Renovação de bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Re: Renovação de bolsa

Mensagem por Echuu »

Se assim é, percebo, mas "tecnicamente" não faz sentido.
Só pode ficar vinculada ao novo regulamento após a renovação, nunca antes.

Afinal de contas, está sujeita ao regulamento em vigor aquando da renovação. Ora, como eu faço o pedido de renovação antes de o ano da bolsa terminar, faço-o de acordo com o regulamento em vigor aquando da última renovação, ou seja, o de 2011, e não o de 2012.

Burocracias... Só me fazem perder mais tempo e andar a contar tostões.

Já agora, será que alguém sabe se há estatísticas relativas ao número de bolseiros de doutoramento que efectivamente acabam o doutoramento antes do fim do 4º ano de bolsa (entenda-se muito antes, e não 3 dias antes ou 1-2 meses antes...)?
É que este esquema das renovações anuais é uma parvoíce... Discussão para outras núpcias.

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Echuu Escreveu:Se assim é, percebo, mas "tecnicamente" não faz sentido.
Só pode ficar vinculada ao novo regulamento após a renovação, nunca antes.

Afinal de contas, está sujeita ao regulamento em vigor aquando da renovação. Ora, como eu faço o pedido de renovação antes de o ano da bolsa terminar, faço-o de acordo com o regulamento em vigor aquando da última renovação, ou seja, o de 2011, e não o de 2012.

Burocracias... Só me fazem perder mais tempo e andar a contar tostões.

Já agora, será que alguém sabe se há estatísticas relativas ao número de bolseiros de doutoramento que efectivamente acabam o doutoramento antes do fim do 4º ano de bolsa (entenda-se muito antes, e não 3 dias antes ou 1-2 meses antes...)?
É que este esquema das renovações anuais é uma parvoíce... Discussão para outras núpcias.
Acho que isto é uma chatice para nos, mas faz todo o sentido para a FCT:
-A nivel de controlo do que estao a fazer ao dinheiro, e prevencao de esquemas de corrupcao, ja que pelo menos anualmente é necessario que o orientador e agora a inst acolhimento se responsabilizem pelo bom andamento dos trabalhos. Por exemplo, se dessem tudo de uma vez e o estudante decidisse desistir do PhD mas nem o estudante nem o orientador comunicassem, possivelmente demoraria varios anos ate a FCT se aperceber que os trabalhos ja nao estavam a decorrer.
-A nivel de, se as coisas correrem mal para a FCT, por ex. por a UE cortar o financiamento, a FCT pode nao renovar o contrato.

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Mensagem por Echuu »

spca Escreveu:Acho que isto é uma chatice para nos, mas faz todo o sentido para a FCT:
-A nivel de controlo do que estao a fazer ao dinheiro, e prevencao de esquemas de corrupcao, ja que pelo menos anualmente é necessario que o orientador e agora a inst acolhimento se responsabilizem pelo bom andamento dos trabalhos. Por exemplo, se dessem tudo de uma vez e o estudante decidisse desistir do PhD mas nem o estudante nem o orientador comunicassem, possivelmente demoraria varios anos ate a FCT se aperceber que os trabalhos ja nao estavam a decorrer.
-A nivel de, se as coisas correrem mal para a FCT, por ex. por a UE cortar o financiamento, a FCT pode nao renovar o contrato.
Pois, eu não me quis alongar muito antes...
Tens toda a razão, é importante para controlo por parte da FCT.
Mas podem fazer as coisas de forma diferente, especialmente se aquilo que tanto se diz, que quando é atribuída uma bolsa de PhD é "cativada" logo a verba referente aos 4 anos, então basta dizer "Ok, tens uma bolsa durante 4 anos, mas no final de cada ano tens de apresentar um relatório em conjunto com um parecer dos teus orientadores e da instituição de acolhimento. Nós analisamos isso, e se alguma coisa não estiver bem, cancelamos-te a bolsa e corres o risco de ter de devolver tudo".
Não é mais simples? O trabalho para eles é o mesmo, supostamente, e para nós é mais seguro. Digo eu...

GustavoDias
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta out 28, 2011 8:23 pm
University/ Institute: University of London

Mensagem por GustavoDias »

Caros

É possível a renovação não ser aceita, mesmo que eu envie todos os documentos solicitados e devidamente assinados?

