Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
bwo2012
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 4:41 pm
University/ Institute: Porto

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por bwo2012 »

Estamos "%#&!$%)/%#...

Notícia do Expresso: "Milhares de candidatos à espera de concurso da FCT"

Fundação para a Ciência e Tecnologia ainda não sabe quando vai abrir o concurso para a atribuição de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento.

Estava para começar no dia 16 de maio, foi adiado uma semana e, com o mês a terminar, ainda não há ideia de quando abrirá o concurso para a atribuição de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Questionada pelo Expresso, a FCT esclarece apenas que o adiamento "está relacionado com o QREN", programa de financiamento comunitário cuja distribuição de verbas está a ser reavaliada pelo Governo.

E não antecipa qualquer nova data nem um possível alargamento do prazo final, previsto para 28 de junho. Em 2011, candidataram-se a estes apoios cerca de quatro mil investigadores. A FCT atribuiu 2100 bolsas.

http://expresso.sapo.pt/milhares-de-can ... ct=f728735

Tudo isto é muito, muito mau sinal :( :cry:

Queentrix
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta fev 11, 2011 4:52 pm
University/ Institute: UTAD

Mensagem por Queentrix »

felizmente vão surgindo alguns aletas e noticias..

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... ecariedade

flyer21
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado abr 14, 2012 11:06 pm
University/ Institute: Portugal

Mensagem por flyer21 »

Caros colegas,

Reparem bem nestas notícias... até que ponto serão contra-informação...

A FCT ainda não sabe se irá abrir o concurso de bolsas, mas já abriu o de investigadores e o de projectos de investigação!!! Que selectividade nas prioridades! E foi preciso os bolseiros levarem o caso à comunicação social para a secretária de estado dar uma resposta!!

Das duas uma: ou isto é politiquice barata (contra-informação) - vamos assustar os bolseiros para poder mudar muito o concurso e eles pensarem "antes isto que não haver bolsas"; ou há uma clara mudança de política em que as bolsas passaram para segundo ou terceiro plano de prioridades (ou deixaram de ser prioridade). Ou as duas!

Estejamos atentos, que esta gente não é de se fiar!!!

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Mensagem por Echuu »

flyer21 Escreveu:Caros colegas,

A FCT ainda não sabe se irá abrir o concurso de bolsas, mas já abriu o de investigadores e o de projectos de investigação!!! Que selectividade nas prioridades! E foi preciso os bolseiros levarem o caso à comunicação social para a secretária de estado dar uma resposta!!

Das duas uma: ou isto é politiquice barata (contra-informação) - vamos assustar os bolseiros para poder mudar muito o concurso e eles pensarem "antes isto que não haver bolsas"; ou há uma clara mudança de política em que as bolsas passaram para segundo ou terceiro plano de prioridades (ou deixaram de ser prioridade). Ou as duas!

E é de agora? Já o anterior presidente da FCT dizia, nós (bolseiros) somos uns priveligiados pois pagam-nos para fazermos aquilo de que gostamos!
Tendo em conta que o resto do país também nos vê assim, incluindo gente responsável e de topo no meio científico, que mais se pode fazer?

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por igor.marques »

Echuu Escreveu:
flyer21 Escreveu:Caros colegas,

E é de agora? Já o anterior presidente da FCT dizia, nós (bolseiros) somos uns priveligiados pois pagam-nos para fazermos aquilo de que gostamos!
Tendo em conta que o resto do país também nos vê assim, incluindo gente responsável e de topo no meio científico, que mais se pode fazer?

a bem dizer a verdade, os concursos para projetos e para investigadores ocorreram para absorver as pessoas que já estão nisto há mais tempo... ou seja, para dar um "futuro profissional" a todos os PhD e post-docs que passaram por isto antes de nós.
sim, eles são a prioridade. :?

