Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Rutegard
cientista sempre presente
Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Rutegard »

Vieira Escreveu:Ola pessoal,

Tal como muitos de vocês estou à espera que a FCT diga alguma coisa, entretanto precisava de um documento a dizer que concorri à bolsa e que estou à espera deles. Alguém sabe onde posso arranjar isso?

Agradeço que me ajudem.

Tb!! E acho que sinceramente estão a demorar muito tempo.....

mariafneutel
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça mai 03, 2011 9:07 pm
University/ Institute: ISCTE - IUL

Mensagem por mariafneutel »

Rutegard Escreveu:
Vieira Escreveu:Ola pessoal,

Tal como muitos de vocês estou à espera que a FCT diga alguma coisa, entretanto precisava de um documento a dizer que concorri à bolsa e que estou à espera deles. Alguém sabe onde posso arranjar isso?

Agradeço que me ajudem.

Tb!! E acho que sinceramente estão a demorar muito tempo.....

Eu liguei para a FCT e tive sucesso porque consegui que me atendessem.. Disseram-me que leva cerca de um mês, um mês e tal para darem a resposta de AP. Nessa altura tinha enviado um email tb, responderam-me a semana passada a dizer que não existe previsão de data para uma resposta. Eu entrei em contacto com a FCt porque sou aluna deslocada e teria que arrendar uma casa, e pelo menos ver se conseguia uma previsão.

Mas tenho esperança que até ao final deste mês, princípio do outro se consiga a tão esperada resposta.. Boa sorte a todos e muita paciência para aqueles que como eu estão neste impasse..

Rutegard
Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Mensagem por Rutegard »

AP?

ah....mas eu estava só a falar do tempo que eles levam a ver a documentada toda, até nos darem o contrato :P

MSGraca
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 03, 2010 2:17 pm
University/ Institute: Aveiro

Mensagem por MSGraca »

Olá!
Alguém de Ciências de Educação pediu AP?

GustavoDias
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta out 28, 2011 8:23 pm
University/ Institute: University of London

Mensagem por GustavoDias »

O que seria AP?

MSGraca
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por MSGraca »

AP-audiência prévia

GustavoDias
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta out 28, 2011 8:23 pm
University/ Institute: University of London

Mensagem por GustavoDias »

Grato pela resposta. E qual seria a funcao deste "documento"?

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

GustavoDias Escreveu:Grato pela resposta. E qual seria a funcao deste "documento"?
AP é Audiência Prévia do concurso de bolsas. Um primeiro recurso para casos de engano puro e simples na avaliação das candidaturas (ex. média de licenciatura errada ou número de artigos errado).
O documento que o Vieira quer é algo que comprove que ele está a aguardar a resposta da Audiência Prévia.

a3mlord
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo jul 31, 2011 5:19 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por a3mlord »

Olá,

(Estou a ver que não consigo bolsa p/ tirar um MPhil por isso devo avançar já para o PhD)

Alguém me sabe dizer se os alunos que querem ir para uma universidade estrangeira (Canadá ou USA, no caso) concorrem directamente com os outros? Prevejo candidatar-me com média de 14 da licenciatura, 17 de mestrado e 6 artigos. Isso é bom ou mau?

Devo candidatar-me à universidade, arranjar orientador e tema antes de ter a certeza da bolsa?

Posso-me candidatar p/ ter início 2 anos depois do concurso?

Obg

spca

Mensagem por spca »

a3mlord Escreveu:Olá,

(Estou a ver que não consigo bolsa p/ tirar um MPhil por isso devo avançar já para o PhD)

Alguém me sabe dizer se os alunos que querem ir para uma universidade estrangeira (Canadá ou USA, no caso) concorrem directamente com os outros? Prevejo candidatar-me com média de 14 da licenciatura, 17 de mestrado e 6 artigos. Isso é bom ou mau?

Devo candidatar-me à universidade, arranjar orientador e tema antes de ter a certeza da bolsa?

Posso-me candidatar p/ ter início 2 anos depois do concurso?