Ainda, minha BD tem início em janeiro, quando eu devo enviar o pedido de renovação? Inicio de outubro ou antes?

Agradeço

Gustavo

spca

Mensagem por spca »

GustavoDias Escreveu:Caros

É possível a renovação não ser aceita, mesmo que eu envie todos os documentos solicitados e devidamente assinados?(...)
Ola

Da forma como o pais esta', indo-se ao extremo de reduzir salarios e cortar subsidios de ferias e natal, acho que nada é impossivel... Esperemos que como a ciencia esta' como uma especie de designio nacional e a maior parte do dinheiro das bolsas vem da UE, isso nao aconteca.

GustavoDias Escreveu:Ainda, minha BD tem início em janeiro, quando eu devo enviar o pedido de renovação? Inicio de outubro ou antes?
Antigamente bastava. Pedi a minha em meados de Janeiro, para estar pronta em Abril, e ainda nao tive resposta. Quando souber algo digo.

ltrfilipe
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta nov 17, 2010 4:52 pm
University/ Institute: UC/DEQ

Mensagem por ltrfilipe »

Olá a todos!
O primeiro ano de bolsa termina no fim de Março, e embora já tivesse ouvido, não me lembrei que tinha de pedir renovação. Sei que demora algum tempo, mas tenho algum prazo máximo para pedir a renovação de bolsa?

Obrigada

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

ltrfilipe Escreveu:[...]tenho algum prazo máximo para pedir a renovação de bolsa?
Não conheço nenhum prazo máximo, mas pede logo que possas.
O que acontece é que poderás receber mais tarde, com retroativos. Assim, quanto mais rápido pedires, menos tempo ficas à espera de voltar a receber...

Bom trabalho.
Tiago

ltrfilipe
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta nov 17, 2010 4:52 pm
University/ Institute: UC/DEQ

Mensagem por ltrfilipe »

Obrigada!
já falei com os orientadores para se tratar da papelada.
Bom trabalho!
Luísa
Tiago H. Silva Escreveu:
ltrfilipe Escreveu:[...]tenho algum prazo máximo para pedir a renovação de bolsa?
O que acontece é que poderás receber mais tarde, com retroativos. Assim, quanto mais rápido pedires, menos tempo ficas à espera de voltar a receber...

Bom trabalho.
Tiago

spca

Mensagem por spca »

GustavoDias Escreveu:(...)
Ainda, minha BD tem início em janeiro, quando eu devo enviar o pedido de renovação? Inicio de outubro ou antes?
(...)
Ola
Tendo pedido a renovacao da BPD, com inicio em Abril, a 23 de Janeiro, recebi hoje (15 de Marco) a indicacao de que esta foi aceite. Ou seja, demorou-me pouco menos de 2 meses, dentro do que eles indicam para pedir a renovacao (2 meses de antecedencia).

Portanto pelo menos pela minha experiencia, pedir em Outubro no teu caso deve ser OK.

Cumprimentos

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça out 11, 2011 2:56 am
University/ Institute: IST

Mensagem por João Filipe »

Boa Noite colegas,

Perguntava aos mais experientes como funciona exactamente a questão da renovação da bolsa relativamente aos documentos necessários. Reparo no regulamento que é necessário o parecer do orientador e da instituição de acolhimento. no entanto em que consiste exactamente a avaliação anual das actividades a cargo do orientador.

É simplesmente um sumário breve de que houve cumprimento das respectivas actividades de forma exemplar ou, por sua vez, é necessário um relatório discriminado de todas as actividades e datas efectuadas?

Isto com referência ao doutoramento, porque no pos doutoramento o regulamento do bolseiro fala especificamente em relatório detalhado do triénio.

Como têm feito os vossos orientadores e instituição de acolhimento?

Cumprimentos,
João

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

No meu caso o orientador escreveu uma carta a dizer o que eu tinha feito no 1.º ano (que basicamente era zero dado ter sido o primeiro ano), o que tinha planeado para o 2.º, que estava muito contente de ser meu orientador e que para qualquer dúvida o contactassem.
Na carta da universidade, simplesmente dizia que eu estava inscrito no programa de doutoramento e que assim ia continuar.

Mandei isso e da parte da FCT não perguntaram nada.

