Base de referência para a classificação do mérito candidato

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
rip_heart
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 14, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Coimbra

Base de referência para a classificação do mérito candidato

Mensagem por rip_heart »

Olá mais uma vez.

Venho aqui com uma dúvida que nao encontro resposta.

A tabela do ano passado de "Base de referência para a classificação do mérito de cada candidato", é impressão minha ou aquilo não faz sentido nenhum?

Mestrado Integrado Licenciatura + Mestrado Só Licenciatura Classificação base
≥ 17 > 16 + ≥ 17 4,5
16 16 + ≥ 16 > 16 4,0
15 15 + ≥ 15 > 15 3,5
14 14 + ≥ 14 > 14 2,5
< 14 <14 + < 14 ≤ 14 1,5

ora bem, eu era trabalhador-estudante (não que isso importe neste país), e tive 12 de licenciatura e 16 de Mestrado. ora, segundo a lógica, eu não me insiro em nenhum dos campos acima descritos, se bem que o ano passado tive 2,5 de mérito (só tenho 1 poster). não consigo entender esta tabela. pelos vistos mais valia em vez de fazer mestrado, ter ficado esse tempo a fazer melhorias para um 16 de licenciatura, é isso?

como estou a ponderar concorrer este ano novamente (porque o ano passado o meu mestrado nao contou por ter defendido em setembro), mas gostava de saber se vale a pena o tabalho, porque se for para ter 2,5 nem vale a pena o esforço.

obrigado e boa sorte a todos com os concursos e renovações.

p.s. já agora alguém faz ideia se a FCT dá mesmo bolsas para mestrado no estrangeiro, ou é mais uma daquelas coisas que só la estão a fazer figura?

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Base de referência para a classificação do mérito candid

Mensagem por Tiago H. Silva »

Perguntas por bolsas de mestrado no estrnageiro ou de doutoramento no estrangeiro?
De mestrado não dão de certeza (nem par ao estrangeiro nem para o país). De doutoramento não há nenhuma indicação em contrário.
Mas como estamos à espera do regulamento do novo concurso, nunca se sabe...

Em relação ao guião, a tua situação é uma das várias não contempladas naquela tabela.
Tehno uma colega com licenciatura (pré-bolonha) de 13 e mestrado de 15 e também teve 2,5.
Antigamente o guião indicava que o grau de mestre valorizava a pontuação em um ponto (no mérito do candidato) e parece ser o que continua a acontecer no caso das notas mais baixas...

Bom trabalho,
Tiago

rip_heart
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 14, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Coimbra

Mensagem por rip_heart »

Obrigado Tiago.

então pelo que dizes no maximo este ano teria 3,5 (contando 1ponto pelo mestrado).
imagino que com 3,5 tambem nao de para bolsa de doutoramento...

Pois a cena da bolsa de mestrado é estupido então estar lá anunciado, deve ser algo só prós amigos ou assim...
eu neste momento nao encontro nada em doutoramento que pareceça interessante na minha aéra(tendo me conta que no fim do doutoramento preciso ganhar a vida) e há 2 mestrados muito bons. bem, como nao se pagam propinas lá, deve ser possivel conseguir sobreviver...

abraço
Ricardo

lilica
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 16, 2012 5:11 pm
University/ Institute: port

Mensagem por lilica »

oi! a menos que o teu mestrado seja integrado nao contes com a classificação de 3.5! eu tenho licenciatura de 14 e mestrado de 18 , mas como fiz um mestrado pré-bolonha, ou seja de 2 anos basicamente nao conta para nada...é muito injusta esta nova tabela...deviam, pleo menos, contemplar quem se andou a esforçar com uma pontuação mais a meio da tabela, tipo 3! pk 2.5 é muito baixo! no ano passado tive de classificação base 2.5 depois deram-me 3.7 pk tenho 5 papers e 1 proceeding em revistas internacionais e varios posters em congressos internacionais!...tal como disse esta tabela é muito injusta para kem realmente andou a investir na ciencia! ainda por cima como referes e muito bem, compensaria ter feito melhorias, mas a univ do porto so te permite fazer na epoca seguinte, ou seja, contrariamente ao k muita gente fez eu nao pude ficar um ano a subir notas...that's life!

boa sorte!

pedrc
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado mai 26, 2012 3:14 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Mensagem por pedrc »

Tenho duas questões que agradecia a quem estivesse mais informado tivesse a amabilidade de me responder, já que eu ainda sou muito novo nestas andanças :) :

1) como pseudo-candidato a BD 2012, quando é referido linha de corte, corresponde à média dos 3 méritos ((5 * mérito do candidato + 3 * mérito do plano de trabalhos + 2 * mérito da instituição de acolhimento)/10) mínima obtida que teve bolsa?