Obg
É possível que haja grandes mudanças nos concursos de bolsas como têm sido até agora com a mudança de governo e de políticas científicas. O que irá mudar, creio que ninguém sabe muito bem, tirando talvez as "cabeças" da FCT e do ministério. Algumas intenções, que podem entretanto ter mudado, vêm referidas numa notícia de Junho, http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/pro ... as_1500630
É possível que não possas candidatar-te a bolsas apenas no estrangeiro pela FCT.
Agora, para ir para os USA ou Canadá podes candidatar-te a outras bolsas sem ser pela FCT, ex. concorrer directamente a projectos (pesquisa "PhD fellowship", "PhD grant", "PhD Scholarship" ou termos afins num motor de pesquisa, ex Google), ou concorrer a outras instituições, ex. http://www.flad.pt ou http://www.ccla.pt/ (fulbright).
Dá uma vista de olhos às intervenções do fórum dos Anúncios sobre onde encontrar bolsas, http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=2&t=1909

Duvido que possas concorrer para começar um PhD 2 anos depois de qualquer concurso.

Boa sorte.

a3mlord
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por a3mlord »

Obg pela resposta.

Bom, se a FCT fechar essa porta este país vai morrer p/ a ciência. Neste momento arrisco-me a dizer que Portugal é um dos países da Europa com financiamento na ciência (tenho-me dedicado à procura de bolsas e a oferta é quase miserável...).

O Portal europeu da ciência, o EURAXESS, é um falhanço. Há mais bolsas no portal português do que no europeu. Não existe nenhum eracareers nos outros países? Fico incrédulo... Não encontro sequer 1 (uma) bolsa em universidades como Newcastle, York ou Manchester.

Quanto às instituições que referenciaste não posso usufruir delas, pois são para os USA e não para o Canadá. Para PhD felizmente ainda se encontra muita coisa, penso que não vou ter muitos problemas.

Mas alguém que me diga 1 site porreiro para mestrados no UK, isso é que era...

spca

Mensagem por spca »

a3mlord Escreveu:Obg pela resposta.

Bom, se a FCT fechar essa porta este país vai morrer p/ a ciência. Neste momento arrisco-me a dizer que Portugal é um dos países da Europa com financiamento na ciência (tenho-me dedicado à procura de bolsas e a oferta é quase miserável...).

O Portal europeu da ciência, o EURAXESS, é um falhanço. Há mais bolsas no portal português do que no europeu. Não existe nenhum eracareers nos outros países? Fico incrédulo... Não encontro sequer 1 (uma) bolsa em universidades como Newcastle, York ou Manchester.

Quanto às instituições que referenciaste não posso usufruir delas, pois são para os USA e não para o Canadá. Para PhD felizmente ainda se encontra muita coisa, penso que não vou ter muitos problemas.

Mas alguém que me diga 1 site porreiro para mestrados no UK, isso é que era...
Eu não fui certamente claro no que escrevi. Duvido muito que as bolsas acabem, mas parece-me provável que o panorama actual mude substancialmente. Naquele artigo sobre as intenções do ministro de há 4 meses atrás que referi na intervenção anterior referem em atribuir bolsas directamente aos programas doutorais e aumentar a colaboração com as empresas, e lembro-me de ler algures também atribuí-las através dos projectos de investigação, coisa que não tem sido feita até agora.

Também talvez não tenha sido claro, mas a primeira coisa que referi, antes daqueles exemplos de instituições, é pesquisares bolsas por ex. no Google por coisas do estilo "PhD fellowship". Existem vários sites de bolsas que facilmente encontrarás numa pesquisa desse estilo. Ou podes particularizar, por ex. "PhD fellowship computer science" ou incluir o nome de uma universidade em que estejas particularmente interessado.

a3mlord
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por a3mlord »

Olá.

Eu não quis dizer que a FCT ia acabar com todas as bolsas. De qq maneira ñ vale a pena discutir isto antes de sair o concurso do próximo ano.