SaloméAA
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 28, 2012 4:42 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por SaloméAA »

Caros colegas,

De facto a situação começa a ultrapassar os limites do admíssivel, sobretudo devido à escassez de informação a que nós, os mais interessados temos tido acesso. Entreguei a tese de Doutoramento recentemente e encontro-me a aguardar pela abertura do concurso para concorrer a posdoc. Na sexta-feira liguei para a FCT e deram-me a resposta de que o atraso se devia a 'problemas informáticos', a bela resposta que dá para tudo e para nada... e claro que uma justificação imbecil pois parece-me que nenhum problema informático demoraria 1 mes a resolver... ou então era pensarem mudar de técnicos informáticos... Hoje, depois de ter consultado aqui o Forum e lido a noticia do expresso, fiz de novo a experiência de ligar para a FCT. E, de novo, a mesma resposta: problema informático, sem data prevista de abertura mas com data de fecho certa a 28 de Junho. E eu pergunto:
1) Como é possivel depois de um porta voz da FCT ter vindo a público referir que o atraso se devia à reavaliação do QREN por parte do governo continuarem a atirar-nos areia para os olhos com 'questões informáticas'?
2) Como pode estar definido uma data de fecho d eum concurso que ainda não abriu, não tem data prevista de abertura e nem sequer ainda tem regulamento publicado?
É estarem a gozar connosco, só pode?
3) Como podemos nós prepara projectos de investigação sem ter acesso ao regulamento do concurso? É que fazer um projecto para uma duracção de 2 anos, é diferente de fazer um para 3 ou para 6...
4) Se o concurso abrir a uma semana de fechar, suponho que se manterá a data do fecho também? enfim...

Bem, isto foi mais um desabafo perante a total falta de consideração da FCT e do nosso Governo pelo nosso esforço, trabalho e dedicação.

Força a todos os que, como eu, lhes resta aguardar ' a resolução do problema informático'...

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por igor.marques »

SaloméAA Escreveu:Na sexta-feira liguei para a FCT e deram-me a resposta de que o atraso se devia a 'problemas informáticos'
quem te deu essa informação estava correto: 90~97% de todo o dinheiro que existe é virtual.

:|

slimvitex
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
University/ Institute: ISCTE

Mensagem por slimvitex »

Só quero deixar a minha opinião sobre a questão das prioridades. Apesar de não ser uma pessoa doutorada e estar na mesma situação que muita gente aqui - isto é, à espera que o concurso abra para poder concorrer - até percebo e aceito que a prioridade sejam os investigadores FCT e os projectos. Aliás, a tendência parece-me que será para acabarem as BDs, tal como acabaram as bolsas de mestrado. Quando antigamente o mestrado era para quem queria ir "um pouco mais além" na investigação, e o doutoramento era para os muitos bons, hoje em dia, com bolonha e afins, o doutoramento passou a ser o "ir um pouco mais além", e o mestrado uma coisa que toda a gente tem.

Com este panorama, estar a fazer ou ter o doutoramento já não é sinónimo de se ser muito bom, mas sim um passo necessário para começar a carreira científica. Os muito bons são agora pessoas com bastante experiência em investigação (de pós-doc para cima), muitas publicações, participação em projectos cientifícos (como deve ser um "investigador FCT"), ou as equipas que por terem ideias realmente inovadoras, relevantes, etc... conseguem financiamento para projectos de investigação. E ter um perfil destes leva anos a consolidar, claro.

Havendo pouco dinheiro, e partindo da ideia romântica que estas prioridades são em prol da ciência e para o seu bem-estar, parece-me aceitável que o dinheiro seja investido primeiro em ciência a sério e não para formação académica.

E acabo a ideia reforçando que sim, tal como vocês vou tentar conseguir bolsa, mas pensando friamente nas coisas até consigo perceber certas atitudes..

Boa sorte a todos e esperemos que concurso não demore muito a abrir (mas que demore a fechar, pelo menos depois do dia 28 de junho)!!!!!!!!!!!

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Echuu »

slimvitex Escreveu:Só quero deixar a minha opinião sobre a questão das prioridades. Apesar de não ser uma pessoa doutorada e estar na mesma situação que muita gente aqui - isto é, à espera que o concurso abra para poder concorrer - até percebo e aceito que a prioridade sejam os investigadores FCT e os projectos. Aliás, a tendência parece-me que será para acabarem as BDs, tal como acabaram as bolsas de mestrado. Quando antigamente o mestrado era para quem queria ir "um pouco mais além" na investigação, e o doutoramento era para os muitos bons, hoje em dia, com bolonha e afins, o doutoramento passou a ser o "ir um pouco mais além", e o mestrado uma coisa que toda a gente tem.

