Urgente - BI vs BD horário
-
- recém-chegado
- Registado: segunda set 19, 2011 4:50 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Urgente - BI vs BD horário
Boa Tarde
Estou com uma questão em relação aos horários de trabalho...
Estou numa BI e tenho um orientador que é bastante exigente em relação ao horário de trabalho e que me sufoca de certa forma pois o trabalho desenvolvido é demorado e mesmo assim não tenho qualquer tipo de break.
Entrei agora numa BD com o mesmo orientador e a minha questão é se este pode fazer este tipo de pressão sobre mim ou se agora estando fora de um projecto que este coordena e define os investigadores se terei direito a mais liberdade pois apesar de tudo o projecto de BD é meu e ele está lá para me orientar não para ser meu patrão durante o período que se segue.
Obrigado desde já.
Estou com uma questão em relação aos horários de trabalho...
Estou numa BI e tenho um orientador que é bastante exigente em relação ao horário de trabalho e que me sufoca de certa forma pois o trabalho desenvolvido é demorado e mesmo assim não tenho qualquer tipo de break.
Entrei agora numa BD com o mesmo orientador e a minha questão é se este pode fazer este tipo de pressão sobre mim ou se agora estando fora de um projecto que este coordena e define os investigadores se terei direito a mais liberdade pois apesar de tudo o projecto de BD é meu e ele está lá para me orientar não para ser meu patrão durante o período que se segue.
Obrigado desde já.
-
- investigador em formação
- Registado: terça abr 19, 2011 5:09 pm
- University/ Institute: FCUP
Re: Urgente - BI vs BD horário
Basicamente pode, porque para te renovarem a bolsa ele tem que te passar uma declaração a dizer que está tudo bem e que estás a fazer tudo direito. Se ele for assim lixado, e está "habituado" a achar que tu tens que trabalhar nos horários dele, pode-te fazer a vida negra nessa altura ao pensar que não estás a fazer as coisas direitas..
-
- recém-chegado
tipo mas se eu cumprir conforme o estabelecido no plano de trabalhos definido ele nao pode fazer nada não é? pelo menos é isso que ta no estatuto (se percebi bem) nao temos horario definido apenas temos de ir conforme o estipuladoThe Blues Escreveu:Basicamente pode, porque para te renovarem a bolsa ele tem que te passar uma declaração a dizer que está tudo bem e que estás a fazer tudo direito. Se ele for assim lixado, e está "habituado" a achar que tu tens que trabalhar nos horários dele, pode-te fazer a vida negra nessa altura ao pensar que não estás a fazer as coisas direitas..
-
- cientista regular
- Registado: quarta ago 18, 2010 3:01 pm
- University/ Institute: UC/CNC
Infelizmente, como ele é teu orientador, tens de fazer o trabalho da forma como ele te orienta. Há orientadores que não ligam peva aos alunos e estes têm completa liberdade mas nenhum apoio; e há outros que nos tratam como escravos, mas como estamos dependentes deles, temos de obedecer. É muito complicado antagonizares com o teu orientador, além de te fazer a vida num inferno, ele pode a qualquer momento enviar uma carta para a FCT a anular-te a bolsa (e caso consiga provar algum incumprimento grave, o que é difícil se cumprires o teu plano de trab, poderás ser obrigado a devolver algum dinheiro à FCT).
Tanto num caso como no outro, ou seja, tanto se cumprires como o teu orientador ou se tentares fazer as coisas à tua maneira, parece-me que os teus próximos 4 anos não vão ser nada fáceis... Agora que tens bolsa, porque não partes à procura de um novo orientador onde possas ser tu próprio na investigação que fazes? É mais fácil se isso for feito logo no inicio, mas lembra-te que se quiseres fazer isso, vais precisar da autorização do teu orientador actual, portanto não antagonizes com ele.
Tanto num caso como no outro, ou seja, tanto se cumprires como o teu orientador ou se tentares fazer as coisas à tua maneira, parece-me que os teus próximos 4 anos não vão ser nada fáceis... Agora que tens bolsa, porque não partes à procura de um novo orientador onde possas ser tu próprio na investigação que fazes? É mais fácil se isso for feito logo no inicio, mas lembra-te que se quiseres fazer isso, vais precisar da autorização do teu orientador actual, portanto não antagonizes com ele.
