Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Tiago H. Silva »

Souki Escreveu:Tenho uma dúvida - imaginem que recebemos a bolsa, mas que só nos começam a pagá-la para o próximo ano, Janeiro ou assim (como já ouvi dizer que pode acontecer). Nesse entretanto também não poderei exercer nenhuma actividade, certo? Se já assinei contrato com a FCT não posso trabalhar, mas também não recebo, é isso? Mais uma chatice que se antevê, mesmo que seja após a alegria de receber a bolsa (I hope!)... Ai ai!
Não poderás exercer nenhuma actividade (a não ser as que não violam a exclusividade - vê o estatuto do bolseiro) a partir da data de início da bolsa, que é definida, na prática, na altura da assinatura do contrato. O ideal é que o pagamento da bolsa inicie logo, sem atrasos, mas infelizmente nem sempre acontece...

Bom trabalho,
Tiago

The Blues
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça abr 19, 2011 5:09 pm
University/ Institute: FCUP

Mensagem por The Blues »

PatríciaR. Escreveu:
MsAlmaMater Escreveu:
PatríciaR. Escreveu: Não sei se há mais alguém na minha situação, mas eu estou desempregada e estou a depender muito da resposta da FCT. Vou provavelmente recusar um trabalho porque não me posso comprometer com um contrato e, se receber a bolsa, correr o risco de a perder (quando concorri à bolsa de doutoramento, comprometi-me a dedicar-me a tempo inteiro ao projecto). Entretanto, a minha orientadora já me perguntou os seminários que vou fazer para poder avisar a faculdade, e tudo isto sem eu sonhar se depois os vou fazer realmente, já que sem bolsa nada feito. Este processo é muito complicado e este tempo de espera tão longo é prejudicial. É uma tortura! Neste momento acho que tenho a minha vida pendente porque não posso fazer grande coisa enquanto a resposta da FCT não vier. E se for negativa... Nem quero pensar nisso. :(
Infelizmente acho que há muita gente na tua situação. Penso que na grande maioria estamos todos dependentes dos resultados das bolsas. Eu sinto-me como o tolo em cima da ponte, sem saber para que lado me virar. Infelizmente, enquanto não souber se tive bolsa ou não, não poderei virar-me para lado nenhum!
Agora, na tua situação, se tiveste uma proposta de trabalho fixe, acho que não deverias recusá-la para já. Quanto mais não seja, poderás aceitá-la e adiar o início da tua bolsa, se entretanto a vieres a ter. Agora, enquanto não tiveres a certeza que a tens, acho que não deves recusar nada... Como se costuma dizer "mais vale um pássaro na mão que dois a voar!"
Mas é claro, isto é só a minha opinião... e vale o que vale! ;)

Pelo menos já não me sinto exemplar único. :?
Não é bem uma proposta de trabalho: é mais ir fazer o que fiz no ano passado e a ganhar uma miséria. Não gostaria de voltar a trabalhar ali, mas estar sem ganhar dinheiro também não sabe nada bem. E é um tipo de trabalho que depois não se pode largar a qualquer momento... Por isso também me sinto assim: não sei o que fazer. Precisava MESMO dos resultados (eu e todos vocês, claro) porque mesmo que receba um não, ao menos sei com o que conto e posso começar a procurar alguma coisa para fazer este ano. Esta espera é do pior. Será que os senhores da FCT fazem ideia do que isto nos custa??? E depois, saber que há a hipótese de o ano lectivo começar e nós sem sabermos qualquer resposta... O que pretendem fazer nesse caso? Assistir aos seminários nas faculdades na mesma? A minha orientadora diz-me para escolher os seminários que quero fazer (no fundo, para me ir preparando para o início do ano lectivo) e eu fico de nó na garganta a pensar que posso estar a escolher algo que não vou fazer. É muito desgastante.

