Apresentar recurso - concurso BD 2011-sugestões

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
joana francisco
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 24, 2011 2:55 pm
University/ Institute: universidade tecnica de lisboa

Re: Apresentar recurso - concurso BD 2011-sugestões

Mensagem por joana francisco »

olá a todos,

1. será que alguém me poderá esclarecer se é obrigatório fazer a AP antes do recurso?

2. poderei fazer apenas o recurso?

3. uma outra questão, alguém me consegue esclarecer o que é considerado na AP, cito "...formular as observações que considere convenientes no prazo de 10 dias úteis após a divulgação dos resultados. Essas observações, que devem apenas incidir sobre aspectos processuais e eventuais erros de natureza administrativa" - FCT

com os melhores cumprimentos,

Joana F.

mcarmom
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 23, 2011 7:45 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por mcarmom »

joana francisco Escreveu:olá a todos,

1. será que alguém me poderá esclarecer se é obrigatório fazer a AP antes do recurso?

3. uma outra questão, alguém me consegue esclarecer o que é considerado na AP, cito "...formular as observações que considere convenientes no prazo de 10 dias úteis após a divulgação dos resultados. Essas observações, que devem apenas incidir sobre aspectos processuais e eventuais erros de natureza administrativa" - FCT

Joana F.

Olá Joana,

Eu concorri no ano passado, e pela minha experiência não é obrigatório apresentar algo na AP: como já deixei aqui explícito e a FCT deixa claro, a AP serve exclusivamente para recurso em caso de erros processuais ou administrativos. Alegar quanto à avaliação que foi feita isso só mesmo no recurso. Eu só apresentei recurso, mas atenção que este tem que ser muito bem estruturado e fundamentado :wink:

Boa sorte!

Maria.

Bot123
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 06, 2011 12:46 pm
University/ Institute: ...

Mensagem por Bot123 »

Joana F.

Olá!

Respondendo às questões da Joana, penso que:

1- A AP é o passo que precede a apresentação de recurso. No meu caso há erros processuais e administrativos. Se a sua correcção ainda for insuficiente para que me concedam a bolsa, nesse caso avançarei para recurso. Na minha perspectiva, mesmo que não tenhas sido vítima de erros processuais e administrativos deverias colocar um comentário a referir o que achas que foi mal avaliado na candidatura; sempre é melhor do que não dizer nada. Mas o melhor será escutar quem tem mais experiência neste tipo de processos do que eu :p

2-O recurso só poderá ser apresentado depois da divulgação dos resultados referentes ao período de AP.

3-A AP serve para se retificarem erros na avaliação do mérito dos candidatos e na avaliação das condições de acolhimento. Segundo percebi, alguns concorrentes não viram valorizado o seu trabalho na nota de mérito do candidato, e as instituições de acolhimento podem ter sido pontuadas com uma nota que não corresponde à realidade, ou diferente da obtida noutras candidaturas...

Corrijam-me se estiver errado, please 8)

Ana Tarrafa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 14, 2011 3:56 pm
University/ Institute: anatarfa@gmail.com

Mensagem por Ana Tarrafa »

igor.marques Escreveu:
Ana Tarrafa Escreveu:No guia de avaliação aparece uma tabela com a classificação base dada conforme a média obtida na formação académica. Seguindo essa tabela, dado ter tido 15 na licenciatura (sem mestrado) deveria obter uma classificação de base de 4, certo? Então porque apenas obtive 3, 2 no mérito do candidato (já para não falar dos artigos e capitulos publicados, que segundo o painel ainda são incipientes :P).

O que questiono é de que forma é que essa tabela é usada e se há ainda outra formula para fazer a média... Já agora, posso colocar isto no recurso da AP?

Cumprimentos
Imagem

Obrigada.
Acho que com a raiva interpretei mal os sinais...