Com este panorama, estar a fazer ou ter o doutoramento já não é sinónimo de se ser muito bom, mas sim um passo necessário para começar a carreira científica. Os muito bons são agora pessoas com bastante experiência em investigação (de pós-doc para cima), muitas publicações, participação em projectos cientifícos (como deve ser um "investigador FCT"), ou as equipas que por terem ideias realmente inovadoras, relevantes, etc... conseguem financiamento para projectos de investigação. E ter um perfil destes leva anos a consolidar, claro.

Havendo pouco dinheiro, e partindo da ideia romântica que estas prioridades são em prol da ciência e para o seu bem-estar, parece-me aceitável que o dinheiro seja investido primeiro em ciência a sério e não para formação académica.

E acabo a ideia reforçando que sim, tal como vocês vou tentar conseguir bolsa, mas pensando friamente nas coisas até consigo perceber certas atitudes..

Boa sorte a todos e esperemos que concurso não demore muito a abrir (mas que demore a fechar, pelo menos depois do dia 28 de junho)!!!!!!!!!!!
Gostei.
Só há um problema com a aposta na "ciência a sério". É que, muitas vezes, quem realmente a faz são os estudantes de Doutoramento - e também muitos BICs e afins - e deixando de apostar nesses (deixando de apostar na formação) não tarda não há ninguém para a fazer.
Pois os ditos investigadores, os de "cima" para quem os concursos abrem, não fazem muito mais do que escrever projectos e procurar financiamento.

Mas, tal como disseste, o Doutoramento hoje em dia é uma coisa banal, e enquanto antigamente as posições para Doutorados eram muitas, pois estes eram poucos, hoje em dia são 1000 cães a um osso. Portanto, dita o bom senso que se feche a torneira aos Doutoramentos, mas também a Mestrados, Licenciaturas, etc... No fundo, uma revolução no ensino em Portugal.

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Mensagem por Jucilene »

slimvitex Escreveu:Só quero deixar a minha opinião sobre a questão das prioridades. Apesar de não ser uma pessoa doutorada e estar na mesma situação que muita gente aqui - isto é, à espera que o concurso abra para poder concorrer - até percebo e aceito que a prioridade sejam os investigadores FCT e os projectos. Aliás, a tendência parece-me que será para acabarem as BDs, tal como acabaram as bolsas de mestrado. Quando antigamente o mestrado era para quem queria ir "um pouco mais além" na investigação, e o doutoramento era para os muitos bons, hoje em dia, com bolonha e afins, o doutoramento passou a ser o "ir um pouco mais além", e o mestrado uma coisa que toda a gente tem.

Concordo com voce. Acho que devemos ter uma visão realística da situação. Entretanto, se o país for por este caminho, em 10 anos não terá mais ninguem com doutorado, e o meio científico passa a envelhecer. Isto por que as propinas para o doutoramento são muito altas e quando um profissional chega na situação de fazer o doutorado, com que dinheiro ele vai viver e pagar as propinas? Isto por que , não dá mais para viver por conta de outrem e, trabalhar e tirar o doutoramento, isto também é irreal ( ainda é possivel em uma licenciatura). Portanto, o FCT não pode ir por este caminho. Temos que alertá-lo disto

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

My 50 cents...

Quanto a prioridades, acho que o facto de uns concursos serem antes dos outros não tem de implicar diferenças de prioridades.
E em termos de atrasos, o concurso de Investigador também começou com atrasos.
Se formos a pensar em prioridades, acredito que primeiro estará assegurar a manutenção do que existia e é necessário para que o sistema funcione - ou seja, os Projectos e as Bolsas de Doutoramento. O concurso de Investigador, que vai colocar, pelos números que vi algures, 80 pessoas no total das áreas - ou seja, meia-dúzia por área e com diferentes níveis de experiência, logo um ou dois por cada nível de experiência - e ainda por cima é uma coisa nova não será certamente prioritário relativamente às bolsas.
Entre bolsas de pós-doc que envolvem subsídios mais elevados, menores vínculos às instituições (podendo ser canceladas a qualquer momento sem grandes explicações) e não atribuem graus, e bolsas de doutoramento, onde há atribuições de graus (com consequente melhoria das estatísticas nacionais) e "prendem" a pessoa vários anos (ainda que seja possível desistir, tem muito mais chatices), creio que não é difícil ver quais a FCT tem mais vantagem / segurança em atribuir. E apesar de serem doutorados, a generalidade dos candidatos a pós-doc não tem muito mais poder / influência política que os doutorandos. Logo, a ter de estabelecer prioridades e cortar, creio que é muito mais provável que a FCT dê prioridade às bolsas de doutoramento que às de pós-doc.

