Seguro Social Voluntário - quando é possível inscrever?
-
- recém-chegado
- Registado: segunda mar 05, 2012 4:17 pm
- University/ Institute: LNEG
Seguro Social Voluntário - quando é possível inscrever?
Olá boa tarde,
Em caso de uma bolsa com duração de 6 meses só poderei requerer a inscrição no SSV após 6 meses decorridos ou posso inscrever-me logo no inicio do contrato?É que não faz qualquer sentido fazer a inscrição no momento em que estiver para sair...na Segurança Social dizem que não há qualquer indicação de prazo.
Obrigada
Em caso de uma bolsa com duração de 6 meses só poderei requerer a inscrição no SSV após 6 meses decorridos ou posso inscrever-me logo no inicio do contrato?É que não faz qualquer sentido fazer a inscrição no momento em que estiver para sair...na Segurança Social dizem que não há qualquer indicação de prazo.
Obrigada
Re: Seguro Social Voluntário - quando é possível inscrever?
Ola
No caso das bolsas de doutoramento e pos-doc é assim que possivel, caso contrario ate' se corre o risco de pagar juros de mora.
Assim, creio que, a poderes pedir SSV (que nao tenho a certeza, mas acho que com contrato de 6 meses ja o podes fazer), creio que deves dar inicio ao processo na Seg Social assim que for possivel.
Nota que te poderao pedir para entregar uma declaracao medica de aptidao para o trabalho, pelo que pode nao ficar logo resolvido. Depois demorara algum tempo ate na Seg Social te tratarem das coisas.
Boa sorte.
No caso das bolsas de doutoramento e pos-doc é assim que possivel, caso contrario ate' se corre o risco de pagar juros de mora.
Assim, creio que, a poderes pedir SSV (que nao tenho a certeza, mas acho que com contrato de 6 meses ja o podes fazer), creio que deves dar inicio ao processo na Seg Social assim que for possivel.
Nota que te poderao pedir para entregar uma declaracao medica de aptidao para o trabalho, pelo que pode nao ficar logo resolvido. Depois demorara algum tempo ate na Seg Social te tratarem das coisas.
Boa sorte.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta set 16, 2011 9:14 am
- University/ Institute: Universidade Católica Portuguesa / Faculdade de Ciência Humanas / CEHR & CESSS
Seguro Social Voluntário - Quando Inicial o Pagamento?
Bom dia,
gostaria de esclarecer com os bolseiros mais experientes uma questão relativamente ao pagamento do Seguro Social Voluntário. Trata-se do seguinte:
- A minha BD teve início em Janeiro de 2012;
- Fui à Segurança Social inscrever-me no SSV a 1 de Fevereiro 2012;
- A funcionária informou-me que em breve receberia em casa uma carta informando que já poderia realizar o pagamento do SSV (com retroactivos desde Janeiro 2012, é claro!);
- Até hoje (08/03/2012) ainda não recebi nenhuma carta.
Ora bem... sei que o SSV do mês a que diz respeito é pago a partir do dia 20 do mês seguinte. Ou seja, já se encontra a pagamento o SSV do mês de Fevereiro de 2012.
No vosso caso, também tiveram que esperar pela dita carta para iniciarem o pagamento do SSV? Qual o tempo que mediou entre a inscrição no SSV e o recebimento da carta? Quando efectuaram o pagamento do SSV, já existiam "meses em atraso"? Em caso afirmativo, tiveram que pagar algum tipo de juros ou multa?
Um abraço e obrigada!
gostaria de esclarecer com os bolseiros mais experientes uma questão relativamente ao pagamento do Seguro Social Voluntário. Trata-se do seguinte:
- A minha BD teve início em Janeiro de 2012;
- Fui à Segurança Social inscrever-me no SSV a 1 de Fevereiro 2012;
- A funcionária informou-me que em breve receberia em casa uma carta informando que já poderia realizar o pagamento do SSV (com retroactivos desde Janeiro 2012, é claro!);
- Até hoje (08/03/2012) ainda não recebi nenhuma carta.
Ora bem... sei que o SSV do mês a que diz respeito é pago a partir do dia 20 do mês seguinte. Ou seja, já se encontra a pagamento o SSV do mês de Fevereiro de 2012.
No vosso caso, também tiveram que esperar pela dita carta para iniciarem o pagamento do SSV? Qual o tempo que mediou entre a inscrição no SSV e o recebimento da carta? Quando efectuaram o pagamento do SSV, já existiam "meses em atraso"? Em caso afirmativo, tiveram que pagar algum tipo de juros ou multa?
Um abraço e obrigada!
-
- Sócios
- Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Olá.
Eu acho que demorou 2 ou 3 meses até receber a carta.
No meu caso havia meses em atraso e juros a pagar, mas eu tratei do SSV muito após o início da bolsa...
Bom trabalho,
Tiago
Eu acho que demorou 2 ou 3 meses até receber a carta.
No meu caso havia meses em atraso e juros a pagar, mas eu tratei do SSV muito após o início da bolsa...
Bom trabalho,
Tiago
Re: Seguro Social Voluntário - Quando Inicial o Pagamento?
Olamirsantos Escreveu:(...)No vosso caso, também tiveram que esperar pela dita carta para iniciarem o pagamento do SSV? Qual o tempo que mediou entre a inscrição no SSV e o recebimento da carta? Quando efectuaram o pagamento do SSV, já existiam "meses em atraso"? Em caso afirmativo, tiveram que pagar algum tipo de juros ou multa?
