Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
SandL
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jul 31, 2006 2:21 pm

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por SandL »

MsAlmaMater Escreveu:
SandL Escreveu:
sacrilegio Escreveu:olá
Renovo os votos de parabéns a quem conseguiu bolsa e força para os que não conseguiram.

Digam-me, não era suposto recebermos um mail ?
gloria Escreveu: O ano passado a fct enviou um mail com a informação de que já tinham saído os resultados, mas este ano ainda não recebi. Alguém recebeu?
Eu ainda não recebi, também achei estranho.
Também ainda não recebi. Mas recordo-me que quando concorri a BD, só recebi o mail para aí no dia seguinte...
Eu estive a ver e quando tive BD só recebi o mail às 19:43, já não me lembrava disso.

MsAlmaMater
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta set 01, 2011 2:43 pm
University/ Institute: UMinho

Mensagem por MsAlmaMater »

Ok, para quem conseguiu bolsa e contava começar antes de Janeiro: Já actualizaram a página (acerca daquela cena do 1º e 2º ciclo de avaliação) e agora puseram isto:

"NOTA: As bolsas aprovadas poderão ter início em data não anterior a 01-01-2012"

Ou seja, só dá mesmo para começar em Janeiro... :(

mariasg
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 05, 2011 10:39 am
University/ Institute: Porto

Mensagem por mariasg »

Olá a todos,

Tive bolsa na área de ciências juridicas.
No mérito deram-me 4 (o minimo que podia ter porque tenho média 17 de licenciatura), porém, escreveram lá que como eu não tenho nenhum artigo publicado (tenho dois submetidos, pensei que contavam e que por acaso foram aceites entretanto) e como não tenho curriculo profissional de "interesse", não me deram mais pontos. Já participei em alguns projectos e fui monitora durante 2 anos numa Faculdade.

Acharia injusto se não tivesse tido bolsa.

Boa sorte a todos.

ac_bq
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 01, 2011 2:50 pm
University/ Institute: UEvora

Mensagem por ac_bq »

Olá a todos

Parabéns aos que tiveram bolsa.
Infelizmente não tive bolsa...
Como é que vocês sabem na avaliação de mérito o que corresponde às médias e de bonificação???
Na minha avaliação só referem as médias de licenciatura e mestrado, e uma publicação... Não refereriram comunicações em poster nem 1publicaçao em acta de congresso que também tenho....

Cumps a todos

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 29, 2011 1:17 pm
University/ Institute: FDL

Mensagem por marisa.quaresma.reis »

mariasg Escreveu:Olá a todos,

Tive bolsa na área de ciências juridicas.
No mérito deram-me 4 (o minimo que podia ter porque tenho média 17 de licenciatura), porém, escreveram lá que como eu não tenho nenhum artigo publicado (tenho dois submetidos, pensei que contavam e que por acaso foram aceites entretanto) e como não tenho curriculo profissional de "interesse", não me deram mais pontos. Já participei em alguns projectos e fui monitora durante 2 anos numa Faculdade.

Acharia injusto se não tivesse tido bolsa.

Boa sorte a todos.
ola Maria. Grande nota! quem é de Direito sabe o que custa um 17. muitos parabens pela bolsa Eu tive 14 na licenciatura mas tive 17 no mestrado cientifico (classica) (ambos pre-bolonha) e tenho trabalhos publicados e participacoes em conferencias e premios e passei directamente a tese de doutoramento. alem disso 1 ano como research fellow numa fundacao alemã que é uma think-thank de ciencia politica e direito e editora de uma revista especializada peer-reviewed e tive 3,5.. por isso percebo como te sentes. mas conseguiste a bolsa! eu vou recorrer pq estou perto da linha de corte e nunca se sabe... mas ja tens mestrado ou aguardas ainda a nota? muitas felicidades!

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

ac_bq Escreveu:Olá a todos

Parabéns aos que tiveram bolsa.
Infelizmente não tive bolsa...
Como é que vocês sabem na avaliação de mérito o que corresponde às médias e de bonificação???
Na minha avaliação só referem as médias de licenciatura e mestrado, e uma publicação... Não refereriram comunicações em poster nem 1publicaçao em acta de congresso que também tenho....