Bom terá de ficar para a próxima.

eu interpreto a tabela acima da seguinte forma:
licenciatura superior a 14 e inferior ou igual a 15, sem mestrado --> 2.5
licenciatura superior a 15 e inferior ou igual a 16, sem mestrado --> 3.5
licenciatura de 15, com mestrado de 15 a 20 --> 3.5

realço: é a minha interpretação!

mcarmom
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 23, 2011 7:45 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por mcarmom »

Bot123 Escreveu:

Joana F.

Olá!

1- A AP é o passo que precede a apresentação de recurso. No meu caso há erros processuais e administrativos. Se a sua correcção ainda for insuficiente para que me concedam a bolsa, nesse caso avançarei para recurso. Na minha perspectiva, mesmo que não tenhas sido vítima de erros processuais e administrativos deverias colocar um comentário a referir o que achas que foi mal avaliado na candidatura; sempre é melhor do que não dizer nada. Mas o melhor será escutar quem tem mais experiência neste tipo de processos do que eu :p

2-O recurso só poderá ser apresentado depois da divulgação dos resultados referentes ao período de AP.

3-A AP serve para se retificarem erros na avaliação do mérito dos candidatos e na avaliação das condições de acolhimento. Segundo percebi, alguns concorrentes não viram valorizado o seu trabalho na nota de mérito do candidato, e as instituições de acolhimento podem ter sido pontuadas com uma nota que não corresponde à realidade, ou diferente da obtida noutras candidaturas...

Deixem-me clarificar uns aspectos...

Se estão na dúvida, o melhor será então apresentarem os vossos argumentos em ambas as situações: AP e Recurso. Falo no meu caso, com má avaliação nos três pontos - mérito do candidato, mérito do programa e mérito da orientação -, e só apresentei recurso. A AP, e segundo o que entendi na altura, referia-se a erros administrativos notados no processo (por exemplo, falta de elementos anteriormente inseridos, etc) e nada a ver com a avaliação em si. Não quero estar a induzir ninguém em erro, mas como só apresentei recurso e obtive, felizmente, resposta positiva, julgo que o processo é como digo.

Aconselho vivamente entrarem em contacto telefónico com a FCT - demoram mas depois de muitas tentativas atendem. Assim esclarecem todas as dúvidas relativamente às diferenças entre Audiência Prévia e Recurso.

Mais uma vez, votos de BOA SORTE, para todos!

João Lisboa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jun 27, 2011 5:46 pm
University/ Institute: UMINHO

Mensagem por João Lisboa »

marisa.quaresma.reis Escreveu:eu aprendi umas coisas importantes com esta experiencia:

1) uma pessoa pode esforçar-se imenso num mestrado em direito (pre-bolonha) numa publica e ter uma brilhantes nota a ponto de ser convidado a apresentar directamente a tese per saltum,
2) ser research fellow ha 2 anos numa instituicao internacional de investigacao na area em q se candidata,
3) ter premios de distincao atribuidos pelo comissao europeia pelo trabalho de investigacao e disseminacao de resultados que tem levado a cabo,
4) ter participacoes em congressos internacionais e publicacoes em peer-reviewed journals, e
5) ser inclusivamente Editora num peer-reviewed journal,

que se tiver menos de 15 na licenciatura nao vai a lado nenhum

tivesse eu tido 15 na licenciatura e tudo teria sido diferente. (tive 14 em direito numa publica e num programa tambem pre-bolonha, e quem conhece a área sabe bem que é não uma má nota).

na prática só é decisiva a nota da licenciatura, sendo que o trabalho desenvolvido no mestrado é muito mais próximo do tipo de trabalho que se faz num doutoramento, o que não se compreende.

também de pouco ou nada serve (em alguns casos serve mesmo de nada, no meu caso serviu apenas 0,5) o trabalho desenvolvido com imenso esforço e reconhecido internacional e nacionalmente.

ou seja, na FCT nao há espaço para que o indivíduo melhore, amadureça evolua porque ficará agarrado ao que foi dos 17 aos 22 anos e não ao que é aos 32, que é o meu caso.

tambem nao ha distincao entre quem estudou 5+3 (que na pratica foram 4 mas enfim) ou quem estudou 3+2. Nem entre quem já concluiu o Mestrado e quem não concluíu caso a nota de licenciatura seja = ou > que 15.