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação

Tiago H. Silva Escreveu:

Bom trabalho.
Tiago
Boa Tarde,

Perguntava aos mais experientes como funciona exactamente a questão da renovação da bolsa relativamente aos documentos necessários. Reparo no regulamento que é necessário o parecer do orientador e da instituição de acolhimento. no entanto em que consiste exactamente a avaliação anual das actividades a cargo do orientador.

É simplesmente um sumário breve de que houve cumprimento das respectivas actividades de forma exemplar ou, por sua vez, é necessário um relatório discriminado de todas as actividades e datas efectuadas?

Isto com referência ao doutoramento, porque no pos doutoramento o regulamento do bolseiro fala especificamente em relatório detalhado do triénio.

Como têm feito os vossos orientadores e instituição de acolhimento?

Cumprimentos,
João

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação

mikex Escreveu:No meu caso o orientador escreveu uma carta a dizer o que eu tinha feito no 1.º ano (que basicamente era zero dado ter sido o primeiro ano), o que tinha planeado para o 2.º, que estava muito contente de ser meu orientador e que para qualquer dúvida o contactassem.
Na carta da universidade, simplesmente dizia que eu estava inscrito no programa de doutoramento e que assim ia continuar.

Mandei isso e da parte da FCT não perguntaram nada.
Obrigado mikex, parto do pressuposto que o relatório do orientador foi vago e não detalhado, com datas, etc. correcto?

spca

Mensagem por spca »

No meu caso (pós-doc) o orientador falou as mesmas coisas que o Mikex referiu, de forma bastante vaga, e a secretaria do departamento onde trabalho, pela instituição de acolhimento, que apoia a renovação da minha bolsa. Renovaram sem problemas.
Basicamente o que eles querem é que o orientador declare que está tudo OK (parecer positivo). De resto, não vão levantar problemas com o que é ou não é dito.
Não esqueças a declaração de situação profissional (ex. que não exerces nenhuma actividade profissional, ou qual exerces), como quando pediste a bolsa. Eles não são explícitos, mas agora exigem isso também para a renovação.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mikex »

João Filipe Escreveu:Obrigado mikex, parto do pressuposto que o relatório do orientador foi vago e não detalhado, com datas, etc. correcto?
Exato.
Este ano em princípio vai dizer que vou apresentar um paper a uma conferência e que tenho outro paper em review num journal.

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação

spca Escreveu:No meu caso (pós-doc) o orientador falou as mesmas coisas que o Mikex referiu, de forma bastante vaga, e a secretaria do departamento onde trabalho, pela instituição de acolhimento, que apoia a renovação da minha bolsa. Renovaram sem problemas.
Basicamente o que eles querem é que o orientador declare que está tudo OK (parecer positivo). De resto, não vão levantar problemas com o que é ou não é dito.
Não esqueças a declaração de situação profissional (ex. que não exerces nenhuma actividade profissional, ou qual exerces), como quando pediste a bolsa. Eles não são explícitos, mas agora exigem isso também para a renovação.
Boas SPCA e Mikex,

Pois a ideia que tinha é que o relatório anual não era detalhado. Mas parto do pressuposto que, havendo conferências que faças ou congressos que frequentes que devas dizê-los, não? Nomeadamente indicando a data?
Claro que o parecer positivo do orientador pode indicar que cumpriste as metas todas, descrevendo-as em termos gerais.

Cumprimentos,
João

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mikex »

Se se «deve» ou não dizer já não sei.
Acho que não faz mal nenhum dizer (no meu caso o meu orientador é que me pede o que há-de escrever e vou-lhe dizer para meter isso) e quando mais detalhe tiver em princípio melhor, até porque não estamos interessados em ver o pedido de renovação recusado e por isso convém jogar pelo seguro. Mas acho que desde que o orientador diga que estás a cumprir os objetivos e que por isso ele sugere que te renovem a bolsa a FCT não deve levantar problemas (claro que se o orientador disse que és um borgas e que o dinheiro da FCT é mal investido em ti eles já devem colocar algumas objeções :wink: ).

spca

Mensagem por spca »

João Filipe Escreveu:(...)
Pois a ideia que tinha é que o relatório anual não era detalhado. Mas parto do pressuposto que, havendo conferências que faças ou congressos que frequentes que devas dizê-los, não? Nomeadamente indicando a data?
Claro que o parecer positivo do orientador pode indicar que cumpriste as metas todas, descrevendo-as em termos gerais.(...)
Ola
Nao ha nada "obrigatorio" para alem de o parecer ser positivo, apoiando a renovacao da bolsa (caso contrario possivelmente nao sera renovada), mas tambem penso que e um bom principio colocar comunicacoes e publicacoes no parecer. No fundo e isso acima de tudo o que eles querem saber e e por ai que julgarao o sucesso ou nao do teu trabalho.