-
- recém-chegado
Mas não poderá afectar a minha bolsa? Eu só irei começar agora em janeiro a BD... eu já comecei a sondar a ver quem poderá ser meu orientador mas está complicado... e não quero ser de todo controlado por ele pois o trabalho é meu apesar de tudo e tou a fazer que vou passar-me com isto...Ines_C Escreveu:Infelizmente, como ele é teu orientador, tens de fazer o trabalho da forma como ele te orienta. Há orientadores que não ligam peva aos alunos e estes têm completa liberdade mas nenhum apoio; e há outros que nos tratam como escravos, mas como estamos dependentes deles, temos de obedecer. É muito complicado antagonizares com o teu orientador, além de te fazer a vida num inferno, ele pode a qualquer momento enviar uma carta para a FCT a anular-te a bolsa (e caso consiga provar algum incumprimento grave, o que é difícil se cumprires o teu plano de trab, poderás ser obrigado a devolver algum dinheiro à FCT).
-
- investigador em formação
- Registado: terça abr 19, 2011 5:09 pm
- University/ Institute: FCUP
A verdade é que o trabalho é teu, mas como as coisas com a FCT estão estruturadas um orientador pode escolher entre ser um orientador que não te diz nada e só está cá para te dar umas dicas quando tu quiseres, ou pode escolher ser um orientador que no fundo orienta tudo. Orienta quando vens e quanto tempo ficas, como vais fazer o projecto, etc. E contra isso não podes fazer, pois o orientador tem poderes para dizer à FCT se estás a cumprir tudo ao não. Podes é mudar de orientador, penso é que não agora. Acho muito estranho que te candidates a uma bolsa com um orientador e antes de assinar contrato já tenhas outro. Acho que isso está bom é para te anularem a bolsa. POr isso, não estou a ver grande saída para ti a não ser aguentar o homem, até assinares contrato e depois arranjares outro orientador. Sendo que nesse caso, também precisas do consentimento do teu orientador actual pelo que não te aconselho a fazeres grandes tomadas de posição contra ele.duvidas Escreveu:Mas não poderá afectar a minha bolsa? Eu só irei começar agora em janeiro a BD... eu já comecei a sondar a ver quem poderá ser meu orientador mas está complicado... e não quero ser de todo controlado por ele pois o trabalho é meu apesar de tudo e tou a fazer que vou passar-me com isto...Ines_C Escreveu:Infelizmente, como ele é teu orientador, tens de fazer o trabalho da forma como ele te orienta. Há orientadores que não ligam peva aos alunos e estes têm completa liberdade mas nenhum apoio; e há outros que nos tratam como escravos, mas como estamos dependentes deles, temos de obedecer. É muito complicado antagonizares com o teu orientador, além de te fazer a vida num inferno, ele pode a qualquer momento enviar uma carta para a FCT a anular-te a bolsa (e caso consiga provar algum incumprimento grave, o que é difícil se cumprires o teu plano de trab, poderás ser obrigado a devolver algum dinheiro à FCT).
-
- recém-chegado
The Blues Escreveu:A verdade é que o trabalho é teu, mas como as coisas com a FCT estão estruturadas um orientador pode escolher entre ser um orientador que não te diz nada e só está cá para te dar umas dicas quando tu quiseres, ou pode escolher ser um orientador que no fundo orienta tudo. Orienta quando vens e quanto tempo ficas, como vais fazer o projecto, etc. E contra isso não podes fazer, pois o orientador tem poderes para dizer à FCT se estás a cumprir tudo ao não. Podes é mudar de orientador, penso é que não agora. Acho muito estranho que te candidates a uma bolsa com um orientador e antes de assinar contrato já tenhas outro. Acho que isso está bom é para te anularem a bolsa. POr isso, não estou a ver grande saída para ti a não ser aguentar o homem, até assinares contrato e depois arranjares outro orientador. Sendo que nesse caso, também precisas do consentimento do teu orientador actual pelo que não te aconselho a fazeres grandes tomadas de posição contra ele.duvidas Escreveu:Mas não poderá afectar a minha bolsa? Eu só irei começar agora em janeiro a BD... eu já comecei a sondar a ver quem poderá ser meu orientador mas está complicado... e não quero ser de todo controlado por ele pois o trabalho é meu apesar de tudo e tou a fazer que vou passar-me com isto...Ines_C Escreveu:Infelizmente, como ele é teu orientador, tens de fazer o trabalho da forma como ele te orienta. Há orientadores que não ligam peva aos alunos e estes têm completa liberdade mas nenhum apoio; e há outros que nos tratam como escravos, mas como estamos dependentes deles, temos de obedecer. É muito complicado antagonizares com o teu orientador, além de te fazer a vida num inferno, ele pode a qualquer momento enviar uma carta para a FCT a anular-te a bolsa (e caso consiga provar algum incumprimento grave, o que é difícil se cumprires o teu plano de trab, poderás ser obrigado a devolver algum dinheiro à FCT).
