Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Mush »

The Blues Escreveu:
humm.. Eu digo isto porque sempre que se fala em investigadores de sucesso falam sempre de pessoas dessa área (e de biologia celular e molecular) e, mais importante, em termos de bolsas de FCT (consultando o site eracareers) o que se vê são ofertas nessas áreas. Pelo menos em comparação com várias áreas da química, que se vê pouco. E o que não falta em Química é malta, a queixar de perda de financiamento para essas áreas, pelo que tinha ideia que não estariam mal (antes pelo contrário).
as bolsas que estao no eracareers sao financiadas por projectos aprovados pela FCT, nao tem nada haver com as BD

The Blues
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça abr 19, 2011 5:09 pm
University/ Institute: FCUP

Mensagem por The Blues »

Mush Escreveu:
The Blues Escreveu:
humm.. Eu digo isto porque sempre que se fala em investigadores de sucesso falam sempre de pessoas dessa área (e de biologia celular e molecular) e, mais importante, em termos de bolsas de FCT (consultando o site eracareers) o que se vê são ofertas nessas áreas. Pelo menos em comparação com várias áreas da química, que se vê pouco. E o que não falta em Química é malta, a queixar de perda de financiamento para essas áreas, pelo que tinha ideia que não estariam mal (antes pelo contrário).
as bolsas que estao no eracareers sao financiadas por projectos aprovados pela FCT, nao tem nada haver com as BD
Sim, eu sei. É mais porque havendo mais bolsas para essas áreas do que para outras (Química, por exemplo) indica que andam a ter mais projectos financiados, ou pelo menos um maior financiamento. O que indica alguma coisa das "prioridades" da FCT, o que acho que vir a influenciar a distribuição de dinheiro nas BD. Porque eu acho um pouco estranho e não muito realista a FCT andar a favorecer certas áreas em relação às outras, e depois na BD ter um comportamento muito diferente.

A_ribeiro
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 08, 2011 9:57 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por A_ribeiro »

Bem por hoje terminou a espera. Ainda bem que existe um sítio onde podemos esperar em conjunto.

Até amanhã :smt005

demichelis
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 24, 2011 1:23 am
University/ Institute: ITPT

Mensagem por demichelis »

A_ribeiro Escreveu:Bem por hoje terminou a espera. Ainda bem que existe um sítio onde podemos esperar em conjunto.

Até amanhã :smt005
É certo que os resultados nunca poderão sair depois das 19h?

àespera
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta set 09, 2011 11:14 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por àespera »

:smt017 não sei!

A_ribeiro
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 08, 2011 9:57 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por A_ribeiro »

Também não sei! Sorry!

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

a FCT é como a vida... cheia de surpresas!!! :-D

demichelis
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 24, 2011 1:23 am
University/ Institute: ITPT

Mensagem por demichelis »

Se ninguém sabe porque é que se parte do princípio "Já são 19h, amanhã há mais" ?

Já parece a história das fontes seguras...

àespera
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por àespera »

ai sempre que aparece o pop-up de novo mail o meu coração até dá uma voltinha lol

eu não parto de princípio nenhum lol

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

demichelis Escreveu:Se ninguém sabe porque é que se parte do princípio "Já são 19h, amanhã há mais" ?

Isto tem haver com o facto de o ano passado os resultados estarem disponiveis online entre as 19h e as 20h do dia 6 de Setembro (pelo que disseram aqui)...logo, ate as 19h ainda é dia...

PatríciaR.
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 05, 2011 4:08 pm
University/ Institute: ...

Mensagem por PatríciaR. »

Mush Escreveu:
demichelis Escreveu:Se ninguém sabe porque é que se parte do princípio "Já são 19h, amanhã há mais" ?

Isto tem haver com o facto de o ano passado os resultados estarem disponiveis online entre as 19h e as 20h do dia 6 de Setembro (pelo que disseram aqui)...logo, ate as 19h ainda é dia...
Ai o que eu gostava que ainda fosse hoje!!! Não tarda começam as aulas na minha faculdade... :?

nsousa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo ago 21, 2011 11:09 pm
University/ Institute: UPF

Mensagem por nsousa »

Um bom haja a todos os que aguardam pacientemente pelos resultados da bolsa!

Alguém me sabe dizer quando, no caso de receber a bolsa, será efectuado o pagamento da 1º tranche? Com base no que me disse um amigo meu, bolseiro FCT de doutoramento (1º fase) há uns tantos anos passados, a recepção do 1º pagamento só foi realizado em Fevereiro (4-5 meses depois do parecer positivo da sua candidatura!). Alguém me sabe dizer como foi o ano passado?

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

nsousa Escreveu:Um bom haja a todos os que aguardam pacientemente pelos resultados da bolsa!