Na FCT é tudo uma cambada de incompetentes. Como é que com as avaliações já feitas há umas semanas largas, e ainda não se sabem os resultados?!?!?! Que raio de burocracias é que demoram tanto?! Ainda por cima numa situação em que, todos sabem, existem pessoas que passam um verdadeiro inferno financeiro por causa da demora. Financeiro e não só. Eu felizmente não estou apertado como tu em termos de dinheiro pois tenho uma bolsa de investigação até ao final do ano, no lab onde pretendo fazer o doutoramento. Agora é desesperante na mesma demorar "500" anos a saber, por causa de burocracias :evil: , se consigo ficar, onde já estou à 3 anos de estágio de licenciatura/tese de mestrado/bolsa, a fazer o projecto que eu planeei ou se pura e simplesmente em Janeiro estou na rua. O que não seria tão mal se não se andasse meses a frustrar com essa incógnita devido à lentidão da FCT...
Última edição por The Blues em terça set 06, 2011 5:30 pm, editado 1 vez no total.

filipamsferro
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda dez 27, 2010 5:37 pm
University/ Institute: IST

Mensagem por filipamsferro »

joaopmcosta Escreveu:
filipamsferro Escreveu:Eu não entendo uma coisa... A linha de corte de Eng. Mecânica para este ano é mesmo 4??? Bem, com isso estou feita... Só tento mais este ano... No ano passado perdi porque não linkei o meu Prof, agora este ano não conseguir outra vez... Azarex!!! Mas vou tentar não desesperar com isto, pelo menos neste momento estou com bolsa até Dezembro!!! Pessoal não desesperem!!! :)
olha que tem piada que tou exactamente na mesma situação que tu e aconteceu-me exactamente o mesmo o ano passado!
No ano passado passei-me! Fiz o recurso e nada... Acho que é uma situação completamente patética, e dá vontade de desistir da ideia de fazer doutoramento...

catcosta
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 13, 2011 12:04 pm

Mensagem por catcosta »

Na FCT é tudo uma cambada de incompetentes. Como é que com as avaliações já feitas há umas semanas largas, e ainda não se sabem os resultados?!?!?! Que raio de burocracias é que demoram tanto?! Ainda por cima numa situação em que, todos sabem, existem pessoas que passam um verdadeiro inferno financeiro por causa da demora. Financeiro e não só. Eu felizmente não estou apertado como tu em termos de dinheiro pois tenho uma bolsa de investigação até ao final do ano, no lab onde pretendo fazer o doutoramento. Agora é desesperante na mesma demorar "500" anos a saber, por causa de burocracias :evil: , se consigo ficar, onde já estou à 3 anos de estágio de licenciatura/tese de mestrado/bolsa, a fazer o projecto que eu planeei ou se pura e simplesmente em Janeiro estou na rua. O que não seria tão mal se não se andasse meses a frustrar com essa incógnita devido à lentidão da FCT...[/quote]

Eu compreendo o desespero, porque já estive nessa situação e tenho pessoas amigas que se encontram na mesma situação que vocês, mas têm de perceber que a parte da FCT está feita, ou seja, eles têm a parte das avaliações e de estabelecer as listagens dos candidatos...o que já está feito desde julho. Agora o que falta, e que é a verdadeira razão para todos os atrasos (e é por isso que a FCT nunca sabe dizer quando e que saem os resultados), é definir quanto dinheiro vai ser 'investido', porque só nessa altura se poderão estabelecer as linhas de corte e publicar os resultados. Tendo em conta que está um orçamento de estado para aprovação, tanto pode ser que eles incluam estas bolsas ainda no orçamento de 2011 e, assim sendo, as bolsas devem estar para sair, ou só no de 2012. Neste caso, que espero para bem de muitos não ser o caso, só depois da aprovação do orçamento é que se poderão eventualmente estabelecer as linhas de corte e publicar os resultados.

Eu compreendo a frustração de todos, mas a culpa NÃO é da FCT.

Boa sorte para todos!

The Blues
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça abr 19, 2011 5:09 pm

Mensagem por The Blues »

catcosta Escreveu:
Na FCT é tudo uma cambada de incompetentes. Como é que com as avaliações já feitas há umas semanas largas, e ainda não se sabem os resultados?!?!?! Que raio de burocracias é que demoram tanto?! Ainda por cima numa situação em que, todos sabem, existem pessoas que passam um verdadeiro inferno financeiro por causa da demora. Financeiro e não só. Eu felizmente não estou apertado como tu em termos de dinheiro pois tenho uma bolsa de investigação até ao final do ano, no lab onde pretendo fazer o doutoramento. Agora é desesperante na mesma demorar "500" anos a saber, por causa de burocracias :evil: , se consigo ficar, onde já estou à 3 anos de estágio de licenciatura/tese de mestrado/bolsa, a fazer o projecto que eu planeei ou se pura e simplesmente em Janeiro estou na rua. O que não seria tão mal se não se andasse meses a frustrar com essa incógnita devido à lentidão da FCT...