tou a ver que vou ter de dizer amen mais uns tempinhos.... obrigado na mm :S
-
- cientista regular
- Registado: quarta ago 18, 2010 3:01 pm
- University/ Institute: UC/CNC
Nada como passares uma manha a tentar ligar para a FCT e perguntares se é possível mudar de orientador antes de começares a bolsa. Eu penso que li algo sobre um caso parecido no ano passado aqui no fórum, mas não me lembro como acabou. Eu acho que é possível desde que o orientador actual to permita.
Pensa seriamente nisso. O doutoramento não é fácil e 4 anos numa situação assim, é muito complicado (falo por experiência própria).
Pensa seriamente nisso. O doutoramento não é fácil e 4 anos numa situação assim, é muito complicado (falo por experiência própria).
-
- cientista assíduo
- Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
- University/ Institute: Universidade de Algures
Já pensaste em não ficar com a BD e ires à tua vida noutro sítio?
O problema aqui é pensar sempre que quem tem o poder são os orientadores. Não são, pelo contrário. Quem tem o poder é quem tem a bolsa.
Eu já dei a volta a uma situação em que a minha ex-orientadora "mandou" cancelarem-me a bolsa só porque eu quis mudar de projecto e orientação ao fim do 1º ano.
Além disso, para além do orientador, há outras partes envolvidas - instituição de acolhimento, que confere o grau, etc. Se nenhuma delas se opuser à alteração excepto o orientador, então começa a ser demonstrada a má fé do mesmo.
Mas no fundo, quem tem o poder é quem tem a bolsa pois os ditos orientadores precisam de nós. Não são eles quem trabalha, somos nós. Eles têm o projecto FCT e recebem o dinheiro, mas têm que ir fazendo relatórios de progresso e justificar o andamento do projecto. Eles precisam de nós mais do que nós precisamos deles.
A não ser em grupos com grande número de estudantes de Doutoramento, nos quais geralmente existem orientadores decentes e portanto isto não se aplica, acham mesmo que um orientador "dispensa" assim um estudante ao ponto de lhe mandar cancelar a bolsa só porque sim? Não me parece...
Portanto, também está nas tuas mãos amansares o teu orientador. Porque não falas com ele e dizes "Se isto continua assim, eu não assino a bolsa e vou-me embora"? Talvez ele acorde para a vida e te largue a braguilha. Acho que não perdes nada...
O problema aqui é pensar sempre que quem tem o poder são os orientadores. Não são, pelo contrário. Quem tem o poder é quem tem a bolsa.
Eu já dei a volta a uma situação em que a minha ex-orientadora "mandou" cancelarem-me a bolsa só porque eu quis mudar de projecto e orientação ao fim do 1º ano.
Além disso, para além do orientador, há outras partes envolvidas - instituição de acolhimento, que confere o grau, etc. Se nenhuma delas se opuser à alteração excepto o orientador, então começa a ser demonstrada a má fé do mesmo.
Mas no fundo, quem tem o poder é quem tem a bolsa pois os ditos orientadores precisam de nós. Não são eles quem trabalha, somos nós. Eles têm o projecto FCT e recebem o dinheiro, mas têm que ir fazendo relatórios de progresso e justificar o andamento do projecto. Eles precisam de nós mais do que nós precisamos deles.