Alguém me sabe dizer quando, no caso de receber a bolsa, será efectuado o pagamento da 1º tranche? Com base no que me disse um amigo meu, bolseiro FCT de doutoramento (1º fase) há uns tantos anos passados, a recepção do 1º pagamento só foi realizado em Fevereiro (4-5 meses depois do parecer positivo da sua candidatura!). Alguém me sabe dizer como foi o ano passado?
Se for como o ano que passou:
Após aprovação da candidatura, terás de submeter todos os documentos necessários (certificados, aceitação dos orientadores e instituição, etc). Depois a FCT terá de aprovar os documentos que submeteste - se existir algum erro terás de ressubmeter o que estiver em falta. Depois de a FCT aprovar os documentos submetidos disponibilizará o contrato para assinares, que terás de entregar juntamente com os originais ou cópias autenticadas dos documentos que submeteste on-line, pessoalmente ou enviando por correio (creio que se enviares por correio os certificados eles devolverão, embora não esteja 100% seguro disso - se entregares em mão eles fotocopiam e devolvem-tos na hora). Depois eles têm de aprovar os documentos que entregaste, e enviar-te uma das folhas do contrato assinadas por eles, e depois disso, quando tudo estiver acertado da parte deles, começam o pagamento.
Ou seja, quanto tempo demora depende de quão rápido consegues ter os documentos prontos para submeter, e de quão rápido a FCT os aprova e dá andamento ao processo. Se a tua instituição de acolhimento for portuguesa e tratar de tudo sem demoras poderá estar tudo OK e começarem a pagar em poucos meses. Se os teus orientadores e instituição demorarem (o que é especialmente provável se tiveres de tratar de coisas no estrangeiro), ou ainda não tiveres terminado todos os estudos, demorará mais tempo.
No meu caso particular (pós-doc), tendo tido a bolsa aprovada em meados de Janeiro, só consegui ter toda a papelada em condições de submeter em Abril, e por demora de envio do correio de uma instituição estrangeira só pude entregar os originais em Maio. Os pagamentos começaram em meados de Julho, cerca de 2 meses da entrega física dos documentos e 3 da submissão on-line.
Nota que mesmo que o pagamento comece depois da data de início da bolsa, depois pagam-te com retroactivos.

Boa sorte.

Falcao
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 07, 2010 11:25 pm

Mensagem por Falcao »

Mush Escreveu:
The Blues Escreveu:
Agora o meu medo, mais que grandes cortes (que não acredito que sejam tão colossais, mas acredito bem que hajam) é que o governo desvie financiamento de muitas áreas para áreas mais na moda como investigação médica, certas engenharias, biotecnologia, lixando pessoal de outras áreas. Algo que penso que vai acontecer, embora sem saber a que extensão, devido a algumas declarações do ministro da educação (penso eu) e outros politiqueiros...
Espero bem que sim, no meu caso.
Aqui estao os dados da FCT para o "Financiamento das bolsas de doutoramento por domínio científico"

2005
1 - Ciências Naturais 23%
2 - Ciências da Engenharia e Tecnologias 18%
3 - Ciências Sociais 17%
4 - Ciências Medicas e da Saude 15%
5 - Ciências Exactas 13%
6 - Humanidades 10%
7 - Ciências Agrarias 4%

2010
1 - ↑(2) - Ciências da Engenharia e Tecnologias 21% (+3%)
2 - ↑(3) - Ciências Sociais 20% (+3%)
3 - ↓(1) - Ciências Naturais 18% (-5%)
4 - ↑(6) - Humanidades 15% (+5%)
5 - ↓(4) - Ciências Medicas e da Saude 13% (-2%)
6 - ↓(5) - Ciências Exactas 9% (-4%)
7 - =(7) - Ciências Agrarias 4%

Como podes ver, investigação médica nao tem andado muito na moda :( ate humanidades nos passam a frente...

Oh Mush desculpa lá, mas essa das humanidades... Estás a ser um pouco injusta, porque além das humanidades comportarem imensa coisa, é a área que mais dificilmente arranja outras fontes de financiamento para investigação e desenvolvimento...
Na área da saúde vê os balúrdios para investigação só, por exemplo, da fundação Champalimaud.
Até o suporte extra das humanidades que foi a Calouste está agora a apertar os cordões da bolsa e a redireccionar os investimentos... Tudo é importante para o avanço das ciências e atenção, as humanidades, como base das ideias e da linguagem, são a matriz de todas as ciências, abandoná-las é condenarmos-nos no longo prazo.

PatríciaR.
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 05, 2011 4:08 pm
University/ Institute: ...