falta-me 0,1 para estar no limite da linha de corte. basta subirem 2 decimas no meu merito pessoal (q foi 3,5) e ja consigo a bolsa. vou tentar puxar para os 3,7... ou subir um pouco o plano de trabalhos.

vou tentar a AP e em ultima instancia o recurso.

na AP vou pegar no merito pessoal pela falta de fundamentacao sobre o valor da bonificacao. no recurso, alem disso, vou focar-me no desconhecimento na minha area de investigacao que existe em Portugal o q vou presumir que tenha dificultado a avaliacao do plano de trabalhos e da justificacao do tema.

como fazemos para consultar as candidaturas da nossa área para compararmos e fazermos algo fundamentado?

boa sorte a todos (e a mim, já agora!)
Marisa tenho acompanhado seu drama e sou solidário pois fiquei um pouco abaixo de vc em Ciências Jurídicas. Comungo em todas ponderações que vc fez. Acho que foi injustiça o que fizeram com vc e comigo. Por isso devemos ir atá as últimas instâncias pra ver nosso direito restituído. Gostaria de entrar em contacto consigo e trocar algumas impressões. Meu email é investigadorbd@gmail.com :smt006

Bot123
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 06, 2011 12:46 pm
University/ Institute: ...

Mensagem por Bot123 »

mcarmom Escreveu:
Bot123 Escreveu:

Joana F.

Olá!

Deixem-me clarificar uns aspectos...

Se estão na dúvida, o melhor será então apresentarem os vossos argumentos em ambas as situações: AP e Recurso. Falo no meu caso, com má avaliação nos três pontos - mérito do candidato, mérito do programa e mérito da orientação -, e só apresentei recurso. A AP, e segundo o que entendi na altura, referia-se a erros administrativos notados no processo (por exemplo, falta de elementos anteriormente inseridos, etc) e nada a ver com a avaliação em si. Não quero estar a induzir ninguém em erro, mas como só apresentei recurso e obtive, felizmente, resposta positiva, julgo que o processo é como digo.

Aconselho vivamente entrarem em contacto telefónico com a FCT - demoram mas depois de muitas tentativas atendem. Assim esclarecem todas as dúvidas relativamente às diferenças entre Audiência Prévia e Recurso.

Mais uma vez, votos de BOA SORTE, para todos!
Acho que tens razão: não e obrigatório apresentar comentário em AP. Mas como não faço a mínima do que é considerado erro de natureza administrativa, vou apresentar grande parte dos argumentos que irão ser também submetidos em recurso. Se na AP não corrigirem nada ou ignorarem os comentários, é porque são mesmo para a fase de recurso.

Sucesso para todos!

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por igor.marques »

mais alguém tem apanhado o 21 392 4310 ocupado ou é azar da minha parte? o.O

joana francisco
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 24, 2011 2:55 pm
University/ Institute: universidade tecnica de lisboa

Mensagem por joana francisco »

obrigada a todos pelas respostas e sugestões. no entanto informo-vos que tenho tentado entrar em contacto com a FCT e nada.

boa sorte a todos.
:)

Joana F.

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação

joana francisco Escreveu:obrigada a todos pelas respostas e sugestões. no entanto informo-vos que tenho tentado entrar em contacto com a FCT e nada.

boa sorte a todos.
:)

Joana F.
hoje responderam-me a dois mails e ainda me ligaram. apesar da satisfação com estas melhorias na comunicação, as notícias não foram as melhores.

pelo menos não tenho de me chatear com a AP :P

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Ok, pelo que me foi dito pela FCT, nao vale a pena submeter nada em AP a nao ser que haja algum comentario nas observacoes que indique que a avaliacao nao foi feita de forma correcta.

No meu caso em que ia comparar a classificacao das condicoes de acolhimento com a do ano passado disseram-me que o mais provavel era ignorarem o meu comentario porq basicamente sao paineis diferentes e o facto de este ano entenderem que vale menos nao é considerado incidir sobre aspectos processuais ou erros de natureza administrativa.

synaptive
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 27, 2011 9:18 am
University/ Institute: ISPA

Mensagem por synaptive »

Boa tarde.