Eu compreendo o desespero, porque já estive nessa situação e tenho pessoas amigas que se encontram na mesma situação que vocês, mas têm de perceber que a parte da FCT está feita, ou seja, eles têm a parte das avaliações e de estabelecer as listagens dos candidatos...o que já está feito desde julho. Agora o que falta, e que é a verdadeira razão para todos os atrasos (e é por isso que a FCT nunca sabe dizer quando e que saem os resultados), é definir quanto dinheiro vai ser 'investido', porque só nessa altura se poderão estabelecer as linhas de corte e publicar os resultados. Tendo em conta que está um orçamento de estado para aprovação, tanto pode ser que eles incluam estas bolsas ainda no orçamento de 2011 e, assim sendo, as bolsas devem estar para sair, ou só no de 2012. Neste caso, que espero para bem de muitos não ser o caso, só depois da aprovação do orçamento é que se poderão eventualmente estabelecer as linhas de corte e publicar os resultados.

Eu compreendo a frustração de todos, mas a culpa NÃO é da FCT.

Boa sorte para todos!
Primeiro, obrigado pela boa sorte :)

Segundo, isso não é bem assim. Eu percebo e também já imaginava que nesta fase o que faltaria fosse efectivamente ver quanto dinheiro há. Agora se a FCT não tem culpa e também está à espera de saber quanto vai ter para dar, e se basicamente todos os anos é isto, porque raio é que não atrasa o final da candidatura para mais perto da data em que sabe o "orçamento" disponivel para as bolsas? É incompetência sim, pelo menos dos bosses da FCT, porque isto é algo que pelos vistos acontece sempre. Se acontece sempre, como é que ainda não mudaram (sabendo o que custa aos candidatos esta espera) se não pela atitude do "deixa andar que não somos nós que penamos?"

PatríciaR.
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 05, 2011 4:08 pm
University/ Institute: ...

Mensagem por PatríciaR. »

filipamsferro Escreveu:
joaopmcosta Escreveu:
filipamsferro Escreveu:Eu não entendo uma coisa... A linha de corte de Eng. Mecânica para este ano é mesmo 4??? Bem, com isso estou feita... Só tento mais este ano... No ano passado perdi porque não linkei o meu Prof, agora este ano não conseguir outra vez... Azarex!!! Mas vou tentar não desesperar com isto, pelo menos neste momento estou com bolsa até Dezembro!!! Pessoal não desesperem!!! :)
olha que tem piada que tou exactamente na mesma situação que tu e aconteceu-me exactamente o mesmo o ano passado!
No ano passado passei-me! Fiz o recurso e nada... Acho que é uma situação completamente patética, e dá vontade de desistir da ideia de fazer doutoramento...

Desculpa, mas o que é «linkar o prof»? É associá-lo à candidatura?

filipamsferro
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda dez 27, 2010 5:37 pm

Mensagem por filipamsferro »

Desculpa, mas o que é «linkar o prof»? É associá-lo à candidatura?[/quote]

Sim!!! só que no ano passado fiz tudo um pouco em cima do joelho, e confesso que não percebi que era mesmo necessário associar à candidatura... lixei-me!!! Mas pelos vistos este ano com tudo direitinho não vai dar...

catcosta
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 13, 2011 12:04 pm

Mensagem por catcosta »

Primeiro, obrigado pela boa sorte :)

Segundo, isso não é bem assim. Eu percebo e também já imaginava que nesta fase o que faltaria fosse efectivamente ver quanto dinheiro há. Agora se a FCT não tem culpa e também está à espera de saber quanto vai ter para dar, e se basicamente todos os anos, porque raio é que não atrasa o final da candidatura mais perto para da data em que sabe o "orçamento" disponivel para as bolsas? É incompetência sim, pelo menos dos bosses da FCT, porque isto é algo que pelos vistos acontece sempre. Se acontece sempre, como é que ainda não mudaram (sabendo o que custa aos candidatos esta espera) se não pela atitude do "deixa andar que não somos nós que penamos?"[/quote]