Cumps a todos
A mim, tanto no ano passado como este ano tb nao mencionaram mais nada alem dos artigos publicados. Mas sei que em muitas candidaturas sao tidos em conta, principalmente para candidados com pouco curriculo.
No guia de avaliacao de 2011 (encontras no site da FCT) tens a informacao de quanto é atribuido a nota de curso depois é so fazer as contas para saber quanto foi atribuido por bonificacao (maximo 2.5)

Bot123
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 06, 2011 12:46 pm
University/ Institute: ...

Mensagem por Bot123 »

Parabéns a quem conseguiu! Festejem muito

Faço parte do grupo do pessoal a quem a BD foi recusada :(

Alguém me sabe dizer se na audiência prévia se re-avaliam o plano de trabalhos e o mérito do candidato? ou isso só acontece no recurso? obrigado.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

Bot123 Escreveu:Parabéns a quem conseguiu! Festejem muito

Alguém me sabe dizer se na audiência prévia se re-avaliam o plano de trabalhos e o mérito do candidato? ou isso só acontece no recurso? obrigado.
Ola, a mim tb recusada e vou submeter comentario em AP e caso seja necessario recurso tb... Talvez re-avaliem o merito do candidato dependente do teu argumento... plano de trabalhos so em recurso pois para isso precisam de reunir novo painel de avaliacao.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

Mush Escreveu:
Bot123 Escreveu:Parabéns a quem conseguiu! Festejem muito

Ola, a mim tb recusada e vou submeter comentario em AP e caso seja necessario recurso tb... Talvez re-avaliem o merito do candidato dependente do teu argumento... plano de trabalhos so em recurso pois para isso precisam de reunir novo painel de avaliacao.
Ja agora, aproveito para dizer que foi aberto um novo topico para discussao de recurso e AP

http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=4436

Volto a pedir, que se alguem tiver alguma experiencia sobre este topico para partilhar.

Bot123
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 06, 2011 12:46 pm
University/ Institute: ...

Mensagem por Bot123 »

Boa ideia! Obrigado :)

Ana Campos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 9:01 pm
University/ Institute: am_campos@hotmail.com

Mensagem por Ana Campos »

Ter 5 no plano de trabalhos, 4,75 no mérito da instituição de acolhimento e depois ficar abaixo da linha de corte (3,95 para 4,1!) por só ter 3 pontos no mérito tem um sabor mesmo amargo. Não me serviu de nada ser investigadora numa instituição classificada como "Muito Bom", num projecto coordenado por um professor reconhecido. Também gostei de perceber que um candidato com 14 num mestrado integrado ou um candidato só com licenciatura, entre 14 e 15, valem os mesmos 2,5 pontos que eu, que tenho 14 de uma licenciatura de 4 anos (eu sei, não é grande coisa) e 16 no mestrado pré-bolonha. Mais valia terem dito, o projecto é interessante, a instituição das melhores, agora a candidata deixa a desejar... Só me resta mesmo o recurso.

E_Nygma
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 23, 2010 12:57 pm
University/ Institute: Portugal

Mensagem por E_Nygma »

Mush Escreveu:
E_Nygma Escreveu:Não vejo grande arrogância. São só factos. Arrogância seria dizer que acho que valho isto ou aquilo. Aqui trata-se só de fazer notar que eles achavam que valia 4 o ano passado e este ano acham que valho 2,4. Não fui eu que me avaliei o ano passado, foram eles.

De qualquer modo nem sequer me passa pela cabeça ter a bolsa. Mas sim, o melhor é suprimir o comentário final, porque é ofensivo (e eles bem merecem ser ofendidos, mas enfim...).