Mensagem por PatríciaR. »

Falcao Escreveu:
Mush Escreveu:
The Blues Escreveu:
Agora o meu medo, mais que grandes cortes (que não acredito que sejam tão colossais, mas acredito bem que hajam) é que o governo desvie financiamento de muitas áreas para áreas mais na moda como investigação médica, certas engenharias, biotecnologia, lixando pessoal de outras áreas. Algo que penso que vai acontecer, embora sem saber a que extensão, devido a algumas declarações do ministro da educação (penso eu) e outros politiqueiros...
Espero bem que sim, no meu caso.
Aqui estao os dados da FCT para o "Financiamento das bolsas de doutoramento por domínio científico"

2005
1 - Ciências Naturais 23%
2 - Ciências da Engenharia e Tecnologias 18%
3 - Ciências Sociais 17%
4 - Ciências Medicas e da Saude 15%
5 - Ciências Exactas 13%
6 - Humanidades 10%
7 - Ciências Agrarias 4%

2010
1 - ↑(2) - Ciências da Engenharia e Tecnologias 21% (+3%)
2 - ↑(3) - Ciências Sociais 20% (+3%)
3 - ↓(1) - Ciências Naturais 18% (-5%)
4 - ↑(6) - Humanidades 15% (+5%)
5 - ↓(4) - Ciências Medicas e da Saude 13% (-2%)
6 - ↓(5) - Ciências Exactas 9% (-4%)
7 - =(7) - Ciências Agrarias 4%

Como podes ver, investigação médica nao tem andado muito na moda :( ate humanidades nos passam a frente...

Oh Mush desculpa lá, mas essa das humanidades... Estás a ser um pouco injusta, porque além das humanidades comportarem imensa coisa, é a área que mais dificilmente arranja outras fontes de financiamento para investigação e desenvolvimento...
Na área da saúde vê os balúrdios para investigação só, por exemplo, da fundação Champalimaud.
Até o suporte extra das humanidades que foi a Calouste está agora a apertar os cordões da bolsa e a redireccionar os investimentos... Tudo é importante para o avanço das ciências e atenção, as humanidades, como base das ideias e da linguagem, são a matriz de todas as ciências, abandoná-las é condenarmos-nos no longo prazo.
Apoiadíssimo!!! As pessoas tendem a desvalorizar as Humanidades, o que é uma vergonha. São o parente pobre porque aparentemente não geram riqueza. Acho que enquanto não se mudar esta maneira de pensar, não saímos da cepa torta.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

Falcao Escreveu: Oh Mush desculpa lá, mas essa das humanidades... Estás a ser um pouco injusta, porque além das humanidades comportarem imensa coisa, é a área que mais dificilmente arranja outras fontes de financiamento para investigação e desenvolvimento...

eeeiiii!!!! :(
Nao disse nada de mal acerca das humanidades, nem quis dizer que sao menos importantes.
Apenas quis mostrar que ate as humanidades tem mais bolsas atribuidas do que ciencias medicas e da saude. Ao contrario do que se possa pensar, ciencias medicas e da saude nao é a area "favorita" para serem atribuidas BD. Este comentario foi em resposta ao que o TheBlues disse: "o meu medo, mais que grandes cortes (que não acredito que sejam tão colossais, mas acredito bem que hajam) é que o governo desvie financiamento de muitas áreas para áreas mais na moda como investigação médica,.. "

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

PatríciaR. Escreveu:
Falcao Escreveu: Oh Mush desculpa lá, mas essa das humanidades... Estás a ser um pouco injusta, porque além das humanidades comportarem imensa coisa, é a área que mais dificilmente arranja outras fontes de financiamento para investigação e desenvolvimento...
Apoiadíssimo!!! As pessoas tendem a desvalorizar as Humanidades, o que é uma vergonha. São o parente pobre porque aparentemente não geram riqueza. Acho que enquanto não se mudar esta maneira de pensar, não saímos da cepa torta.
Mas explicam-me onde e quando é que desvalorizei as humanidades?????? :smt012

àespera
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por àespera »

Vá vá não nos vamos zangar 8)

nós só queremos uma oportunidade para fazer ciência, seja de que forma for ou em que área for nenhum contributo é menor, é simplesmente diferente.

já viram se investigássemos todos a mesma coisa? que seca :p

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

Mush Escreveu:
PatríciaR. Escreveu:
Mas explicam-me onde e quando é que desvalorizei as humanidades?????? :smt012
Eu quero acreditar que isso ja sao os nervos e a ansiedade a falar, porque atirar pedras sem saber do contexto em que se diz as coisas nao é muito inteligente :|

Rutegard
Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Mensagem por Rutegard »

tb n fiquei com a impressão de que se estava a desvalorizar essa área!

O que a Mush quis dizer é que as ciências médicas não são as queridinhas cá da casa!

Mush, deixa lá, é o cansaço...a gente já nem lê como deve ser.....

Responder