De nada! :) Não é verdade que aconteça todos os anos. Tive amigos que concorreram há dois anos na primeira fase e souberam os resultados logo em meados de Agosto! Sim, Agosto, pasmem-se! Tudo porque queriam pôr as bolsas ainda no orçamento de estado de 2009 e por isso apressaram todo o processo. A razão pela qual eles não atrasam as candidaturas não sei, mas há muitos candidatos a pós-doc a ficarem sem bolsa em Outubro que assim ainda podem ter a esperança de pelo menos saberem qual é a sua sorte antes de tal acontecer...mas nisso concordo tb, talvez devessem saber logo o dinheiro que vai ser investido antes de abrirem os concursos...mas imagina que atrasavam imenso os consursos, era possível que nesse caso começasse a haver especulação de se haveria ou não concursos para as bolsas... talvez fosse ainda mais incerteza saber que podia nem abrir concurso, digo eu...

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 29, 2011 1:17 pm
University/ Institute: FDL

Mensagem por marisa.quaresma.reis »

alguém me sabe dizer se a nota dos centros de investigação a ter em conta é a nota em 2007? não houve uma reavaliação depois disso? do que li e se bem percebi em 2009 houve uma nova avaliação publicada algures.. não encontro isso!

acabo de descobrir que na avaliação de 2007 o centro da faculdade de direito da Universidade de Lisboa teve FAIR!!! estou chocada e preocupada.. é que isso equivale a uma nota de 1 de o a 5!!!! Tenho um co-orientador da Faculdade de Letras (Filosofia) , sendo que o centro de investigação desta faculdade tem um VERY GOOD.

o que acham que posso esperar??

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/unidade ... 5AD280228B}

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por D_Little_B »

catcosta Escreveu:De nada! :) Não é verdade que aconteça todos os anos. Tive amigos que concorreram há dois anos na primeira fase e souberam os resultados logo em meados de Agosto! Sim, Agosto, pasmem-se! Tudo porque queriam pôr as bolsas ainda no orçamento de estado de 2009 e por isso apressaram todo o processo.
Confirmo: concorri em 2009 e os resultados sairam a 12 de Agosto. Mas também há que ver que a 1.ª fase nesse ano fechou a 1 de Junho.

Quanto às razões, creio que não era bem bem orçamento de estado, mas sim o facto de, na altura, irem haver eleições legislativas em Setembro ;-) ...
J

PatríciaR.
investigador em formação
investigador em formação

marisa.quaresma.reis Escreveu:alguém me sabe dizer se a nota dos centros de investigação a ter em conta é a nota em 2007? não houve uma reavaliação depois disso? do que li e se bem percebi em 2009 houve uma nova avaliação publicada algures.. não encontro isso!

acabo de descobrir que na avaliação de 2007 o centro da faculdade de direito da Universidade de Lisboa teve FAIR!!! estou chocada e preocupada.. é que isso equivale a uma nota de 1 de o a 5!!!! Tenho um co-orientador da Faculdade de Letras (Filosofia) , sendo que o centro de investigação desta faculdade tem um VERY GOOD.

o que acham que posso esperar??

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/unidade ... 5AD280228B}
Nunca percebi muito bem isso. Os avaliadores têm em conta o facto de estarmos ou não associados a um centro de investigação, correcto? E aí é que vão ver a nota do respectivo centro? Eu não estou associada a nenhum, apenas coloquei a instituição de acolhimento onde decorreria o ciclo de estudos, por isso terei 0 nessa componente, não é? A minha orientadora é que, obviamente, está ligada a um centro.