O ano passado tb tive 4 e este ano deram-me 3.5 no projecto (nao tao grave como no teu caso :shock: )
Em que area concorreste ja agora?
Ciência Política. Nem sequer é o meu projecto principal de investigação (concorri com este porque já tinha do ano passado e não tive tempo de fazer o "verdadeiro" entretanto), por isso não fico constrangido, e também não estava a contar ter bolsa (o ano passado tinham-me baixado o mérito do candidato sem qualquer justificação em relação a 2009 exactamente os pontos necessários para não ter bolsa). O meu objectivo é ter a bolsa para o ano (apesar de já a merecer desde 2009). Mas o meu caso prova uma coisa: o grau de arbitrariedade das avaliações é assustador. É simplesmente ridículo (para não dizer mais) o MESMO projecto ser avaliado pelo MESMO painel num ano com 4 e com um monte de elogios e no ano a seguir com 2,4 e um monte de críticas...

Dá que pensar.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

E_Nygma Escreveu:
Mush Escreveu:
E_Nygma Escreveu:Não vejo grande arrogância. São só factos. Arrogância seria dizer que acho que valho isto ou aquilo. Aqui trata-se só de fazer notar que eles achavam que valia 4 o ano passado e este ano acham que valho 2,4. Não fui eu que me avaliei o ano passado, foram eles.

De qualquer modo nem sequer me passa pela cabeça ter a bolsa. Mas sim, o melhor é suprimir o comentário final, porque é ofensivo (e eles bem merecem ser ofendidos, mas enfim...).

O ano passado tb tive 4 e este ano deram-me 3.5 no projecto (nao tao grave como no teu caso :shock: )
Em que area concorreste ja agora?
Ciência Política. Nem sequer é o meu projecto principal de investigação (concorri com este porque já tinha do ano passado e não tive tempo de fazer o "verdadeiro" entretanto), por isso não fico constrangido, e também não estava a contar ter bolsa (o ano passado tinham-me baixado o mérito do candidato sem qualquer justificação em relação a 2009 exactamente os pontos necessários para não ter bolsa). O meu objectivo é ter a bolsa para o ano (apesar de já a merecer desde 2009). Mas o meu caso prova uma coisa: o grau de arbitrariedade das avaliações é assustador. É simplesmente ridículo (para não dizer mais) o MESMO projecto ser avaliado pelo MESMO painel num ano com 4 e com um monte de elogios e no ano a seguir com 2,4 e um monte de críticas...

Dá que pensar.
E no ano passado aconteceu-te a mesma coisa? Submeteste AP e recurso e nada?
Pergunto isto porq me questiono ate que ponto usar como argumento "no concurso anterior foi avaliada com 4 e este ano com 3.5...vcs estao a ver mal ou q?" (claro que nao nestes termos) se adianta alguma coisa.
Alguem ja conseguiu alterar a classificacao com este argumento? Pelo menos na classificacao da instituicao que nao é tao subjectivo e dependente da opiniao de quem avalia...

E_Nygma
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por E_Nygma »

[quote="Mush]
Pergunto isto porq me questiono ate que ponto usar como argumento "no concurso anterior foi avaliada com 4 e este ano com 3.5...vcs estao a ver mal ou q?" (claro que nao nestes termos) se adianta alguma coisa.
Alguem ja conseguiu alterar a classificacao com este argumento? Pelo menos na classificacao da instituicao que nao é tao subjectivo e dependente da opiniao de quem avalia...[/quote]

Em 2009 tive: 4,5 - 3,3 - 2,5 (não tive a bolsa essencialmente por causa da instituição de acolhimento). Em 2010 tive: 4 - 4 - 2,8 (não tive a bolsa porque me tiraram, sem qualquer justificação, 0,5 pontos no mérito do candidato). Agora tive: 4 - 2,4 - 3,2 (fiquei muito longe de ter a bolsa por causa da descida do plano).

Fiz AP e Recurso em 2009 e 2010 e usei exactamente esses argumentos do "o ano passado foi assim e agora é assado". Ninguém ligou NADA. Num dos recursos disseram-me que não tinha apresentado nada de novo no recurso. No recurso do ano a seguir disseram-me que não podiam avaliar elementos novos no recurso... Isto é literalmente verdade.

