bolseiros, até ver, nada mudou.
Boa notícia! Pensei que este apoio era apenas para bolseiros e não estranhei que tivessem suspendido. Obrigada pelo esclarecimento.
No Regulamento de 2012 esse subsídio deixou de constar. Será que é só para quem concorre agora para bolsas a partir de janeiro de 2013, ou será que quem teve bolsa nos últimos anos, também vai sofrer esse corte?

Bitter Sweet Girl
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

Juana Escreveu:
CristinaC Escreveu:
No Regulamento de 2012 esse subsídio deixou de constar. Será que é só para quem concorre agora para bolsas a partir de janeiro de 2013, ou será que quem teve bolsa nos últimos anos, também vai sofrer esse corte?
Infelizmente, é para todos. Coloquei essa questão do subsidio de conclusão de doutoramento à FCT na semana passada e responderam-me hoje a dizer que, de acordo com o novo regulamento, a atribuição desse subsídio deixa de estar prevista. Logo, assim que este regulamento entra em vigor revogando todos os outros, deixamos de ter direito aos 750 euros.

vera.ff
cientista regular
cientista regular

Mensagem por vera.ff »

Por email não me tinham dito isso, disseram que tinha de enviar o cd com a tese. Mas isto é assim, dizem uma coisa e, passadas semanas, alteram tudo? O novo regulamento tem efeitos retroactivos? Isto é impressionante, já não basta ter de suportar todas as despesas de impressão (porque uma pessoa tem de imprimir a tese a tempo), agora nem sequer nos é pago esse valor?

Juana
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Juana »

vera.ff Escreveu:Por email não me tinham dito isso, disseram que tinha de enviar o cd com a tese. Mas isto é assim, dizem uma coisa e, passadas semanas, alteram tudo? O novo regulamento tem efeitos retroactivos? Isto é impressionante, já não basta ter de suportar todas as despesas de impressão (porque uma pessoa tem de imprimir a tese a tempo), agora nem sequer nos é pago esse valor?
Tem efeitos retroactivos sim:
O presente regulamento entra em vigor no primeiro dia do mês seguinte ao da sua publicação, aplicando-se a todos os contratos de bolsa vigentes bem como aos que venham a ser celebrados posteriormente.

vera.ff
cientista regular
cientista regular

Mensagem por vera.ff »

Maravilha...
Obrigada,
Vera

rgonzo
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta mar 30, 2007 12:49 pm

Mensagem por rgonzo »

Ola a todos,
Estou prestes a enviar a minha tese e certificado de conclusao do doutoramento - e recebi um email a dizer q depois ser-me-ia feito o pagamento das despesas de impressao etc. por isso, ainda esta em vigor para quem é do meu concurso (2007/2008).
Um pergunta: a copia da tese que eles pedem, deve ser entregue em que formato? Impressa, encadernada ou digital?
Obrigado!

kueenie
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2007 1:35 pm

Mensagem por kueenie »

Olá rgonzo

Isso são excelentes notícias. Será que podias partilhar o conteúdo desse e-mail aqui para o podermos citar junto da FCT quando fizermos os nossos pedidos?
A minha bolsas terminou em Dezembro de 2011 e por isso penso que ainda estaria abrangida pelo anterior regulamento, apesar de só ter defendido em Deembro de 2012.

rgonzo
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta mar 30, 2007 12:49 pm

Mensagem por rgonzo »

Ola
O email dizia o seguinte (omiti informacoes adicionais que continham dados pessoais):

Exmo(a) Senhor(a)

Na sequência da documentação recebida no nosso departamento (...)
Agradecemos ainda o envio, quando tal lhe for possível, dos seguintes documentos:

- cópia da tese de doutoramento;
- cópia autenticada do certificado comprovativo da obtenção do grau de doutor.

Mais informamos que após a recepção dos documentos acima solicitados ser-lhe-á atribuido o subsídio de apoio aos custos envolvidos na execução gráfica da tese e na obtenção do certificado do grau.

Só após a recepção de todos estes documentos o processo poderá ser encerrado.

Fazemos-lhe notar que, nos termos do Regulamento, todos os trabalhos realizados devem referenciar de forma vísivel o co-financiamento do POPH/FSE e incluir as respectivas insígnias do Programa e da EU, conforme respectivas normas gráficas, estas encontram-se disponíveis no site http://www.poph.qren.pt/.

Com os melhores cumprimentos

Filomena Batalha
Departamento de Formação
dos Recursos Humanos em C&T

>> Mas, voltando à minha questao inicial, em que formato é que se entrega a tese?
Obrigado

Responder