Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD
-
- recém-chegado
- Registado: quinta jul 07, 2011 1:48 pm
- University/ Institute: Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia (IBB)
Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD
Bom dia.
Candidatei-me a BD este ano apenas com licenciatura. Contudo, apenas fiz uma declaração de honra com a classificação das disciplinas que faltavam na minha ficha curricular, uma vez que ainda não tinha o certificado de licenciatura. Tenho média de 18 de licenciatura e o laboratório de acolhimento é de nível 5. Será que por não ter entregue o certificado posso ser prejudicada na avaliação?
Concorri para Ciências Biológicas, sabem dizer-me qual foi a linha de corte no ano anterior?
Cumps.
Candidatei-me a BD este ano apenas com licenciatura. Contudo, apenas fiz uma declaração de honra com a classificação das disciplinas que faltavam na minha ficha curricular, uma vez que ainda não tinha o certificado de licenciatura. Tenho média de 18 de licenciatura e o laboratório de acolhimento é de nível 5. Será que por não ter entregue o certificado posso ser prejudicada na avaliação?
Concorri para Ciências Biológicas, sabem dizer-me qual foi a linha de corte no ano anterior?
Cumps.
-
- Sócios
- Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Olá.
Quando concorri a BD também ainda não tinha concluído a licenciatura e enviei as notas das disciplinas já concluídas e uma indicação da média prevista e correu bem. No entanto, já foi há muito tempo (10 anos). O processo agora está muito diferente e para além disso está aí o modelo de Bolonha que "baralha" as designações de licenciatura. Apesar de não haver nada escrito nesse sentido, já li algures no fórum que os paineis olhavam para as notas de licenciatura que aparecem no guião de avaliação como licenciatura pré-bolonha, sendo que as licenciaturas pós-bolonha seriam as que
aparecem associadas a mestrados. A tua é pré- ou pós-bolonha?
Bem, em qualquer caso, como o concurso permite que se candidatem pessoas que ainda não tenham o grau necessário, desde que declarem que o obtêm até 31 de Dezembro, então também devem permitir casos como o teu em que, se percebi bem, já terminaste mas ainda não tens a declaração.
Se assim não fosse, seria um óptimo motivo para usar o período de Audiência Prévia.
Bom trabalho,
Tiago
Quando concorri a BD também ainda não tinha concluído a licenciatura e enviei as notas das disciplinas já concluídas e uma indicação da média prevista e correu bem. No entanto, já foi há muito tempo (10 anos). O processo agora está muito diferente e para além disso está aí o modelo de Bolonha que "baralha" as designações de licenciatura. Apesar de não haver nada escrito nesse sentido, já li algures no fórum que os paineis olhavam para as notas de licenciatura que aparecem no guião de avaliação como licenciatura pré-bolonha, sendo que as licenciaturas pós-bolonha seriam as que
Bem, em qualquer caso, como o concurso permite que se candidatem pessoas que ainda não tenham o grau necessário, desde que declarem que o obtêm até 31 de Dezembro, então também devem permitir casos como o teu em que, se percebi bem, já terminaste mas ainda não tens a declaração.
Se assim não fosse, seria um óptimo motivo para usar o período de Audiência Prévia.
Bom trabalho,
Tiago
-
- recém-chegado
- Registado: terça ago 02, 2011 9:37 pm
- University/ Institute: Universidade de Coimbra
Pois, é mais ou menos com o que eu estou a contar. Suponho que até possa ter um 3,5, mas mesmo assim, é muito complicado, face ao que estive a ver... Enfim, fica para uma próximaFalcao Escreveu:Olá caro Colega,snorrasson85 Escreveu:Queria colocar uma série de questões ao pessoal que já lida com estes processos há mais tempo do que eu. O meu caso é o seguinte: candidatei-me para um BD na área de Arqueologia e História. Como apenas vou obter o grau de mestre no final deste ano, candidatei-me como licenciado. No ficheiro pdf onde declarei o compromisso de terminar o mestrado até ao fim do ano, indiquei que tinha tido uma média de 16 no primeiro ano do mestrado. Assim, a minha primeira é a seguinte: a média do meu primeiro de mestrado é tida em conta, mesmo não sendo complementada com um documento comprovativo?
Como eu pressuponho que a resposta será negativa, fiz as contas apenas com a minha média de licenciatura, que é 14. Assim, possuindo 1,5 de pontuação base do meu mérito pessoal, partindo da suposição que o meu plano de trabalhos teria um 4,5, mais a nota da avaliação do meu centro de investigação, que é 4,5, a média da minha candidatura dá cerca de 3,5. No entanto, penso que o mérito pessoal do candidato pesa mais como factor de ponderação, numa razão de 5 (mérito do candidato) para 3 (mérito do plano de trabalhos) e 2 (avaliação da instituição).