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Echuu »

Acabei de ler na RTP1, nas notícias de rodapé, que o Governo reduziu o financiamento para a FCT...

lilica
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 16, 2012 5:11 pm
University/ Institute: port

Mensagem por lilica »

voltamos a conversa de todos os anos...adiamentos de concursos, ora de abertura ora de fecho! cortes no financiamento, bla bla bla...e nos como sempre à espera...é triste pensar k tantas vezes somos o motor deste país, com tanta cabeça pensante e ficamos sempre esquecidos...pergunto-me se será possivel algum dia fazer ver isto a estes senhores! entretanto mais uma vez só pedimos que abram a porcaria do concurso para nos deixarem ao menos tentar mostrar o nosso valor...se bem k com tantas injustiças nos criterios tb se torna dificil!...eu voto em incendiar uns carros em frente à AR para ver se isto melhora!!! (tou a brincar, é só pa levantar aki o animo ao pessoal :D)

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Se acabarem as BD's sem haver aternativa de financiamento para doutoramentos, o que vai acontecer é que daqui a 5 anos não há doutorados. Não concordo nada que fazer o doutoramento seja uma coisa "banal" como os mestrados/licenciaturas. Confesso, que tenho alguma dificuldade em ver um jovem com 23/25 anos, com o seu mestrado terminado, decidir adiar a sua ida para o mercado de trabalho para fazer mais 4 anos de doutoramento pagos do seu próprio bolso.

Concordo, com a visão do spca, que mais depressa se vão as BPD do que as de BD. Aliás, faz muito mais sentido que um pós-doc seja um contrato de trabalho que uma bolsa....

Quanto ao adiar do regulamento parece-me mais que andam a contar e a tentar garatnir os tostões que outra coisa...

Parece-me, também, que não adiar o encerramento do concurso pelos menos 15 dias/1 mês, algo verdadeiramente estranho... Daqui a pouco os candidatos têm 2 dias para concorrer... (entretanto, o sistema vai abaixo pelo pico de acessos e são obrigados a adiar o encerramento)

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Echuu »

DC Escreveu:Não concordo nada que fazer o doutoramento seja uma coisa "banal" como os mestrados/licenciaturas. Confesso, que tenho alguma dificuldade em ver um jovem com 23/25 anos, com o seu mestrado terminado, decidir adiar a sua ida para o mercado de trabalho para fazer mais 4 anos de doutoramento pagos do seu próprio bolso.
Dependa da tua área de trabalho. Na minha, não tens mercado de trabalho, e o Doutoramento é um passo obrigatório (logo, banal) para quem quer fazer investigação científica. Acredita, não estou a fazê-lo por querer ter o grau ou algo parecido, estou a fazer Doutoramento pois quero ganhar mais para fazer investigação. Ou queria...

Se eu pudesse ter acabado o mestrado e arranjado um emprego que me desse perspectivas de evolução, na minha área, podes crer que não me tinha metido nisto.

cafial
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 24, 2012 5:14 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por cafial »

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=50580

Não sei onde vai parar o nosso futuro :(

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Echuu Escreveu:
DC Escreveu:Não concordo nada que fazer o doutoramento seja uma coisa "banal" como os mestrados/licenciaturas. Confesso, que tenho alguma dificuldade em ver um jovem com 23/25 anos, com o seu mestrado terminado, decidir adiar a sua ida para o mercado de trabalho para fazer mais 4 anos de doutoramento pagos do seu próprio bolso.
Dependa da tua área de trabalho. Na minha, não tens mercado de trabalho, e o Doutoramento é um passo obrigatório (logo, banal) para quem quer fazer investigação científica. Acredita, não estou a fazê-lo por querer ter o grau ou algo parecido, estou a fazer Doutoramento pois quero ganhar mais para fazer investigação. Ou queria...