A não ser em grupos com grande número de estudantes de Doutoramento, nos quais geralmente existem orientadores decentes e portanto isto não se aplica, acham mesmo que um orientador "dispensa" assim um estudante ao ponto de lhe mandar cancelar a bolsa só porque sim? Não me parece...
Portanto, também está nas tuas mãos amansares o teu orientador. Porque não falas com ele e dizes "Se isto continua assim, eu não assino a bolsa e vou-me embora"? Talvez ele acorde para a vida e te largue a braguilha. Acho que não perdes nada...
-
- recém-chegado
- Registado: quarta nov 24, 2010 4:04 pm
- University/ Institute: -------
O que te posso dizer, da minha experiência pessoal, é que se sentes que não consegues mesmo trabalhar com esse orientador, procures rapidamente apoio e não comeces a trabalhar num projecto nessas condições. Contacta a FCT e tenta perceber quais as possibilidades de trocar de orientador logo no início. Pensa noutras pessoas que te possam apoiar e orientar e apela ao orientador actual para apoiar a mudança. Nenhum dos dois tem a ganhar com um projecto que corra mal, além do mais, uma vez que já estás a trabalhar com ele noutro projecto, podes sempre dizer que a necessidade de procurar outro orientador se prende com a necessidade de alargar os horizontes de trabalho, que te permitam complementar a trajectória formativa... Ideal é não haver incompatibilização entre os dois, o que facilita as mudanças, mas cada caso deve ser tratado com a FCT e procura informar-te junto deles. Conta também com o próprio contexto académico em que te moves… há em muitos casos em que há uma atitude corporativa.
Eu cometi o erro de pensar que é possível trabalhar-se com um orientador com quem não se partilham muitos métodos de trabalho, já perdi a conta ao nº de vezes que estive "no limbo" pronta a desistir de tudo. É difícil gerir toda a trajectória de um projecto de doutoramento...faze-lo com um orientador com quem não temos a mínima afinidade em termos de processos é um autêntico inferno. Não quer isso dizer que seja o teu caso, reflecte bem no assunto e pensa se as tuas discordâncias com o orientador podem ser sanadas, ou se há diferenças demasiado evidentes em termos de métodos de trabalho e objectivos que se pretendem conseguir…
Eu cometi o erro de pensar que é possível trabalhar-se com um orientador com quem não se partilham muitos métodos de trabalho, já perdi a conta ao nº de vezes que estive "no limbo" pronta a desistir de tudo. É difícil gerir toda a trajectória de um projecto de doutoramento...faze-lo com um orientador com quem não temos a mínima afinidade em termos de processos é um autêntico inferno. Não quer isso dizer que seja o teu caso, reflecte bem no assunto e pensa se as tuas discordâncias com o orientador podem ser sanadas, ou se há diferenças demasiado evidentes em termos de métodos de trabalho e objectivos que se pretendem conseguir…
-
- recém-chegado
- Registado: domingo jan 15, 2012 7:14 pm
- University/ Institute: Lisboa
Olá!
Acho que estou numa situação semelhante mas sinceramente não sei o que fazer.
Este ano ganhei uma bolsa de doutoramento e ando agora a começar os trabalhos mas está a parecer me que vai pelo mesmo caminho do mestrado.
Já tinha trabalhado no mesmo grupo e com os mesmos orientadores no mestrado mas acho que está cada vez pior. Além das gritarias que as vezes acontecem comigo, colocar me mais trabalho que está fora do meu plano de doutoramento (apesar de o meu trabalho ser reconhecimento pela co-autoria nos artigos mas que obviamente atrasa o meu plano [já bastante ambicioso] e ainda mais com as unidades curriculares que tenho que fazer este ano) e abusos de confiança e poder com expressões acho eu, insultosas, estilo "fazes isto porque eu quero" ou "tens que ter a boca calada"...além de que se peço ajuda a outras pessoas para tecnicas que estou a aprender sou repreendido porque não tenho nada que ir pedir...sem qualquer justificação. Além de que a orientação cientifica fica aquém do esperado pois tenho pouco ou nenhum feedback.
Enfim...ando a ficar muito desmotivado e ainda nem sequer assinei o contrato...ando a ponderar outras pessoas mas infelizmente são todas de áreas distintas...mas existem mais áreas que felizmente gosto.