(Peço desculpa pelo copy + paste da mensagem que coloquei no tópico sobre os resultados do concurso, mas gostaria realmente de obter alguma resposta)

Ao contrário dos restantes participantes neste tópico não concorri a este concurso da FCT, mas como estou a pensar concorrer em 2012 (comecei agora o segundo ano do mestrado), tenho estado a inteirar-me das regras e de como decorre todo o processo.

Estou numa situação semelhante à de várias outras pessoas por aqui. Tenho licenciatura pré-Bolonha com média final de 14 valores e neste momento estou com média de 17 no mestrado. Segundo os critérios da FCT, tenho uma pontuação base no mérito do candidato de 2,5. Se tivesse 14 no mestrado, tinha na mesma os 2,5 - parece-me um atentado contra os princípios da meritocracia. Por outro lado, se tivesse feito uma licenciatura com mestrado integrado, obteria uma média ponderada dos dois ciclos, o que equivaleria a um 15 e, portanto, a 3,5 de pontuação. Parece-me discriminação contra quem fez uma licenciatura pré-Bolonha, mas avisem-me se estiver errada.

Proponho que, para além das queixas individuais que cada candidato em situação semelhante vá apresentar este ano, lancemos uma petição para alertar mais pessoas para esta situação e para pressionar a que seja introduzida uma alteração na base de referência para o mérito dos candidatos a BD: que as notas de licenciatura e de mestrado sejam ambas tidas em conta, através do cálculo de uma média ponderada das duas (com base nos ECTS de cada uma, por exemplo).

O que dizem?

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação

synaptive Escreveu:Proponho que, para além das queixas individuais que cada candidato em situação semelhante vá apresentar este ano, lancemos uma petição para alertar mais pessoas para esta situação e para pressionar a que seja introduzida uma alteração na base de referência para o mérito dos candidatos a BD: que as notas de licenciatura e de mestrado sejam ambas tidas em conta, através do cálculo de uma média ponderada das duas (com base nos ECTS de cada uma, por exemplo).

O que dizem?
digo que isso é relevante. tenho para mim que na licenciatura se é tão inconsciente que às vezes deixamos passar as oportunidades para fazer uma melhoriazeca que no final pode resultar numa nota final um valor acima. e, quando chegamos a meio do mestrado - e repito: a trabalhar numa área que provavelmente queremos seguir, a ganhar experiência e, com notas que refletem o nosso interesse nesse trabalho - verificamos que vamos estar sempre de mãos atadas por causa da licenciatura. além disso, nem todos os estudantes de cursos bolonha (sorry synaptive, tenho de dar esta achega) publicam/fazem comunicações orais/ganham prémios/wtv durante o mestrado, para serem bonificados no mérito pessoal - ou seja, há que arranjar uma solução que continue a dar oportunidades e seja mais equitativa (ou outra palavra... não estou bem a ver...).

mais digo: possivelmente é melhor abrir outro tópico para falar e discutir este assunto e, assim, evitar o off-topic por aqui. :)

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Tentando puxar esta questão das notas para o assunto do tópico (recursos), a discordância quanto à classificação atribuída ao mérito pessoal, nomeadamente por questões de licenciaturas e mestrados pré-Bolonha é recorrente. O que se tem ouvido é que os paineis de avaliação terão em consideração o facto da licenciatura ser pré ou pós-Bolonha. Assim, se acharem que não foram valorizados por isso, ou que mereciam melhor nota, não deixem de reclamar.
Note-se que a base de referência do guião de avaliação para estas classificações nunca teve distinções entre pré e pós-bolonha. A única situação é que a partir de determinada altura passou a ter referência ao decreto-lei que introduziu o processo de Bolonha em Portugal e posteriormente a fazer referência a mestrados integrados. E também não acredito que se venha a fazer distinção: estou certo que se acredita que com o tempo deixarão de existir candidatos com licenciaturas pré-Bolonha e a questão deixa de se colocar.
Ainda assim, também defendo que enquanto os houver, os graus pré-bolonha devem ser valorizados, simplesmente por corresponderem a mais formação.