Se eu pudesse ter acabado o mestrado e arranjado um emprego que me desse perspectivas de evolução, na minha área, podes crer que não me tinha metido nisto.
Vamos lá ver... Se queres fazer investigação é normal (leia-se, obrigatório) fazeres o doutoramento, independemente da área em que te encontras (laboratórios de investigação empresariais sem doutorados são uma brincadeira que servem apenas para estatística). Actualmente, o doutoramento deve ser visto como a "carta condução" para a investigação...

Agora, se não queres fazer investigação e estás num doutoramento somente para fugir ao desemprego... Enfim... digamos que não queria estar no teu papel... Diria que existem alternativas bem melhores, por exemplo, emigrar ou mudar de área prossifional...
Última edição por DC em terça mai 29, 2012 2:29 pm, editado 2 vezes no total.

trma
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mar 21, 2011 2:39 pm
University/ Institute: Aveiro

Mensagem por trma »

Tenho acompanhado toda esta situação e apesar de compreender os "dramas" que por aqui se descrevem e também nas notícias, confesso que tenho alguma dificuldade em entender como é que algumas pessoas se "puseram a jeito" para determinadas situações.
Quando vejo casos de pessoas com 27 anos que contraíram empréstimos para casas, carros, etc. e que tinham como único rendimento a bolsa, sem qualquer planeamento, i.e., sem terem um determinada reserva financeira para fazer face a atrasos e períodos menos bons, acho no mínimo estranho. Afinal de contas uma BOLSA não é um ordenado. Uma bolsa, é um apoio à obtenção, neste caso do grau de Doutor, emitida por uma instituição, a FCT, com um longo historial de atrasos, cortes, não cumprimento de regras, etc.
Será que esta gente anda completamente alheada do funcionamento do nosso país e de instituições como a FCT? Será que não percebem que a FCT depende diretamente de um Ministério que, no mínimo de 4 em 4 anos (salvo raras exceções) muda de tutela e consequentemente existe a possibilidade (não deveria, mas existe) que as regras sejam alteradas?

Estou solidário com aqueles que passam dificuldades devido à incompetência da FCT e de quem a tutela, mas não posso deixar de realçar que existe uma grande falta de cuidado e planeamento por parte de algumas pessoas ao definir as suas opções profissionais e de vida.

Deixo aqui um conselho, para quem o quiser seguir: Antes de decidirem optar por serem bolseiros pensem bem, leiam este fórum com atenção e acima de tudod façam contas. Não se atirem de cabeça à espera que tudo corra bem. É de elementar bom senso que alguém (com a agravante que estamos a falar de pessoas, supostamente inteligentes, informadas e esclarecidas) que viva de uma bolsa (o mesmo é valido para qualquer outra pessoa) constitua uma reserva financeira para fazer face a certas situações.

PS: Já nem me vou pronunciar sobre quem opta por uma bolsa só porque não tem emprego...

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Echuu »

trma Escreveu: PS: Já nem me vou pronunciar sobre quem opta por uma bolsa só porque não tem emprego...
É melhor não, por que sem dúvida ficar em casa a olhar para o ar é bem melhor do que ter uma bolsa e fazer alguma coisa, em troco de algum dinheiro.
Ou se calhar o parvo é mesmo ter a bolsa, essa pessoa devia era ir fazer voluntariado.

Realmente, já cá faltavam os iluminados do costume.

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Echuu »

DC Escreveu: Vamos lá ver... Se queres fazer investigação é normal (leia-se, obrigatório) fazeres o doutoramento, independemente da área em que te encontras (laboratórios empresariais de investigação sem doutorados são uma brincadeira que servem apenas para estatística). Actualmente, o doutoramento deve ser visto como a "carta condução" para a investigação...
Logo, concordas que fazer o Doutoramento pode ser algo banal, vulgar, comum, etc. Era só aí que eu queria chegar, o resto é palha.

Responder