O que me preocupa mais é que o emprego anda bastante dificil e sinceramente preciso muito do dinheiro mas esta situação deixa me muito nervoso e desmotivado.
O que será melhor? Assinar a bolsa e depois falar com a FCT? Desistir já? Se desistir, será que tenho repercussões e não me poderei candidatar de novo agora em 2012?
Obrigado pelos vossos testemunhos!
Este ano ganhei uma bolsa de doutoramento e ando agora a começar os trabalhos mas está a parecer me que vai pelo mesmo caminho do mestrado.
Já tinha trabalhado no mesmo grupo e com os mesmos orientadores no mestrado mas acho que está cada vez pior. Além das gritarias que as vezes acontecem comigo, colocar me mais trabalho que está fora do meu plano de doutoramento (apesar de o meu trabalho ser reconhecimento pela co-autoria nos artigos mas que obviamente atrasa o meu plano [já bastante ambicioso] e ainda mais com as unidades curriculares que tenho que fazer este ano) e abusos de confiança e poder com expressões acho eu, insultosas, estilo "fazes isto porque eu quero" ou "tens que ter a boca calada"...além de que se peço ajuda a outras pessoas para tecnicas que estou a aprender sou repreendido porque não tenho nada que ir pedir...sem qualquer justificação. Além de que a orientação cientifica fica aquém do esperado pois tenho pouco ou nenhum feedback.
Enfim...ando a ficar muito desmotivado e ainda nem sequer assinei o contrato...ando a ponderar outras pessoas mas infelizmente são todas de áreas distintas...mas existem mais áreas que felizmente gosto.
O que me preocupa mais é que o emprego anda bastante dificil e sinceramente preciso muito do dinheiro mas esta situação deixa me muito nervoso e desmotivado.
O que será melhor? Assinar a bolsa e depois falar com a FCT? Desistir já? Se desistir, será que tenho repercussões e não me poderei candidatar de novo agora em 2012?
Olá.researcher_lx Escreveu:Olá!
Se não assinares o contrato, creio que não é considerado uma desistência pois nunca chegou a haver bolsa, e poderás voltar a concorrer sem qualquer penalização.
Já se assinares e desistires, creio que a situação fica mais complicada em termos de voltares a concorrer. Se o teu orientador te passar um parecer negativo, ficarás em maus lençóis. Se conseguires de alguma forma provar que o teu orientador agiu de má fé, possivelmente por testemunhos dos teus colegas, talvez te deixem concorrer novamente (mas mesmo que consigas bolsa novamente, provavelmente o tempo de bolsa que tiveres gasto será perdido na duração máxima da nova bolsa). Se conseguires encontrar quem te aceite orientar (o que pode ser difícil pois possivelmente essa pessoa entraria em conflito com o teu ex-orientador) talvez te deixem transferir a bolsa para essa nova orientação. Mas naturalmente que se desistires logo no início da bolsa muito provavelmente será considerado que a má-fé é tua.
Agora, por outro lado, de facto os tempos não estão fáceis em termos de emprego, e terás de ver até que ponto estás disposto a aceitar, para segurar a bolsa, uma situação que, sem a bolsa sequer ter começado e o contrato estar assinado e entregue, já é podre e tenderá a piorar após estares "amarrado" com o contrato assinado.
Eu diria que se tens uma boa média de licenciatura e mestrado e eventualmente algum artigo, não será difícil achares quem te aceite numa bolsa de investigação e possivelmente concorrer a novo doutoramento, e que o melhor seria concorreres a bolsas de investigação e procurares outro rumo.
E mesmo que não tenhas uma média assim tão boa, não sei se não será o melhor que fazes, já que como já disse, parece-me que a situação só irá piorar.
Possivelmente conhecerás o site dos anúncios de bolsas, mas deixo na mesma: http://www.eracareers.pt/
Podes também a secção dos Anúncios neste fórum: http://forum.bolseiros.org/viewforum.php?f=2
Boa sorte.
-
- recém-chegado
- Registado: domingo jan 15, 2012 7:14 pm
- University/ Institute: Lisboa
Muito obrigado pela ajuda. =)
Eu tenho 15 de mestrado, várias comunicações em posteres como autor e co-autor, dois artigos (um autor e co-autor noutro) em revistas não indexadas e um artigo numa revista indexada (factor de impacto bastante baixo) aceite para publicação. Além de que foi bolseiro de investigação durante 8 meses.
