1500 chf chega Suica?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
mariajoao
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 19, 2012 7:30 pm
University/ Institute: IST

1500 chf chega Suica?

Mensagem por mariajoao »

Ola,

Recebi uma proposta para ir trabalhar para a Suica (Lausanne) a ganhar 1500 chf (liquidos) por mes mas pelo que ouvi dizer é pouco para um pais como a suica, pois é um pais muito caro. Alguem que ja viveu ou vive na Suica me sabe dar umas luzes mais concretas?

Obrigado

Ansia..
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta set 16, 2011 3:27 pm
University/ Institute: Estrangeiro

Re: 1500 chf chega Suica?

Mensagem por Ansia.. »

Não te sei dizer exactamente, mas sei que as pessoas que moram cá em frança e trabalham na suiça é para receber quantias do tipo 4000/5000 euros e moram na fronteira francesa! Pois a vida é muito cara, pelo que dizem.

Uma seugestão é veres nos sites das univs na suiça, ha sempre uma parte que fala do nível de vida ;)

Boa sorte!

papagaio
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo abr 25, 2010 11:31 am
University/ Institute: UiT

Mensagem por papagaio »

1500 não é um salário genial, nem mediano.

estive na Suiça.... em 99.. num estágio de Verão, no CERN. Ganhavamos mais que isso e as despesas de habitação eram muito baixas, em alojamento do próprio laboratório. Ainda assim, as poupanças no final foram baixas e o nível de vida bastante regrado.

A Suiça é efetivamente muito cara. Os impostos são significativos (casa e afins). Em Lausanne não terás a possibilidade, como foi dito, viver na fronteira e trabalhar na Suiça.

amavel
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça mai 31, 2011 9:56 pm
University/ Institute: Czech Technical University

Mensagem por amavel »

mariajoao Escreveu:Ola,

Recebi uma proposta para ir trabalhar para a Suica (Lausanne) a ganhar 1500 chf (liquidos) por mes mas pelo que ouvi dizer é pouco para um pais como a suica, pois é um pais muito caro. Alguem que ja viveu ou vive na Suica me sabe dar umas luzes mais concretas?

Obrigado
http://economia.publico.pt/Noticia/sind ... os-1530557

Acho que pelo menos responde à pergunta sobre os 1500 chf serem suficientes.

a3mlord
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo jul 31, 2011 5:19 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por a3mlord »

Olá,

Conheço bem a Suiça e posso dizer-te que não deverás aceitar qq proposta que se cifre abaixo dos 3500 euros se fores licenciada, menos de 5000 euros se fores mestre e 8000 euros se fores doutorada.

Pura e simplesmente a Suiça é o país mais caro do mundo, deverás pagar por um apartamento T1 em Lausanne cerca de 1500 euros mensais, ou mais.

Boa sorte, embora caro é o país mais desenvolvido a nível civilizacional que já vi.

Responder