Justificar desistência de phd+candidatura programa doutoral

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
metamorfose
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 26, 2012 2:29 pm
University/ Institute: estrangeiro

Justificar desistência de phd+candidatura programa doutoral

Mensagem por metamorfose »

Boa tarde,

No passado mês de Setembro iniciei o Doutoramento numa Universidade estrangeira da qual recebo bolsa. No entanto não estou satisfeita com o sistema de trabalho e com o orientador. Entretanto soube de um programa doutoral que me interessa bastante, numa boa universidade (também estrangeira) e com um orientador muito reputado. Vou concorrer a este programa mas estou preocupada com as razões que deverei dar para a minha desistência do phd em que agora me encontro.

Como poderei justificar a minha desistÊncia sem comprometer a minha candidatura?

Obrigada pela ajuda!

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Justificar desistência de phd+candidatura programa douto

Mensagem por spca »

Recebes bolsa da FCT, da universidade ou outra instituição estrangeira?
E queres concorrer a bolsa ou programa doutoral ligado às mesmas instituições?
Se for tudo diferente possivelmente não haverá problemas em deixares uma e concorreres à outra. Ou, talvez mais seguro, concorreres à que achas interessante actualmente e se a resposta for positiva deixares a antiga.
Mas se alguma das instituições for a mesma, talvez haja problemas.

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Justificar desistência de phd+candidatura programa douto

Mensagem por spca »

Se as instituições - universidade e financiadores - são todas diferentes no programa onde estás e naquele a que pretendes concorrer, eu diria para veres o contrato da bolsa actual o que diz quanto à rescisão. Se não disser nada muito escabroso, tipo teres de indemnizar ou devolver as prestações pagas à universidade ou instituição de financiamento, parece-me que o melhor é em primeiro lugar concorreres à bolsa que pretendes (se calhar é melhor seres omissa quanto à situação actual sem mentir completamente, por exemplo dizendo seres bolseira de investigação sem especificar que estás a fazer um programa doutoral) e não dizer ou fazer nada quanto à outra / plano doutoral. Se conseguires a bolsa que queres, então pedes a rescisão da outra bolsa, da forma como estiver especificada no contrato ou regulamento - por ex. pode ser preciso dizê-lo com uma antecedência de 30 dias, e possivelmente nem tens de invocar nenhum motivo em particular - e se tiveres ou quiseres, podes desde assumir incompatibilidades com o actual orientador se quiseres ser menos pacífica até simplesmente dizer que encontraste uma oportunidade / actividade / emprego alternativa que te agrada mais se quiseres ser mais diplomática.
Se não conseguires o plano doutoral que pretendes e não disseste nada onde estás, ninguém sabe e podes continuar como estás sem qualquer problema.

Boa sorte

Responder