2) alguém sabe como é que é calculado o mérito do candidato para mestrado integrado? Pergunto isto porque recebemos uma nota final ao fim de 3 anos e outra ao fim de 2 anos, mas na tabela da FCT só aparece uma nota para mestrados integrados (talvez o cálculo seja feito 60% para os 3 primeiros anos e 40% para os últimos 2, mas estou só a especular).

Obrigado desde já :D

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Olá
pedrc Escreveu:Tenho duas questões que agradecia a quem estivesse mais informado tivesse a amabilidade de me responder, já que eu ainda sou muito novo nestas andanças :) :

1) como pseudo-candidato a BD 2012, quando é referido linha de corte, corresponde à média dos 3 méritos ((5 * mérito do candidato + 3 * mérito do plano de trabalhos + 2 * mérito da instituição de acolhimento)/10) mínima obtida que teve bolsa?
Sim. Não entendo a pergunta.
pedrc Escreveu:2) alguém sabe como é que é calculado o mérito do candidato para mestrado integrado? Pergunto isto porque recebemos uma nota final ao fim de 3 anos e outra ao fim de 2 anos, mas na tabela da FCT só aparece uma nota para mestrados integrados (talvez o cálculo seja feito 60% para os 3 primeiros anos e 40% para os últimos 2, mas estou só a especular).
Na tabela do guião do ano passado estava explicitado o caso dos mestrados integrados, devia ser o menos dúbio de todos...
Vê a parte da "Base de referência para a classificação do mérito de cada candidato" nas bolsas de doutoramento em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 1.phtml.pt
Nota que esta tabela é apenas indicativa, os painéis de avaliação não foram obrigados a aplicá-la, ainda que se seguissem outros critérios, à partida deveriam usar o mesmo critério para todos.

pedrc
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado mai 26, 2012 3:14 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Mensagem por pedrc »

spca Escreveu:Olá
pedrc Escreveu:Tenho duas questões que agradecia a quem estivesse mais informado tivesse a amabilidade de me responder, já que eu ainda sou muito novo nestas andanças :) :

Sim. Não entendo a pergunta.
pedrc Escreveu:2) alguém sabe como é que é calculado o mérito do candidato para mestrado integrado? Pergunto isto porque recebemos uma nota final ao fim de 3 anos e outra ao fim de 2 anos, mas na tabela da FCT só aparece uma nota para mestrados integrados (talvez o cálculo seja feito 60% para os 3 primeiros anos e 40% para os últimos 2, mas estou só a especular).
Na tabela do guião do ano passado estava explicitado o caso dos mestrados integrados, devia ser o menos dúbio de todos...
Vê a parte da "Base de referência para a classificação do mérito de cada candidato" nas bolsas de doutoramento em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 1.phtml.pt
Nota que esta tabela é apenas indicativa, os painéis de avaliação não foram obrigados a aplicá-la, ainda que se seguissem outros critérios, à partida deveriam usar o mesmo critério para todos.
Obrigado pela resposta. O facto de ser o menos dúbio de todos na minha opinião é questionável, porque como disse recebemos duas notas (3anos + 2anos) e não só uma, como consta na tabela, mesmo estando num mestrado integrado. No entanto, como a tabela do ano passado é apenas indicativa e a deste ano provavelmente será idêntica, continuo sem perceber como é feito o cálculo de 2 notas numa só (ao qual assumo que ou essa nota na tabela corresponde a uma média ponderada dos 2 ciclos ou essa nota corresponde à obtida no 2º ciclo).

Responder