Portanto, gostava que o pessoal desse uma opinião sincera, sem panos quentes, de quais são as minhas possibilidades de estar acima da linha de corte e obter a bolsa.
Não sei se serei um dos tais experientes nestas andanças, pois neste momento vou "apenas" na minha segunda candidatura a bolsa de doutoramento, mas vamos lá ver o que te posso dizer, tendo em conta a minha experiência do ano passado.
Concorrendo a bolsa na mesma área que tu tive 4 na avaliação de mérito pessoal, 4,5 no mérito de plano de trabalhos e 0 na instituição, porque não apresentei nenhuma. Com esta avaliação e com a proporção que indicaste eu não tive bolsa. Este ano, mantendo-se essa avaliação e acrescentando os 4,5 da minha instituição espero que me seja concedida a bolsa (e mesmo assim com alguns receios que tal não aconteça).
Assim sendo e tendo em conta os dados e suposições que apresentas penso que terias de nota final 3 ... Ora eu o ano transacto tive nota acima dessa umas décimas e não consegui. Claro que podem existir aqui outras ponderações que desconheça, nomeadamente teres um currículo que te valha alguns pontos mais, ou outra coisa similar, mas parece-me (sem panos quentes) que neste cenário seja difícil teres bolsa, sobretudo porque não creio que nos vão facilitar a vida este ano, pelo contrário, até porque a nossa área é cada vez mais a parente pobre da ciência em Portugal... (miséria de que infelizmente não temos o exclusivo)
Oh tempore, oh mores!!!
Como é óbvio certezas só quando saírem os resultados, e até lá tudo é possível. De qualquer modo espero que corra tudo bem e desejo(-nos) a melhor sorte
Boa sorte para o teu processo, e que eles não consigam acabar com esses "chatos" dos historiadores e arqueólogos!
-
- recém-chegado
- Registado: terça ago 02, 2011 9:37 pm
- University/ Institute: Universidade de Coimbra
Ana_CMS Escreveu:Bom dia.
Cumps.
Olá, o ano passado a linha de corte para Ciências Biológicas foi 4,2, como podes ver aqui: https://spreadsheets.google.com/ccc?key ... iNII#gid=2
Boa sorte!
-
- recém-chegado
Tiago H. Silva Escreveu:Olá.
Bom trabalho,
Tiago
Desde já obrigado!! O meu curso é pós-bolonha. Mas uma colega minha conseguiu bolsa o ano passado apenas com a licenciatura, e tinha uma nota final de licenciatura inferior à minha, mas com dois papers (eu só tenho um). Agora já tenho o certificado final de curso... mas mandei mail pa FCT e eles informaram-me que agora só entrego quando sairem os resultados das avaliações.
Cumps,
Ana
-
- recém-chegado
snorrasson85 Escreveu:Ana_CMS Escreveu:Bom dia.
Cumps.
Olá, o ano passado a linha de corte para Ciências Biológicas foi 4,2, como podes ver aqui: https://spreadsheets.google.com/ccc?key ... iNII#gid=2
Boa sorte!
Obrigado pela informação!
Cumps,
Ana
-
- recém-chegado
- Registado: sexta abr 29, 2011 9:57 am
- University/ Institute: Uévora
Bom dia
Alguém sabe qual foi o valor da linha de corte para Geografia na 1ª fase de 2010. Já vi numa lista que está disponivel mas apenas contem o valor da 2ª fase.
Obrigado
Alguém sabe qual foi o valor da linha de corte para Geografia na 1ª fase de 2010. Já vi numa lista que está disponivel mas apenas contem o valor da 2ª fase.
Obrigado
-
- recém-chegado
- Registado: sexta abr 29, 2011 9:57 am
- University/ Institute: Uévora
Peço desculpa mas no post anterior disse que era o valor da linha de corte de geografia na 1ª fase de 2010 que faltava na dita lista, mas enganei-me, é mesmo o da 2ª fase que falta
Obrigado
Obrigado
-
- recém-chegado
- Registado: segunda ago 15, 2011 4:16 pm
- University/ Institute: King's College London
Amigos,
Podemos ter alguma esperança de a FCT divulgar os resultados até ao final de Setembro? Como foi no ano passado?
Ainda, alguém me pode dizer como a FCT contacta aqueles contemplados com uma bolsa, se é por correio comum ou electrónico?
Enfim, até lá continuamos a esperar.
Abraços,
Podemos ter alguma esperança de a FCT divulgar os resultados até ao final de Setembro? Como foi no ano passado?