Bom trabalho.
Tiago

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

Acrescento aqui informacao partilhada noutro topico:
eocs Escreveu:Olá a todos,
Após alguns emails trocados com a FCT recebi hoje um Guião MODIFICADO de Avaliação para o concurso deste ano. Este é diferente do que está em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/guiao2011.
Não sei se tiveram acesso a este documento!!!!! De qualquer modo aqui vai (http://dl.dropbox.com/u/1573491/Gui%C3% ... d_2011.pdf). Espero que ajude!
Aproveito para perguntar se alguém tem o guião do ano passado onde sejam explicitamente indicados todos os critérios, principalmente relativo às BPD.
Obrigada,
eocs

New-user
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 28, 2011 7:26 pm
University/ Institute: Portugal

Mensagem por New-user »

Boa noite!

Não queria de forma alguma estar a duvidar de ninguém, mas esse documento não me parece ter sido cedido pela FCT, basta reparar nos diferentes tipos de letra, na falta de formatação etc...

Posso confiar nesse guia modificado? É que há nele informações que não constam em nenhum outro sítio.

Obg. Cumps!

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

New-user Escreveu:Boa noite!

Não queria de forma alguma estar a duvidar de ninguém, mas esse documento não me parece ter sido cedido pela FCT, basta reparar nos diferentes tipos de letra, na falta de formatação etc...

Posso confiar nesse guia modificado? É que há nele informações que não constam em nenhum outro sítio.

Obg. Cumps!
Podes confiar no documento. Convem é confirmares que foi este o guiao usado pelo painel de avaliacao da tua area. Eu telefonei para a FCT que me confirmou que foi este o guiao usado pelo painel de avaliacao de Ciencias da Saude.
Boa sorte!

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por D_Little_B »

Isso é exactamente uma prova de que foi um documento produzido por mangas-de-alpaca :-P Agora a sério: nas propriedades do PDF está o nome de uma funcionária da FCT como autora.
J

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação

D_Little_B Escreveu:

Isso é exactamente uma prova de que foi um documento produzido por mangas-de-alpaca :-P Agora a sério: nas propriedades do PDF está o nome de uma funcionária da FCT como autora.
nas propriedades do pdf que saquei não diz nada quanto à autora :|

Pangol
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 29, 2011 5:54 pm
University/ Institute: ITQB

Mensagem por Pangol »

Olá a todos,

É a primeira vez que escrevo no fórum e quero antes de mais dizer que os comentários e os documentos que aqui têm sido disponibilizados foram de grande ajuda!
Também me candidatei a BD este ano e fiquei abaixo da linha de corte. Mas quando vi a minha avaliação percebi que tinha sido penalizada em 0,5 pontos no meu mérito de candidata, o que foi suficiente para não ter bolsa. Resumindo, apesar de ter média ponderada de 15 no mestrado integrado, atribuiram-me 3,0 valores. Nem sei bem o que contaram, se contabilizaram o facto de ser BI há ano e meio, ou o poster em conferencia internacional, ou outras coisas, mas o facto é que na única coisa que não é subjectiva como é o caso da média, eles conseguiram avaliar mal! Por isso, e porque entretanto fui sabendo de imensos casos em que cometeram erros na avaliação do mérito dos candidatos, já submeti o texto da minha audiência prévia e já está lacrado. ACONSELHO a todos os que foram prejudicados por falhas na avaliação do seu mérito como candidato, a fazer a audiencia prévia e a não esperar pelo recurso porque foram cometidas injustiças graves e todos temos a obrigação de dar conhecimento disso aos orgãos máximos da FCT! Infelizmente, se não reclamarmos quando devemos, aí é que nunca haverá atribuição de responsabilidades a quem deve ser...

Boas Audiencias prévias

Responder