penalização por incumprimento de prazos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
açorita
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado jan 28, 2012 3:55 pm
University/ Institute: universidade de coimbra

penalização por incumprimento de prazos

Mensagem por açorita »

Caros colegas,
comecei a minha bolsa em Out. de 2004, entre aulas, papers e o nascimento de dois filhos pelo meio só agora estou a terminar a tese. Entretanto todos os prazos foram ultrapassados...
Gostava de saber se há mais alguém na minha situação.

E se têm conhecimento de qual costuma ser a reacção da FCT no que toca a este falta. É considerado um incumprimento "grave" como vêm descrito no regulamento? Obriga à devolução de verbas?

É que isso é impossível não tenho dinheiro nenhum, fazer doutoramentos não só faz mal à saúde como também empobrece!!!

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: penalização por incumprimento de prazos

Mensagem por spca »

Olá.
Eu tive uma situação semelhante, mas já há uns anos. Tive bolsa de doutoramento entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2003 e discuti o doutoramento em Julho de 2006, 2 anos e meio depois da bolsa ter terminado. Não tive qualquer problema. Mas em vez de enviar a tese ao fim dos 4 anos mandei um relatório das actividades desenvolvidas, e quando a acabei, 2 anos mais tarde, então enviei a tese.

Creio que a FCT não costuma levantar problemas. Mas hoje em dia a maior parte das universidades já são mais rigorosas com os prazos e propinas, ao contrário do que acontecia há uns anos, sendo por isso provável que a universidade onde estás a fazer o dout. te queira exigir que acabes dentro do prazo previsto, ou pagues as propinas dos anos que leves "a mais" do teu bolso.

Boa sorte.
Última edição por spca em sábado jan 28, 2012 10:06 pm, editado 1 vez no total.

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Creio que o período de nascimento e primeiros meses dos teus filhos, equivalente à licença de maternidade, poderá ser considerado justificação para parte do atraso pela tua universidade.

açorita
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado jan 28, 2012 3:55 pm
University/ Institute: universidade de coimbra

Mensagem por açorita »

obrigada pela resposta,
aproveito para acrescentar que em relação à universidade não há qualquer contratempo, tenho pago as propinas dos últimos dois anos e regularizada a inscrição. Quanto à FCT também entreguei o relatório no final dos quatro anos, resta-me esperar que não coloquem entraves.

spca Escreveu:Olá.
Eu tive uma situação semelhante, mas já há uns anos. Tive bolsa de doutoramento entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2003 e discuti o doutoramento em Julho de 2006, 2 anos e meio depois da bolsa ter terminado. Não tive qualquer problema. Mas em vez de enviar a tese ao fim dos 4 anos mandei um relatório das actividades desenvolvidas, e quando a acabei, 2 anos mais tarde, então enviei a tese.

Creio que a FCT não costuma levantar problemas. Mas hoje em dia a maior parte das universidades já são mais rigorosas com os prazos e propinas, ao contrário do que acontecia há uns anos, sendo por isso provável que a universidade onde estás a fazer o dout. te queira exigir que acabes dentro do prazo previsto, ou pagues as propinas dos anos que leves "a mais" do teu bolso.

Boa sorte.

Responder