Apesar de não ter algumas das coisas que mencionei aquando da candidatura para a bolsa deram me muito pouco por estes extras, além dos pontos já estipulados para a média de licenciatura. Isto obviamente não me garante nova bolsa
Tecnicamente comecei dia 1 de Janeiro, tenho o processo lacrado mas ainda não recebi nenhum documento para assinar. Amanhã irei a FCT saber como poderei proceder. Sinceramente não queria nada deixar esta hipótese e dou bastante valor a minha bolsa (pois sei que muita gente e até melhor que eu, não teve a mesma sorte, infelizmente) mas para mim é uma situação que já atingiu ou atinge o limite.
Penso que como não assinei nada, ainda tenho a sorte do meu lado mas terei que provavelmente arranjar um parecer da minha orientadora a dizer que aprova a minha mudança ou pelo menos que não se opõe, certo? E se tiver um co-orientador? Tenho que ter a mesma carta?
Como não assinei nada, também penso que não me irá ser descontado nenhum tempo na nova bolsa, se a tiver, não?
Pergunto se também não ficarei em maus lençóis se a minha orientadora não quiser passar nenhum parecer para ir para outro sitio, mesmo sem a bolsa assinada? O pior que me poderá acontecer é não poder usar esta bolsa? E ter que me candidatar de novo em 2012?
Sim, sim já conhecia o site e já o ando a vascular!Muito obrigado!:)
Eu tenho 15 de mestrado, várias comunicações em posteres como autor e co-autor, dois artigos (um autor e co-autor noutro) em revistas não indexadas e um artigo numa revista indexada (factor de impacto bastante baixo) aceite para publicação. Além de que foi bolseiro de investigação durante 8 meses.
Apesar de não ter algumas das coisas que mencionei aquando da candidatura para a bolsa deram me muito pouco por estes extras, além dos pontos já estipulados para a média de licenciatura. Isto obviamente não me garante nova bolsa
Tecnicamente comecei dia 1 de Janeiro, tenho o processo lacrado mas ainda não recebi nenhum documento para assinar. Amanhã irei a FCT saber como poderei proceder. Sinceramente não queria nada deixar esta hipótese e dou bastante valor a minha bolsa (pois sei que muita gente e até melhor que eu, não teve a mesma sorte, infelizmente) mas para mim é uma situação que já atingiu ou atinge o limite.
Penso que como não assinei nada, ainda tenho a sorte do meu lado mas terei que provavelmente arranjar um parecer da minha orientadora a dizer que aprova a minha mudança ou pelo menos que não se opõe, certo? E se tiver um co-orientador? Tenho que ter a mesma carta?
Como não assinei nada, também penso que não me irá ser descontado nenhum tempo na nova bolsa, se a tiver, não?
Pergunto se também não ficarei em maus lençóis se a minha orientadora não quiser passar nenhum parecer para ir para outro sitio, mesmo sem a bolsa assinada? O pior que me poderá acontecer é não poder usar esta bolsa? E ter que me candidatar de novo em 2012?
Oláresearcher_lx Escreveu:Muito obrigado pela ajuda. =)
Para um apoio de alguém com conhecimentos nesta matéria, recomendo que contactes o Núcleo de Apoio ao Bolseiro da ABIC, apoio@abic-online.org
Eu penso que não é possível mudares de orientador e plano de trabalhos antes de ter o contrato assinado e de a bolsa ter começado.
Quanto a mudanças a meio da bolsa, podes pesquisar as mensagens do fórum. Já houve outras pessoas que o fizeram e conseguiram. Mas são processos bastante complicados e não tens nenhuma maneira que te dê um fim garantido. Normalmente só se pede mudanças dessa ordem quando se entrou em contencioso com o orientador, e nesse caso, o mais provável é que ele mande um parecer negativo para a FCT que resultará no cancelamento da tua bolsa a menos que consigas provar que foi passado de má fé - por exemplo por testemunhos de outras pessoas que trabalhem contigo. Assim, eu não recomendaria de todo que assinasses o contrato de bolsa já com intenção de posteriormente mudar de orientador e programa de trabalhos, pois isso é tudo menos linear. É mesmo teoricamente possível que tenhas de devolver o dinheiro que entretanto te foi pago da bolsa, ainda que eu creia que na prática isso nunca acontece.
