Fim de contrato Bolsa de investigação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
dgomes15
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado abr 28, 2012 11:12 am
University/ Institute: UBI

Fim de contrato Bolsa de investigação

Mensagem por dgomes15 »

Bom dia a todos,

Peço a ajuda de quem sabe para me ajudar a tomar a melhor decisão.

Estou de momento a usufruir de uma bolsa de investigação que termina a 15 de junho de 2012, como esta data já se aproxima decidi confrontar o meu orientador em relação à possível renovação de contrato. A resposta foi negativa, e foi-me aconselhado ser eu a rescindir contrato.

Pergunta:

Uma vez que o contrato acaba a 15 de Junho é preciso eu estar a rescindir?
Que consequências posso eu ter se for eu a rescindir e não o meu orientador?

Desde já agradeço a vossa ajuda!

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Re: Fim de contrato Bolsa de investigação

Mensagem por DC »

Olá,

Se pretendes cumprir o contrato até ao fim (15 de Junho) não vejo o porquê da rescisão. Quando acabar o contrato, vais à tua vida e pronto. A rescisão só se aplica quando se pretende deixar o contrato a "meio".

dgomes15
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por dgomes15 »

Desde já obrigado pela resposta!

Essa observação foi a que fiz à minha orientadora. Perguntei o porque de rescindir se vou terminar o tempo de contracto. Mas ela disse que tinha de dar satisfações à FCT, e se for eu a rescindir seria mais facil e eu ficaria mais bem visto. Mas realmente não percebo o porque de rescindir se vou ficar até ao fim do contracto. Dai isto estar me a fazer alguma confusão.

Tive a oportunidade de ir ler as normas da FCT mas fiquei na mesma.

DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por DC »

Essa história está muito mal contada...

Porque raio fica um bolseiro fica mal visto se levar o contrato que assinou até ao fim?

Já fui bolseiro de investigação, o meu actual orientador já teve inúmeros bolseiros de projectos e nunca soube de nada parecido.

A única coisa que sei é que pode ser pedido no final do contrato, um relatório de actividades por parte do bolseiro. Mas isso é uma coisa trivial...

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

dgomes15 Escreveu:Bom dia a todos,

Estou de momento a usufruir de uma bolsa de investigação que termina a 15 de junho de 2012, como esta data já se aproxima decidi confrontar o meu orientador em relação à possível renovação de contrato. A resposta foi negativa, e foi-me aconselhado ser eu a rescindir contrato.

Pergunta:

Ola!
Se percebi bem, tens um contrato de 1 ano que seria renovavel pelo maximo de 3 anos (a situacao normal das bolsas de investigacao, mas que pode ser por periodos diferentes).
Se assim for, e assumindo que as coisas nao mudaram muito desde que eu tive uma BI, ao fim de um ano o contrato é renovado consoante aprovacao e recomendacao do orientador.
Seja porque razao for, o teu orientador nao quer renovar o contrato e para isso (imagino) tem que dar um parecer negativo a FCT do teu trabalho para justificar a nao renovacao do contrato e como tal ficarias mal visto. Se fores tu a rescindir to contrato isso ja nao tem que acontecer.
Posso estar errada, mas parece-me que é isto que se esta a passar...
Espero ter ajudado.

DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por DC »

Mush Escreveu:
dgomes15 Escreveu:Bom dia a todos,

Pergunta:

Ola!
Se percebi bem, tens um contrato de 1 ano que seria renovavel pelo maximo de 3 anos (a situacao normal das bolsas de investigacao, mas que pode ser por periodos diferentes).
Se assim for, e assumindo que as coisas nao mudaram muito desde que eu tive uma BI, ao fim de um ano o contrato é renovado consoante aprovacao e recomendacao do orientador.
Seja porque razao for, o teu orientador nao quer renovar o contrato e para isso (imagino) tem que dar um parecer negativo a FCT do teu trabalho para justificar a nao renovacao do contrato e como tal ficarias mal visto. Se fores tu a rescindir to contrato isso ja nao tem que acontecer.
Espero ter ajudado.
Se for assim já faz algum sentido...

O que acho estranho é essa situação de renovação "quase automática" e de ser necessário um parecer para não renovar... Se calhar alguma novidade desde que fui bolseiro...

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Tb é preciso parecer positivo para renovar, onde trabalhei o orientador mandava o parecer junto com o relatorio de actividades para a FCT

dgomes15
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por dgomes15 »

Mush Escreveu: Ola!
Espero ter ajudado.

Bom dia, é exatamente essa a situação, assim sendo, o melhor é mesmo ser eu a rescindir. Desta forma fico eu o responsável pela não continuidade no projeto e será mais fácil à minha orientadora justificar-se à FCT.

Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda!

Responder