Bom trabalho

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação

spca Escreveu:
Claro que o parecer positivo do orientador pode indicar que cumpriste as metas todas, descrevendo-as em termos gerais.(...)
Ola
Nao ha nada "obrigatorio" para alem de o parecer ser positivo, apoiando a renovacao da bolsa (caso contrario possivelmente nao sera renovada), mas tambem penso que e um bom principio colocar comunicacoes e publicacoes no parecer. No fundo e isso acima de tudo o que eles querem saber e e por ai que julgarao o sucesso ou nao do teu trabalho.

Bom trabalho

Obrigado pessoal,

Na verdadade, reparo que pelo estatuto do bolseiro, no fim da Bolsa de Doutoramento, teremos que enviar um relatório detalhado, onde aí, caso existam, deveremos indicar publicações e comunicações com os respectivos url.

Mas pode haver casos em que não existam comunicações ema actas de congressos e portanto com url, mas comunicações livres até na própria faculdade onde investigamos no ãmbito de uma qualquer aula ou seminário.

A pergunta que faço e, concretamente, ao SPCA é se essas comunicações deverao ser apresentadas genericamente na renovação, ou seja, referenciadas num sentido geral: "o aluno realizou comunicações várias neste ou naquele âmbito" ou datadas e especificadas. O mesmo para congressos que vamos "congressos da especialidade" ou discriminar os mesmos.

Isto porque ficquei com a clara ideia final de que a renoação mais não é do que um simples parecer positivo e não o habitual relatório de várias páginas que, por ex., na minha faculdade, tem que ser entregue anualmente, no âmbito do doutoramento ou pos doutoramento.

Desulpem a maçada,
Cumprimentos,
João

spca

Mensagem por spca »

Obrigado pessoal,

Na verdadade, reparo que pelo estatuto do bolseiro, no fim da Bolsa de Doutoramento, teremos que enviar um relatório detalhado, onde aí, caso existam, deveremos indicar publicações e comunicações com os respectivos url.

Mas pode haver casos em que não existam comunicações ema actas de congressos e portanto com url, mas comunicações livres até na própria faculdade onde investigamos no ãmbito de uma qualquer aula ou seminário.

A pergunta que faço e, concretamente, ao SPCA é se essas comunicações deverao ser apresentadas genericamente na renovação, ou seja, referenciadas num sentido geral: "o aluno realizou comunicações várias neste ou naquele âmbito" ou datadas e especificadas. O mesmo para congressos que vamos "congressos da especialidade" ou discriminar os mesmos.

Isto porque ficquei com a clara ideia final de que a renoação mais não é do que um simples parecer positivo e não o habitual relatório de várias páginas que, por ex., na minha faculdade, tem que ser entregue anualmente, no âmbito do doutoramento ou pos doutoramento.

Desulpem a maçada,
Cumprimentos,
João
Olá

A menos que algo tenha mudado que eu desconheça, a renovação não exige mais do que um parecer positivo onde o orientador diz que fizeste um bom trabalho, ou que pelo menos cumpriste minimamente as tuas funções, e que é favorável à renovação da tua bolsa. Não tem de dizer nada mais.

Não deve conter nenhum relatório (há uns anos tinha de conter, mas já não é o caso). Apenas no caso em que acabas a bolsa e não vais entregar a tese tão cedo é que deves então entregar um relatório.

Pode falar de comunicações ou publicações que tenhas feito, se for o caso, mas não é obrigatório. Apenas pode ser uma mais-valia se resolverem "cortar" nas renovações das bolsas, pois é natural que cortem primeiro em quem não apresentou nada e não em quem apresentou artigos, comunicações, etc. Não que estejam previstos cortes nas renovações, mas todos sabemos o contexto em que estamos a viver...
No caso de conter comunicações ou publicações, acho que é bom dar a referência completa dos congressos ou revistas.

Cumprimentos

Responder