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação

pois eu coloquei a faculdade de direito da UL como instituto de acolhimento e instituição que confere o grau. se querem que vos diga nem percebia bem isso dos centros... mas como o centro é o centro da faculdade de direito pode ser que passe... (espero!)
REZO para que nao impliquem por isso...
agora vamos ver.
eu espero nao ter 0 nesta rubrica da avaliação... mas pelos vistos nao posso esperar ter mt mais se tiverem por base a classificacao de 2007 que a minha faculdade deve... nao pensei q a faculdade de direito da classica estivesse tao mal cotada... foi uma surpresa para mim.
mas a avaliacao é feita numa media ponderada de 50% para o merito do candidato, 30% para o programa de trabalhos e 20% para a instituição. ainda assim é uma pena que havendo instituicoes com classificacoes tao boas, eu tenha logo investido numa tao mal cotada. é que sempre é uma componente da avaliacao menos subjectiva e que ajuda muito em casos limite...

PatríciaR.
investigador em formação
investigador em formação

marisa.quaresma.reis Escreveu:pois eu coloquei a faculdade de direito da UL como instituto de acolhimento e instituição que confere o grau. se querem que vos diga nem percebia bem isso dos centros... mas como o centro é o centro da faculdade de direito pode ser que passe... (espero!)
REZO para que nao impliquem por isso...
agora vamos ver.
eu espero nao ter 0 nesta rubrica da avaliação... mas pelos vistos nao posso esperar ter mt mais se tiverem por base a classificacao de 2007 que a minha faculdade deve... nao pensei q a faculdade de direito da classica estivesse tao mal cotada... foi uma surpresa para mim.
mas a avaliacao é feita numa media ponderada de 50% para o merito do candidato, 30% para o programa de trabalhos e 20% para a instituição. ainda assim é uma pena que havendo instituicoes com classificacoes tao boas, eu tenha logo investido numa tao mal cotada. é que sempre é uma componente da avaliacao menos subjectiva e que ajuda muito em casos limite...
Aquilo que eu percebi é que eles contam o facto de estares oficialmente sob a alçada de um centro de investigação. Ora, isso não estou... Até porque no site da FCT aquilo que tem notas são centros de investigação e não Faculdades ou Universidades. Assim, parto do pressuposto de que a minha avaliação nesse ponto seja de 0. :(

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação

com base nisto, creio que não terá que ser necessariamente assim como dizes. e afinal fair é 1,5 conforme consta dessa tabela. seja como for é mt baixo...:

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... /guiao2011

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Gente,!!! o que conta é a instituicao (instituicoes - BD mistas) de acolhimento e nao vinculos.
Ja vos dou o link para as avaliacoes de 2009 que ja as vi algures.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Mush Escreveu:Gente,!!! o que conta é a instituicao (instituicoes - BD mistas) de acolhimento e nao vinculos.
Ja vos dou o link para as avaliacoes de 2009 que ja as vi algures.
Peco desculpa, afinal era de 2007 :|

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação

pois, mas acho que é essa avaliação que servirá de base este ano... estou desgraçada.
bem, resta esperar. boa sorte a todos!

rosab
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 01, 2011 2:10 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por rosab »

Tiago H. Silva Escreveu:
Souki Escreveu:Tenho uma dúvida - imaginem que recebemos a bolsa, mas que só nos começam a pagá-la para o próximo ano, Janeiro ou assim (como já ouvi dizer que pode acontecer). Nesse entretanto também não poderei exercer nenhuma actividade, certo? Se já assinei contrato com a FCT não posso trabalhar, mas também não recebo, é isso? Mais uma chatice que se antevê, mesmo que seja após a alegria de receber a bolsa (I hope!)... Ai ai!
Não poderás exercer nenhuma actividade (a não ser as que não violam a exclusividade - vê o estatuto do bolseiro) a partir da data de início da bolsa, que é definida, na prática, na altura da assinatura do contrato. O ideal é que o pagamento da bolsa inicie logo, sem atrasos, mas infelizmente nem sempre acontece...

Bom trabalho,
Tiago

Não desesperem...na 5ªfeira saem os resultados...é mais uma fonte segurríssima...
Boa sorte a todos.

demichelis
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 24, 2011 1:23 am
University/ Institute: ITPT

Mensagem por demichelis »

O que vale é que são sempre "fontes seguríssimas"... :|

NotYet
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jun 27, 2011 2:54 pm

Mensagem por NotYet »

rosab Escreveu:

Não desesperem...na 5ªfeira saem os resultados...é mais uma fonte segurríssima...
Boa sorte a todos.
Queres que o pessoal morra com um ataque? Estás a brincar?

Responder