Olá a todos.
Antes de mais quero pedir desculpa caso esteja a duplicar um tópico já existente mas surgiram-me as seguintes dúvidas.
Concorri a uma bolsa apesar de, felizmente, estar a trabalhar. Fui seleccionado mas no entanto surgiram-me algumas dúvidas que gostava que me ajudassem a esclarecer.
Um bolseiro, quando termine o período de vigência da bolsa, tem direito a subsídio de desemprego? E como é calculado?
É possível pedir uma licença sem vencimento pelo período que dure a bolsa?
Agradeço desde já toda e qualquer ajuda que me possam prestar para esclarecer estas dúvidas.
licença sem vencimento e subsídio de desemprego
Re: licença sem vencimento e subsídio de desemprego
Não tens direito a subsídio de desemprego, pois uma bolsa é considerada um subsídio e não um emprego. Como tal, não tens descontos para a Seg Social como uma pessoa empregada (podes ter descontos através do SSV = Seguro Social Voluntário, mas apenas para efeitos de reforma, doença ou pensão por invalidez, não cobre desemprego.)Um bolseiro, quando termine o período de vigência da bolsa, tem direito a subsídio de desemprego? E como é calculado?
Creio que isso dependerá do teu emprego e respectivo empregador. Se tens um vínculo precário, duvido. Mas não sou a pessoa indicada para te dar essa informação.É possível pedir uma licença sem vencimento pelo período que dure a bolsa?
Podes adiar a bolsa pelo menos alguns meses (basta colocar a começar mais tarde), pelo que se tens um contrato temporário creio que poderás colocar a bolsa a começar depois do teu contrato acabar.
Boa sorte.
-
- recém-chegado
- Registado: sábado out 01, 2011 11:23 pm
- University/ Institute: nenhum
Re: licença sem vencimento e subsídio de desemprego
Obrigado.
Sempre é mais certo ouvir a opinião de quem melhor sabe do assunto.
Sendo assim, tenho muito em que pensar nos próximos dias...
Sempre é mais certo ouvir a opinião de quem melhor sabe do assunto.
Sendo assim, tenho muito em que pensar nos próximos dias...