Um abraço e obrigada!
No meu caso, comecei a bolsa em teoria em Abril de 2011, mas por atraso na entrega dos papeis do contrato (em Maio de 2011...) so recebi o contrato de volta em Julho de 2011, pelo que so tratei disso nesse mes. Ficou tudo tratado em Setembro/Outubro e paguei os meses entre Abril e Setembro so depois de receber a carta de confirmacao da Seg Social. Ate agora nao me apareceu nenhuma multa para pagar.
Creio que nao teras problemas com multa (pois deste inicio ao processo de inscricao no SSV logo de inicio, so terias problemas se te inscrevesses muito tempo depois), mas teras de pagar os meses todos desde o inicio da bolsa quando receberes a carta.
So a partir dai e que comeca a questao de pagar ate ao dia 20 do mes seguinte ao mes em causa.
Creio que e mesmo impossivel pagares o SSV enquanto o processo de registo na Seg Social nao estiver finalizado, pelo que teras de aguardar.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta set 16, 2011 9:14 am
- University/ Institute: Universidade Católica Portuguesa / Faculdade de Ciência Humanas / CEHR & CESSS
Agradeço as vossas prontas respostas!
Pelo que percebi, não será tão cedo que verei a dita carta da Segurança Social. Assim sendo, o melhor mesmo é ir pondo de lado o valor do SSV, mês a mês, para depois o "golpe" são ser tão duro!
Abraço.
Pelo que percebi, não será tão cedo que verei a dita carta da Segurança Social. Assim sendo, o melhor mesmo é ir pondo de lado o valor do SSV, mês a mês, para depois o "golpe" são ser tão duro!
Abraço.
Dentro deste contexto do Seguro Social Voluntário, há bolseiros na situação da FCT demorar meses a "analisar" o processo de reembolso? É que já vai para quase dois meses que pedi o reembolso e continuam a não me saber dizer exactamente quando terão o pedido analisado... E entretanto tenho de ir pagando o Seguro de acordo com os prazos estabelecidos pela Segurança Social....
Infelizmente, sim, pelo menos no meu caso tem demorado tambem alguns meses... e sim, tem-se de cumprir os prazos senao vem juros de mora...cmoita Escreveu:Dentro deste contexto do Seguro Social Voluntário, há bolseiros na situação da FCT demorar meses a "analisar" o processo de reembolso? É que já vai para quase dois meses que pedi o reembolso e continuam a não me saber dizer exactamente quando terão o pedido analisado... E entretanto tenho de ir pagando o Seguro de acordo com os prazos estabelecidos pela Segurança Social....
-
- investigador em formação
- Registado: segunda mar 05, 2012 3:18 pm
- University/ Institute: UNL
Bom dia,
Após ler as contribuições deixadas neste tópico entrei em stress.
A minha BD (de acordo com o que pedi) começou a 1 de Janeiro de 2012, no entanto, a FCT ainda não me começou a pagar a bolsa, aliás ainda não recebi o contrato assinado pela FCT.
Eu queria inscrever-me no SSV, mas só depois de começar a receber efectivamente.
Aquilo que percebi é que o facto de já estar em Março e a BD ter iniciado em Janeiro poderei pagar juros de mora por ainda não ter tratado da questão do SSV, é isso? Sabem qual é o tempo, em meses, em que entramos em incumprimento?
Obrigada.
A minha BD (de acordo com o que pedi) começou a 1 de Janeiro de 2012, no entanto, a FCT ainda não me começou a pagar a bolsa, aliás ainda não recebi o contrato assinado pela FCT.
Eu queria inscrever-me no SSV, mas só depois de começar a receber efectivamente.
Aquilo que percebi é que o facto de já estar em Março e a BD ter iniciado em Janeiro poderei pagar juros de mora por ainda não ter tratado da questão do SSV, é isso? Sabem qual é o tempo, em meses, em que entramos em incumprimento?
Obrigada.
Ja deves ter visto a minha intervencao sobre o meu caso, senao ve acima.Xana Who Escreveu:Bom dia,
Obrigada.
Desde que trates do SSV assim que receberes a declaracao da FCT em como te vao pagar a bolsa de investigacao, depois de ELES terem assinado e enviado o contrato, em principio nao teras de pagar juros nenhuns. Tens e de pagar todos os meses ate ao mes em que receberes a papelada duma vez. E a partir dai, cumprir o prazo de ate dia 20 do mes seguinte ao mes em causa.
So recebi a confirmacao final do contrato assinado e aceite pela FCT 3 meses e meio depois de comecar a bolsa (Julho de 2011), e tive a Seg Social tratada (Outubro de 2011) quase 6 meses depois do inicio da mesma (Abril de 2011), e nao tive de pagar juros.
O Tiago H Silva teve de pagar juros, mas como ele diz, demorou muito a tratar desse assunto.
Olacmoita Escreveu:Dentro deste contexto do Seguro Social Voluntário, há bolseiros na situação da FCT demorar meses a "analisar" o processo de reembolso? É que já vai para quase dois meses que pedi o reembolso e continuam a não me saber dizer exactamente quando terão o pedido analisado... E entretanto tenho de ir pagando o Seguro de acordo com os prazos estabelecidos pela Segurança Social....
Tendo pedido o ultimo reembolso do SSV a 16 de Janeiro, recebi hoje, 15 de Marco, indicacao que o mesmo sera pago no proximo mes. Ou seja, demorou 2 meses a analisar o processo de reembolso.
Cumprimentos