Em minha opinião, tens duas hipóteses realistas:
-Assinar o contrato da bolsa e prosseguir com o doutoramento actual, sabendo de antemão que as coisas não vão bem e provavelmente não será o doutoramento dos teus sonhos, e ir tentando um diálogo o mais construtivo possível para ver se não entras em choque com o teu orientador.
-Procurar outra bolsa de investigação noutro grupo e eventualmente concorrer a outra BD com outra pessoa / grupo no futuro. Que como disseste, é tudo menos garantido que consigas, ainda que não seja impossível - já o conseguiste uma vez.
Boa sorte.
Olá, Researcher_lx
Quando li a tua mensagem, interpretei que querias arranjar outro projecto e orientador com a mesma BD, ou aceitar a bolsa e depois pedir à tua orientadora para ela dar um parecer favorável à tua passagem para outro projecto / orientador. Dei a minha resposta em função dessa interpretação. Mas relendo com uns dias de distância, fico com a sensação que se calhar não era bem isso que querias dizer.
É um pouco como um casamento de que foi tratada toda a burocracia, mas na hora de dizer o "sim" e assinar os papeis, um dos noivos volta atrás e não há casamento.
Se já tivesse havido casamento (= contrato assinado), teria de haver divórcio, e aí seria muito mais complicado.
A única forma que creio que ela te poderá eventualmente prejudicar é na eventualidade de algum professor conhecido dela que pudesse eventualmente te querer contratar noutras circunstâncias não o fazer para "não ir contra ela". Ou se no futuro precisares dela para alguma coisa, talvez ela não esteja muito disponível...
Boa sorte para isso tudo.
Quando li a tua mensagem, interpretei que querias arranjar outro projecto e orientador com a mesma BD, ou aceitar a bolsa e depois pedir à tua orientadora para ela dar um parecer favorável à tua passagem para outro projecto / orientador. Dei a minha resposta em função dessa interpretação. Mas relendo com uns dias de distância, fico com a sensação que se calhar não era bem isso que querias dizer.
Não sei se sempre foste à FCT, mas acho que sim, que é bom que esclareças bem com eles sobre o que podes ou não fazer, e como.researcher_lx Escreveu:(...)
Creio que não tratarás mais nada com os ex-orientadores, simplesmente não assinas o contrato nem entregas na FCT. Ao fim de 6 meses depois da divulgação dos resultados, a candidatura caduca.Penso que como não assinei nada, ainda tenho a sorte do meu lado mas terei que provavelmente arranjar um parecer da minha orientadora a dizer que aprova a minha mudança ou pelo menos que não se opõe, certo? E se tiver um co-orientador? Tenho que ter a mesma carta?
Penso que não, não te irá ser descontado nenhum tempo em bolsas futuras.Como não assinei nada, também penso que não me irá ser descontado nenhum tempo na nova bolsa, se a tiver, não?
Como já disse, creio que a tua orientadora não será tida nem achada se não assinares o contrato (pois este nunca chegou a existir, apenas existiu uma candidatura que não foi efectivada), e creio que legalmente não te poderá prejudicar de nenhum modo.Pergunto se também não ficarei em maus lençóis se a minha orientadora não quiser passar nenhum parecer para ir para outro sitio, mesmo sem a bolsa assinada? O pior que me poderá acontecer é não poder usar esta bolsa? E ter que me candidatar de novo em 2012?
É um pouco como um casamento de que foi tratada toda a burocracia, mas na hora de dizer o "sim" e assinar os papeis, um dos noivos volta atrás e não há casamento.
Se já tivesse havido casamento (= contrato assinado), teria de haver divórcio, e aí seria muito mais complicado.
A única forma que creio que ela te poderá eventualmente prejudicar é na eventualidade de algum professor conhecido dela que pudesse eventualmente te querer contratar noutras circunstâncias não o fazer para "não ir contra ela". Ou se no futuro precisares dela para alguma coisa, talvez ela não esteja muito disponível...
Boa sorte para isso tudo.