Olá a todos!
Estou a acabar o meu doutoramento, tendo enviado um email para a FCT questionando acerca do procedimento para encerrar o processo e receber o subsideo de execussão gráfica da tese. A resposta foi a seguinte:
"Exmo. Senhor,
Informamos que nos termos do art. 33º " O bolseiro deve apresentar em
formato electrónico, de preferência, até 60 dias após o termo da bolsa, um
relatório final das suas actividades, detalhado, onde constem os endereços
URL das comunicações e publicações resultantes da actividade desenvolvida."
No final do doutoramento deverá enviar a tese de Doutoramento (formato
electrónico) e uma copia autenticada do certificado comprovativo da obtenção
do grau de Doutor.
Quando enviar uma copia da tese ser-lhe-á atribuído o subsídio de apoio aos
custos envolvidos na execução gráfica da tese e na obtenção do certificado
do grau.
Só apôs a recepção destes documentos o processo poderá ser encerrado.
Fazemos-lhe notar que, nos termos do Regulamento, todos os trabalhos
realizados devem referenciar de forma visível o co-financiamento do POPH/FSE
e incluir as respectivas insígnias do Programa e da EU, conforme respectivas
normas gráficas, estas encontram-se disponíveis no site
http://www.poph.qren.pt/.
Com os melhores cumprimentos,
Joana Francisco"
As minhas questões são as seguintes:
1. Que tipo de relatório (detalhado!) é que temos de enviar? Li aqui no forum que a tese funcionaria como relatório mas por esta resposta não será bem assim.
2. Nas FAQ's do site da FCT requerem também que a tese seja acompanhada por um parecer do supervisor. Sabem se deixou de ser necessário ou é mais uma gralha para me fazer andar com o processo eternamente?
Obrigado!
Relatório final PhD
Re: Relatório final PhD
Olá.
Nota que a mensagem que te mandaram foi genérica - ou seja, provavelmente pegaram num texto genérico pré-preparado, colaram e enviaram. Não responderam palavra por palavra ao teu caso particular.
Assim, parece-me que se acabares a tese dentro do prazo da bolsa, apenas tens de enviar a tese, como de costume. Se te atrasares MUITO (de vários meses para cima) ou a FCT reclamar, então envias um relatório com aquilo que estiveste a fazer ou uma versão preliminar da tese. Esse relatório quase de certeza não será lido, tirando eventualmente o resumo e conclusão, mas é preciso cumprir com as formalidades.
Nota que a mensagem que te mandaram foi genérica - ou seja, provavelmente pegaram num texto genérico pré-preparado, colaram e enviaram. Não responderam palavra por palavra ao teu caso particular.
Assim, parece-me que se acabares a tese dentro do prazo da bolsa, apenas tens de enviar a tese, como de costume. Se te atrasares MUITO (de vários meses para cima) ou a FCT reclamar, então envias um relatório com aquilo que estiveste a fazer ou uma versão preliminar da tese. Esse relatório quase de certeza não será lido, tirando eventualmente o resumo e conclusão, mas é preciso cumprir com as formalidades.