Quanto às bolsas "PhD Fellowships" e afins irão sempre aparecer bolsas de PhD. Isso, realmente, não falta. Mas ñ é isso q quero. Eu queria era uma de mestrado, ou pelo menos uma bolsa tal que me ajudasse a ir estudar 1 ano no UK.

invicta
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda out 31, 2011 11:05 am

Mensagem por invicta »

Olá a todos!

Consegui, felizmente, BD para este ano! Já enviei várias vezes os documentos em falta, mas a FCT continua a deslacrar-me a candidatura por falta de um documento, nomeadamente, "documento institucional comprovativo de cessação da sua participação no âmbito do projecto PTDC/SAU-BEB/68678/2006, onde conste a data de terminus da mesma".

Este projecto terminou em Dezembro do último ano, bem como, obviamente, a minha participação no projecto. Submeti inicialmente o meu contrato, que especifica que fui contratada pelo período de 24 meses, a partir de Dezembro de 2008. Pensei que isto fosse suficiente, mas não é. Já tentei, sem sucesso, contactar a FCT no sentido de saber que documento é que preciso e onde é que o consigo.

Será que alguém me pode ajudar? Que documento é este e onde é que posso ir buscá-lo? Obrigada desde já pelas respostas!

Parabéns a todos os que conseguiram bolsa e boa sorte a todos os que estão a tentar AP!

spca

Mensagem por spca »

invicta Escreveu:Olá a todos!

Consegui, felizmente, BD para este ano! Já enviei várias vezes os documentos em falta, mas a FCT continua a deslacrar-me a candidatura por falta de um documento, nomeadamente, "documento institucional comprovativo de cessação da sua participação no âmbito do projecto PTDC/SAU-BEB/68678/2006, onde conste a data de terminus da mesma".

Este projecto terminou em Dezembro do último ano, bem como, obviamente, a minha participação no projecto. Submeti inicialmente o meu contrato, que especifica que fui contratada pelo período de 24 meses, a partir de Dezembro de 2008. Pensei que isto fosse suficiente, mas não é. Já tentei, sem sucesso, contactar a FCT no sentido de saber que documento é que preciso e onde é que o consigo.

Será que alguém me pode ajudar? Que documento é este e onde é que posso ir buscá-lo? Obrigada desde já pelas respostas!

Parabéns a todos os que conseguiram bolsa e boa sorte a todos os que estão a tentar AP!
Olá.

Será que o teu antigo orientador não te pode passar uma declaração a dizer que foste bolseira até Dezembro de 2010, tendo terminado funções nessa data?
Ou se o projecto acabou, a dizer isso mesmo?

Boa sorte.

invicta
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por invicta »

[/quote]

Olá.

Será que o teu antigo orientador não te pode passar uma declaração a dizer que foste bolseira até Dezembro de 2010, tendo terminado funções nessa data?
Ou se o projecto acabou, a dizer isso mesmo?

Boa sorte.[/quote]

Viva! Bom, realmente é uma ideia, ainda não tinha tentado isso! Obrigada, vou-lhe pedir isso mesmo.

invicta
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por invicta »

Viva!

Por incrível que possa parecer, a FCT contactou-me por telefone para me esclarecer quanto à declaração de cessação de funcões num projecto. Pelos vistos, é apenas necessário que o coordenador do projecto escreva uma declaração a dizer isso mesmo. Obrigada spca pela sugestão, que se provou ser correcta! :D

Aproveito para me retractar publicamente, já que tenho andado a dizer a toda a gente que nunca se consegue contactar a FCT. Desta vez, mordo a língua!

Boa sorte a todos os que ainda aguardam decisões!

mariah.madeira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mai 19, 2011 2:17 pm
University/ Institute: Coimbra

Mensagem por mariah.madeira »

Alguem tem novidades da audiencia previa? mais ou menos quanto tempo é que costuma demorar? esta espera dá com todos em doidos!

mariah.madeira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mai 19, 2011 2:17 pm
University/ Institute: Coimbra

Mensagem por mariah.madeira »

novidades da audiencia previa, alguem tem? sabem se há datas previstas?

MSGraca
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por MSGraca »

Podemos voltar às apostas... :P

Responder