Bom dia.
Iniciei a minha atividade como bolseira em Maio de 2011 e na altura perguntei na tesouraria o que deveria fazer para ter o SSV ao que me responderam que não me valeria a pena e que deveria ter pedido na altura da candidatura à bolsa. Pelo que fui lendo apercebi-me que não é bem assim. Gostaria de saber se existe a possibilidade de pagar os retroativos do pagamento de SSV desde que iniciei atividade.
Cumprimentos
Adesão ao SSV
-
- recém-chegado
- Registado: quarta out 19, 2011 6:11 pm
- University/ Institute: UFP
Re: Adesão ao SSV
Não, que eu saiba só te podes inscrever no SSV quando já és bolseira, não apenas como candidata.
Agora, quanto aos pagamentos, confesso que não tenho a certeza de como farão no teu caso. Em princípio creio que não apenas podes pagar desde o início da bolsa, como obrigar-te-ão a isso. O problema é se, como já passou algum tempo, te obrigam a pagar juros de mora.
À partida para tratar do SSV deves ir à Seg Social com uma declaração da FCT em como és bolseira que te deve ter sido passada no início da bolsa no caso de BD ou BPD. No caso de bolsas de projecto (BI, etc) não sei como isso se processará quanto a essa declaração, se ela já te foi passada ou se terás de a pedir. Eles irão pedir-te uma declaração de aptidão para o trabalho que deves ir pedir ao médico e no meu caso digitalizei e enviei para a morada de mail da funcionária que me atendeu e que ela me forneceu.
Depois mandam-te uma carta a dizer que podes pagar, sendo o método mais fácil em minha opinião o Multibanco. Deves então digitalizar os recibos e enviar para a FCT para te reembolsarem pelo valor do escalão mínimo.
Boa sorte.
Agora, quanto aos pagamentos, confesso que não tenho a certeza de como farão no teu caso. Em princípio creio que não apenas podes pagar desde o início da bolsa, como obrigar-te-ão a isso. O problema é se, como já passou algum tempo, te obrigam a pagar juros de mora.
À partida para tratar do SSV deves ir à Seg Social com uma declaração da FCT em como és bolseira que te deve ter sido passada no início da bolsa no caso de BD ou BPD. No caso de bolsas de projecto (BI, etc) não sei como isso se processará quanto a essa declaração, se ela já te foi passada ou se terás de a pedir. Eles irão pedir-te uma declaração de aptidão para o trabalho que deves ir pedir ao médico e no meu caso digitalizei e enviei para a morada de mail da funcionária que me atendeu e que ela me forneceu.
Depois mandam-te uma carta a dizer que podes pagar, sendo o método mais fácil em minha opinião o Multibanco. Deves então digitalizar os recibos e enviar para a FCT para te reembolsarem pelo valor do escalão mínimo.
Boa sorte.
-
- cientista sempre presente
- Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
- University/ Institute: Faculdade de Ciências
eu quando trabalhei como BI, pedi à minha instituição um comprovativo em como era bolseira e foi isso que usei para começar a pagar o SSV.
Contudo, depois em Outubro saí da bolsa porque tinha recebido bolsa de doutoramento pela FCT para outro sítio e deixei de pagar. Li no site que ao fim de 1 ano sem pagar, a pessoa fica automaticamente excluída do SSV.
Agora como vou voltar a receber, vou voltar a pagar o mesmo valor.
A minha questão é: já alguém teve nesta situação? Continuo a ser bolseira e a querer descontar o mesmo valor, mas tenho que avisar a SS que agora tenho bolsa de doutoramento?
Contudo, depois em Outubro saí da bolsa porque tinha recebido bolsa de doutoramento pela FCT para outro sítio e deixei de pagar. Li no site que ao fim de 1 ano sem pagar, a pessoa fica automaticamente excluída do SSV.
Agora como vou voltar a receber, vou voltar a pagar o mesmo valor.
A minha questão é: já alguém teve nesta situação? Continuo a ser bolseira e a querer descontar o mesmo valor, mas tenho que avisar a SS que agora tenho bolsa de doutoramento?
-
- investigador em formação
- Registado: quarta set 01, 2010 4:22 pm
- University/ Institute: ___
Já estive na mesma situação e fui obrigada a pagar os meses desde que parei a BI até ao mês em que iniciei a BD, e com juros de mora. De resto não tens de fazer mais nada, só continuar a pagar (porque ainda não passou 1 ano logo não foste desinscrita).
A não ser que tenhas avisado a SS que ias parar de trabalhar, terás sempre de pagar todos os meses. Eu achei na altura que como tinha mostrado um contracto de BI de 6 meses que eles iriam deixar de cobrar passados os 6 meses, mas estava errada.
A não ser que tenhas avisado a SS que ias parar de trabalhar, terás sempre de pagar todos os meses. Eu achei na altura que como tinha mostrado um contracto de BI de 6 meses que eles iriam deixar de cobrar passados os 6 meses, mas estava errada.
-
schutz Escreveu:Já estive na mesma situação e fui obrigada a pagar os meses desde que parei a BI até ao mês em que iniciei a BD, e com juros de mora. De resto não tens de fazer mais nada, só continuar a pagar (porque ainda não passou 1 ano logo não foste desinscrita).
Obrigada!
pois...estou a ver que para evitar chatices...e sabendo que daqui a uns dias me vou embora do país...mais vale pagar os 3 meses que faltam e pronto! Espero que os juros não sejam mto elevados! Mas tb só pago quando receber da FCT...que chatice!
-
- investigador em formação
- Registado: quarta set 01, 2010 4:22 pm
- University/ Institute: ___
Não te preocupes que os juros de mora não são altos.Rutegard Escreveu: Obrigada!
pois...estou a ver que para evitar chatices...e sabendo que daqui a uns dias me vou embora do país...mais vale pagar os 3 meses que faltam e pronto! Espero que os juros não sejam mto elevados! Mas tb só pago quando receber da FCT...que chatice!
-
vá lá!
schutz Escreveu:Não te preocupes que os juros de mora não são altos.Rutegard Escreveu: Obrigada!