slimvitex wrote:Só quero deixar a minha opinião sobre a questão das prioridades. Apesar de não ser uma pessoa doutorada e estar na mesma situação que muita gente aqui - isto é, à espera que o concurso abra para poder concorrer - até percebo e aceito que a prioridade sejam os investigadores FCT e os projectos. Aliás, a tendência parece-me que será para acabarem as BDs, tal como acabaram as bolsas de mestrado. Quando antigamente o mestrado era para quem queria ir "um pouco mais além" na investigação, e o doutoramento era para os muitos bons, hoje em dia, com bolonha e afins, o doutoramento passou a ser o "ir um pouco mais além", e o mestrado uma coisa que toda a gente tem.
Com este panorama, estar a fazer ou ter o doutoramento já não é sinónimo de se ser muito bom, mas sim um passo necessário para começar a carreira científica. Os muito bons são agora pessoas com bastante experiência em investigação (de pós-doc para cima), muitas publicações, participação em projectos cientifícos (como deve ser um "investigador FCT"), ou as equipas que por terem ideias realmente inovadoras, relevantes, etc... conseguem financiamento para projectos de investigação. E ter um perfil destes leva anos a consolidar, claro.
Havendo pouco dinheiro, e partindo da ideia romântica que estas prioridades são em prol da ciência e para o seu bem-estar, parece-me aceitável que o dinheiro seja investido primeiro em ciência a sério e não para formação académica.
E acabo a ideia reforçando que sim, tal como vocês vou tentar conseguir bolsa, mas pensando friamente nas coisas até consigo perceber certas atitudes..
Boa sorte a todos e esperemos que concurso não demore muito a abrir (mas que demore a fechar, pelo menos depois do dia 28 de junho)!!!!!!!!!!!
Gostei.
Só há um problema com a aposta na "ciência a sério". É que, muitas vezes, quem realmente a faz são os estudantes de Doutoramento - e também muitos BICs e afins - e deixando de apostar nesses (deixando de apostar na formação) não tarda não há ninguém para a fazer.
Pois os ditos investigadores, os de "cima" para quem os concursos abrem, não fazem muito mais do que escrever projectos e procurar financiamento.
Mas, tal como disseste, o Doutoramento hoje em dia é uma coisa banal, e enquanto antigamente as posições para Doutorados eram muitas, pois estes eram poucos, hoje em dia são 1000 cães a um osso. Portanto, dita o bom senso que se feche a torneira aos Doutoramentos, mas também a Mestrados, Licenciaturas, etc... No fundo, uma revolução no ensino em Portugal.