Existe prazo para inicio de Bolsa BD 2011?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Jana
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 13, 2011 11:28 am
University/ Institute: UTL

Existe prazo para inicio de Bolsa BD 2011?

Mensagem por Jana »

Olá a todos!

Consegui uma bolsa de doutoramento e gostaria de saber se existe um prazo para dar inicio à Bolsa. Sei que temos 6 meses para entregar os papeis, mas será que podemos propor a data de inicio só para o proximo ano lectivo, por exemplo 1 de Setembro de 2012?
Desde já muito obrigada pela resposta.

ssneves
Sócios
Sócios
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: Existe prazo para inicio de Bolsa BD 2011?

Mensagem por ssneves »

Olá Jana,

Sim, tem sido possível adiar o início da bolsa para o ano lectivo seguinte. A FCT tem permitido que se adie o início da bolsa até o período máximo de 1 ano.

Contudo, por uma questão de segurança, aconselho-te a que confirmes junto da FCT que não houve qualquer alteração nesta regra.

Para isso, por favor envia um email para id.bolsas@fct.mctes.pt, indicando a referência da tua bolsa no assunto (subject) e texto da mensagem, explicando que desejas adiar o início da tua bolsa (BD) para 1 de Setembro de 2012, e que por isso solicitas à FCT a confirmação de que é efectivamente possível adiar a bolsa para esta data.

Convém que nesta mensagem expliques de modo breve porque razão desejas adiar o início da bolsa. Existem muitos motivos válidos para adiar o início de uma bolsa (surgiu a oportunidade de um emprego ou queres/estás a trabalhar num outro projecto, por causa de trabalho ou voluntariado no estrangeiro, por motivos familiares, etc).

Será importante que o teu orientador(es) e instituição concordem com a mudança do início da tua bolsa de doutoramento, porque para garantir a tua bolsa precisas de submeter/entregar na FCT toda a documentação da bolsa, que inclui cartas de aceitação dos teus orientadores e instituição (ou instituições) de acolhimento. Nas cartas eles terão também que dizer que concordam com o início da bolsa na data escolhida.

Se toda a gente envolvida na tua candidatura concorda com o adiamento da bolsa, a FCT deverá permitir que inicies a bolsa na data pretendida.

Mas trata da documentação da bolsa assim que for possível, porque a tua bolsa só fica efectivamente garantida quando a FCT assinar o teu contrato de bolsa. A partir de então podes ficar descansada que a tua bolsa está "guardada" para ti.

Boa sorte,
Susana

---------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao BOlseiro da ABIC

Jana Escreveu:Olá a todos!

Consegui uma bolsa de doutoramento e gostaria de saber se existe um prazo para dar inicio à Bolsa. Sei que temos 6 meses para entregar os papeis, mas será que podemos propor a data de inicio só para o proximo ano lectivo, por exemplo 1 de Setembro de 2012?
Desde já muito obrigada pela resposta.

carlasilva
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 19, 2012 11:16 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por carlasilva »

Boa noite,
Ainda não se sabe os resultados das BD de 2012, de qualquer das formas surgiu-me a oportunidade de fazer um estágio, ao qual, se for apta, terá início em Janeiro até Julho. Mas, ao mesmo tempo, se me sair a bolsa, esta terá início em Janeiro.
Sabem, se neste caso, posso adiar a bolsa 7meses?

Desde já obrigado.

Carla Silva

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

carlasilva Escreveu:Boa noite,
Ainda não se sabe os resultados das BD de 2012, de qualquer das formas surgiu-me a oportunidade de fazer um estágio, ao qual, se for apta, terá início em Janeiro até Julho. Mas, ao mesmo tempo, se me sair a bolsa, esta terá início em Janeiro.
Sabem, se neste caso, posso adiar a bolsa 7meses?

Desde já obrigado.

Carla Silva
Com todas estas mudanças de regras não tenho a certeza de nada, mas creio que isto não mudou, ou seja, pela FCT creio que não haverá problemas (de qualquer modo, convirá confirmares com a FCT). Terás é de te informar junto da tua universidade se também não levanta problemas. Por exemplo, podes ter de começar a assistir a aulas logo que os resultados saírem e forem positivos, ou mesmo antes disso, se as aulas começarem antes de saírem os resultados.

Responder