Se eu acho que é perseguição pessoal? Claro que não. Mas o que é ainda é pior do que se fosse perseguição pessoal. E toda a gente sabe o que é.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

E_Nygma Escreveu:[quote="Mush]
Alguem ja conseguiu alterar a classificacao com este argumento? Pelo menos na classificacao da instituicao que nao é tao subjectivo e dependente da opiniao de quem avalia...
Em 2009 tive: 4,5 - 3,3 - 2,5 (não tive a bolsa essencialmente por causa da instituição de acolhimento). Em 2010 tive: 4 - 4 - 2,8 (não tive a bolsa porque me tiraram, sem qualquer justificação, 0,5 pontos no mérito do candidato). Agora tive: 4 - 2,4 - 3,2 (fiquei muito longe de ter a bolsa por causa da descida do plano).

Fiz AP e Recurso em 2009 e 2010 e usei exactamente esses argumentos do "o ano passado foi assim e agora é assado". Ninguém ligou NADA. Num dos recursos disseram-me que não tinha apresentado nada de novo no recurso. No recurso do ano a seguir disseram-me que não podiam avaliar elementos novos no recurso... Isto é literalmente verdade.

Se eu acho que é perseguição pessoal? Claro que não. Mas o que é ainda é pior do que se fosse perseguição pessoal. E toda a gente sabe o que é.[/quote][/quote]

Desculpa??? Dizer que "o ano passado foi assim e agora é assado" é um elemento novo??? oh meu deus... tamos tramados!!! :(

E_Nygma
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por E_Nygma »

Mush Escreveu:
E_Nygma Escreveu:[quote="Mush]

Se eu acho que é perseguição pessoal? Claro que não. Mas o que é ainda é pior do que se fosse perseguição pessoal. E toda a gente sabe o que é.
[/quote]

Desculpa??? Dizer que "o ano passado foi assim e agora é assado" é um elemento novo??? oh meu deus... tamos tramados!!! :([/quote][/quote][/quote]

Não sei. Deve depender tudo do juri. Pelo que eu pude ver, não ligaram nenhuma aos dois recursos que fiz. Mas isso foi na minha área. E não, os elementos novos eram cartas de recomendação e afins, não eram argumentos desse género. Aos argumentos desse género nem sequer ligaram. Mas obviamente aconselho-te a responder. Eu tenho sido sempre polido e correcto - neste caso específico não deu resultado nenhum.

FAmorim
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 05, 2010 1:59 pm
University/ Institute: Universidade Porto
Contacto:

Mensagem por FAmorim »

Boa tarde,

Sou novo por estas andanças dos concursos e precisava da vossa opinião e experiência.
Não obtive bolsa de doc por 0,1 e obviamente irei recorrer, no entanto gostaria de perceber se tenho ou não por onde pegar. Penso que onde poderei ter sido penalizado foi no mérito do candidato. Tive 3,25, mas sinceramente não sei se as contas poderão dar mais!

Tenho licenciatura de 5 anos com média de 14, mais mestrados dos antigos (2 anos com 1 curricular) com nota máxima. Para além disso tenho um artigo in press numa revista indexada, embora refiram na avaliação “Sem publicações indexadas embora com um artigo in press e como primeiro autor”. Terão considerado que o artigo in press é para revista não indexada. Não se percebe!

Tenho ainda duas comunicações orais às quais não fazem qualquer referência na avaliação. Uma das comunicações foi no congresso internacional da temática a que me candidato, e outro no congresso espanhol (não sei se conta também como comunicação internacional). Acontece que ambas as comunicações versam sobre o mesmo tema do artigo (poderão não estar a contabilizar por causa disso). Menos importante, mas não desprezível, tenho elevada experiência profissional, numa perspectiva mais técnica, no tipo de trabalho a desenvolver de acordo com o programa de trabalhos.
Acham que o meu mérito está a ser subvalorizado, tenho por onde pegar?