Ainda, alguém me pode dizer como a FCT contacta aqueles contemplados com uma bolsa, se é por correio comum ou electrónico?
Abraços,
-
- investigador em formação
- Registado: terça jul 12, 2011 4:12 pm
- University/ Institute: Buffalo
Todos os candidatos recebem um email, independentemente de lhes ser atribuida a bolsa ou nao. No entanto os resultados costumam estar disponiveis online antes da FCT mandar os emails.ph.arruda Escreveu:Amigos,
Abraços,
Normalmente alguem avisa aqui que os resultados ja' estao disponiveis...
-
- recém-chegado
- Registado: segunda ago 15, 2011 4:16 pm
- University/ Institute: King's College London
Joana@UB Escreveu:Todos os candidatos recebem um email, independentemente de lhes ser atribuida a bolsa ou nao. No entanto os resultados costumam estar disponiveis online antes da FCT mandar os emails.ph.arruda Escreveu:Amigos,
Abraços,
Normalmente alguem avisa aqui que os resultados ja' estao disponiveis...
Joana,
Obrigado pela notícia!
Esta espera é que mata...
Abraço,
-
- recém-chegado
- Registado: sexta ago 26, 2011 6:14 pm
- University/ Institute: FEUP
Ola Amigos,
Alguém sabe qual é a data limite para o lançamento dos resultados das bolsas de BD e BPD 2011 ?
Cumprimentos e boa sorte a todos
Alguém sabe qual é a data limite para o lançamento dos resultados das bolsas de BD e BPD 2011 ?
Cumprimentos e boa sorte a todos
-
- recém-chegado
- Registado: terça jun 28, 2011 11:18 pm
- University/ Institute: LSHTM
Pelas contas que alguém fez consta que o limite será dia 4 de Novembro, mas correm rumores que será no início de Setembro...ng_feup Escreveu:Ola Amigos,
-
- recém-chegado
- Registado: quinta jul 27, 2006 8:40 pm
Rumores por parte de quem?blackmamba Escreveu:Pelas contas que alguém fez consta que o limite será dia 4 de Novembro, mas correm rumores que será no início de Setembro...ng_feup Escreveu:Ola Amigos,
-
- recém-chegado
- Registado: quinta mar 24, 2011 1:23 am
- University/ Institute: ITPT
Que contas são essas do 4 de Novembro?blackmamba Escreveu:Pelas contas que alguém fez consta que o limite será dia 4 de Novembro, mas correm rumores que será no início de Setembro...ng_feup Escreveu:Ola Amigos,
-
- recém-chegado
- Registado: segunda jun 27, 2011 5:46 pm
- University/ Institute: UMINHO
Faço meu o questionamento acima. Rumores por parte de quem?
-
- cientista sempre presente
- Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
- University/ Institute: Faculdade de Ciências
João Lisboa Escreveu:Faço meu o questionamento acima. Rumores por parte de quem?
segundo consta, da própria FCT. Ligou-se para lá e foi isso que disseram.
Aqui no meu work, um PI que está À espera disse-me que quase de certeza que saem em Set...
-
- recém-chegado
- Registado: terça jun 28, 2011 11:18 pm
- University/ Institute: LSHTM
Como a Rutegard disse, os rumores vêm da própria FCT, alguém ligou para lá e alguém disse que seria no início de Setembro.angeline1979 Escreveu: Rumores por parte de quem?
A data limite de 4 de Novembro vem dos 90 dias úteis após o encerramento do concurso, alguém numa página anterior fez essas contas.
-
- Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
- University/ Institute: ISCTE
fogo... espero mesmo que seja em setembro.. que novembro é indecente! :\ é que para quem começa o programa de doutoramento em setembro, como eu, e depende da bolsa para levar o doutoramento avante ou não, como eu, é muito mau! sei que está no regulamento isso dos 90 dias úteis por isso é legal, mas é desesperante! foi só um desabafo..! façamos todos figas para que isto venha o mais rápido possível!
-
- Registado: segunda jun 27, 2011 2:54 pm
- University/ Institute: FCUP
Relativamente à data de saída dos resultados, parece-me óbvio que saem no início de Setembro. Isto porque se dá início ao novo ano lectivo e a FCT não deve querer criar problemas ao correcto funcionamento dos programas doutorais. E arrisco mesmo a dizer que até ao final da próxima semana já devemos conhecer os resultados. Os 90 dias são uma formalidade, provavelmente para alguma coisa excepcional que possa ocorrer. Não vale a pena estar a criar especulação com a data de saída, e a gerar stress, saem em início de Setembro e não me restam muitas dúvidas relativamente a isso. Precisam é de manter-se calmos e esperar que os resultados sejam os esperados.