Obrigado a todos e boa sorte para quem for a recurso.

djnix
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado abr 02, 2011 7:04 pm
University/ Institute: ___

Mensagem por djnix »

Bom dia

Eu também não tive bolsa das Ciências Veterinárias. Ainda não entendo como com uma licenciatura (pre-bolonha) com media de 15, mestrado com media de 18, dois posters, 1 comunicação oral, 4 artigos submetidos (2 como autor) em revistas indexadas (todos à espera de resposta) e experiência profissional fiquei com 3.5-4-4.

Ainda nem entendo como é possível que candidatos com licenciatura de bolonha com media de 16, sem experiência profissional, sem publicações e sem nada de nada tenham uma nota final de 4.3...

Só eu é que sou parvo....!!!

FACT
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 1:41 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências da UL

Mensagem por FACT »

Souki Escreveu:
wendy Escreveu:Boa tarde caros colegas,

Parabéns a quem conseguiu e força para quem ainda não foi desta ( meu caso). Tenhu uma questão para vocês: quando preencheram a candidatura a bolsa a média de curso era suposto ser arredondada à unidade ou ás centesimas?! No meu caso (um pouco xato) acabei o curso com 14,45 o que arredondando ás unidades dá 14 e foi isso que coloquei na candidatura. Será que fiz mal? Obrigada!

D

14.45 = 14.5 = 15, certo? Arredondado às unidades daria 15, penso que seria isso que deverias ter posto. Assim terias pelo menos 3.5 nessa categoria, acho eu. Mas isso se pedires recurso sobe-te logo imenso a nota e pode ser que consigas a bolsa :)

Epá tive um colega meu que também teve de média final 14,45 e eles não arredondam pra cima mas sim pra baixo, ficando 14. Colocaste bem.

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 29, 2011 1:17 pm
University/ Institute: FDL

Mensagem por marisa.quaresma.reis »

eu aprendi umas coisas importantes com esta experiencia:

1) uma pessoa pode esforçar-se imenso num mestrado em direito (pre-bolonha) numa publica e ter uma brilhantes nota a ponto de ser convidado a apresentar directamente a tese per saltum,
2) ser research fellow ha 2 anos numa instituicao internacional de investigacao na area em q se candidata,
3) ter premios de distincao atribuidos pelo comissao europeia pelo trabalho de investigacao e disseminacao de resultados que tem levado a cabo,
4) ter participacoes em congressos internacionais e publicacoes em peer-reviewed journals, e
5) ser inclusivamente Editora num peer-reviewed jouirnal,

que se tiver menos de 15 na licenciatura nao vai a lado nenhum

tivesse eu tido 15 na licenciatura e tudo teria sido diferente. (tive 14 em direito numa publica e num programa tambem pre-bolonha, e quem conhece a área sabe bem que é não uma má nota).

na prática só é decisiva a nota da licenciatura, sendo que o trabalho desenvolvido no mestrado é muito mais próximo do tipo de trabalho que se faz num doutoramento.

também de pouco ou nada serve (em alguns casos serve mesmo de nada, no meu caso serviu apenas 0,5) o trabalho desenvolvido com imenso esforço e reconhecido internacional e nacionalmente.

ou seja, na FCT nao há espaço para que o indivíduo melhore, amadureça evolua porque ficará agarrado ao que foi dos 17 aos 22 anos e não ao que é aos 32, que é o meu caso.

tambem nao ha distincao entre quem estudou 5+ 3 (que na pratica foram 4 mas enfim) ou quem estudou 3+2.

tambem só me falta 0,1 para estar no limite da linha de corte. basta subirem 2 decimas no meu merito pessoal (q foi 3,5) e ja consigo a bolsa.

vou tentar a AP e em ultima instancia o recurso.

na AP vou pegar no merito pessoal pela falta de fundamentacao sobre o valor da bonificacao. no recurso, alem disso, vou focar-me no desconhecimento na minha area de investigacao que existe em Portugal o q vou presumir que tenha dificultado a avaliacao do plano de trabalhos e da justificacao do tema.

boa sorte a todos (e a mim, já agora!)

Responder